se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui - if you can't see this newsletter click here

 
VIRGÍLIO MELO "EM FOCO" NO MIC.PT DURANTE O MÊS DE JANEIRO
No mic.pt o novo ano começa com o “Em Foco” dedicado a Virgílio Melo, compositor, professor e musicógrafo, que em 2011 celebrou o seu 50º aniversário. O seu percurso musical, algo eclético, foi fortemente marcado por 5 personagens: pela dimensão humanística de Macário Santiago Kastner, pela “anarquia” de Constança Capdeville, pelo rigor intelectual de Emmanuel Nunes, pelo espírito oriental de Yoshihisa Taïra e finalmente pela mentalidade analítica de Rémy Stricker. A sua música caracteriza-se por um discurso “polissémico” integrando dimensões harmónicas suportadas por universos conceptuais distintos da tradição tonal europeia ao mesmo tempo experimentando com a forma aberta e meios electrónicos, e também dando ênfase à inspiração religiosa. Relativamente às questões da técnica a sua música possui três vertentes – modal, serial e espectral. Enquanto musicógrafo e crítico Virgílio Melo colaborou com diversas editoras tanto para publicações especializadas, como para outras de carácter mais generalista, nomeadamente no jornal Público, na revista Colóquio/Artes, Arte Musical, em diversos programas de concertos para Gulbenkian, TNSC e na colecção “Compositores Portugueses Contemporâneos”. As suas críticas, fundamentadas de uma maneira subjectiva, por um lado têm em conta o contexto que rodeia o concerto, e por outro, cumprem o seu papel pedagógico em relação ao público.

 
Paulo Ferreira-Lopes, A Menina dos Fósforos
Nova obra para ensemble instrumental, electrónica e video de Paulo Ferreira-Lopes, foi estreada no dia 2 de Dezembro no Centro Cultural de Cascais pelo Sond'Ar-te Electric Ensemble dirigido por Franck Ollu
>> ver obra

Ricardo Ribeiro, In Limine
Nova obra para ensemble instrumental e electrónica de Ricardo Ribeiro, foi estreada no dia 2 de Dezembro no Centro Cultural de Cascais pelo Sond'Ar-te Electric Ensemble dirigido por Franck Ollu
>> ver obra

Rui Penha, Peripatoi
Nova obra de Rui Penha para clarinete baixo, vibrafone, piano e contrabaixo, cuja partitura é gerada em tempo real a partir da análise do movimento dos carros e das pessoas na Rotunda da Boavista (Porto). Foi estreada na Casa da Música por Victor Pereira, Mário Teixeira, Jonathan Ayerst e António Augusto Aguiar no passado dia 13 de Dezembro.
>> ver obra

Luís Tinoco, Os Passeios do Sonhador Solitário
Nova obra para soprano, recitante, coro infantil, orquestra e electrónica de Luís Tinoco, foi estreada no dia 16 de Dezembro na Casa da Música por Ana Quintans (soprano), João Pedro Vaz (narrador), Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Coro de S. Tomé, Filipe Lopes (electrónica), Jérôme Bosc (vídeo), dirigidos por Pedro Neves.
>> ver obra

Silvia Mendonça, Rewind for Harpsichord
Nova obra de Silvia Mendonça, para cravo, recebeu uma Menção Honrosa no 2º Prémio de Composição Fernando Lopes-Graça. A obra foi apresentada no dia 17 de Dezembro no Museu da Música Portuguesa pela cravista Jenny Silvestre.
>> ver obra

Hugo Ribeiro, et sequentes
Nova obra para cravo de Hugo Ribeiro, foi a vencedora do 2º Prémio de Composição Fernando Lopes-Graça. A obra foi apresentada no dia 17 de Dezembro no Museu da Música Portuguesa pela cravista Jenny Silvestre.
>> ver obra

Miguel Azguime, A Menina Gotinha de Água
Nova ópera infantil de Miguel Azguime, para narrador, coro infantil com solista soprano, electrónica e video em tempo real, foi estreada no dia 21 de Dezembro no Cinema São Jorge, pelo Coro Infantil da Universidade de Lisboa, dirigido por Erica Mandillo.
>> ver obra

Clotilde Rosa, Canto Solar
>> ver partitura

Clotilde Rosa, Cinzas de Sísifo
>> ver partitura

IGOR SILVA É O JOVEM COMPOSITOR DA CASA DA MÚSICA EM 2012
Igor Silva foi escolhido para ser, em 2012, o jovem compositor residente da Casa da Música, no Porto. O músico de 22 anos é mestrando em Composição e Teoria na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE), no Porto.