se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
JAIME REIS EM FOCO NO MIC.PT EM OUTUBRO
Em Outubro no MIC.PT o Em Foco é dedicado a Jaime Reis. Presentemente tem em curso várias obras novas e iniciou no passado mês de Setembro digressão Europeia que terminará em Outubro. Publicamos também este mês uma nova partitura sua. Jaime Reis nasceu em Dezembro de 1983 e iniciou os seus estudos musicais em Seia. Desta fase inicial destaca a sua valiosa experiência de aprendizagem, graças à abordagem do etnomusicólogo António Tilly, e às condições proporcionadas pelo Conservatório de Música de Seia, professores, e amigos da família.
Admitindo não compor música tonal, excepto como um exercício, o processo composicional de Jaime Reis é inicialmente inspirado no potencial dos instrumentos e equipamentos que tem disponíveis. A sua música tende a ser inspirada também por fenómenos no mundo físico, com os quais prefere criar analogias. Os seus processos composicionais requerem método e a consciência do que está a fazer para poder tanto desenvolver a “matéria” como poder explicar o que faz, numa perspectiva pedagógica.
O compositor Jaime Reis destaca ainda a importância do contacto regular com outros compositores como Emmanuel Nunes e Karlheinz Stockhausen. Ao mesmo tempo, evidencia a importância que vê da relação do compositor com o mundo, considerando também normal que quem componha divida o seu tempo em funções diversificadas que vão desde a investigação, edição, programação, agenciamento, e trabalho em rede. Jaime Reis defende que a “(...) aprendizagem tem necessariamente de ser contínua ao longo da vida de alguma forma.” Esta posição é também evidente quando se coloca em perspectiva com o seu processo composicional: “O que me fascina não é a ideia de saber que posso fazer tudo mas antes a ideia de saber que ainda não sei o que poderei vir a fazer. O meu trabalho com os meios electrónicos favoreceu esta ideia.”
Em Outubro visitem a secção Em Foco do MIC.PT com o questionário/entrevista a Jaime Reis.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
Pedro Rebelo: Conferência, Publicação e liveSHOUT
Pedro Rebelo irá fazer uma apresentação com Franziska Schroeder, intitulada Distributed Listening: Using a mobile app for exploring listening in everyday life, no Login Live on 2016, no próximo dia 8 de Outubro.
O compositor editado pelo MIC.PT acabou de publicar um capítulo intitulado Distributed Sounding Art – Practices in Distributing Sound, em co-autoria com Franziska Schroeder, no livro The Routledge Companion to Sounding Art, editado por Marcel Cobussen, Vincent Meelberg e Barry Truax.
Pedro Rebelo acaba de lançar também a aplicação móvel liveSHOUT desenvolvida no Sonic Arts Research Centre. Esta é uma aplicação interativa de streaming de audio que permite receber e enviar streams de audio para múltiplos utilizadores naquilo que os autores Pedro Rebelo e Franziska Schroeder chamaram “distributed listening”. Para além de um controlo sobre os parâmetros da performance do streaming e da qualidade do audio, esta aplicação permite aos utilizadores misturarem até 3 streams em modo binaural com a especialização sonora a mudar dinamicamente em função da geo localização do ouvinte e dos streams.
Na semana de 17 de Outubro o compositor estará ainda em residência no Cultura Vibra em Castelo Branco, onde irá desenvolver um trabalho participativo com moradores locais, e terá uma apresentação pública no dia 22.
Ângela da Ponte
Ângela da Ponte, compositora editada pelo MIC.PT, acabou de ter a sua obra Esboço #2 estreada pela Orquestra Jovens Músicos, integrada no Prémio Jovens Músicos - Festival Jovens Músicos 2016, no passado dia 25 de Setembro. Neste mês de Outubro terá a sua obra Homenagem Subconsciente tocada no Festival Visiones Sonoras 2016 no dia 8, em estreia no México; a obra La mer soulevée será também estreada em Espanha pela Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música no dia 15; e no dia 21 de Outubro vai apresentar, em Vila Real, um projecto co-composto com Fábio Videira, intitulado Banda à Varanda.
Igor C. Silva
A recente passagem pelo ICMC, onde o compositor editado pelo MIC.PT Igor C. Silva apresentou a obra zap_ping já mereceu uma crítica positiva no jornal holandês Volkskrant. No próximo dia 5 de Outubro o Remix Ensemble Casa da Música irá tocar as suas obras Gin#122, Frames#87 e As Palavras Não Mudam no Museu da Arte, Arquitectura e Tecnologia em Lisboa. No dia 14 Your Trash será apresentada no Splendor em Amsterdão, e no dia 28 Smart-alienation será apresentada em Vila do Conde pelo Trio Fade.
Fernando Lapa
O compositor editado pelo MIC.PT Fernando Lapa, teve a sua obra Abertura / exercícios para vozes e declamação tocada no espectáculo Duas caras em Ponte de Lima no passado dia 25 e vai voltar a ser tocada em Guimarães no dia 1 de Outubro. No próximo dia 14 o compositor Fernando Lapa vai ter a estreia da obra O comboio avança, para quarteto vocal e quarteto de guitarras, no Centro Cultural Les Portes de l’Essone em Paris; e no dia 18 vai ter a sua obra Da luz nítida da manhã, para quarteto de cordas tocada na Casa da Música.
Estreia de Patricia Sucena de Almeida
No próximo dia 29 de Outubro, a compositora editada pelo MIC.PT Patricia Sucena de Almeida vai estrear a sua obra Vacuum Corporis para 2 pianos e filme no Transit Festival 2016, na Bélgica. Neste concerto também serão tocadas Obras de Michael Finnissy, uma estreia de Lauren Redhead, Brian Ferneyhough e Luc Brewaeys.
Estreia de Daniel Schvetz
Daniel Schvetz, compositor editado pelo MIC.PT, irá estrear a sua obra Umbra Urbe, para coro de câmara, guitarra, acordeão, violoncelo, contrabaixo e canto, soprano, bailarinos e videomaping, no próximo dia 14 na Igreja de São Roque em Lisboa. Este concerto é integrado nas comemorações do Dia Internacional da Erradicação da Pobreza e dos Sem Abrigo.
Estreia de Christopher Bochmann
A obra O Suspiro do Rouxinol, para mezzo-soprano, clarinete e piano, do compositor editado pelo MIC.PT Christopher Bochmann, irá ser estreada no próximo dia 28 no Forum Municipal Luísa Todi, em Setubal. Esta estreia será integrada num concerto intitulado Bochmann homenageia Bocage, concerto comemorativo dos 250 anos do nascimento de Bocage.
Miguel Azguime por
Filipe Quaresma | solo
Miguel Azguime, compositor editado pelo MIC.PT, vai ter a sua obra Moment à L’Extremement, para violoncelo e electrónica em tempo real, tocada por Filipe Quaresma no Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço no dia 1 de Outubro e no Teatro Sá da Bandeira em Santarém no dia 20.
Ricardo Matosinhos
O recente compositor editado pelo MIC.PT, Ricardo Matosinhos, teve nos últimos meses 5 estreias: A aranha e os alfaiates, 4 Impressões, Trio, para flauta, flauta alto e flauta baixo, There's a bottle in my (friend)ship! e Traveling. Neste mês publicamos também 1 nova partitura de Ricardo Matosinhos: 4 Impressões (2015-rev. Agosto 2016) para orquestra de flautas.
Jaime Reis
Acabado de chegar de um concerto monográfico na Noite Europeia dos Investigadores, no passado dia 30 de Setembro, Jaime Reis, compositor editado pelo MIC.PT, dá continuidade à sua digressão Europeia marcando presença no Encontro sobre Música e Cultura no dia 1, no Montijo, seguindo logo para um concerto na Turquia no dia 6, para o Festival digitIZMir-2.
António Pinho Vargas
A conferência Bilateral International Conference Portugal/Italy: Performance Analysis: A Bridge Between Theory And Interpretation. vai contar com a presença do compositor António Pinho Vargas no próximo dia 5 de Outubro. O compositor editado pelo MIC.PT irá fazer uma apresentação intitulada Judas (secundam Lucam, Joannem, Mattaeum et Marcum) for Choir and Orchestra (2002): a composition and an interpretation of the text/libretto. No final do mês António Pinho Vargas irá ter a sua obra Overtures and Closures tocada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida por Joana Carneiro, no dia 30 de Outubro.
Cândido Lima
No dia 9 de Outubro em Penafiel é lançado na Feira do Livro ESCRITARIA às 16h30, o livro Escritaria 2015 – Mário Cláudio, vida e obra com um texto de Cândido Lima, compositor editado pelo MIC.PT, em torno do texto Lethes de Mário Cláudio e que por sua vez suscitou a escrita em 2015, de uma obra de mesmo nome de Cândido Lima para voz e piano. Neste mês publicamos também 3 novas partituras de Cândido Lima: Canzoni Liriche de 1959-1964 na versão para viola e piano, Inoria de 1998 para 2 pianos e Arcaicas Harmonias – ninfas, bosques e deuses composta em 2016 para guitarra solo, dedicada ao guitarrista Pedro Rodrigues.
João Pedro Oliveira
Depois de Itália, onde foram apresentadas no passado dia 29 as obras Atlas e Et ignis involvens, a música de João Pedro Oliveira encontra pela frente mais um mês de atividade. A música do filme de animação Âphâr recebeu um Prémio de Mérito no Festival de Cinema Southern Shorts Awards, e vai ser tocada no CINESONIKA 5 Festival - Visual Music no dia 1 de Outubro. O compositor editado pelo MIC.PT ganhou o 1º prémio no concurso Destellos, na Argentina, com a obra Titanium para piano a 4 mãos, 2 pianos de brinquedo e eletrónica. Esta obra juntamente com a obra In Tempore foram recentemente tocadas no 1º Encontro de piano Contemporâneo em Belo Horizonte, no Brasil. A obra Neshamah (electrónica a 8 canais) recebeu uma Menção Honrosa no mesmo concurso Destellos e será estreada no XXIII° Festival Acousmatique International "L'Espace Du Son" na Bélgica, no próximo dia 20 de Outubro.
NOVIDADES MIC.PT
Concerto Música Portuguesa no Visiones Sonoras 12
A Miso Music Portugal e o Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa, juntamente com a Confederação Internacional de Música Electroacústica CIME/ICEM, da qual o MIC.PT é membro, apresentam no Festival Visiones Sonoras 2016, em Morelia, Michoacán, México as obras electroacústicas Homenagem Subconsciente e Rugitus v.01 de Ângela da Ponte e João Castro Pinto, respectivamente. Os concertos com estas obras terão lugar nos dias 7 e 8 de Outubro de 2016.
NOVAS PARTITURAS NO MIC.PT
O MIC.PT edita e disponibiliza on-line cinco novas partituras de três compositores portugueses da actualidade, são elas: Arcaicas Harmonias (2016) para guitarra, Inoria (1998) para dois pianos e Canzoni Liriche (1959-1964), de Cândido Lima; 4 Impressões (2015-rev. Agosto 2016) para orquestra de flautas de Ricardo Matosinhos; assim como Lysozyme Synthesis (2003) para piano de Jaime Reis. A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles e programadores; e ainda o seu estudo no meio académico. O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui presentemente 950 obras de 60 compositores portugueses.
 
música hoje na antena 2

8 de Outubro, à 1h00
A primeira emissão de Outubro de Música Hoje é dedicada a desvendar edições recentes em CD de música portuguesa dos séculos XX e XXI, com destaque para os discos do Ensemble Darcos, duo Tágide e Nancy Lee Harper. Serão apresentadas obras de Nuno Côrte-Real, Fernando Lopes-Graça, Filipe Pires e Cândido Lima.

22 de Outubro, à 1h00
A segunda emissão de Outubro de Música Hoje prossegue a apresentação de novas edições em CD de música portuguesa dos séculos XX e XXI. Ouviremos o duo de Daniel Schvetz e Sérgio Carolino, a Nuova Camerata, e a música de José Eduardo Rocha.

Novas partituras NO mic.pt
Cândido Lima, Arcaicas Harmonias (2016)
guitarra
Cândido Lima, Inoria (1998)
dois pianos
Cândido Lima, Canzoni Liriche (1959-1964)
versão para viola e piano
Ricardo Matosinhos, 4 Impressões (2015-rev. Agosto 2016)
orquestra de flautas
Jaime Reis, Lysozyme Synthesis (2003)
piano
novos cd NO mic.pt
Nancy Lee Harper
-Música Portuguesa para piano, Vol. 2

Obras de Eurico Carrapatoso, Filipe Pires, Sara Carvalho, Tomás Henriques, Amílcar Vasques Dias, Óscar da Silva, Jorge Croner de Vasconcellos e Cândido Lima.
Edição:Numérica Produções Multimédia, LDA
José Eduardo Rocha (JER)
-Instrumental works . Chamber music . Music for films (Historical Recordings)

Disco monográfico de José Eduardo Rocha com interpretação de Andreia Marques (harpa), Ensemble JER - The Lisbon Plastics, OrchestrUtopica, Duncan Fox (violone), Sond'Ar-te Electric Ensemble e Ensemble Darcos.
Edição:jerverlag
estreias recentes
Fábio Cachão
…for the right reasons
, para flauta solo
Junho-Julho, Prémio Jovens Músicos 2016, Portugal
Adérito Valente
Jápeto
, para fagote solo
Junho-Julho, Prémio Jovens Músicos 2016, Portugal
Francisco Fontes
Splitting – An outbreak of disorder
, para trombone tenor solo
Junho-Julho, Prémio Jovens Músicos 2016, Portugal
Francisco Fontes
Splitting – An outbreak of disorder
, para trombone baixo solo
Junho-Julho, Prémio Jovens Músicos 2016, Portugal
Luís Salgueiro
tu julgas que amas
, para piano solo
Junho-Julho, Prémio Jovens Músicos 2016, Portugal
Jorge F. P. Ramos
vibr-A-phone
, para vibrafone solo
Junho-Julho, Prémio Jovens Músicos 2016, Portugal
Nuno Lobo
Chronostasis
, para violino solo
Junho-Julho, Prémio Jovens Músicos 2016, Portugal
Ricardo Matosinhos
Traveling
, para flauta e flauta alto
30 de Julho, 4ª Academia de Flauta de Verão, Teatro Helena Sá e Costa, Porto, Portugal
André Cameira, flauta
Patrícia Pires, flauta alto
Ricardo Matosinhos
There's a bottle in my (friend)ship!
, para orquestra de flautas
31 de Agosto, estágio de orquestra de sopros da AJBFM - Associação Juvenil de Bandas Filarmónicas do Minho 2016, Barcelos, Portugal
flautistas do estágio "Sopros do Minho 2016”
Marco Pereira, direcção
Carlos Alberto Augusto
“TMIE, standing on the threshold of the outside world” From the spirals of the universe to the spirals of the inner self”

8 de Setembro, O'culto da Ajuda, Lisboa, Portugal
Marina Pacheco, soprano
Ricardo Matosinhos
Trio
, para flauta, flauta alto e flauta baixo
12 de Setembro, 3º encontro da Associação de Flautistas de Portugal, Guimarães, Portugal
Gil Magalhães
Marco Pereira
Luís Meireles
António Pinho Vargas
Concerto para Viola e Orquestra - O livro de Job

15 de Setembro, Festival Cantabile, Ruínas do Carmo, Lisboa, Portugal
Orquestra Gulbenkian:
Jan Wierzba, maestro
Diemut Poppen, viola
Ricardo Matosinhos
4 Impressões
, para orquestra de flautas
15 de Setembro, 3º encontro da Associação de Flautistas de Portugal, Guimarães, Portugal
participantes do 3º encontro da Associação de Flautistas de Portugal
Francisco Uberto
Full Charged Void

17 de Setembro, Teatro Municipal de Vila do Conde, Vila do Conde, Portugal
Sond'Ar-te Electric Ensemble
Filipe Lopes
Variações Sobre Espaço #2

17 de Setembro, Teatro Municipal de Vila do Conde, Vila do Conde, Portugal
Sond'Ar-te Electric Ensemble
Ricardo Matosinhos
A aranha e os alfaiates
, para Coro Infantil e Piano
24 de Setembro, Sala2 da Casa da Música, Porto
Coro dos Pequenos Cantores de Esposende
Helena Venda Lima, direcção
Ângela da Ponte
Esboço #2
, para orquestra
25 de Setembro, Festival dos Jovens Músicos, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Orquestra Jovens Músicos
Cesário Costa, maestro
Lourenço Sampaio, viola
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT PT MIC.PT EN MIC.PT Youtube IAMIC Facebook Desactivar Subscrição