se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
Carlos Alberto Augusto
Carlos Alberto Augusto, compositor editado pelo MIC.PT, irá ter a sua ópera para soprano e electrónica TMIE: on the threshold of the outside world interpretada pela soprano Marina Pacheco e espacializada por Carlos Alberto Augusto, no dia 16 de Junho, no Teatro da Trindade.
Amilcar Vasques-Dias
Nos dias 16, 17 e 18 de Junho, no Convento dos Capuchos em Almada, o compositor editado pelo MIC.PT, Amilcar Vasques-Dias, irá ter a estreia da sua ópera Chamilly, Mon Amour - Uma história de Soror Mariana Alcoforado a partir de “Cartas Portuguesas”, com libreto de Helena da Nóbrega.
Daniel Schvetz
A Conferência dos Pássaros ópera em 5 actos, para solistas, coro e orquestra de Daniel Schvetz irá ser estreada no dia 17 no Grande Auditório do CCB. A ópera do compositor editado pelo MIC.PT irá ser apresentada pelo Coro e Orquestra do Atelier Musical da Escola de Música do Conservatório Nacional também no dia 18.
Percussão Extraordinária com obras de compositores portugueses
Durante o mês de Junho, o O'culto da Ajuda irá apresentar o ciclo Percussão Extraordinária, integrado nas Festas de Lisboa 2017. Integram este ciclo recitais pelos percussionista Miguel Bernat, Pedro Carneiro e Nuno Aroso, e ainda o Drumming Marimba Quartet, durante o qual irão ser estreadas as obras Orbital Shift Variations, para quarteto de marimbas, e Trabalhos da Madeira para marimba e electrónica, de Miguel Azguime, e Omniscience is a Collective de Jaime Reis, compositores editados pelo MIC.PT. Também serão interpretadas as obras Música Para 30 Metais de Luís Antunes Pena e Vox Sum Vitae de João Pedro Oliveira, compositores igualmente editados pelo MIC.PT, assim como as obras Ki/Mzungo de Pedro Carneiro, Estudo de Oitavas de Nuno Côrte-Real e No Moon de José Alberto Gomes.
Jaime Reis
Jaime Reis irá ter a sua obra Omniscience is a Collective interpretada por Nuno Aroso no ciclo Percussão Extraordinária, no dia 17 de Junho, no O'culto da Ajuda. Ainda em Junho, o compositor editado pelo MIC.PT irá ter a sua obra Sinais no Tempo interpretada por Bertrand Chavarría-Aldrete no Centro Português de Fotografia, no Porto, no dia 25 de Junho.
Miguel Azguime
Miguel Azguime, compositor editado pelo MIC.PT, irá ter a estreia da sua obra Orbital Shift Variations pelo Drumming Marimba Quartet no dia 2 e a estreia da sua obra Trabalhos da Madeira por Pedro Carneiro para marimba e electrónica, no dia 16. Estas estreias estão integradas no ciclo Percussão Extraodiránia, que terá lugar no O'culto da Ajuda, em Lisboa durante o mês de Junho. No dia 25, o compositor terá ainda a sua obra Illuminations interpretada pelo Orquestra de Câmara Portuguesa e dirigida por Pedro Carneiro, na Casa da Música.
Pedro Amaral
A Orquestra Gulbenkian, dirigida por Pedro Amaral, compositor editado pelo MIC.PT, irá estrear a sua ópera Beaumarchais no dia 22 de Junho. Esta ópera estará em cena no Teatro Nacional D. Maria II até dia 2 de Julho e conta com encenação de Jorge Andrade, os barítonos Luís Rodrigues e André Henriques, a mezzo-soprano Carolina Figueiredo, as sopranos Joana Seara e Eduarda Melo, e o tenor Marcos Alves dos Santos.
João Pedro Oliveira
A obra Petals (video) de João Pedro Oliveira foi seleccionada para ser incluída no festival Anima Mundi. Entre 11 e 18 de Junho o compositor irá participar no ISEA (International Symposium on electronic art), onde irá ser interpretada a sua obra 'Âphâr. O compositor editado pelo MIC.PT estará em tournée na Argentina com a sua obra In Tempore interpretada pela pianista Ana Cláudia Assis: dia 16 no Conservatório Ginastera, dia 17 no Conservatório Falla (Buenos Aires), dia 20 na Universidade La Rioja e dia 23 na Universidade de Cordobairá. No dia 17, o compositor irá ter a sua obra Vox Sum Vitae interpretada por Nuno Aroso, num concerto integrado no ciclo Percussão Extraórdinária, no O'culto da Ajuda. O compositor editado pelo MIC.PT irá ter também a sua obra Titanium, para piano a 4 mãos e 2 pianos de brinquedo, interpretada no New York Computer and Electronic Music Festival no dia 21. Ainda em Junho, João Pedro Oliveira terá a sua obra Piramides de Cristal interpretada no 10x10 Concert Series em Londres, no dia 28.
 
música hoje na antena 2

2 de Junho, à 1h00
Percussão Extraordinária – Drumming e Miguel Bernat

Em Junho tem lugar no O’culto da Ajuda e integrado nas Festas de Lisboa 2017 um ciclo de recitais dedicados à percussão.
4 nomes maiores da percussão em Portugal mostram do que a extraordinária percussão é capaz nos séculos XX e XXI através de um percurso musical com obras de referência e obras portuguesas do nosso tempo através da excelência instrumental de 4 solistas / agrupamentos que se destacam no panorama musical português da actualidade.
Os primeiros recitais terão lugar nos dias 2 e 3 de Junho e serão protagonizados pelo Drumming Marimba Quartet e por Miguel Bernat e é deles que daremos conta revelando as suas propostas na primeira emissão deste mês de Música Hoje.

16 de Junho, à 1h00
Percussão Extraordinária – Pedro Carneiro e Nuno Aroso

Dando continuidade à primeira emissão de Junho, o segundo Música Hoje deste mês irá revelar algumas das propostas que os percussionistas Pedro Carneiro e Nuno Aroso nos irão oferecer nos dois recitais que terão lugar no O’culto da Ajuda em Lisboa nos dias 16 e 17 de Junho respectivamente, recitais estes integrados no ciclo Percussão Extraordinária que nos mostram do que a extraordinária percussão é capaz nos séculos XX e XXI através de um percurso musical com obras de referência e obras portuguesas do nosso tempo.

30 de Junho, à 1h00
Concurso Internacional de Composição Electroacústica: Música Viva 2017

A terceira e última emissão de Junho de Música Hoje é dedicada a revelar em primeira mão as obras premiadas do “Concurso Internacional de Composição Electroacústica Música Viva 2017” que decorreu no final do mês de Maio passado em Lisboa.

partituras mic.pt
O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui presentemente 971 obras de 63 compositores portugueses. A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles e programadores; e ainda o seu estudo no meio académico.
EDIçÕES DIGITAIS mic.pt
ANTÓNIO DE SOUSA DIAS
Dossier n.º 13: Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI
Este mês de Junho, no contexto da nova série dos Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, editamos e disponibilizamos on-line uma nova publicação - a versão portuguesa e versão inglesa do Dossier n.º 13 dedicada a António de Sousa Dias. A série Dossiers: Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, tem como objectivo promover o trabalho das compositoras e dos compositores portugueses da actualidade, constituindo uma "introspecção" no trabalho de cada um dos criadores, sendo simultaneamente um incentivo para investigar e (re)descobrir a sua música, assim como a sua reflexão estética e filosófica. Cada um dos Dossiers é composto de uma nota biográfica, questionário/entrevista ou artigo musicológico, catálogo de obras com duas ordenações (por instrumentação e por ordem cronológica) e discografia.

Neste momento no MIC.PT estão disponíveis os seguintes Dossiers: Dossier n.º 1 . Paulo Ferreira-Lopes; Dossier n.º 2 . Sara Carvalho; Dossier n.º 3 . António Ferreira; Dossier n.º 4 . António Chagas Rosa; Dossier n.º 5 . Bruno Gabirro; Dossier n.º 6 . Christopher Bochmann; Dossier n.º 7 . Patrícia Sucena de Almeida; Dossier n.º 8 . Miguel Azguime; Dossier n.º 9 . Ricardo Ribeiro; Dossier n.º 10 . Pedro Rebelo; Dossier n.º 11 . Vítor Rua; Dossier n.º 12 . João Madureira e Dossier n.º 13 . António de Sousa Dias.
estreias recentes
Alexandre Delgado
Quarteto Breve

1 de Maio, Salão Nobre do Teatro Aveirense
Grupo De Percussão Da Esmae (Porto):
Manuel Campos, orientação
Alexandre Silva, Bruno Félix, Daniel Araújo, Diogo Mota, Jonathan Silva, José Sousa, Jorge Pereira, Ricardo Mateus, Tomás Rosa
Nuno Peixoto de Pinho
sU:sÓ

2 de Maio, Casa da Música, Porto
Ricardo Alves, clarinete
Victor Pereira, clarinete
Jorge Prendas
Theobald Park

2 de Maio, Casa da Música, Porto
Ricardo Alves, clarinete
Victor Pereira, clarinete
João Castro Pinto e Philippe Lamy
SONICANVAS

3 de Maio, Alte Schmiede, Viena, Áustria
João Castro Pinto, electrónica
Philippe Lamy, laptop
Jaime Reis
Fluxus, Dimensionless sound (B)

5 de Maio, Academie Rainier III, Mónaco
Clara Saleiro, flauta
Paulo Bastos
Missae brevis

6 de Maio, Basílica dos Congregados, Braga
Diogo Zão, Órgão
Sara Amorim, Oboé
Pequenos Cantores de Esposende, Coro
Helena Venda Lima, Direção
José Eduardo Rocha
Balada para Violone e Piano

6 de Maio, O'culto da Ajuda, Lisboa
José Eduardo Rocha, violino Chicco®
Duncan Fox, violone em Sol
Vasco Lourenço, piano
Armando Santiago
Quarteto de cordas

6 de Maio, Salão Nobre do Teatro Aveirense
Quarteto Douro
Armando Santiago
Groupes II, para piano

6 de Maio, Salão Nobre do Teatro Aveirense
Elsa Silva
Ângela da Ponte
Macrophylla III, para dois pianos e electrónica

7 de Maio, Salão Nobre do Teatro Aveirense
Margarida Alves e Margarida Oliveira, piano
João Pais
Formgefühle, para flauta e electrónica

7 de Maio, Salão Nobre do Teatro Aveirense
Ricardo Carvalho, flauta
Jaime Reis
Bartolomeu, para piano e electrónica

7 de Maio, Salão Nobre do Teatro Aveirense
Francisco Ferreira, piano
Tiago Cutileiro
Drone, para clarinete e electrónica

7 de Maio, Salão Nobre do Teatro Aveirense
Lourenço Afonso, clarinete
Rui Penha
en•harmónico, para harpa e electrónica

7 de Maio, Salão Nobre do Teatro Aveirense
Frederica Campos, harpa
Ricardo Guerreiro
Estudo simples para instrumento solo e electrónica - fagote

7 de Maio, Salão Nobre do Teatro Aveirense
Bruno Dias, fagote
Rui Dias
Miniatura, para guitarra e electrónica

7 de Maio, Salão Nobre do Teatro Aveirense
Matilde Freiria, guitarra
Cândido Lima
IT ONLY TAKES TWO MINUTES TO..., para saxofone e electrónica

7 de Maio, Salão Nobre do Teatro Aveirense
Tomás Silva, saxofone
Carlos Caires
Bamarim-marim-im-im, para marimba e electrónica

7 de Maio, Salão Nobre do Teatro Aveirense
Toni Mateus, marimba
António Pinho Vargas
3 Pontos no Espaço

7 de Maio, Basílica do Palácio Nacional de Mafra, Mafra
Ludger Lohmann, órgão
Reinhard Jaud, órgão
Roberto Antonello, órgão
Steffen Schlandt, órgão
Juan de la Rubia, órgão
João Vaz, órgão
Jaime Reis
Inverso Sangue: Granito, para 2 ensembles

10 de Maio, Colónia, Alemanha
Ensemble Musik Fabrik
João Pedro Oliveira
Ut Ex Invisibilibus Visibilia Fiant, para orquestra e eletrónica

12 de Maio, Casa da Música, Porto
Luís Antunes Pena
CAFFEINE, para clarinete baixo, piano/sampler, percussão, guitarra eléctrica, violoncelo, electrónica

13 de Maio, Karlstr. 58, 78166 Donaueschingen, Alemanha
ensemble asamisimasa
Jaime Reis
Inverso Sangue: Granito B

13 de Maio, Barcelona
"Barcelona Modern Project”
Luís Antunes Pena
SANFTANLAUF, para violino, saxofone, e-guitar, trombone e electrónica

14 de Maio, sinkt-niklas, Bélgica
nadar ensemble
Clotilde Rosa
Paisagem Interior

14 de Maio, Centro Cultural de Belém, Lisboa
Horácio Ferreira (Prémio Jovens Músicos 2014), clarinete
Alan Buribayev, direcção
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Jaime Reis
Voces excipere

16 de Maio, Madrid, Espanha
"Soli-Tutti”
Denis Gautheyrie, direcção
Antonio Sousa Dias
Raiana (#2)

16 de Maio, Madrid, Espanha
"Soli-Tutti”
Denis Gautheyrie, direcção
Rui Dias
Moda da Oliveira

16 de Maio, Madrid, Espanha
"Soli-Tutti”
Denis Gautheyrie, direcção
Miguel Carvalhinho, viola beiroa
Luís Coelho, guitarra portuguesa
Fábio Palma, acordeão
António Bento, violoncelo
Ricardo Sousa, contrabaixo
Eduardo Luís Patriarca
We Are All Made of Star Dust

20 de Maio, O'culto da Ajuda, Lisboa
Pedro Neves, direcção
Sílvia Cancela, flauta
Nuno Pinto, clarinete
Elsa Silva, piano
Suzanna Lidegran, violino
Luís André Ferreira, violoncelo
Ricardo Ribeiro
Asper, (estreia versão completa)

20 de Maio, O'culto da Ajuda, Lisboa
Pedro Neves, direcção
Sílvia Cancela, flauta
Nuno Pinto, clarinete
Elsa Silva, piano
Suzanna Lidegran, violino
Luís André Ferreira, violoncelo
Pedro Rebelo
Gathering Dust

20 de Maio, O'culto da Ajuda, Lisboa
Pedro Neves, direcção
Sílvia Cancela, flauta
Nuno Pinto, clarinete
Elsa Silva, piano
Suzanna Lidegran, violino
Luís André Ferreira, violoncelo
Paula Pinto, António de Sousa Dias, Daniel Rondulha e José Luís Ferreira
MUTABILIS/rosa

21 de Maio, O'culto da Ajuda, Lisboa
Paula Pinto, Criação e Interpretação (movimento e figurino)
António de Sousa Dias, criação sonora, video e programação
Daniel Rondulha, criação vídeo, videomapping
José Luís Ferreira, projecção sonora
Alexandra Monteiro e Rafael Saldanha, Execução de guarda-roupa
Robert Fuchs, Desenho de Luz
Barbara Simões da Hora e Luís Fernandes, Conteúdos vídeo adicionais
Associação sentidosilimitados, Produção
Miso Music Portugal, Co-Produção
O’Culto da Ajuda, Residência de Criação
Rui Torres
a separação: a(n)estesia

26 de Maio, O'culto da Ajuda, Lisboa
Rui Torres, concepção; poesia e sua codificação em XML; desenho de interface (HTML e CSS)
Nuno Ferreira, programação em JavaScript
Nuno M Cardoso, voz
Luís Aly, som e processamento sonoro
Rui Torres
Estou Vivo e Escrevo Sol

26 de Maio, O'culto da Ajuda, Lisboa
Rui Torres, concepção; poesia e sua codificação em XML; desenho de interface (HTML e CSS)
Nuno Ferreira, programação em JavaScript
Nuno M Cardoso, voz
Luís Aly, som e processamento sonoro
Rui Torres
Poemas no Meio do Caminho

26 de Maio, O'culto da Ajuda, Lisboa
Rui Torres, concepção; poesia e sua codificação em XML; desenho de interface (HTML e CSS)
Nuno Ferreira, programação em JavaScript
Nuno M Cardoso, voz
Luís Aly, som e processamento sonoro
João Castro Pinto
Obsidia - dos sons invisíveis ou das imagens audíveis

26 de Maio, O'culto da Ajuda, Lisboa
João Castro Pinto, projecção sonora
Paulo Ferreira-Lopes
Pulses

26 de Maio, O'culto da Ajuda, Lisboa
José Luís Ferreira, projecção sonora
Miguel Azguime
Luminiferous Aether

27 de Maio, O'culto da Ajuda, Lisboa
Henrique Portovedo, saxofones
João Barradas, acordeão
Filipe Quaresma, violoncelo
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN MIC.PT Youtube IAMIC Facebook Desactivar Subscrição