se não conseguir visualizar esta newsletter >> clique aqui · if you can't see this newsletter >> click here
pedimos desculpa por envios múltiplos · apologies for cross-posting
Compositores e Compositoras on-line

A obra de vídeo-musica Things I Have Seen in My Dreams (2019) de João Pedro Oliveira faz parte da selecção oficial (Monthly Selections January–April 2020) do Santiago Independent Film Awards, na categoria Best Experimental. Esta obra, entre várias outras peças de vídeo-música deste compositor editado pelo MIC.PT, está disponível no
>> Canal Vimeo de João Pedro Oliveira.

Miguel Azguime, compositor editado pelo MIC.PT, está a compor uma nova obra para o texto de Alberto Pimenta, Discurso sobre o Filho-da-Puta, que terá antestreia no Teatro da Rainha (Caldas da Rainha) a 24 de Junho. Trata-se de um projecto conjunto com o encenador Fernando Mora Ramos, numa realização teatral e coral. Discurso sobre o Filho-da-Puta é um poema em prosa, de argumento filosófico, em que a palavra não tem só a função de significar, mas dá também origem a um artifício estilístico.
Novidades MIC​.​PT
1.º Encontro on-line · Perspectivas da Música Portuguesa – Cooperação em Rede

No passado dia 29 de Maio decorreu o 1.º Encontro on-line · Perspectivas da Música Portuguesa – Cooperação em Rede, uma iniciativa organizada pelo Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa – MIC.PT, que reuniu 40 participantes – incluindo os membros do Conselho Científico do MIC.PT e ainda representantes de 27 Entidades do meio da Música de Invenção e Pesquisa em Portugal; são elas: APC · Associação Portuguesa de Compositores; APEM · Associação Portuguesa de Educação Musical; Atelier de Composição; Departamento de Música · Universidade de Évora; Drumming · Grupo de Percussão; Entre Madeiras Trio; ESMAE · Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo; Festival DME · Dias de Música Electroacústica; Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu; Folefest; GMCL · Grupo de Música Contemporânea de Lisboa; INET-md · Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança; Interferência; Lisbon Ensemble XX/XXI; Meloteca; Miso Music Portugal; MPMP · Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa; Musicamera Produções; Prémio Jovens Músicos; Orquestra de Câmara Portuguesa; Orquestra Sem Fronteiras; Orquestra Sinfónica Juvenil; Performa Ensemble; Sond’Ar-te Electric Ensemble; Quarteto Contratempus; Quarteto de Cordas de Matosinhos; Xperimus. A Agenda do Encontro contou com as apresentações e intervenções realizadas por Rui Vieira Nery, António de Sousa Dias, Miguel Azguime e Jakub Szczypa do MIC.PT e também pelos(as) representantes das Entidades presentes. O 1.º Encontro on-line · Perspectivas da Música Portuguesa – Cooperação em Rede foi o passo inicial num processo de trabalho conjunto, no contexto do qual serão organizados Debates para explorar e discutir várias questões transversais a todas as Entidades que participaram no Encontro, incluindo também uma reflexão aprofundada sobre a possibilidade de uma colaboração mais próxima e directa entre as mesmas no âmbito de uma rede, formal ou informal.
Partituras Editadas pelo MIC.PT
Diogo Alvim · Tłumaczenie

O Catálogo de Partituras Editadas pelo MIC.PT, disponível on-line, inclui presentemente 1055 obras de 70 compositoras e compositores, residentes e activos em Portugal. No mês passado o Catálogo foi enriquecido com mais cinco partituras da autoria de: Ângela da Ponte (Macrophylla II · partitura didáctica), Miguel Azguime ((ThS)inking Survival Kit e Enveloppement [versões para soprano e piano/ soprano e ensemble]) e Diogo Alvim (Tłumaczenie). A última partitura de Diogo Alvim, escrita em 2014-15 para o Royal String Quartet, tem um formato experimental e resulta do interesse deste compositor pelas relações entre a música e a arquitectura. Neste caso, a composição foi baseada na análise de um prédio concreto – o Departamento de Música no Stranmillis College em Belfast. Para articular as diferentes maneiras em que este prédio informa a composição musical, as três partes do quarteto foram inspiradas em três obras diferentes dos artistas polacos – Krzysztof Penderecki, Edward Krasiński e Stanisław Lem. As primeiras duas partes do quarteto foram desenhadas como partituras gráficas. A terceira parte foi concebida como partitura sonora que os músicos interpretam através da audição da leitura pelo compositor, de um fragmento do livro de Stanisław Lem, His Master’s Voice. Esta gravação, sujeita às mesmas transformações sonoras que o compositor Alvin Lucier usou na peça I’m Sitting in a Room, foi realizada no Stranmillis College.



Festival Internacional Meridian · Planetarium

No passado mês de Fevereiro a Secção Romena da ISCM (Sociedade Internacional de Música Contemporânea) lançou um call internacional dirigido às outras Secções da ISCM, para propor obras no contexto do próximo Festival Meridian dedicado ao tema Planetarium (8-15 de Novembro, Bucareste, Cluj, Timisoara). Neste sentido, a Miso Music Portugal/ MIC.PT, enquanto Secção Portuguesa da ISCM, convidou cinco compositoras e compositores a incluirem as suas obras na candidatura para o Festival Meridian 2020; são elas: Oi In Lov (1997) para violino solo de Cândido Lima, Canto Solar (2010) para clarinete, violino, viola e violoncelo de Clotilde Rosa, Le Bleu Profond (1995-2015) para clarinete e piano de Miguel Azguime, Nocturna Itinera (2008) para quarteto de cordas de Patrícia Sucena de Almeida e The moon lost her name (2007) para violino solo de Sara Carvalho. As obras seleccionadas para o Festival serão anunciadas depois do dia 1 de Julho.
Actualidade
Prémio Jovens Músicos · Comunicado Oficial

No início do passado mês de Maio a direcção do Prémio Jovens Músicos, em consonância com a direcção da Antena 2, lançou um >> Comunicado Oficial relativo ao adiamento da edição do PJM deste ano."Dado o contexto da pandemia global que afecta o mundo artístico e musical em Portugal e no mundo, decidimos adiar a 34.ª edição do Prémio Jovens Músicos para 2021, mantendo-se porém o objectivo de realizar o Festival Jovens Músicos nas datas previstas, no final de Setembro de 2020 na Fundação Calouste Gulbenkian, contando com a participação de entidades parceiras e ex-laureados". No >> Comunicado os organizadores do PJM enfatizam ainda: "Os candidatos actualmente apurados manterão o seu legítimo direito de participar na edição de 2021 sem necessidade de realizar novas provas pré-eliminatórias. Serão anunciadas novas datas para realização dessas provas apenas para os restantes participantes de modo a dar uma oportunidade não só a novos concorrentes como a todos aqueles que não puderam enviar as suas gravações este ano ou que o tenham feito em condições adversas".
 
MÚSICA HOJE NA ANTENA 2
12 / 06, à 1h00 da madrugada
Novidades discográficas
com Música Portuguesa
:
Luís Tinoco

Uma emissão dedicada à divulgação de edições recentes em CD com música de Luís Tinoco, com destaque para Archipelago (Odradek Records), um disco lançado em 2019 com interpretações de música do compositor pelo Drumming – Grupo de Percussão, que inclui também a participação do Quarteto de Cordas de Matosinhos. Música Hoje apresentará ainda obras do CD The Blue Voice of Water (O Sotaque Azul das Águas, em português; também Odradek Records), um disco com obras orquestrais do compositor interpretadas pela Seattle Symphony Orchestra, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa com Filipe Quaresma (violoncelo) e Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Luís Tinoco (n. 1969) é autor de diversas obras de música de câmara e peças para orquestra, bem como de várias obras de teatro musical.
26 / 06, à 1h00 da madrugada
Novidades discográficas
com Música Portuguesa
:
Diz-Concerto

Música Hoje continua a divulgar a música contemporânea feita em Portugal, nalgumas emissões dedicadas a edições recentes em CD com música de compositoras e compositores portugueses. Neste programa damos a conhecer uma novíssima edição da Miso Records intitulada Diz-Concerto. O disco inclui obras de compositoras e compositores portugueses (João Madureira, Ângela da Ponte, Daniel Martinho, Sofia Sousa Rocha e Pedro Rebelo) e textos de escritores portugueses (Hélia Correia, Luís de Camões, Fernando Pessoa, José Saramago e Isabel Minhós Martins), juntando-os em peças que têm a intenção de fazer música nova para todas as idades, pensando especialmente nos ouvintes mais jovens. Todas as gravações resultam de apresentações ao vivo do Sond'Ar-te Electric Ensemble (responsável também pela encomenda das obras), sob a direcção de Pedro Neves, com a participação dos recitantes Rosinda Costa, Miguel Azguime e Ágata Mandillo.
Novas Partituras no MIC​.​PT
A edição de partituras pelo MIC.PT tem como alvo a distribuição de par-tituras de obras de compositores/ compositoras, residentes em Por-tugal, fomentando a sua escolha por parte de músicos e o seu estudo
no meio académico.

Ângela da Ponte (APon0006 · partitura didáctica)
Macrophylla II (2015) · viola e electrónica
Diogo Alvim (DAlv0006 · inclui partitura sonora)
Tłumaczenie (2014-15) · quarteto de cordas
Miguel Azguime (MA0026)
(ThS)inking Survival Kit (2010-12) · soprano, recitante, ensemble e electrónica
Miguel Azguime (MA0031)
Enveloppement (2013-15) · soprano e piano
Miguel Azguime (MA0032)
Enveloppement (2013-16) · soprano e ensemble
novos CD no MIC​.​PT
Hugo Vasco Reis · Chamber Music I

· obras de Hugo Vasco Reis:
O Horizonte de uma Borboleta (2014) · Enigmatic Icon (2015) · From Where the Wind Blows (2016) · Transparent(e) (2017) · Rizoma (2018)
· na interpretação de: David Silva (flauta), Francisco Henriques (violino), Cândido Fernandes (piano) · Drumming – Grupo de Percussão · Victor Pereria e Ricardo Alves (clarinetes) · Lisbon Ensemble XX/XXI · Luís Pacheco Cunha (violino), Catherine Strynckx (violincelo) e Jill Lawson (piano)

Edição de autor
Revista GLOSAS/ MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa · 10.º Aniversário

Este ano o MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa e a Revista Glosas (editada pelo MPMP) celebram o seu 10.º aniversário. Foi no dia 29 de Abril de 2010, durante a XI Semana Aberta do Conservatório Nacional, que decorreu a apresentação pública deste projecto que desde então contribui activamente para a disseminação do trabalho de compositoras e compositores activos em Portugal e no universo lusófono. Para celebrar este aniversário o MPMP preparou um mini-festival com concertos, lançamentos, mesas-redondas e apresentação de novos projectos. Devido à situação actual de pandemia o festival teve de ser adiado, no entanto as celebrações decorrem em modo on-line. Neste sentido, no >> Site da Revista Glosas foram publicados mais de 30 depoimentos de parceiros, colaboradores, amigos e associados do MPMP. No contexto das festividades, no mês passado o MPMP anunciou também o vencedor do Prémio Musa, um dos mais recentes projectos em prol da criação contemporânea, organizado pelo MPMP com o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. Nesta edição o Prémio teve como mote o centenário de nascimento do escritor Ruben A. (1920-75) e a distinção coube ao compositor Miguel Resende Bastos (n. 1995), segundo decisão do júri constituído pela compositora Andreia Pinto Correia, pelo compositor Januibe Tejera e pelo maestro Jan Wierzba. Miguel Resende Bastos é licenciado em Composição pela ESMAE do Porto e prossegue os estudos na Universidade das Artes em Roterdão. A partitura vencedora da sua autoria, Um adeus aos deuses, parte da obra homónima de Ruben A., editada em 1963 sob a forma de um diário de viagem, com o subtítulo Grécia.
SARS-COV-2 traduzido em composições musicais e sonoras · chamada para artistas

A EMERGE — Associação Cultural e o IVS: Institute of Viral Sonology, uniram-se para potencializar a construção de uma instalação sonora colectiva que contextualize este momento que estamos a viver – SARS-COV-2 · Sound Analogies and Radical Sonification: Curatorial Ontology and the Viral Sonic Dissemination in the Trembling Pandemic Forces. Neste sentido, até ao próximo dia 12 de Julho está aberto um call para artistas que vivem e trabalham em território europeu, para desenvolverem composições sonoras e musicais até um máximo de 2 minutos de duração. O material recebido será transformado numa peça sonora colectiva para apresentar como uma instalação para multicanal, quadrifónica, com som espacializado. A criação desta instalação ficará a cargo do artista sonoro Hugo Paquete e do curador Jorge Reis. A obra será apresentada nos espaços dos parceiros deste projecto – Festival DME/ Lisboa Incomum, Teatro Ibérico e Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (Universidade do Porto). Das obras seleccionadas resultará também um álbum digital e impresso, sendo que o valor resultante da sua venda será entregue a instituições que estejam a desenvolver um fármaco ou vacina para combater o novo coronavírus.
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música MIC.PT EN MISOMUSIC.COM MIC.PT Twitter IAMIC Facebook