se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui - if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting

 
LUÍS TINOCO "EM FOCO" NO MIC.PT DURANTE O MÊS DE JULHO
Em Julho a secção “Em Foco” do mic.pt é dedicada a Luís Tinoco, que em Novembro irá estrear na Cité de la Musique uma nova peça para orquestra espacializada, “Cercle Intérieur” – uma encomenda da Orquestra Filarmónica da Radio France. Nascido numa família de fortes tradições musicais, formou-se em composição na Escola Superior de Música de Lisboa para depois continuar o curso de composição na Royal Academy of Music em Londres. Recentemente completou os seus estudos de Doutoramento na Universidade de York, exercendo, paralelamente à sua actividade enquanto compositor, funções docentes na Escola Superior de Música de Lisboa. Enquanto programador e divulgador musical, destaca-se a sua colaboração com a Antena 2, como autor e produtor de programas radiofónicos dedicados à nova música e assumindo a direcção artística do Prémio Jovens Músicos. A sua música “pode ser escutada como uma viagem pelas memórias que preenchem a paisagem sonora do século XX: Igor Stravinsky, György Ligeti, [Harrison Birtwistle, Louis Andriessen, Toru Takemitsu, György Kurtág, Magnus Lindberg], do jazz à música electrónica.”

 
Cândido Lima, Canto a Leopardi / Le Violon Enchanté
>> ver partitura

Cândido Lima, Canções para a Juventude
>> ver partitura

Cândido Lima, MONDA, coro a 8 vozes
>> ver partitura

Miguel Azguime, Mestre Gato ou o Gato de Botas (v. para crianças em francês)
>> ver partitura

Miguel Azguime, Mestre Gato ou o Gato de Botas (v. para crianças em inglês)
>> ver partitura

Miguel Azguime, No Oculto Profuso
>> ver partitura


Camerata Aberta, Espelho D'Água
A Camerata Aberta, grupo de São Paulo, dedicado ao repertório do século XX e XXI, lançou um CD com 7 obras de vários compositores contemporâneos, incluindo "Águas Marinhas" (2004/05) para 14 instrumentos de Miguel Azguime. A direcção do ensemble foi levada a cabo pelo jovem maestro francês, Guillaume Bourgorne.


Luís Antunes Pena, Im Rauschen Cantabile
Obra para contrabaixo e electrónica de Luís Antunes Pena, foi estreada no dia 29 de Maio por Edicson Ruiz em Berlim.
>> ver obra

Ana Seara, Pensamentos Perdidos
Obra para ensemble instrumental e electrónica de Ana Seara, foi estreada no dia 1 de Junho pelo Sond'Ar-te Electric Ensemble dirigido por Guillaume Bourgogne no Centro Cultural de Cascais.
>> ver obra

António Chagas Rosa, Música de cena para Santo Antão
Obra para ensemble instrumental de António Chagas Rosa, foi estreada no dia 1 de Junho pelo Sond'Ar-te Electric Ensemble dirigido por Guillaume Bourgogne no Centro Cultural de Cascais.
>> ver obra

Bruno Gabirro, but I have many friends and some of them are with me
Obra para ensemble instrumental e electrónica de Bruno Gabirro, foi estreada no dia 1 de Junho pelo Sond'Ar-te Electric Ensemble dirigido por Guillaume Bourgogne no Centro Cultural de Cascais.
>> ver obra

André Santos, Quadrazais
Obra para duo de guitarras de André Santos, foi estreada no dia 2 de Junho pelo MikroDuo na Escola Superior de Música de Lisboa.

André Santos, Prisma
Obra para quarteto de guitarras de André Santos, foi estreada no dia 2 de Junho pelo Quarteto de Guitarras de Lisboa na Escola Superior de Música de Lisboa.

Vasco Mendonça, The Boys of Summer
Obra para voz, violino, violoncelo e piano de Vasco Mendonça, foi estreada no dia 15 de Junho por Agata Schmidt (voz) e o Rhodes Piano Trio no Jubilee Hall, Aldeburgh (Reino Unido).
>> ver obra


FESTIVAL MÚSICA VIVA 2012 - DAR VOZ!
A 18.ª edição do Festival Música Viva, com o título “Dar Voz!”, decorrerá em Lisboa em dois locais e espaços temporais diferentes – 18 a 23 de Setembro no Centro Cultural de Belém e 1 a 10 de Outubro no Instituto Goethe em Lisboa. O programa será dedicado, no essencial, à nova criação musical portuguesa com enfoque nas relações da música com a tecnologia. Contando com a excelência e cumplicidade de um leque diversificado de artistas e participantes, sem a generosidade dos quais, este ano, não teria sido possível a realização deste evento; a programação do festival incluirá debates, uma grande instalação sonora, Sound Walk, e nove espectáculos, para apresentar cerca de 60 obras, 40 delas de compositores portugueses, das quais 15 estreias absolutas. Destaque será dado a Constança Capdeville (no 75.º aniversário do seu nascimento e passados 20 anos sobre o seu falecimento) e a Álvaro Salazar num concerto que lhe é totalmente dedicado.

EMANUEL DIMAS DE MELO PIMENTA NA SORBONNE, PARIS
No dia 22 de Junho, o compositor Emanuel Dimas de Melo Pimenta deu uma conferência na Sorbonne, em Paris: How to Change the World, como parte das celebrações dos cem anos do nascimento de John Cage.

PRÉMIOS INTERNACIONAIS PARA JOÃO PEDRO OLIVEIRA
João Pedro Oliveira ganhou dois prémios internacionais de composição: com a obra “Íris” para violino, clarinete, piano, violoncelo e electrónica, composta em 2000, o 1.º Prémio da Categoria “Profissional” no 3.º Concurso Anual de Compositores newEar, organizado pelo newEar Ensemble de Kansas City; e com a obra “Kinetic Energy” para marimba e vibrafone, composta em 2012, o 2.º Prémio no Concurso de Composição do Duo de Percussão Quey 2011 – 2012, destinado a obras para duo de percussão.