se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui - if you can't see this newsletter click here

 
VITOR RUA É O COMPOSITOR EM FOCO NO MÊS DE MAIO
Em Maio o compositor “Em Foco” do mic.pt é Vítor Rua – improvisador, instrumentista e videasta. Seguindo sempre o seu próprio caminho iniciou a actividade no âmbito do rock, mas foi progressivamente aproximando-se dos círculos da nova música. Enquanto músico interessa-se por practicamente todos os estílos musicais que hoje em dia estão disponíveis aos compositores. Na sua obra frequentemente recorre à ironia tendo como alvo a desconstrucção das formas musicais antigas e a criação de comentários à contemporaneidade (é preciso mencionar que Vítor Rua é utilizador regular do facebook). Este ano o compositor celebra o seu 50° aniversário. A sua obra é editada e publicada pelo mic.pt – presentemente 60 partituras estão disponíveis para a investigação e interpretação. Visitem o mic.pt e conheçam a obra de Vítor Rua, quase o Frank Zappa português.

 
Miguel Azguime, De part et d'autre
Nova obra de Miguel Azguime para flauta, clarinete, violino, violoncelo, piano e electrónica encomendada pelo Ministério da Cultura Francês. Foi estreada no dia 14 de Maio em Paris, na Temporada da Radio-France pelo Ensemble Court-Circuit com direcção de Laurent Cuniot.
>> ver obra


Fernando Lapa, Plural XI
Obra de Fernando Lapa para Viola e Piano, foi estreada no dia 30 de Abril no Auditório do Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, por Lourenço Sampaio (viola) e Maria José Souza Guedes (piano). Este concerto foi inteiramente dedicado a Fernando Lapa
>> ver obra

Sérgio Azevedo, From the top of the hill
Obra para ensemble de Sérgio Azevedo foi estreada no dia 3 de Maio na Casa da Música pelos solistas do Remix Ensemble, José Fernando Silva (oboé), Trevor McTait (viola), António Augusto Aguiar (contrabaixo) e Jonathan Ayerst (piano).
>> ver obra

Sérgio Azevedo, 6 Pequenas Peças para Guitarra
Nova obra de Sérgio Azevedo foi estreada no dia 6 de Maio num recital de Júlio Guerreiro inserido na Semana da Guitarra de Águeda.
>> ver obra

Andreia Pinto-Correia, ... e murmurem vossas bocas
Nova obra de Andreia Pinto-Correia foi estreda a 10 de Maio num concerto do New England Conservatory Series Concert com a direcção de Malcolm Peyton.

Pedro Amaral, Etude II - sur les colorations
>> ver partitura

Pedro Amaral, O Sonho
>> ver partitura

Pedro Amaral, Transmutations
>> ver partitura

C. Bochmann, Lacrimae
>> ver partitura

Manuel Pedro Ferreira, The Mother of God
>> ver partitura

João Madureira, Par
>> ver partitura

Clotilde Rosa, Quiet Fire
>> ver partitura

Clotilde Rosa, The Fancy Harp
>> ver partitura

Clotilde Rosa, Contrastes
>> ver partitura

Vitor Rua, Stress
>> ver partitura

Vitor Rua, Etaoin
>> ver partitura

CONCURSO MINI-ÓPERAS 2012
O Concurso Mini-Óperas é uma co-produção do Teatro Nacional de São Carlos, representado pelo seu Director Artístico Martin André, e da Arquipélago, Associação de Compositores de Portugal, representada pelo Presidente da sua Comissão Instaladora João Madureira. Tem por objectivo estimular a criação de música dramática em língua portuguesa e é dirigido a compositores de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal nascidos depois de 1 de Janeiro de 1970.
O Concurso destina-se a seleccionar quatro compositores diferentes para comporem quatro mini-óperas de duração estimada entre 6 e 10 minutos, que serão interpretadas por um naipe de cantores de qualidade reconhecida e uma orquestra de câmara constituída por elementos da Orquestra Sinfónica Portuguesa (sob direcção de Pedro Neves), encenadas por Luís Miguel Cintra, e contando com a colaboração de João Paulo Santos na preparação dos cantores. Tentou-se, desta forma, proporcionar condições excepcionais para que compositores possam ensaiar a estreia de reportório músico-dramático, sem terem que se confrontar com quaisquer dificuldades inerentes a uma produção deste género.O tema escolhido para as óperas a apresentar este ano deverá versar sobre uma das seguintes temáticas: Amor; Traição; Morte.


1º FÓRUM INTERNACIONAL PARA JOVENS COMPOSITORES
Para incentivar a criação e a circulação de novas obras musicais, o Sond’Ar-te Electric Ensemble em co-produção com o Goethe-Institut de Lisboa, organizam a 1º edição do Fórum Internacional para Jovens Compositores , que terá lugar de 17 a 20 de Maio de 2011, no Goethe-Institut em Lisboa.
O Fórum para Jovens Compositores tem por objectivo proporcionar aos jovens compositores (limite de idade 35 anos) a oportunidade de criarem e apresentarem o seu trabalho publicamente. Com esta iniciativa, os organizadores pretendem também criar um espaço privilegiado para a troca de ideias e experiências entre os compositores e os intérpretes e ainda o intercâmbio entre compositores de vários países.
Nesta primeira edição do Fórum irão participar jovens criadores residentes em Portugal e na Alemanha. Um painel de leitura constituído por: Siegfried Mauser (pianista e presidente da Escola Superior de Música de Munique), António de Sousa Dias (compositor e ex-director adjunto da Escola Superior de Música de Lisboa, Miguel Azguime (compositor e director artístico do Sond'Arte Electric Ensemble), Pedro Neves (maestro) e ainda um representante do músicos que integram o Sond’Ar-te Electric Ensemble, seleccionaram as seguintes 5 obras: Linea de Vacio de Abel Paúl (Espanha, residente na Alemanha), Pensamentos Perdidos de Ana Seara (Portugal), P(S) alpha de Luc Doebereiner (Alemanha), Configurazioni de Gonçalo Gato (Portugal), Flipbook de Igor Silva (Portugal).


PERFORMA' 11 - ENCONTROS DE INVESTIGAÇÃO EM PERFORMANCE
Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD), organiza, entre 19 e 21 de Maio de 2011, uma conferência internacional sobre temas de investigação em interpretação e artes performativas que será acolhido pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. O PERFORMA’11 define-se como um espaço multidisciplinar de debate sobre o universo da interpretação musical. Esta edição privilegiará apresentações ligadas às seguintes temáticas:
Performance e memória
Performance e género
Performance e corpo
Serão também incluídos temas livres de proveniências disciplinares diversas, com alargamento às áreas da psicologia da música, musicologia, etnomusicologia, pedagogia, práticas interpretativas, análise performativa e reflexão filosófica sobre interpretação. Os oradores principais serão o Prof. Doutor Richard Taruskin, da Universidade da Califórnia (Berkeley) e o Prof. Doutor Thomas Turino, da Universidade de Illinois.


ANTÓNIO PINHO VARGAS EM DESTAQUE NO CONCERTOS À CONVERSA NO CCB
Para promover o debate em torno do tema das escolhas da programação musical, esta nova série de Concertos à Conversa inclui peças-chave do repertório da música denominada erudita, alternadas com outras obras-primas que ainda não viram o seu “passaporte” carimbado pelo poder da grande divulgação e do bom acolhimento de grandes salas. Miguel Henriques e Manuela Paraíso convidaram o compositor António Pinho Vargas, que tem dedicado a sua atenção a esta problemática, para as conversas desta edição. Neste ciclo de quatro concertos estão programadas várias obras do compositor que podem ser consultadas na Agenda mic.pt.
Sons de Vento, Ritmos de Tempestade - 15 de Maio
Música de Veneza, Lisboa, Leipzig e Viena - 22 de Maio
Sonatas para Violino e Piano… ou quasi - 29 de Maio
Música de Câmara em Boa Companhia - 5 de Junho