se não conseguir visualizar esta newsletter >> clique aqui · if you can't see this newsletter >> click here
pedimos desculpa por envios múltiplos · apologies for cross-posting
Armando Santiago Em Foco no MIC.PT em Julho
Em Julho a secção Em Foco do MIC.PT é dedicada a Armando Santiago, compositor, maestro e professor, que nasceu em Lisboa em 1932 e que em 1972 se naturalizou canadiano. O seu catálogo inclui obras para orquestra, música de câmara e electro-acústica. Na evolução da sua actividade, Armando Santiago exprimiu-se por intermédio de meios técnicos e estéticos diversos. No seu caso, composição surge como uma forma de responder a uma necessidade pessoal, procurando o cumprimento do detalhe e da justeza de cada atitude.
Nos anos 60 Armando Santiago estudou a Música Concreta com Pierre Schaeffer em Paris, tendo também trabalhado com Boris Porena e Goffredo Petrassi em Roma e com Franco Donatoni em Siena. Em 1978 foi nomeado director do Conservatório de Música do Québec, mandato que manteve até 1985, acumulando com a função de director da Orquestra Sinfónica do Conservatório. Até à data da sua reforma em 1997, o compositor manteve também as suas actividades pedagógicas como titular da classe de Composição. Armando Santiago é membro da SOCAN e da Liga Canadiana de Compositores.
Em Julho visitem a secção Em Foco do MIC.PT com uma Entrevista a Armando Santiago realizada pelo MIC.PT. A 7 de Outubro no O'culto da Ajuda em Lisboa, irá decorrer um concerto dedicado à sua música em directo para a Antena 2 e YouTube, que contará com um momento inicial com uma intervenção on-line pelo próprio compositor. O programa do espectáculo incluirá a apresentação do Quarteto de Cordas 1995 de Armando Santiago e ainda a estreia absoluta da sua peça Groupes III. No âmbito deste evento, com a participação do Quarteto de Cordas de Matosinhos e Elsa Silva (piano), decorrerá também o lançamento do livro pelo Atelier de Composição, dedicado ao compositor.
Actividades dos Compositores e Compositoras Editadas pelo MIC.PT

Ministério do Caos é a obra de Manuel Brásio, compositor editado pelo MIC.PT, que foi seleccionada para a Final do 13.° Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim. A se-gunda peça que também foi escolhida para o último etapa desta iniciativa é da autoria de Lucas Rei Ramos e tem por título, As Estruturas de Solaris. A Final da edição de 2020 do Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim terá lugar no próximo dia 20 de Setembro no âmbito de um concerto integrado no 42.° Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, a cargo do Drumming – Grupo de Percussão.
Música Portu-guesa para saxofone solo

Obras de Christopher Bochmann (Cartoon [2005] para saxofone barítono), João Pedro Oliveira (Integrais IV [1987] para saxofone) e Sara Carvalho (Imaginary Bars [2012] para saxofone tenor) – compositores/as editados/as pelo MIC.PT –, estão incluídas na nova edição discográfica pelo saxofonista Henrique Portovedo. Lançada em Junho na plataforma Bandcamp pela R´Roots Productions, Imaginary 1 apresenta música dos séculos XX e XXI para saxofone solo (desde o soprano até ao barítono), sendo ainda composta por peças de: Filipe Vieira, Luís Carvalho e Virgílio Melo.

Chamber Music I é o CD de Hugo Vasco Reis, nomeado para os Plays – Prémios da Música Portuguesa, na Categoria – Melhor Álbum Música Clássica/ Erudita. Os outros nomeados nesta Categoria são: Cupertinos/ Luís Toscano – Manuel Cardoso: Requiem, Lamentations, Magnificat & Motets; Drumming – GP/ Luís TinocoArchipelago; Quarteto Lopes-Graça, Leonor Braga Santos, Irene Lima – Joly Braga Santos Complete Chamber Music, Vol. 1. A entrega dos Prémios decorrerá a 29 de Julho, a partir do Coliseu dos Recreios, com transmissão em directo na RTP 1 e em live stream. Nos últimos meses Hugo Vasco Reis, compositor editado pelo MIC.PT, estreou no >> Canal YouTube várias novas gravações, incluindo: Paisagens, Quero-as Comigo (2019) e O Horizonte de uma Borboleta (2014).

Heavy Metals (2016) para fagote e electrónica é a obra de João Pedro Oliveira, compositor editado pelo MIC.PT, incluída no novo álbum discográfico lançado no passado mês de Maio pela RMN Classical (Contemporary Collection). Este é o primeiro volume, intitulado In Focus, da nova linha editorial da RMN Classical que dá destaque não só a compositoras e compositores contemporâneos com carreiras já instituídas e com reconhecimento internacional, mas também a novas vozes no universo da música contemporânea. Adicionalmente, em Junho o saxofonista Henrique Portovedo lançou um novo álbum com música de compositoras e compositores portugueses,Imaginary I, que inclui a peça Integrais IV (1987) para saxofone de João Pedro Oliveira.

No passado mês de Junho, Miguel Azguime lançou no seu >> Canal YouTube três novas gravações em formato Score Follower, que possibilitam, em simultâneo, a audição da música e o seguimento do texto musical/ partitura. As novas gravações são: >> Derrière Son Double (2001) na interpretação do Sond'Ar-te Electric Ensemble sob a direcção de Pedro Amaral; >> Moment à l'Extrêmement (2006) na interpretação de Marco Pereira (violoncelo); e >> Conver(say)tions (2011) na interpretação de Suzanna Lidegran (violino), Elsa Silva (piano) e João Dias (percussão). Adicionalmente em Julho, nos dias 2-11 no Teatro da Rainha (Caldas da Rainha), decorrem os espectáculos de estreia da peça Discurso sobre o Filho-da-Puta, com o texto de Alberto Pimenta, encenação de Fernando Mora Ramos, interpretação do Quarteto de Cordas Vocais (Cibele Maçãs, Fábio Costa, Marta Taveira e Nuno Machado) e música de Miguel Azguime. "O Discurso sobre o Filho-da-Puta oferece-nos do ponto de vista musical uma quase partitura, pelas características com propriedades sonoras da escrita poética de Alberto Pimenta, e contém pois, desde logo, os elementos propícios a uma repartição por várias vozes, de um personagem simultaneamente uno e múltiplo" – revela na nota de programa este compositor editado pelo MIC.PT.

No passado mês de Maio a obra coral Besa el aura que gime blandamente (GL 53/1) de Gonçalo Lourenço (compositor editado pelo MIC.PT) para o texto de Gustavo Adolfo Bécquer, foi estreada no YouTube pelo Coro Virtual criado pelo Swara Vocal Ensemble (Bélgica) e pelo Coro da Universidade Católica Parahyangan (Indonésia), sob a direcção de Ivan Yohan. A gravação desta estreia on-line está disponível no >> Canal YouTube de Ivan Yohan.

Em Junho, Lino Guerreiro, compositor editado pelo MIC.PT, lançou no seu
>> Canal YouTube várias novas gravações, incluindo o primeiro andamento Inheritance da peça >> unClap Tones, na interpretação de Marco Fernandes (percussão). "Claramente uma herança de Steve Reich, esta composição nasce da reacção que a peça Clapping Music provocou em mim, explorando o conceito de «obra aberta» aplicado à orquestração" – revela Lino Guerreiro.
Compositoras e Compositores Portugueses
na XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira

Ângela da Ponte, António Pinho Vargas, Carlos Caires, Carlos Marecos, Jaime Reis, Nuno Peixoto de Pinho e Sara Carvalho – são as compositoras e os compositores editados pelo MIC.PT, que se unem ao projecto artístico inédito De casa para um mundo… . "Neste projecto, que surgiu logo nos primeiros dias do confinamento, é de sublinhar a participação voluntária e dialogante de três formas de expressão artística – a literatura, as artes plásticas e a agora a música – que em breve se apresentarão ao público de forma criativa e questionadora” – explicam os criadores da iniciativa, Manuel de Novaes Cabral e Sobral Centeno. A autores como Pedro Calapez, Albuquerque Mendes, Capicua ou Gonçalo M. Tavares juntam-se agora, por sugestão de Paula Freire, natural de Vila Nova de Cerveira, os acima mencionados/as compositores/as e ainda: Ana Seara, António Victorino D’Almeida, Francisco Monteiro, Inés Badalo, Isabel Pires, Luís Soldado, Pedro Pinto Figueiredo e Sérgio Azevedo. Com curadoria de Fátima Lambert, a exposição De casa para um mundo será apresentada ao público na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, integrando o programa da XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira (1 de Agosto – 31 de Dezembro). No total serão apresentadas 15 obras de 15 escritores + 15 artistas plásticos, as quais serão acompanhadas de pequenas composições de 15 músicos, colocando em diálogo criadores que não se podem encontrar, mas que podem comunicar através da arte.
Novidades MIC​.​PT
[ka'mi] (#20) e Pedro Rebelo (#10) · novos Cadernos da Criação Musical Portuguesa dos Séculos XX e XXI

Este mês de Julho o MIC.PT lança dois novos Cadernos dedicados aos dois compositores editados pelo MIC.PT – [ka'mi] (#20) e Pedro Rebelo (#10). A série, Cadernos da Criação Musical Portuguesa dos séculos XX e XXI, constitui uma “introspecção” no trabalho de cada uma das compositoras/ cada um dos compositores editados pelo MIC.PT, sendo simultaneamente um incentivo para investigar e (re)descobrir a sua música, assim como a sua reflexão estética e filosófica. Cada um dos Cadernos, em português e inglês, é composto de uma nota biográfica, questionário/ entrevista ou artigo musicológico, catálogo de obras com duas ordenações (por instrumentação e por ordem cronológica) e ainda discografia. Os próximos lançamentos de novos Cadernos impressos em papel incluirão os compositores: Álvaro Salazar (#21), António de Sousa Dias (#13) e João Castro Pinto (#18).
Festival Internacional Meridian · Planetarium

A obra para violino solo Oi In Lov (1997) de Cândido Lima foi seleccionada para o Festival Internacional Meridian · Planetarium, no âmbito da candidatura oficial da Miso Music Portugal/ MIC.PT (enquanto Secção Portuguesa da ISCM) para este evento agendado para o próximo mês de Novembro, entre os dias 8 e 15 (Bucareste, Cluj, Timisoara) e organizado pela Secção Romena da ISCM (Sociedade Internacional de Música Contemporânea). Como em tantos outros títulos, também neste caso Cândido Lima (compositor editado pelo MIC.PT) joga com a sonoridade e o sentido de várias palavras numa palavra só. Oi In Lov é um anagrama de "violino" e um eco do verso "All you need is love", contudo, se o mesmo concerne também à própria música é outra questão...
 
MÚSICA HOJE NA ANTENA 2
10 / 07, à 1h00 da madrugada
Novidades discográficas
com Música Portuguesa
· Paulo Jorge Ferreira · Hugo Vasco Reis

Música Hoje apresenta edições recentes em CD com música de compositoras e compositores portugueses da actualidade. Nesta emissão destacamos Contemporary Works for Accordion de Paulo Jorge Ferreira e Chamber Music I de Hugo Vasco Reis, dois discos editados em 2019. Paulo Jorge Ferreira lançou um CD com repertório contemporâneo original para acordeão, de compositores com perspectivas musicais distintas, incluindo obras suas. Por sua vez, o disco de Hugo Vasco Reis revela uma série de obras de câmara de produção recente do compositor, peças escritas entre 2014-18 para diferentes pequenos conjuntos instrumentais.
24 / 07, à 1h00 da madrugada
Novidades discográficas
com Música Portuguesa
· ENTREculturalidades/ INTERtextualidades

Um programa dedicado à escuta de mais uma edição discográfica com música de compositoras e compositores portugueses, o CD ENTREculturalidades/ INTERtextualidades, lançado no ano passado pelo Performa Ensemble, um agrupamento de câmara que se interessa por desenvolver projectos de música contemporânea que resultem de uma grande interactividade entre compositores e intérpretes. O Performa Ensemble tem, desde a sua origem em 2007, estreado e gravado muitas novas obras de música de câmara de compositoras e compositores portugueses. Este disco, editado pelo MPMP (Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa) e pela Universidade de Aveiro, inclui obras de Nuno Figueiredo, Sara Carvalho, Túlio Augusto, Ricardo Ribeiro, Fernando C. Lapa, Evgueni Zoudilkine e Ângela da Ponte.
7 e 21 / 08, à 1h00 da madrugada
Na 1.ª Pessoa: Cândido Lima

No âmbito da emissão radiofónica Música Hoje, a Antena 2 volta a transmitir a entrevista conduzida por Pedro Boléo e Jakub Szczypa ao compositor Cândido Lima. Esta conversa, gravada em Maio de 2019, foi realizada no contexto do ciclo Na 1.ª Pessoa, com entrevistas a compositoras e compositores residentes em Portugal, desvendando vários aspectos do seu universo criativo.
Novas Partituras no MIC​.​PT
A edição de partituras pelo MIC.PT tem como alvo a distribuição de par-tituras de obras de compositores/ compositoras, residentes em Por-tugal, fomentando a sua escolha por parte de músicos e o seu estudo
no meio académico.

Amílcar Vasques-Dias (AVDias0017)
Unha-gata (2015) · duas tubas e piano
Ângela da Ponte (APon0007)
Lá no Água Grande (2017) · ensemble e electrónica
Christopher Bochmann (CB0126)
Um leve tremor (2019) · coro, barítono e orquestra
novos CD no MIC​.​PT
Henrique Portovedo · Imaginary I

· Obras de: Virgílio Melo (Tratto Tratto) · Sara Carvalho (Imaginary Bars) · João Pedro Oliveira (Integrais IV) · Filipe Vieira (Quantum Energy) · Luís Carvalho (Chirimia) · Evgueni Zoudilkine (Estudo-Aquarela I) · Christopher Bochmann (Cartoon); Henrique Portovedo (saxofone) ·

Edição: R´Roots Productions
NMS Presents: Lockdown Listening

· Obras de vários compositores e compositoras (estudantes da Guildhall School of Music & Drama em Londres; Guildhall New Music Society), incluindo: Fátima Fonte (Floating) · Pedro F. Finisterra (MA.RIM.BA) ·
Edição: One Glass Eye Records
Diz-Concerto · Sond'Ar-te Electric Ensemble

· Obras de: João Madureira (Toc, Toc, Toc) · Ângela da Ponte (Ao desconcerto do mundo) · Daniel Martinho (Sonho) · Sofia Sousa Rocha (Fala do velho do Restelo ao astronauta) · Pedro Rebelo (Quando eu nasci); Sond'Ar-te Electric Ensemble, Pedro Neves (direcção), Ágata Mandillo, Miguel Azguime e Rosinda Costa (narração) ·

Edição: Miso Records
Portuguese Chamber Music of the XXI – Vol. IV · Sond'Ar-te Electric Ensemble

· Obras de: Ricardo Ribeiro (Asper) · Patrícia Sucena de Almeida (Insta-bile Tempus) · Isabel Soveral (Le Na-vigateur du Soleil Incandescent – IV Lettre) · Paulo Ferreira-Lopes (Purity 1); Sond'Ar-te Electric Ensemble, Pedro Carneiro, Pedro Neves e Petter Sundkvist (direcção) ·

Edição: Miso Records
estreias recentes
Kōdō
30 / 06, MUSIVUS-V-III, Cine-Teatro de Vila do Conde
Nuno Aroso · percussão
Arquivo · Entrevistas históricas a Compositoras e Compositores Portugueses
no Canal YouTube do MIC.PT

A partir deste mês o MIC.PT inicia o (re)lançamento no >> YouTube das Entrevistas Históricas a compositores e compositoras residentes em Portugal, realizadas pelo Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa entre 2003 e 2011.
Na altura em que o MIC.PT iniciou uma nova série de Entrevistas vídeo e áudio disponíveis no >> Canal YouTube, e também, a partir de 2018, no âmbito do ciclo >> Na 1.ª Pessoa da emissão radiofónica >> Música Hoje (>> Antena 2), estes registos históricos constituem fontes únicas da evolução da linguagem de cada um dos compositores entrevistados/ cada uma das compositoras entrevistadas.
Em Julho o MIC.PT (re)lança no >> Canal YouTube oito das muitas Entrevistas do seu Arquivo, com: Álvaro Salazar, Amílcar Vasques Dias, António Pinho Vargas, Christopher Bochmann, Filipe Pires, Luís Tinoco, Paulo Raposo e Pedro Amaral. Para aceder aos vídeos sigam os links em baixo e/ ou visitem o >> Canal YouTube do MIC.PT. O (re)lançamento das outras Entrevistas vídeo do Arquivo do MIC.PT irá decorrer durante os próximos meses.
Entrevista · Álvaro Salazar
30 de Maio de 2005
Entrevista · Amílcar Vasques Dias
29 de Julho de 2003
Entrevista · António Pinho Vargas
12 de Abril de 2003
Entrevista · Christopher Bochmann
4 de Setembro de 2003
Entrevista · Filipe Pires
7 de Julho de 2004
Entrevista · Luís Tinoco
13 de Abril de 2003
Entrevista · Paulo Raposo
7 de Setembro de 2003
Entrevista · Pedro Amaral
14 de Dezembro de 2003
 
Actualidade
Prémio de Composição para Acordeão 2020 · Folefest

No passado mês de Junho a Associação Folefest anunciou os resultados do Prémio de Composição para Acordeão 2020. Este ano o júri formado por Luís Tinoco, Daniel Moreira e Paulo Jorge Ferreira distingiu três obras para acordeão solo e ensemble: Uma última reflexão de José Brandão (1.º Prémio), Torma de Francisco Gomes (2.º Prémio) e Silentium de Gonçalo Rodrigues (3.º Prémio). As obras premiadas serão editadas pelo MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa e estreadas num concerto do Festival Folefest em 2021, com transmissão pela RTP – Antena 2.
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música MIC.PT EN MISOMUSIC.COM MIC.PT Twitter IAMIC Facebook