se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
RICARDO RIBEIRO EM FOCO NO MIC.PT EM SETEMBRO
Em Setembro no MIC.PT o Em Foco e o Dossier nº 9 editado no contexto da série das edições digitais, Dossiers . Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI, são dedicados a Ricardo Ribeiro. Presentemente tem em curso várias obras novas e no passado mês de Maio teve lugar a estreia da sua nova obra Asper para cinco instrumentos, no âmbito do Festival Música Viva 2016 pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble, sob a direcção de Petter Sundkvist,. Ricardo Ribeiro nasceu em Aveiro em 1971 onde frequentou o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, para depois estudar Composição na Escola Superior de Música de Lisboa. Participou em vários cursos conduzidos pelos compositores Magnus Lindberg, Philippe Manoury, Salvatore Sciarrino, Jonathan Harvey, assim como Franco Donatoni e Tristan Murail, sendo que os últimos dois exerceram um impacto determinante no seu percurso. Subsequentemente, Ricardo Ribeiro prosseguiu os estudos de composição e investigação em música com Emmanuel Nunes em Paris, que exerceu então, uma influência principal no seu trabalho. E depois... foram sete anos sem compor ou para “desaprender” como o próprio compositor refere, sete anos que Ricardo Ribeiro necessitou para encontrar novas maneiras de escrever e pensar a música, para se encontrar consigo próprio. Este processo levou-o à decisão de retirar numerosas obras passadas do seu catálogo. Presentemente o compositor prepara em França na Universidade de Rennes II, sob a orientação de Antoine Bonnet, uma tese de Doutoramento intitulada Dimensions complémentaires constitutives du temps, que se segue ao grau de Mestre em Esthétique et Pratique des Arts obtido com o mesmo orientador. Quais foram os motivos do intervalo criativo no percurso de Ricardo Ribeiro? Como encara ele a música e a composição hoje em dia? A estas e outras perguntas responde o compositor na entrevista dada ao MIC.PT em 2011, que em Setembro publicamos na secção Em Foco e que agora está também disponível no Dossier nº 9 do MIC.PT.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
4º Fórum Internacional Jovens compositores
O 4º Fórum Internacional de Jovens Compositores organizado pelo Sond’Ar-te Electric Ensemble visa estimular a criação e circulação de novas obras musicais; e destina-se a jovens compositores, até aos 35 anos, de todas as nacionalidades.
O Sond'Ar-te também tenciona promover um espaço privilegiado para a experiência e troca de ideias e estéticas entre músicos, assim como com o público. Este Fórum terá lugar no Teatro Municipal de Vila do Conde, nos dias 16 e 17 de Setembro e inclui ensaios abertos do Sond'Ar-te Electric Ensemble, sessões de análise musical, workshops e masterclasses de composição, interpretação e trabalho com electrónica em tempo real. Esta 4ª edição do Fórum irá contar com a presença do compositor Francisco Uberto, da Argentina, e dos compositores editados pelo MIC.PT Filipe Lopes, Jaime Reis e Sofia Sousa Rocha; e ainda Ricardo Ribeiro, Eduardo Luís Patriarca e Miguel Azguime que orientarão os ensaios, workshops e masterclasses.
ópera de Carlos
Alberto Augusto
Carlos Alberto Augusto, compositor editado pelo MIC.PT, irá estrear, no O'culto da Ajuda, a sua ópera TMIE, standing on the threshold of the outside world: from the spirals of the universe to the spirals of the inner self no dia 8 de Setembro, seguido de recitas a 9 e 10. Carlos Alberto Augusto construiu um teatro musical para soprano, electrónica e vídeo, que cruza três histórias e três personagens interpretadas por Marina Pacheco.
João Pedro Oliveira premiado no Mónaco
João Pedro Oliveira, compositor editado pelo MIC.PT, acabou de receber o 1º Prémio na categoria de Música Mista no Concours International de Composition Electroacoustique de Monaco 2016, pela obra Heavy Metals, para fagote e electrónica. Neste mesmo concurso João Pedro Oliveira recebeu também uma Menção Honrosa na categoria de música acusmática, pela obra Neshamah (acusmática, 8 canais). A obra Heavy Metals também foi seleccionada entre mais de 150 peças para ser tocada no NoiseGate Festival, no Carnegie Hall, em Nova Iorque, EUA.
Dennis Reyes premiado no Concurso Sond’Ar-te
Miguel Azguime e Ricardo Ribeiro, compositores editados pelo MIC.pt, conjuntamente com Philippe Leroux, foram os membros do júri do 6º Concurso de Composição do Sond’Ar-te Electric Ensemble dedicado à música de câmara com electrónica, cujo premiado foi o filipino Dennis Reyes, com a peça “In the Heart of Cosmos” para flauta, clarinete, violino, violoncelo, piano e electrónica.
GMCL toca Compositores Portugueses na Dinamarca
No próximo dia 2 de Setembro o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa irá apresentar na Dinamarca um concerto com obras exclusivamente de compositores portugueses. Poder-se-á ouvir obras de João Madureira, Clotilde Rosa, João Pedro Oliveira, Jorge Peixinho e Constança Capdeville, compositores editados pelo MIC.PT.
Compositores Portugueses em Praga
No âmbito do European Double Bass Congress – BASS2016 PRAGUE, terá lugar um recital pelo Duo Contracello preenchido com compositores contemporâneos portugueses e espanhóis. Irão estar representados os compositores editados pelo MIC.PT Clotilde Rosa, Isabel Soveral, Constança Capdeville e Jaime Reis.
Compositores Portugueses em Kiev
O Festival Kyiv Contemporary Music Days 2016, numa parceria com o Festival Dias de Música Electroacústica, irá receber nos dias 9 e 10 de Setembro obras dos compositores portugueses editados pelo MIC.PT Jaime Reis, António Sousa Dias, Miguel Azguime e João Pedro Oliveira. A programação deste festival contará também com obras dos compositores John Chowning e Jean-Claude Risset.
Igor C. Silva
no ICMC 2016
A obra zap_ping_, para trompete, percussão, electrónica e vídeo, do compositor editado pelo MIC.PT Igor C. Silva, irá ser tocada pelo Insomnio Ensemble no próximo dia 12 de Setembro. Este concerto está integrado no ICMC – International Computer Music Conference 2016.
Estreia de António Pinho Vargas
O Festival Cantabile, organizado pelo Goethe Institut em parceira com a Fundação Gulbenkian, irá estrear o novo Concerto para Viola e Orquestra de António Pinho Vargas, compositor editado pelo MIC.PT. O concerto em causa irá ter lugar no próximo dia 15 de Setembro nas Ruínas do Convento do Carmo.
Sond'Ar-te Electric Ensemble
No próximo dia 17 de Setembro, às 21h30, o Sond’Ar-te Electric Ensemble, sob a direcção de Pedro Neves, irá apresentar um concerto com obras dos compositores editados pelo MIC.PT Sofia Sousa Rocha, Filipe Lopes, Jaime Reis e Ricardo Ribeiro, assim como dos compositores Francisco Uberto e Dennis Reyes.
Jaime Reis em digressão
Após a estreia da obra para percussão Sketch for Omniscience is a Collective - part IV, na Coreia do Sul, pelo percussionista Nuno Aroso, durante o mês de Agosto, o compositor editado pelo MIC.PT Jaime Reis, realizará uma digressão europeia durante o mês de Setembro. A digressão tem início em Kiev, na Ucrânia, onde o compositor irá orientar, entre os dias 5 e 10, um workshop integrado no festival Kyiv Contemporary Music Days, no terá ainda 5 obras tocadas. Entre os dias 12 e 16, Jaime Reis viajará para Utrecht, Holanda, rumo ao ICMC - International Computer Music Conference 2016, onde irá apresentar uma conferência sobre novas dimensões na espacialização sonora e irá também interpretar a sua peça Jeux de L'Espace. Dias 16 e 17, estará em Portugal no 4º Fórum Internacional de Jovens Compositores e no dia 21 irá apresentar a sua obra Fluxus, Drag no BASS2016 PRAGUE, em Praga. Para fechar a sua digressão, Jaime Reis, irá ter a sua obra Omniscience is a Collective, Part I (selecionada entre mais de 150 peças) tocada no NoiseGate Festival, no Carnegie Hall em Nova Iorque, EUA.
Ricardo Matosinhos
. NOVO COMPOSITOR EDITADO PELO MIC.PT
Ricardo Matosinhos é a partir deste mês Compositor Editado pelo MIC.PT. O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui agora três obras suas: Onde é que eu já ouvi isto? para orquestra de flautas (2015), The Cycle of Life para flauta solo (2015), e Onde é que eu já ouvi isto? para sexteto de clarinetes (2016).
Ricardo Matosinhos nasceu em 1982, foi aluno da classe de Trompa de Ivan Kučera, na ESPROARTE (1994-2000) e Bohdan Šebestik na ESMAE, onde concluiu a licenciatura em 2004. A curiosidade levou-o a explorar os caminhos da trompa no jazz e, por essa razão, teve aulas com o saxofonista Mário Santos, cuja influência se veio a refletir mais tarde no seu estilo de composição. Concluiu, em 2012, o mestrado em Ensino da Música, na Universidade Católica, com a apresentação da dissertação “Bibliografia Selecionada e Anotada de Estudos para Trompa Publicados entre 1950 e 2011”. Participou em diversos cursos de aperfeiçoamento em Portugal e no Estrangeiro. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1998 e 2004. Em 2007 foi-lhe atribuído o 2º prémio do concurso Jovens Músicos na modalidade de Trompa Nível Superior. Como artista convidado colaborou com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Remix Ensemble, ONP entre outras. Ministrou diversos Workshops e Cursos de Aperfeiçoamento em Portugal e na República Checa. No âmbito da composição é autor de diversos materiais pedagógicos para o ensino da trompa, bem como, de composições para diversas formações instrumentais. Viu algumas das suas obras reconhecidas em vários concursos nacionais e internacionais. Atualmente leciona na Academia de Costa Cabral (Porto) e frequenta o programa de Doutoramento em Música e Musicologia, Interpretação na Universidade de Évora. É membro da International Horn Society.
ACTUALIDADE
 
música hoje na antena 2

10 de Setembro, à 1h00
A primeira emissão de Setembro de Música Hoje dá continuidade aos programas de Agosto transmitindo obras que foram programadas no Festival Música Viva 2016, incluindo gravações inéditas realizadas entre os passados dias 20 e 28 de Maio.

24 de Setembro, à 1h00
A segunda emissão de Setembro de Música Hoje conclui os programas dedicados a apresentar as obras em estreia do Festival Música Viva 2016. Esta emissão será especialmente dedicada às obras electroacústicas sobre suporte.

partituras mic.pt

O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui presentemente 945 obras de 60 compositores portugueses. A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles e programadores; e ainda o seu estudo no meio académico.
Novas partituras NO mic.pt
Ricardo Matosinhos, Onde é que eu já ouvi isto? (2015)
orquestra de flautas
Ricardo Matosinhos, Onde é que eu já ouvi isto? (2016)
sexteto de clarinetes
Ricardo Matosinhos, The Cycle of Life (2015)
flauta solo
EDIçÕES DIGITAIS mic.pt
RiCARDO RIBEIRO
Dossier n.º 9: Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI
Este mês de Setembro, no contexto da nova série dos Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, editamos e disponibilizamos on-line duas novas publicações - a versão portuguesa do Dossier n.º 9 dedicada a Ricardo Ribeiro e a versão inglesa do Dossier n.º 8 dedicado a Miguel Azguime. A série Dossiers: Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, tem como objectivo promover o trabalho das compositoras e dos compositores portugueses da actualidade, constituindo uma "introspecção" no trabalho de cada um dos criadores, sendo simultaneamente um incentivo para investigar e (re)descobrir a sua música, assim como a sua reflexão estética e filosófica. Cada um dos Dossiers é composto de uma nota biográfica, questionário/entrevista ou artigo musicológico, catálogo de obras com duas ordenações (por instrumentação e por ordem cronológica) e discografia.

Neste momento no MIC.PT estão disponíveis os seguintes Dossiers: Dossier n.º 1 . Paulo Ferreira-Lopes; Dossier n.º 2 . Sara Carvalho; Dossier n.º 3 . António Ferreira; Dossier n.º 4 . António Chagas Rosa; Dossier n.º 5 . Bruno Gabirro; Dossier n.º 6 . Christopher Bochmann; Dossier n.º 7 . Patrícia Sucena de Almeida; Dossier n.º 8 . Miguel Azguime e Dossier n.º 9 . Ricardo Ribeiro.
novos cd NO mic.pt
DANIEL SCHVETZ E SÉRGIO CAROLINO
-MODERATO TANGABILE

Disco com interpretação e obras de Sérgio Carolino (tuba) e Daniel Schvetz (piano).
Edição:Afinaudio
ensemble darcos
-Mirror of the Soul

Obras de Eurico Carrapatoso, Sérgio Azevedo, Nuno Côrte-Real e Daniel Davis. Interpretação de Gaël Rassaert (violino), Reyes Gallardo (viola), Filipe Quaresma (violoncelo) e Helder Marques (piano).
Edição:Odradek
InÊs SimÕes e Daniel Godinho
-ALMA IbÉrica

Disco de Inês Simões (soprano) e Daniel Godinho (piano) contendo obras dos compositores portugueses Fernando Lopes-Graça e Manuel Ivo Cruz, para além de obras de compositores espanhois.
Edição:Sonus Music
novos livros NO mic.pt
JosÉ Vianna da Motta
-DiÁrios 1883-1893

"A edição dos Diários de José Vianna da Motta (1868-1948), que abrangem a década de 1883-1893, ou seja, parte da adolescência e primeiros anos da idade adulta, assume grande importância para o conhecimento da personalidade artística do pianista, compositor, professor e musicógrafo, figura incontornável da História da Música em Portugal." (retirado da contracapa da presente edição)

Edição: Biblioteca Nacional de Portugal / CESEM
estreias recentes
Miguel Azguime
Trabalho Poético I: árvore
,
9 de Julho, Centro Cultural de Cascais, Cascais
Marina Pacheco, soprano
Sond'Ar-te Electric Ensemble
Guillaume Bourgogne, direcção
Daniel Schvetz
Clown Chamber Symphony
, , para Quarteto de Acordeões e Quarteto de Saxofones
15 de Julho, Festival Internacional de Saxofone de Palmela (FISP), Cine-Teatro São João, Palmela
Quarteto Bayan & Artemsax
Fábio Cachão
Desumanização
,
16 de Julho, Festival Internacional de Saxofone de Palmela (FISP), Cine-Teatro São João, Palmela
Entre Madeiras Trio
Sara Carvalho
sobre a areia o tempo poisa
, para violino, violoncelo e piano
21 de Julho, Cine-Teatro Garrett, Póvoa de Varzim.
Remix Ensemble Casa da Música
Daniel Martinho
Dual Mind Alignment: Rational Faith in Ageless Light
22 de Julho, Casa da Música - Sala Suggia, Porto.
Jorge Sousa, saxofones alto, tenor e barítono
Marcelo Marques, saxofones soprano e barítono
José Eduardo Gomes, direcção musical
Orquestra Sinfónica de Jovens da Academia de Música de Costa Cabral
Gilberto Bernardes, electrónica
António Chagas Rosa
Dance of the Fool

23 de Julho, Cine-Teatro de Alcobaça - João d'Oliva Monteiro, Alcobaça.
Manuel Campos, percussão
Dimitris Andrikopoulos
Diálogos

23 de Julho, Cine-Teatro de Alcobaça - João d'Oliva Monteiro, Alcobaça.
Manuel Campos, percussão
Jaime Reis
Sketch for Omniscience is a Collective - part IV

14 de Agosto, Jeju, Coreia do Sul.
Nuno Aroso, percussão
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT PT MIC.PT EN MIC.PTYoutube IAMIC Facebook Desactivar Subscrição