se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
Performa Ensemble estreia obras de Compositores Portugueses
No dia 26 de Abril, irão ser estreadas obras encomendadas pelo Performa Ensemble no âmbito do projecto ENTREculturalidades / INTERtextualidades, com obras dos seguintes compositores editados pelo MIC.PT: Fernando Lapa, João Pedro Oliveira, Miguel Azguime, Sara Carvalho, Ricardo Ribeiro, Nuno Figueiredo e Ângela da Ponte. O concerto irá ter lugar no Auditório do DeCA (Unversidade de Aveiro) às 18h30.
Eduardo Luís Patriarca
Eduardo Luís Patriarca irá leccionar um Workshop sobre História e Técnica da Música Espectral no Conservatório "Calouste Gulbenkian" de Braga, no dia 7 de Abril. O compositor editado pelo MIC.PT irá ter também a estreia da sua obra Tanka, para piano (mão esquerda), no dia 24 de Abril no Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, interpretada por André Roque Cardoso.
Miguel Azguime
Miguel Azguime, compositor editado pelo MIC.PT, irá fazer uma comunicação no Noites JOP em Palmela intitulada O nascimento de uma obra (o processo de criação), no dia 11 de Abril no Conservatório Regional de Palmela. No dia 26, o compositor irá ter a estreia da obra Le Spleen, para violino, violoncelo e piano, encomendado e interpretado pelo Performa Ensemble no Auditório do DeCA (UA).
Jaime Reis
De 10 a 14 de Abril, Jaime Reis, compositor editado pelo MIC.PT, irá participar num encontro sobre Paisagem Sonora, a decorrer em Florença, onde discutirá a sua nova obra electroacústica. Paralelamente, no dia 13 de Abril, o compositor irá ter a sua obra Lysozyme Synthesis (obra editada pelo MIC.PT) interpretada por Ana Telles no Conservatório "E. R. Duni" di Matera, em Itália.
Igor C. Silva
No dia 1 de Abril decorre o Concerto Monográfico de Igor C. Silva, compositor editado pelo MIC.PT, no Rewire Festival 2017, na Holanda, com as obras Your Trash, Smart-alienation, Numb, e a estreia de uma nova obra para ensemble, electrónica e vídeo, pelo Trash Pand Collective. A 5 de Abril, Henrique Portovedo irá interpretar a obra Numb no Mallorca Saxophone Festival. Já a 12 de Abril, Igor C. Silva irá ter a sua Frames#87, para clarinete, electrónica e vídeo interpretada por Víctor Pereira e José Alberto Gomes, na Academia Ibero-Americana do clarinete. No dia seguinte, o compositor editado pelo MIC.PT irá marcar presença no Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, com a obra Ecos_74 interpretada pelo Percussion Group. Mais tarde, no dia 20 de Abril, as obras Your Trash, Smart-alienation e Plastic Air irão ser interpretadas pelo próprio compositor e por João Miguel Braga Simões, no Splendor em Amesterdão. Ainda em Abril, no dia 28, Igor C. Silva irá ter a estreia de uma nova obra para ensemble, electrónica e vídeo, interpretada pelo Ensemble de alunos do Cva no Blue Note Amsterdam, e, no dia 29, o compositor irá apresentar-se com um Projecto de vídeo interactivo no OrgelPark, também em Amesterdão.
Duarte P. Dinis Silva
O compositor editado pelo MIC.PT, Duarte P. Dinis Silva, irá ter a sua obra Misty - Symphonic Poem (editada pelo MIC.PT), interpretada pela Orquestra Sinfónica do Conservatório Regional de Castelo Branco dirigida por Bruno Cândido, na Sé Catedral de Castelo Branco, no dia 8 de Abril.
João Castro Pinto
João Castro Pinto iniciará mais uma digressão pela Áustria, a decorrer entre o final de Abril e início de Maio. A sua primeira apresentação a solo irá ter lugar no dia 30 de Abril com a peça-performance de rádio arte The No Land Soundscape Project, no ORF 1 - Estúdios de Radiodifusão Austríaca em emissão às 23h00 (CEST).
Sara Carvalho
A compositora editada pelo MIC.PT, Sara Carvalho, irá dar um seminário no Dublin Institute of Technology no próximo dia 7 de Abril. Também em Abril, o Performa Ensemble irá estrear uma obra sua no dia 26, no Auditório do DeCA (Universidade de Aveiro), integrado no projecto ENTREculturalidades/INTERtextualidades.
André Roque Cardoso estreia música de Compositores Portugueses
O pianista André Roque Cardoso irá estrear no próximo dia 24 de Abril, no Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, as seguintes obras de compositores portugueses editados pelo MIC.PT: 4 Fantasmas, para piano (mão esquerda) de António Chagas Rosa, Tanka, para piano (mão esquerda) e electrónica de Eduardo Luís Patriarca, e Sinistram Umbra de José Carlos Sousa.
João Pedro Oliveira
João Pedro Oliveira, compositor editado pelo MIC.PT, irá ter a sua obra Magma, para violino e eletrónica tocada no Latin is America na Michigan State University, no próximo dia 17 Abril. No dia 19 de Abril o compositor irá apresentar uma conferência sobre espacialização sonora no II Coloqui Pensar / Crear / Investigar en Músicas y Tecnologias em Santiago do Chile. Ainda em Abril, no dia 22, João Pedro Oliveira irá ter as suas obras Neshamah e 'Âphâr tocadas no III festival de Música Eletroacustica de la Pontificia Universidad Catolica de Chile e, no dia 26, a estreia de uma obra pelo Performa Ensemble.
Pedro Rebelo
Pedro Rebelo, compositor editado pelo MIC.PT, irá estar em residência artística em Abril no International Iberan Nanotechnology Laboratory (INL), em Braga, com produção da GNRation de Braga.
Fernando Lapa
O compositor editado pelo MIC.PT, Fernando Lapa, irá ter a sua obra Storyboard, 6 miniaturas para piano a 4 mãos, interpretada por João Lucena e Vale e José Bon de Sousa no Concerto Antena 2 no O'culto da Ajuda, no próximo dia 4 de Abril, às 21h00.
José Mesquita Lopes
José Mesquita Lopes, compositor editado pelo MIC.PT, irá leccionar, nos dias 5 e 6 de Abril, uma Masterclass de Guitarra destinada a todos os níveis, na Escola de Música "Luís António Maldonado Rodrigues" em Torres Vedras.
Daniel Schvetz
A começar no dia 2 de Abril, a Antena 2 irá transmitir aos domingos o programa Travessia com autoria de Daniel Schvetz, integrado no ciclo de emissões Caleidoscópio. Cada um dos programas é dedicado à música de um país da America Latina, o primeiro dos quais é Cuba. No dia 4 de Abril, no Concerto Antena 2 no O'culto da Ajuda às 21h00, o compositor editado pelo MIC.PT, irá ainda ter a sua obra Entre Douro e Vouga interpretada por João Lucena e Vale e José Bon de Sousa.
NOVIDADES MIC.PT
ACTUALIDADE
 
música hoje na antena 2

7 de Abril, à 1h00
Novas edições discográficas

Em Abril, Música Hoje dedica-se a revelar novas edições discográficas com música portuguesa da actualidade, e a primeira emissão de Abril será dedicada a descobrir a recente edição monográfica do mpmp (movimento patrimonial pela música portuguesa) dedicada a Cândido Lima. Este CD tem por título Oceânides e inclui várias obras de Cândido Lima gravadas ao vivo por músicos e agrupamentos portugueses e estrangeiros.

21 de Abril, à 1h00
Novas edições discográficas

Nesta segunda emissão de Abril, Música Hoje continua a divulgar novas edições discográficas com música portuguesa da actualidade e dará a ouvir algumas das mais recentes edições da Creative Sources recordings, editora prolífica fundada por Ernesto Rodrigues que tem gravado e editado a música de numerosos músicos que se dedicam à improvisação livre.
Ocasião pois para descobrir nomeadamente Maat mons pela Variable Geometry Orchestra e Théatron pelo Suspensão, entre outras edições que revelaremos em primeira mão.

partituras mic.pt
O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui presentemente 971 obras de 63 compositores portugueses. A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles e programadores; e ainda o seu estudo no meio académico.
EDIçÕES DIGITAIS mic.pt
JOÃO MADUREIRA
Dossier n.º 12: Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI
Este mês de Abril, no contexto da nova série dos Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, editamos e disponibilizamos on-line uma nova publicação - a versão portuguesa do Dossier n.º 12 dedicada a João Madureira. A série Dossiers: Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, tem como objectivo promover o trabalho das compositoras e dos compositores portugueses da actualidade, constituindo uma "introspecção" no trabalho de cada um dos criadores, sendo simultaneamente um incentivo para investigar e (re)descobrir a sua música, assim como a sua reflexão estética e filosófica. Cada um dos Dossiers é composto de uma nota biográfica, questionário/entrevista ou artigo musicológico, catálogo de obras com duas ordenações (por instrumentação e por ordem cronológica) e discografia.

Neste momento no MIC.PT estão disponíveis os seguintes Dossiers: Dossier n.º 1 . Paulo Ferreira-Lopes; Dossier n.º 2 . Sara Carvalho; Dossier n.º 3 . António Ferreira; Dossier n.º 4 . António Chagas Rosa; Dossier n.º 5 . Bruno Gabirro; Dossier n.º 6 . Christopher Bochmann; Dossier n.º 7 . Patrícia Sucena de Almeida; Dossier n.º 8 . Miguel Azguime; Dossier n.º 9 . Ricardo Ribeiro; Dossier n.º 10 . Pedro Rebelo; Dossier n.º 11 . Vítor Rua e Dossier n.º 12 . João Madureira.
estreias recentes
Duarte P. Dinis Silva
Misty - Symphonic Poem

4 de Março, CineTeatro de S. Pedro de Abrantes
Orquestra Sinfónica do Conservatório Regional de Castelo Branco
Bruno Cândido, direção
Sara Carvalho
a2

19 de Março, Grande Auditório, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Orquestra Gulbenkian
Pedro Neves, maestro
Rui Sul Gomes, timbales
Nuno Aroso, percussão
Christopher Bochmann
Uma grande razão

25 de Março, Grande Auditório, Centro Cultural de Belém
Orquestra Sinfónica Juvenil
Armando Possante, barítono
Sara Carvalho
The poem is sleeping

25 de Março, Teatro Municipal da Guarda - Pequeno Auditório
Grupo de Música Contemporânea Síntese
Jan Wierzba, direcção
Carisa Marcelino, acordeão
Vasco Mendonça
If it's a party why was there so much blood

25 de Março, Teatro Municipal da Guarda - Pequeno Auditório
Grupo de Música Contemporânea Síntese
Jan Wierzba, direcção
Carisa Marcelino, acordeão
Paulo Jorge Ferreira
Insígnia, para Acordeão e Ensemble

25 de Março, Teatro Municipal da Guarda - Pequeno Auditório
Grupo de Música Contemporânea Síntese
Jan Wierzba, direcção
Carisa Marcelino, acordeão
Pedro Rebelo
In a Line for

28 de Março, Sonic Arts Research Centre, Belfast
Quasar Saxophone Quartet
Eduardo Luís Patriarca
…da morte e sobrevivência (meditação de Magdala)

31 de Março, Teatro Municipal de Vila do Conde
Lisbon Ensemble XX/ XXI
Pedro Pinto Figueiredo, direcção
João Quinteiro
Eros

31 de Março, Teatro Municipal de Vila do Conde
Lisbon Ensemble XX/ XXI
Pedro Pinto Figueiredo, direcção
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN MIC.PT Youtube IAMIC Facebook Desactivar Subscrição