se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
SOND'AR-TE ELECTRIC ENSEMBLE EM FOCO NO MIC.PT EM JUNHO
Com um percurso de quase uma década, o Sond'Ar-te Electric Ensemble é um agrupamento que dá primazia ao fomento e interpretação da música de pesquisa e de invenção do nosso tempo e que aposta num repertório com integração de meios electroacústicos - é esta a sua maior singularidade tanto em termos nacionais como internacionais.
Desde a sua fundação em 2007, o Sond'Ar-te Electric Ensemble fez mais de 40 encomendas de obras a compositores portugueses, contribuindo activamente para a internacionalização da música portuguesa da actualidade. Somente na temporada de 2015/2016 apresentará 12 obras em estreia absoluta, 4 das quais foram recentemente estreadas no Festival Música Viva 2016. Ainda este ano serão lançadas 2 novas edições fonográficas com música de compositores portugueses e em curso está o Concurso de Composição de Música de Câmara com electrónica, já na sua 6ª edição. Em Setembro próximo terá ainda lugar o Fórum Internacional de Jovens Compositores do Sond’Ar-te Electric Ensemble, assumindo um papel dinamizador e motor de um laboratório de criação musical no cruzamento de instrumentos acústicos, electrónica e frequentemente outros meios audiovisuais.

No mês de Junho o Em Foco é assim dedicado a este agrupamento que se tem afirmado no panorama português e internacional com uma dinâmica artística, interpretativa, editorial e pedagógica fora do comum, acompanhando as recentes tendências da história musical contemporânea e continuando a “sondar” novos caminhos.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
MÚSICA PORTUGUESA no Ciclo Piano Extraordinário
Várias obras de compositores editados pelo MIC.PT integram o ciclo Piano Extraordinário, que decorrerá nos sábados de Junho no O’culto da Ajuda, em Lisboa. O ciclo Piano Extraordinário é uma iniciativa da Miso Music Portugal, e inclui quatro recitais de quatro mulheres pianistas: Anne Kaasa, Elsa Silva, Ana Telles e Joana Gama. Nos quatro recitais serão apresentadas diversas obras para piano dos séculos XX e XXI, incluindo duas estreias absolutas de compositores editados pelo MIC.PT: Descriptions de la Matière (para piano e electrónica), de Miguel Azguime, no recital de Elsa Silva, no dia 11 de Junho, e Letter to Jean-Sébastien Béreau, de Christopher Bochmann, no recital de Ana Telles, no dia 18 de Junho. Para além disso, os recitais incluem obras de vários compositores portugueses, a par de obras emblemáticas do repertório pianístico dos séculos XX e XXI. No dia 4 de Junho Anne Kaasa tocará obras de Leoš Janáček, Fernando Lopes-Graça, Manuel de Falla, Olivier Messiaen e duas peças de Clotilde Rosa, compositora editada pelo MIC.PT. No dia 11 de Junho Elsa Silva propõe um programa que intitulou de “Piano Alters”, com obras de John Cage, Arnold Schoenberg, Jorge Peixinho, Filipe Pires e Miguel Azguime. No dia 18 de Junho é a vez de Ana Telles propor uma viagem que tem o universo estético de Olivier Messiaen como ponto de partida, interpretando peças do compositor, ao lado de obras de Jaime Reis, João Pedro Oliveira e Christopher Bochmann (três compositores editados pelo MIC.PT), e ainda obras de Paul Méfano e Jean-Sébastien Béreau. No último recital, no dia 25 de Junho, Joana Gama tocará uma obra para piano e electrónica do compositor editado pelo MIC.PT Tiago Cutileiro, ao lado de uma peça de Morton Feldman. Os recitais decorrem nos sábados 4, 11, 18 e 25 de Junho, sempre às 21h30, no O’culto da Ajuda, e estão integrados nas Festas de Lisboa 2016.
Estreia de peça de Igor C. Silva em Amsterdão
A obra Your Trash, para percussão, electrónica e vídeo, será estreada no Conservatório de Amsterdão (CVA) no dia 2 de Junho. Esta nova peça de Igor C. Silva, compositor editado pelo MIC.PT, foi criada em estreita colaboração com o percussionista João Braga Simões, que interpretará a obra. Your Trash é uma peça bem humorada sobre o “lixo” presente nos computadores, smartphones, redes sociais, etc. Para a realização do vídeo, o compositor fez um apelo público à contribuição para a sua criação com fotografias e imagens em movimento, pedindo o envio de “coisas estranhas que tenham nos vossos computadores”. No dia 24 de Junho será interpretada, também no CVA de Amsterdão, Smart-alienation, para pequeno ensemble flexível (liderado por Francesca Clements), electrónica e vídeo. No dia 27 de Junho a sua obra Numb, para saxofone barítono e electrónica será tocada por Rafael Yebra em Tui, na Galiza.
Quarteto de cordas de Fernando Lapa em Serralves
O quarteto de cordas Da luz nítida da manhã, de Fernando Lapa, compositor publicado pelo MIC.PT, será tocado no Museu de Serralves no próximo dia 4 de Junho, pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos, um programa integrado no "Serralves em Festa". Nos dias 5 e 11 de Junho haverá apresentações das suas Canções populares transmontanas, na sua versão para quinteto de guitarras, com a interpretação de quatro composições suas. No dia 5 em Aveiro, na Igreja da Misericórdia, e no dia 11 em Lisboa, no Salão Nobre da Escola de Música do Conservatório Nacional. Em ambos os casos as peças serão interpretadas pelo 5G5C - Quinteto de professores das escolas oficiais de música. Serão ainda tocadas peças suas para piano no dia 9 de Junho, num programa incluído na Semana Cultural do Conservatório de Música do Porto, incluindo as obras Estudos sobre a luz e Esboços.
12 compositores portugueses criam para coreografia
Estreia no dia 16 de Junho, no Teatro Camões, em Lisboa, uma coreografia com música de 12 compositores portugueses e de Camille Saint-Saëns. Entre eles estão os compositores editados pelo MIC.PT Carlos Caires, João Madureira, Carlos Marecos, Daniel Schvetz e António Pinho Vargas. Para além destes, a composição, concebida como um cadavre-exquis (cada um dos compositores convidados iniciará a sua composição no final do tema anterior, levando-a até ao tema seguinte), inclui peças de Sérgio Azevedo, Eurico Carrapatoso, Andreia Pinto Correia, Nuno Côrte-Real, Pedro Faria Gomes, Mário Laginha e Luís Tinoco. Todos eles compuseram peças originais para a coreografia de Victor Hugo Pontes inspirando-se na música de O Carnaval dos Animais, de Camille Saint-Saëns. A direcção musical é do maestro Cesário Costa. A obra será apresentada também no Porto, no Teatro Rivoli, nos dias 1 e 2 de Julho.
TrÊS PRELÚDIOS SOBRE O MAR de Carlos Marecos por Joana Gama
A peça de Carlos Marecos Três Prelúdios sobre o Mar será interpretada por Joana Gama num recital no dia 3 de Junho, no Auditório da Academia de Música de Espinho. O recital inclui várias peças de Satie, mas também obras de Adams, Pärt, Cage e Scriabin. As obras de Carlos Marecos são de 1997 e resultaram de uma encomenda do serviço ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian, integrando originalmente um conjunto de três prelúdios e três canções para piano e soprano. A pianista Joana Gama tocará agora os Três Prelúdios sobre o Mar num dos recitais de uma série que a intérprete intitulou Satie.150.
João Pedro Oliveira vence prÉmios e grava CD
A obra Magma, para violino e electrónica recebeu o 1º prémio no concurso internacional Counterpoint. Esta obra foi recentemente gravada em CD e será lançada brevemente por uma editora italiana. Entretanto, a obra 'Âphâr, para vídeo e electrónica, recebeu também uma medalha de bronze no Los Angeles Film Review Independent Film Awards. 'Aphâr será apresentada no dia 1 de Junho no Festival 2 visages de la musique électroacoustique, em Bruxelas e no dia 2 de Junho no Festival Klang, em Montpellier. Obras de João Pedro Oliveira e de Jaime Reis serão também apresentadas no festival Art&Science Days, em Bourges (França), entre 1 e 4 de Junho.
Orquestrações de Christopher Bochmann no Brasil
No dia 6 de Junho serão apresentadas as orquestrações de Christopher Bochmann de 9 Prelúdios de Debussy pela Orquestra Sinfónica do Teatro Nacional Cláudio Santoro de Brasília, dirigidas pelo maestro Cláudio Cohen, no Teatro dos Bancários, em Brasília. Christopher Bochmann, compositor editado pelo MIC.PT, terá também uma obra em estreia absoluta no dia 18 de Junho, integrada num recital de Ana Telles no O’culto da Ajuda, em Lisboa. A peça Letter IV (dedicada ao maestro Jean-Sébastien Béreau) será interpretada pela pianista no seu programa incluído no ciclo Piano Extraordinário.
NOVIDADES MIC.PT
2.º SEMINÁRIO DE PRESEVAçÃO COMUm
DE PATRIMÓNIO DIGITAL
A Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) vai realizar nos dias 20 e 21 de Junho o 2º Seminário de Preservação Comum de Património Digital. Com a realização do evento em causa, pretende-se dar continuidade ao processo de reflexão e de debate transversal, iniciado no 1º seminário – em Setembro de 2013 -, e prosseguido no Projecto Continuidade Digital sobre preservação comum de património digital e viabilidade, concretização e sustentabilidade da constituição de uma rede. O Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa (MIC.PT) é parceiro activo desta rede (RPCPD - Rede de Preservação Comum de Património Digital) e participará neste seminário com uma comunicação sobre preservação do património musical digital.
 
música hoje na antena 2

4 de Junho, à 1h00
Nova música para piano
Esta emissão de Música Hoje é dedicada à nova música de compositores portugueses para piano, por intérpretes actuais deste instrumento, antecipando a realização em Lisboa do ciclo Piano Extraordinário que será realizado em Junho no O’culto da Ajuda, em Lisboa, com a presença das pianistas Anne Kaasa, Elsa Silva, Ana Telles e Joana Gama.

18 de Junho, à 1h00
Novas edições de música portuguesa
Emissão de Música Hoje dedicada à apresentação do novo CD de Nuno Pinto e Elsa Silva, Tempo de Outono, com algumas obras do disco que inclui peças de João Pedro Oliveira, Carlos Azevedo, Pedro Amaral, Fernando Lapa, Miguel Azguime. Obras para duo de clarinete e piano num novo disco editado pela Artway Records.

partituras mic.pt

O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui presentemente 935 obras de 56 compositores portugueses. A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles e programadores; e ainda o seu estudo no meio académico.
EDIçÕES DIGITAIS mic.pt
Patrícia Sucena de Almeida
Dossier n.º 7 . Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI (versão inglesa)
Este mês de Junho, no contexto da nova série dos Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, editamos e disponibilizamos on-line a versão inglesa do Dossier n.º 7 de Patrícia Sucena de Almeida. A série Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, tem como objectivo promover o trabalho das compositoras e dos compositores portugueses da actualidade, constituindo uma "introspecção" no trabalho de cada um dos criadores, sendo simultaneamente um incentivo para investigar e (re)descobrir a sua música, assim como a sua reflexão estética e filosófica. Cada um dos Dossiers é composto de uma nota biográfica, questionário/entrevista ou artigo musicológico, catálogo de obras com duas ordenações (por instrumentação e por ordem cronológica) e discografia.

Neste momento no MIC.PT estão disponíveis os seguintes Dossiers: Dossier n.º 1 . Paulo Ferreira-Lopes; Dossier n.º 2 . Sara Carvalho; Dossier n.º 3 . António Ferreira; Dossier n.º 4 . António Chagas Rosa; Dossier n.º 5 . Bruno Gabirro; Dossier n.º 6 . Christopher Bochmann: e Dossier n.º 7 . Patrícia Sucena de Almeida
novos cd NO mic.pt
NUNO PINTO e ELSA SILVA
-TEMPO DE OUTONO

Obras de João Pedro Oliveira, Carlos Azevedo, Pedro Amaral, Fernando Lapa e Miguel Azguime. Interpretação de Nuno Pinto (clarinete) e Elsa Silva (piano).
Edição: Artway Records
estreias recentes
IGOR C. SILVA
Smart-alienation
, para pequeno ensemble flexível, electrónica e vídeo
5 de Maio, The Crypt - Amsterdam, Amsterdão
Trash Panda Collective
Victor Gama
3 mil RIOS: Vozes na Floresta (ópera multimédia
)
6 de Maio, Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Orquestra Gulbenkian
Rui Pinheiro, maestro
Jaime reis
Fluxus, Drag

7 e 8 de Maio, Conservatório de Música de Seia - Casa Municipal das Artes, Festival Dias de Música Electroacústica - DME, Seia
Ensemble DME e Duo Contracello
LUÍS TINOCO
Incipit

15 de Maio, Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, Lisboa.
Artur Pizarro, piano
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Joana Carneiro, direcção
DANIEL SCHVETZ
A Guerra Santa

16 de Maio, Auditório Viana da Mota da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), Lisboa.
Camerata Silva Dionísio
Alberto Roque, direcção
Nuno Moura, narrador
CARLOS MARECOS
Duas Canções de Idanha

21 de Maio, Auditório Viana da Mota da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), Lisboa.
Maria Fontes, soprano;
Coros da AAM
ClusterLAB XL ensemble da ESML
Carlos Marecos, direcção
BRUNO GABIRRO
Caminerà ab'eternu issu stolu senza fine,
para 5 instrumentos e electrónica
20 de Maio, Festival Música Viva, O'culto da Ajuda, Lisboa.
Sond’Ar-te Electric Ensemble
Petter Sundkvist: direcção
Patrícia Sucena De Almeida
Instabile Tempus
, para 5 instrumentos e espaço cénico
20 de Maio, Festival Música Viva, O'culto da Ajuda, Lisboa.
Sond’Ar-te Electric Ensemble
Petter Sundkvist: direcção
RICARDO RIBEIRO
Asper
, para 5 instrumentos
20 de Maio, Festival Música Viva, O'culto da Ajuda, Lisboa.
Sond’Ar-te Electric Ensemble
Petter Sundkvist: direcção
MIGUEL AZGUIME
En Gêne Engin ni Gemme
, para 5 instrumentos e electrónica
20 de Maio, Festival Música Viva, O'culto da Ajuda, Lisboa.
Sond’Ar-te Electric Ensemble
Petter Sundkvist: direcção
Vitor Rua
I'm afraid. I'm afraid, Dave. Dave, my mind is going. I can feel it...

21 de Maio, Festival Música Viva, O'culto da Ajuda, Lisboa.
Henrique Portovedo, saxofone
MIGUEL AZGUIME
ConCordas
, para orquestra de cordas
22 de Maio, Festival Música Viva, O'culto da Ajuda, Lisboa.
Camerata Alma Mater
Pedro Neves, direcção
JoÃO CASTRO PINTO
Rugitus v. 01

27 de Maio, Festival Música Viva, O'culto da Ajuda, Lisboa.
Orquestra de Altifalantes
João Castro Pinto, projecção sonora
ANTóNIO FERREIRA
Patterncity

27 de Maio, Festival Música Viva, O'culto da Ajuda, Lisboa.
Orquestra de Altifalantes
António Ferreira, projecção sonora
JOSÉ ALBERTO GOMES
Proyector II

28 de Maio, Festival Música Viva, O'culto da Ajuda, Lisboa.
João Dias, percussão
Gustavo Costa & Henrique Fernandes/Sonoscopia
+Con +Ritf +I

28 de Maio, Festival Música Viva, O'culto da Ajuda, Lisboa.
João Dias, percussão
José Miguel Moreira
PARADOX I ("receptivity")

28 de Maio, Festival Música Viva, O'culto da Ajuda, Lisboa.
João Dias, percussão
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT PT MIC.PT EN IAMIC Facebook Desactivar Subscrição