2023.11.26 · Metropolitana · Centro Cultural de Belém, Lisboa
João Barradas (acordeão), Pedro Neves (maestro)
música de Pedro Lima, Luís Tinoco e Ludwig van Beethoven
A estreia de uma “acordeorquestra”, ou Luís Tinoco no meio do caminho
PEDRO BOLÉO

O Concerto para acordeão e orquestra (2023) de Luís Tinoco, em estreia absoluta no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém naquela tarde de Domingo, começou com o som do acordeão de João Barradas, sozinho à boca de cena. No entanto, na primeira parte deste novo concerto, a protagonista principal é mesmo a orquestra. O acordeão lança harmonias que só a orquestra saberá desenvolver. Mas é como se o som do acordeão saísse da orquestra, e não o contrário. A textura harmónica adensa-se, instalando uma tensão nunca resolvida, com gestos musicais que são como ondas orquestrais em movimento. Para onde, em que direcção? O seu destino é incerto, instável, insatisfeito. Talvez marchetado de melancolia.

Melancolia densa, de rumo espiralado (tudo o que volta, não volta igual), em que o acordeão participa sobretudo como desestabilizador de harmonias e raramente como portador de melodia. Ele não se funde nunca completamente com os gestos orquestrais, em que as cordas tecem a teia essencial. Talvez por causa do timbre do acordeão, dificilmente “disfarçável”.

Entre o primeiro e o segundo andamentos, uma nota aguda apenas. O maestro Pedro Neves, mantendo-se de costas para o público, teve de fazer um gesto para travar as palmas duma parte do público, que pensou que podia acabar ali. Mas não acabava: veio uma segunda parte do concerto para acordeão e orquestra, em que o trabalho é quase oposto ao do primeiro andamento. Agora é a orquestra que emerge do acordeão, alargando os seus registos e os sons das suas palhetas, com os sopros a fazer esse papel, ou com as cordas expandindo a textura harmónica do acordeão. A segunda parte não resolve os dilemas lançados pela primeira: o acordeão não encontra saída, zanga-se até, barafusta com o mundo, procura escadas, túneis ou caminhos ao ar livre para continuar. A orquestra é sua aliada nesta procura, mas o caminho parece ficar suspenso, ainda a meio.

No acordeão, João Barradas: um excelente intérprete com 31 anos apenas, com uma sensibilidade e uma destreza técnica invulgares. O acordeonista parecia um pouco nervoso no início, mas talvez estivesse só a fazer justiça a este concerto inquieto de Luís Tinoco. Um concerto que possui dificuldades técnicas “interiores”, que não se ouvem como virtuosismos típicos, mas que exigem uma enorme concentração e apuro técnico – são desafiantes ligações com o som de conjunto, técnicas variadas em pouco tempo, gestos incomuns, respirações a contratempo e insatisfações que têm de fazer-se música.

Pareceu-nos que o concerto podia ser mais longo, talvez devido à sua grande densidade, que exige dos ouvintes uma atenção difícil, ao todo e ao detalhe. Uma questão de percepção? Fez-nos desejar ouvir ainda mais o acordeão de João Barradas, pensar que talvez ele merecesse mais espaço de si consigo, reflexão instrumental na solidão. Ou talvez não: porque o que é mais interessante no concerto é mesmo a expansão orquestral de um acordeão, que já de si é um “grande” instrumento, no sentido é que é capaz de uma imensa variedade sonora, melódica, tímbrica, harmónica. É esse o ponto forte deste concerto, a proposta de uma “acordeorquestra”, onde, entre a melancolia e a zanga, uma cintilação espreita.

Foi assim que o ouvimos, mas ficou-nos a vontade de ouvir de novo. É difícil dizer numa audição o que transporta uma obra nova, e ainda mais um concerto assim, complexo, intrincado, denso, expressão sintética de um caminho aberto na música de um compositor que, aos 54 anos, traz à música as inquietações de quem está nel mezzo del cammin.

P.S. Antes do concerto para acordeão, a obra provocante e vigorosa de Pedro Lima, Talkin(g) (A)bout My Generation (2019), provando que ciclicamente regressa o tempo dos “manifestos”. E que a música pode integrar, nas suas novas formas, assuntos e preocupações destes tempos, abrindo brechas nos aparentes becos sem saída. Neste caso numa obra para ensemble e electrónica com voz pré-gravada (texto de Gareth Mattey) que se interroga sobre a “sua” geração (a dos millenial) e nos interroga – não sem ironia – sobre a atitude a ter perante o mundo, em tempos de colapso climático, distopia digital e desesperança global.
Depois do concerto para acordeão veio ainda a 3.ª Sinfonia de Beethoven, numa interpretação clara e dinâmica – e audaz! – da Orquestra Metropolitana de Lisboa, com uma excelente direcção de Pedro Neves.

O Autor escreve segundo o antigo Acordo Ortográfico.

>> Topo