se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
Paulo Ferreira-Lopes em foco no mic.pt durante o mês de Setembro
Em Setembro a secção Em Foco do MIC.PT volta com mais um Questionário / Entrevista, desta vez a Paulo Ferreira-Lopes, compositor que em Outubro este ano celebra o seu 50º aniversário.
Estudou composição com Constança Capdeville, Emmanuel Nunes, Antoine Bonnet e Horacio Vaggione, assim como Computer Music com Curtis Roads. Frequentou os Internationale Ferienkurse für Neue Musik em Darmstadt onde trabalhou com Karlheinz Stockhausen; fez investigação no Département d'Esthétique et Technologies des Arts da Universidade de Paris 8, assim como tem sido artista residente e investigador no ZKM - Zentrum für Kunst und Medientechnologie em Karlsruhe. Paulo Ferreira-Lopes é desde 2000 professor na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto, ensinando também sazonalmente na Hochschule für Musik Karlsruhe.
Entre as suas várias actividades destaca-se o trabalho dedicado ao desenvolvimento da pedagogia artística em Portugal - fundou o Estúdio de Música Electrónica C.C.I.M. e os cursos de verão Olhares de Outono na Universidade Católica do Porto. Em 2004 fundou o CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da mesma Universidade, o qual dirigiu até 2007.
As obras de Paulo Ferreira-Lopes são regularmente apresentadas tanto em Portugal como no estrangeiro, e como nos diz o próprio compositor: "[Na minha música] existem (…) elementos resultantes de uma pesquisa muito aprofundada em torno do conceito de ruído e que têm conduzido (…) o meu trabalho de investigação na composição. No que concerne à música instrumental tento explorar, desde há anos, a relação entre técnicas instrumentais «estendidas» e a mimetização do ruído através do instrumento musical."
Em Setembro, visitem a secção Em Foco do MIC.PT onde publicamos o Questionário / Entrevista a Paulo Ferreria-Lopes.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
MÚSiCA de sara carvalho no brasil
Sara Carvalho é compositora convidada do SiMN 2014 + matrix14 on tour, que decorrerá entre 11 e 18 de Setembro em Curitiba no Brasil. No âmbito do evento o trio do ensemble Móbile (Fabrício Ribeiro, Maurício Carneiro, Luis Néri Pfützenreuter) vai estrear a obra Eyjafallajökull, para flauta, clarinete e piano, desta compositora editada pelo MIC.PT, num concerto a 15 de Setembro na Capela Santa Maria em Curitiba. A 2ª edição do SiMN, Simpósio Internacional de Música Nova e Computação Musical, é promovida pelo Núcleo Música Nova (Universidade Estadual do Paraná). No contexto do ano da Alemanha no Brasil o SiMN 2014 conta com a parceira do Experimentalstudio des SWR, instituição pioneira no desenvolvimento da música electroacústica, e do seu festival matrix on tour.
JOÃO PEDRO OLIVEIRA NO MÉXICO E NA ARGENTINa
Entre 10 e 13 de Setembro João Pedro Oliveira é artista convidado no I Festival de Música Electroacústica de Mérida (México), no contexto do qual realizará uma masterclass em colaboração com o SuigénerisLab. O programa do evento incluirá também um concerto com a música deste compositor editado pelo MIC.PT. Na segunda metade de Setembro, entre os dias 18 e 24, João Pedro Oliveira participará como compositor convidado na 3ª edição das Jornadas da Escola de Música em Rosario na Argentina, durante a qual irá realizar duas conferências: O ensino da composição na atualidade e Modelos de interacção entre instrumentos e sons eletroacústicos. O programa do evento incluirá dois concertos-retratos com as suas obras, Mosaic, In Tempore, Hydatos, Entre o Ar e a Perfeição, Integrais IV e Time Spell.
MIGUEL AZGUIME É NARRADOR NA OBRA DE FREDERIC RZEWSKI
No dia 14 de Setembro, às 17h00 no Centro Cultural de Belém, Miguel Azguime, compositor editado pelo MIC.PT, vai participar enquanto narrador na obra de Frederic Rzewski, Coming Together, durante um concerto da Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) sob a direcção musical de Pedro Carneiro. A OCP e Miguel Azguime vão interpretar a peça deste anarquista e minimalista americano, a partir de meras instruções que o compositor deixou na partitura, com a música acompanhada pela leitura em tensão crescente de um texto de Sam Melville, prisioneiro em Attica, onde foi mais tarde assassinado durante um motim. O programa deste concerto da OCP vai incluir ainda obras de Joseph Haydn e Felix Mendelssohn-Bartholdy.
António Pinho Vargas no FEm'14
Entre os dias 8 e 10 de Setembro António Pinho Vargas, compositor editado pelo MIC.PT, irá conduzir um seminário de composição no âmbito do FEM'14 | Festival de Música de Castelo Branco. Organizado pela Associação SinfoniAutêntica o FEM'14 tem na sua programação palestras, workshops, masterclasses, exposições e concertos, assim como três concursos: Concurso Pequenos Grandes Músicos, Concurso Jovens Intérpretes e Música de Câmara e o Concurso Jovens Compositores Portugueses. 
FILIPE LOPES NO PIANOSCÓPIO
A 26 de Setembro na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, durante a Noite Europeia dos Investigadores, Filipe Lopes, compositor editado pelo MIC.PT, com Paulo Maria Rodrigues e Henrique Fernandes, criará música no âmbito do Pianoscópio. Concebido pela Companhia de Música Teatral, este projecto desconstrói e transforma o piano num instrumento colectivo; uma instalação / escultura sonora capaz de produzir sons de imensas cores; um espaço para ser habitado por pessoas e soar em função das interacções entre elas.
Novas partituras no mic.pt
No passado mês de Agosto Eduardo Luís Patriarca juntou-se aos Compositores Editados pelo MIC.PT, cujo Catálogo de Partituras inclui neste momento duas obras suas nomeadamente, Processione (2012) para quarteto de cordas e Ensō (2011) para orquestra. Adicionalmente o Catálogo On-line de Partituras do MIC.PT tem a partir de agora novas obras de Cândido Lima, Momentos Memórias II (1984-2014) para duas guitarras (portuguesa e clássica) e cordas, assim como de Miguel Azguime, Du Néant qui le Croit (1994) para fagote e electrónica em tempo real.
CONTOS CONTADOS COM SOM, VOLUME II
As obras de dois compositores portugueses editados pelo MIC.PT, Uma mesa é uma mesa. Será? (2008) de José Luís Ferreira e Nuno e os Monstros (2008) de Isabel Soveral, estão incluídas na nova edição da Miso Records, Contos Contados Com Som, Volume II, lançada no passado dia 16 de Agosto. Este novo CD, que inclui também as obras do Teatro Electroacústico para crianças de Simão Costa e Sergio Pelágio, constitui a continuação da discografia deste projecto da Miso Music Portugal, que está disponível na nova Loja On-line da Miso Records.
COMPOSITORES MIC.PT NO NOVO CD DE FILIPE QUARESMA
As obras para violoncelo e electrónica em tempo real de Miguel Azguime, Moment à l'extrêmement… (2006), e de Ricardo Ribeiro, Ostinati (2010), compositores editados pelo MIC.PT, fazem parte do novo CD de Filipe Quaresma com música de compositores portugueses contemporâneos para violoncelo solo, incluindo também peças de Carlos Azevedo, Alexandre Delgado e Nuno Côrte-Real. Várias das obras deste álbum, inclusive a de Ricardo Ribeiro, são editadas na sua primeira gravação mundial. O lançamento e as apresentações desta nova edição de autor apoiada pela GDA e produzida pela Artway Lda., irão decorrer em Setembro na Casa da Música, dia 20, assim como na Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 24, no âmbito do Prémio Jovens Músicos 2014.
Fernando C. Lapa no IV PRÉMIO DE COMPOSIÇÃO FERNANDO LOPES-GRAÇA
Fernando C. Lapa, compositor editado pelo MIC.PT, é presidente do júri do IV Prémio Internacional de Composição Fernando Lopes-Graça 2014, promovido pela Câmara Municipal de Cascais e pelo Museu da Música Portuguesa e organizado em homenagem ao compositor português, Fernando Lopes-Graça (1906-1994), cujos 20 anos do falecimento comemoram-se este ano. O Prémio destina-se a compositores de qualquer nacionalidade e idade que desejem apresentar uma obra inédita para guitarra de duração entre 8 e 12 minutos. A data limite de entrega das propostas é dia 19 de Setembro de 2014. O Prémio deverá ser anunciado publicamente até ao dia 30 de Setembro de 2014 mas esta data poderá ser modificada de acordo com o número de obras a concurso.
António de Sousa dias em conversa com Álvaro Salazar
António de Sousa Dias, compositor editado pelo MIC.PT, convidado da 4ª sessão das Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos, no próximo dia 27 de Setembro durante a 5ª sessão do ciclo, como sempre na livraria Gato Vadio no Porto, será o intermediário de uma conversa com Álvaro Salazar, figura incontornável no que diz respeito à composição contemporânea em Portugal. Este ciclo organizado pelo Atelier de Composição, procura dar pistas sobre "quem são, como pensam a música, em que se inspiram para escrever" os autores contemporâneos portugueses. A partir de um conversa informal, escutam-se obras significativas da produção de cada autor, audições que servem de mote para abordagem ao seu pensamento composicional / técnico / estético…
Concerto Comentado por Fernando C.Lapa
Fernando C. Lapa, compositor editado pelo MIC.PT, irá comentar um concerto com a Sinfonia nº 10 de Dimitri Chostakovitch, que decorrerá no dia 21 de Setembro ao meio-dia, na Sala Suggia da Casa da Música. Esta obra do compositor russo, que será interpretada pela Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música sob a direcção de Takuo Yuasa, faz parte de um alargado grupo de obras de carácter autobiográfico. Há aqui diversos personagens em jogo numa sinfonia cujo cenário são os anos de ditadura de Estaline, ele próprio retratado num dos andamentos.
MÚSICA DE LÚIS ANTUNES PELA ORQUESTrA XXI
Vermalung IV - Ludwig v. (2007), obra de Lúis Antunes Pena, compositor editado pelo MIC.PT, será apresentada durante dois concertos da Orquestra XXI - a 5 Setembro na Casa da Música, assim como a 7 de Setembro na Fundação Calouste Gulbenkian. A Orquestra XXI, que reúne cerca de 50 jovens músicos portugueses que desenvolvem a sua actividade no estrangeiro, será dirigida por Dinis Sousa. O programa deste concerto estende-se por quatro séculos de música de Henry Purcell a Luís Antunes Pena, passando por Britten, Ravel e Beethoven.
ANTÓNIO PINHO VARGAS - ARTISTA ASSOCIADO DA METROPOLITANA
António Pinho Vargas, compositor editado pelo MIC.PT, é um dos Artistas Associados da Orquestra Metropolitana de Lisboa durante a Temporada 2014/15. Neste contexto a sua obra Six Portraits of Pain para violoncelo e ensemble, será interpretada pelo violoncelista Pavel Gomziakov e pelos músicos da Orquestra sob a direcção de Pedro Amaral, durante o Concerto Inaugural da Orquestra Metropolitana a 14 de Setembro pelas 17h30, no São Luiz Teatro Municipal em Lisboa. Ao longo de 2014/15 a música de António Pinho Vargas será apresentada pelos músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa no âmbito da Temporada Barroca, Temporada Sinfónica, Temporada de Música de Câmara, e outros projectos organizados sob a chancela da Orquestra.
FILIPE LOPES NA CONFERÊNCIA ICMC | SMC 2014
Filipe Lopes, compositor editado pelo MIC.PT, irá participar na conferência ICMC | SMC 2014, no âmbito da qual a 15 de Setembro vai fazer uma apresentação sob a temática, Polisphone: Creating and Performing with a flexible sound map. A conferência ICMC | SMC 2014, Music Technology Meets Philosophy, decorrerá entre 14 e 20 de Setembro, constituindo pela primeira vez um ponto de encontro entre dois eventos bem estabelecidos - 11th Sound and Music Computing Conference e 40th International Computer Music Conference. A conferência é organizada pela Universidade Nacional Capodistriana de Atenas, Centro Cultural Onassis e Instituto para a Investigação em Musica e Acústica (IEMA, Atenas), tendo o apoio do projecto MINSTREL.
ESTREIA ALEMÃ DE GREETING DE JOÃO MADUREIRA PELA JOP
A obra para orquestra, Greeting (2010), de João Madureira, compositor editado pelo MIC.PT, teve a sua primeira apresentação na Alemanha durante o concerto da estreia internacional da Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) sob a direcção de Pedro Carneiro, no dia 5 de Agosto no âmbito do Festival Kultursommer Nordhessen em Kassel na Alemanha. A JOP apresentou-se também com o mesmo programa composto pela música de João Madureira, Robert Schumann e Piotr Ilitch Tchaikovsky, no dia 3 de Agosto no Auditório Vianna da Motta da Escola Superior de Música de Lisboa. A JOP é um projeto da Orquestra de Câmara Portuguesa com o objectivo de criar e manter em funcionamento uma orquestra juvenil dedicada a músicos provenientes de todo o território nacional.
 
música hoje na antena 2
13 de Setembro
Música de Joana Sá, Luís José Martins e Eduardo Raon
Durante esta emissão de Música Hoje iremos visitar mais edições da Shhpuma Records, esta vez projectos particulares dos membros do Powertrio, entre composição e improvisação, entre o acústico e o electrónico, nomeadamente, Almost a Song da pianista Joana Sá e do guitarrista Luís José Martins e On the Drive for Impulsive Actions do harpista Eduardo Raon. Shhpuma Records é uma nova editora discográfica portuguesa, cujo objectivo é a promoção e celebração de um momento rico, heterogêneo e sem precedentes no que diz respeito à criação e invenção musical em Portugal.

27 de Setembro
Em conversa com Miguel Azguime
No dia 3 de Julho foi lançado o CD da Miso Records, Miguel Azguime - music for strings, com interpretações do Quarteto de Cordas de Matosinhos e no próximo mês de Outubro será lançado um novo CD deste compositor com obras de câmara que conta com interpretações da música deste compositor pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble e a Camerata Aberta. Neste contexto, e também por ocasião da abertura de um novo espaço da Miso Music Portugal, o O'culto da Ajuda, que irá decorrer no final de Outubro, Miguel Azguime não só irá dar-nos algumas pistas relativamente ao seu trabalho enquanto compositor, mas também desvelar-nos alguns projectos que a Miso Music Portugal vai desenvolver neste novo espaço para a Arte Musical Livre em Lisboa.

Antena 2, à 1h00 da madrugada
novas partituras mic.pt
A edição online de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, tornando acessível a consulta de partituras online e o seu download gratuito, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles, programadores e ainda o seu estudo no meio académico. Presentemente o Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online para consulta, inclui 845 obras de 50 compositores portugueses.
quintas abertas
4 de Setembro - 21h30
Miso Music Portugal
Em conversa com José Luís Ferreira: música de José Luís Ferreira e Jean-Claude Risset.
Ciclo de tertúlias musicais mensais para dar a conhecer as principais correntes da música de hoje; espaço de encontro e diálogo entre criadores e público.
novos CD NO mic.pt
miguel azguime - music for strings
obras de Miguel Azguime: Le Feu qui Dort (2008, rev. 2012), Moment à l'extrêmement... (2006), Paraître Parmi (2006, rev. 2012)

na interpretação do Quarteto de Cordas de Matosinhos
Edição: Miso Records
Music for two pianos
obras de Christopher Bochmann, Music for Two Pianos I (1998), Music for Two Pianos II (2006); e de Pierre Boulez / Christopher Bochmann, Notations / Commentaries (1945/2007)
na interpretação de Ana Telles e Leonor Cardoso (pianos)
Edição: Numérica
Eduardo raon
On the drive for impulsive actions
On the Drive for Impulsive Actions
and other socially contagious, involuntary behaviors
(2013)

na interpretação de Eduardo Raon (harpa, daxophone, electrónica, voz, percussão)
Edição: Shhpuma Records
estreias recentes
José Dias
Prima Luce
7 de Julho, 40º Festival de Estoril Lisboa, Palácio Foz, Lisboa
Quarteto de Guitarras de Lisboa
André Santos, Miguel Vieira da Silva, José Dias, Pedro Luís (guitarras)
FRANCISCO TAVARES
Pequeno conto a propósito de uma memória
7 de Julho, 40º Festival de Estoril Lisboa, Palácio Foz, Lisboa
Quarteto de Guitarras de Lisboa
André Santos, Miguel Vieira da Silva, José Dias, Pedro Luís (guitarras)
Carlos marecos
Música para 4 guitarras
7 de Julho, 40º Festival de Estoril Lisboa, Palácio Foz, Lisboa
Quarteto de Guitarras de Lisboa
André Santos, Miguel Vieira da Silva, José Dias, Pedro Luís (guitarras)
LUÍS CARVALHO
Chirimia, versão para oboé solo
11 de Julho, Casa Museu Teixeira Lopes, Vila Nova de Gaia
Tiago Coimbra, oboé
Carlos GUTKIN
Aconteceu num dia
14 de Julho, 40º Festival de Estoril Lisboa, Centro Cultural de Cascais
MikroDuo
Miguel Vieira da Silva, Pedro Luís (guitarras)
Nuno Peixoto de Pinho
Fantasia - con espressione
17 de Julho, Festival Internacional de Saxofone de Palmela
Quarteto UNISAX
Gilberto Bernardes, Rosa Oliveira, Isabel Anjo, Guilherme Bogas (saxofones)
novidades mic.pt
MIC.PT NA REVISTA SOUNDS IN EUROPE
O 9º número da revista Sounds in Europe, editada pela European Music Council da qual o Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa é membro, publica um texto da autoria de José Grossinho e Jakub Szczypa, Digitisation as Opportunity - the Example of the Portuguese Music Research & Information Centre.
Este artigo apresenta o MIC.PT como um exemplo de funcionamento de um Centro de Informação Musical na era digital no âmbito das suas várias actividades entre as quais a edição e distribuição online de partituras de compositores portugueses, inscrevendo-se assim no tema geral desta edição da Sounds in Europe, cujo foco é Music & E-Culture.
World Music Days 2015 - CALL FOR SCORES / WORK
A Secção Eslovena da ISCM (International Society for Contemporary Music) convida os compositores para submeterem partituras, instalações ou projectos que serão escolhidos por um júri internacional para o Festival World Music Days 2015, que irá decorrer entre 26 de Setembro e 1 de Outubro de 2015 na Eslovenia.
Conforme as regras do Call for Scores / Works as aplicações podem ser realizadas individualmente ou através dos membros da ISCM, entre os quais a Miso Music Portugal / Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa. Neste sentido a Associação vai convidar seis compositores editados pelo MIC.PT a integrar a candidatura oficial da Secção Portuguesa da ISCM para o World Music Days 2015, garantindo assim a apresentação de música portuguesa no Festival. Este ano o Call for Scores / Works para o WMD inclui 15 categorias com variadas formações instrumentais. O prazo para a submissão das candidaturas é o dia 31 de Outubro de 2014.
actualidade
Prémio jovens músicos 2014
O Prémio Jovens Músicos é o evento anual na área da música erudita, uma iniciativa da Antena 2 - RTP, que há quase três décadas distingue novos talentos, marcando uma nova geração de instrumentistas. Este ano a Antena 2 e a Fundação Calouste Gulbenkian dão continuidade à sua associação iniciada em 2011 no âmbito do PJM, que alcança a sua 28ª edição.
O PJM 2014 é composto por várias fases, com o final no contexto da 4ª edição do Festival dos Jovens Músicos, que irá decorrer entre os dias 24 e 26 de Setembro na Fundação Calouste Gulbenkian, e durante o qual terá lugar a Cerimónia de Entrega de Prémios (no dia 24 às 16h00), assim como vários concertos com a participação da Orquestra Gulbenkian e dos músicos do estágio Gulbenkian para Orquestra, do Drumming - Grupo de Percussão, da Cameratra Nov'Arte, Camerata Atlântica e dos laureados de anteriores edições do PJM. O Concerto de Gala do Jovem Músico do Ano irá decorrer a 26 de Setembro às 21h30, e contará com a participação do Solista vencedor do Prémio Maestro Silva Pereira / Jovem Músico do Ano 2014, assim como da Orquestra Gulbenkian dirigida por Pedro Carneiro, num programa composto pela Nova Obra Vencedora do Prémio de Composição SPA / Antena 2 e pela Sinfonia nº 3 de Luís de Freitas Branco. O programa do Festival incluirá também vários eventos complementares entre os quais o lançamento do novo CD de Filipe Quaresma com obras para violoncelo de compositores portugueses contemporâneos.
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN IAMIC Facebook Desactivar Subscrição