pedimos desculpa por envios múltiplos
FALECEU CLOTILDE ROSA
Clotilde Rosa (1930-2017), compositora, harpista e professora, faleceu no passado dia 24 de Novembro de 2017, aos 87 anos.

“A sua irrupção criativa na cena musical portuguesa é simultaneamente atípica e sintomática” - como escreveu Manuel Pedro Ferreira nas páginas do livro Dez Compositores Portugueses (2007, Lisboa). Clotilde Rosa foi uma das primeiras a trazer para o meio musical português, juntamente com Jorge Peixinho, a experiência dos famosos Cursos de Verão de Darmstadt. Despertou para a composição por volta dos quarenta e cinco anos de idade, através da participação, enquanto intérprete, no Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, tornando-se numa das individualidades mais importantes no que à criação e à divulgação da música contemporânea diz respeito - foi "a mãe" para muitos compositores portugueses da actualidade.

O catálogo de obras de Clotilde Rosa inclui cerca de 110 títulos (grande parte dos quais encontram-se editados pelo MIC.PT): obras de música de câmara, música orquestral, uma ópera, um bailado e também peças didácticas; várias delas ainda à espera das suas primeiras apresentações públicas. Na sua linguagem musical, numa postura de liberdade criativa, Clotilde Rosa não obedeceu a nenhum código estabelecido, utilizando de forma livre uma simbiose de várias estéticas – do serialismo ao minimalismo repetitivo presente em obras com fragmentos aleatórios. É o conteúdo dramático, emocional e poético aquilo que Clotilde Rosa sempre valorizou mais na música.
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música