se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui . if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos . apologies for cross-posting
ISABEL SOVERAL EM FOCO NO MIC.PT EM SETEMBRO
Em Setembro a secção Em Foco do MIC.PT é dedicada a Isabel Soveral, coincidindo com o lançamento do Dossier n.º 15 desta compositora editada pelo MIC.PT, no âmbito da série das edições digitais do MIC.PT: Dossiers . Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI.
Nascida no Porto em 1961, aos 18 anos Isabel Soveral frequentou o curso de Composição orientado por Jorge Peixinho, com quem viria a trabalhar até 1988, e que, juntamente com Joly Braga Santos, foi uma das personalidades principais no processo da sua formação musical. No mesmo ano, a compositora ingressou na Universidade Estadual de Nova Iorque em Stony Brook, onde estudou sob a orientação de Daria Semegen e Bulent Arel.
Desde 1995 Isabel Soveral é professora de Composição, Teoria e Análise Musical na Universidade de Aveiro, sendo presentemente directora do Centro de Investigação em Música Eletroacústica, criadora da plataforma EAW - Electroacoustic Winds, e coordenadora do Congresso Internacional EAW 2017 - a decorrer de 13 a 17 de Novembro próximo. Isabel Soveral é também membro do INET-MD, onde coordena o grupo de Composição, Teoria e Tecnologia da Música; e desde 2008 integra o Conselho Científico do Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa.
O factor distintivo da música de Isabel Soveral, tanto ao nível macro como micro, é a morfose, transformação constante de peça em peça, sendo que a compositora tem tendência para unir as suas obras em ciclos. Na sua música, com uma forte influência do modernismo, destaca-se também uma componente “visual”, que se reflecte na sua maneira de trabalhar com “massas” ou “tecidos sonoros” por analogia às artes visuais.
Em Setembro visitem a nossa secção Em Foco dedicada à obra de Isabel Soveral.
Foto: © Sofia Moraes
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
António Ferreira

A obra About the Shovel and the Atom (2017) de António Ferreira, compositor editado pelo MIC.PT, foi apresentada no dia 24 de Agosto no âmbito do Festival Futura 2017, que decorreu no Espaço Soubeyran em Crest em França, entre os dias 23 e 26 de Agosto. O programa deste concerto, com a interpretação de Olivier Lamarche, incluiu também novas criações de Céline Périer, Christophe Lambert, Sylvia Lebranchu e Matthieu Guillin.
Ricardo Matosinhos

A obra B(h)ORN T’WIN (2016) para ensemble de trompas de Ricardo Matosinhos será estreada no próximo dia 10 de Setembro no Peaceful Grove United Methodist Church em Woodbury (Estados Unidos da América). A peça deste compositor editado pelo MIC.PT ganhou o primeiro prémio no 2016-17 International Composition Competition for Works for Large Horn Ensemble organizado pelo Twin Cities Horn Club e American Composers Forum.
Igor C. Silva

Um concerto com música de Igor C. Silva irá decorrer no próximo dia 9 de Setembro, no âmbito do Gaudeamus Muziekweek em Utrecht nos Países Baixos. O programa da performance realizada pelo Trash Panda Collective inclui quatro obras de 2016 deste compositor editado pelo MIC.PT: Your Trash para percussão, electrónica e vídeo; Plastic Air para duo flexível, electrónica e vídeo/luz; Static on my fingers para grupo de improvisadores, electrónica e vídeo; e  Smart-alienation para um pequeno ensemble flexível, electrónica e vídeo.
JaIme Reis

Jaime Reis, compositor editado pelo MIC.PT, é em Setembro professor no âmbito do curso: Electroacoustic Masterclasses // Kyiv Contemporary Music Days. O evento, a decorrer entre 4 e 10 de Setembro na Ucrânia, conta também com a participação de: Åke Parmerud (Suécia), Alla Zagaykevych (Ucrânia) e Mehmet Can Özer (Truquía); sendo dirigido a estudantes de composição. No contexto do curso, a 9 de Setembo terá lugar um espectáculo, cujo programa inclui três obras de Jaime Reis: Fluxus, Lift (2013); Jeux de l'espace (2015); Fluxus, Dimensionless Sound (2012/17).
[ka'mi]

A estreia mundial de Mirando eu Miranda (2017) de [ka’mi], compositor editado pelo MIC.PT, decorreu no passado dia 24 de Agosto no âmbito do IV Bienal Música Hoje em Curitiba no Brasil. O concerto, cujo programa incluiu peças de numerosos compositores da actualidade, contou com a participação dos músicos do ensemble austríaco Platypus: Kaoko Amano (soprano), Theresia Schmidinger (clarinetes) e Marianna Oczkowska (violino). Outra obra de [ka’mi], Freed(om) of Choice (2017), será estreada a 23 de Setembro em Viena no âmbito do 10.º aniversário do Ensemble Platypus.
João Pedro Oliveira

A obra acusmática Stream (2015) de João Pedro Oliveira faz parte da selecção do Festival Bahía[in]sonora na Argentina, onde está em exibição permanente em Agosto e Setembro de 2017. Da produção para electrónica e vídeo deste compositor editado pelo MIC.PT, a obra Neshamah (2015) recebeu medalha de prata no London Short Film Festival (Reino Unido) na categoria de filme experimental, e foi finalista no Los Angeles Cine Fest (Estados Unidos) na mesma categoria. Além disso, a videomúsica Petals (2016) de João Pedro Oliveira foi seleccionada para o Festival Cinesonika 2017 no Canadá.
Música de compositores portugueses por Nuno Aroso

Suspensus é o título do espectáculo do percussionista Nuno Aroso e artista digital Pedro Tudela, que decorrerá a 2 de Setembro no âmbito da Noite Branca de Braga. O programa do evento inclui três obras de compositores portugueses editados pelo MIC.PT: Música para 30 Metais (2012) de Luís Antunes Pena, Vux Sum Vitae (2011) de João Pedro Oliveira e A Omnisciência é um Colectivo (2017) de Jaime Reis; além de peças de Nicolaus A. Huber e Lei Liang. Como dizem os criadores deste espectáculo multimédia - Suspensus exprime os conceitos de Geocentrismo, Heliocentrismo e Gravitação Universal num espetáculo que funde os domínios da arquitetura, da música e da arte digital, numa relação espectador-espaço-tempo-espetáculo.
Música de Compositores Portugueses por Inês Simões

Obras de quatro compositores editados pelo MIC.PT, de Igor C. Silva (estreia absoluta de Deviation Point para soprano, electrónica e vídeo, encomenda da Miso Music Portugal), Amílcar Vasques Dias, Constança Capdeville e Miguel Azguime (estreia absoluta de Aliterações de Água para soprano e electrónica), serão apresentadas entre os dias 15 e 17 de Setembro no O'culto de Ajuda em Lisboa, pela cantora Inês Simões, colaboradora frequente da Fundação Calouste Gulbenkian, particularmente interessada na criação de compositores dos séculos XX e XXI. O programa desta performance para soprano solo, Da solidão, inclui ainda peças de Diogo A. Batista, Georges Aperghis e Kaija Saariaho.
CMMR2017 Matosinhos

Rui Penha, compositor editado pelo MIC.PT e Matthew Davies são presidentes do CMMR 2017 - International Symposium on Computer Music Multidisciplinary Research, que decorrerá entre os dias 25 e 28 de Setembro em Matosinhos. O programa deste encontro, organizado sob o tema Music Technology with Swing, inclui sessões científicas de apresentação e debates sobre as relações entre a música e a tecnologia. O CMMR2017 inclui também quatro concertos com a música de numerosos compositores, entre os quais: Filipe Lopes, compositor editado pelo MIC.PT, e vários outros criadores portugueses - Francisca Martins, Pedro Louzeiro e Carlos Guedes.
Eco-Percurso na Paisagem

Eco-Percurso na Paisagem é o título de uma criação do Teatro do Frio, que perspectiva a paisagem através do corpo, da oralidade e da acústica, focando a sua pesquisa na procura de momentos de beleza, que ocorrem sem propósitos aparentes. O espectáculo, com a direcção artística de Rodrigo Malvar, inclui a participação de vários artistas, entre os quais Filipe Lopes, compositor editado pelo MIC.PT, assim como outros músicos portugueses - Fátima Fonte e Tiago Angelo - responsáveis pela pesquisa, composição musical e electrónica. Eco-Percurso na Paisagem será apresentado nos dias 29 e 30 de Setembro em Vila Nova de Gaia.
 
música hoje na antena 2
8 de Setembro de 2017, à 1h00
Presença da Música Portuguesa no Festival World New Music Days da Sociedade Internacional de Música Contemporânea da UNESCO . #5

A primeira emissão de Setembro de Música Hoje prossegue o ciclo dedicado a apresentar as várias obras dos compositores portugueses que representaram Portugal nos festivais World New Music Days, desde 2000 até hoje.
A edição de 8 de Setembro traz-nos a música portuguesa apresentada nos Festivais World New Music Days de 2010, 2011, 2012 e 2013.

22 de Setembro de 2017, à 1h00
Presença da Música Portuguesa no Festival World New Music Days da Sociedade Internacional de Música Contemporânea da UNESCO . #6

A segunda emissão de Setembro de Música Hoje encerra o longo ciclo dedicado a apresentar as várias obras dos compositores portugueses da actualidade que representaram Portugal nos festivais World New Music Days, desde 2000 até hoje.
A edição de 22 de Setembro traz-nos a música portuguesa apresentada nos Festivais World New Music Days de 2014, 2015, 2016 e 2017.
partituras mic.pt
O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui presentemente 971 obras de 63 compositores portugueses. A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles e programadores; e ainda o seu estudo no meio académico.
EDIçÕES DIGITAIS mic.pt
Isabel Soveral
Dossier n.º 15 . Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI

Este mês de Setembro, no contexto da série dos Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, editamos e disponibilizamos on-line uma nova publicação - a versão portuguesa do Dossier n.º 15 dedicada a Isabel Soveral.
Neste momento no MIC.PT estão disponíveis 15 Dossiers dedicados aos compositores: Paulo Ferreira-Lopes, Sara Carvalho, António Ferreira, António Chagas Rosa, Bruno Gabirro, Christopher Bochmann, Patrícia Sucena de Almeida, Miguel Azguime, Ricardo Ribeiro, Pedro Rebelo, Vítor Rua, João Madureira, António de Sousa Dias, Fernando C. Lapa, Isabel Soveral.
estreias recentes
Ricardo Guerreiro
Fresina

1 de Julho, O'culto da Ajuda, Lisboa, Portugal
Paulo Galão, clarinete baixo
Philippe Trovão, saxofone tenor
Pedro Frazão, eufónio
Manuel Guimarães, melódica
André Hencleeday, piano
Ricardo Guerreiro, computador
Alexandre Almeida
Mesa para Cinco

11 de Julho, II Eurosax, Casa da Música, Porto, Portugal
Solistas da BSP: Gilberto Bernardes, Hugo Marinheiro, Isabel Anjo, Jorge Sousa e Marcelo Marques
João Pedro Oliveira
Derivative I

13 de Julho, Carnegie Hall, New York, EUA
Alessandro Cazzatto, violino
[ka'mi]
Mirando eu Miranda

24 de Agosto, IV Bienal Música Hoje, Curitiba, Brasil
Ensemble Platypus . Kaoko Amando, soprano . Marianna Oczkowska ,violino . Theresia Schmidinger, clarinete baixo
Novidades MIC.PT
Resultados da 1ª Edição do Concurso Nacional de Composição Coral Manuel Emílio Porto

A Câmara Municipal das Lajes do Pico, que organiza o Concurso Nacional de Composição Coral Manuel Emílio Porto em parceria com o Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa e a Associação Portuguesa de Educação Musical, anunciou os resultados da 1ª Edição do referido prémio, ao qual concorreram 17 obras: 12 na categoria de Coro Misto e 5 na categoria de Vozes Brancas.
Na Categoria de Coro Misto o título de vencedor foi atribuído à obra Na Mão de Deus de Tomás Sousa Ferreira, sobre um texto de Antero de Quental. Nesta categoria o júri do Concurso atribuiu ainda duas Menções Honrosas às peças: Amar! de Miguel Pereira de Carvalho, sobre um poema de Florbela Espanca; e ...tudo vale a pena se a alma não é pequena de Gustavo Silva Pais Gonçalves, sobre um texto de Fernando Pessoa. Na Categoria de Vozes Brancas do Concurso foram distinguidas duas obras: o título de vencedor coube a Henrique Jonas Simões Piloto pela obra Oh, que eco que aqui há, sobre um texto da literatura tradicional portuguesa; a Menção Honrosa foi atribuída a Ângela Maria Soares da Ponte, compositora editada pelo MIC.PT, pela obra Cão, sobre um poema de Alexandre O'Neill.
A 1.ª edição do Concurso Nacional de Composição Coral Manuel Emílio Porto, com o objectivo de promover a criação musical de obras para coro, valorizando, simultaneamente, a literatura portuguesa, teve por júri Christopher Bochmann, compositor editado pelo MIC.PT, Antero Ávila e Jorge Matta.
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN MIC.PT Youtube IAMIC Facebook Desactivar Subscrição