| 
        
        
          |  |  
          |  |  
          
          
          | Actividade – Compositoras e Compositores Editados pelo MIC.PT 
              
                |   
				  NOTA BENE: Devido à pandemia Covid-19 as iniciativas divulgadas nesta Newsletter poderão ser sujeitas a alterações na programação ou adiamentos. Para obter informações actualizadas relativas às mesmas, visitem os sítios das entidades organizadoras. |  
              
                | 
                
		No dia 11 de Dezembro, no O'culto da Ajuda em Lisboa, decorrerá um concerto inteiramente dedicado a música de Clotilde Rosa . O programa deste espectáculo intitulado Clotilde é uma Rosa II – peças inéditas e outras , inclui várias obras desta compositora editada pelo MIC.PT, quatro delas em estreia absoluta: Impromptu For JAM  para violoncelo solo (2000), Improvisos para Marimba  (2012), Lírica Jâmbica  para violino solo (2012) e Antínoo III  para violoncelo e contrabaixo (2016). Neste concerto que conta com a participação de Adriano Aguiar (contrabaixo), Fátima Juvandes (marimba), Ana Cláudia Assis e Ana Telles  (piano), Ricardo Mateus (violeta), José Sá Machado (violino), Miguel Rocha e Jorge Sá Machado (violoncelo), serão também apresentadas as peças: A Memória é um espelho  para viola de arco solo (2013), Castelos d’Oiro em  Mundos Irreais V.2  para violoncelo e piano (2017) e Waving II  para piano e electrónica (2017). O espectáculo terá a transmissão em directo no >> Canal YouTube da Miso Music Portugal .    
 |    
Em Dezembro decorrerão estreias absolutas de duas obras da autoria de Ângela Lopes , compositora editada pelo MIC.PT. A primeira peça intitulada Negro Alba  (2020), para marimba e electrónica, está incluída no programa do recital de Aldovino Munguambe e Vasco Fazendeiro (marimbas), no âmbito do 13.º Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu (dia 15). Por esta ocasião serão ainda estreadas obras dos três compositores editados pelo MIC.PT: José Carlos Sousa , Cândido Lima  e Pedro Rebelo . A segunda obra de Ângela Lopes , Iulius  (2020) para guitarra e electrónica, será estreada por Júlio Guerreiro , no contexto de mais um Recital em Directo da Antena 2 no O'culto da Ajuda em Lisboa (dia 2). Neste concerto o guitarrista interpretará também as peças – Música para um ateliê  (2019) para guitarra solo de Ângela da Ponte  e Ondas/ Distâncias  (2019) para guitarra e electrónica de António de Sousa Dias  (compositores editados pelo MIC.PT); e ainda a música de Eli Camargo Jr. e Filipe Pires .          
				
 |  
              
                | 
			    
				A peça Fluxus, Transitional Flow  (2013), para viola e electrónica, de Jaime Reis , será apresentada por Aïda-Carmen Soanea no contexto do Lançamento do Fonograma viola [un]plugged , a decorrer no dia 4 de Dezembro no Lisboa Incomum. Outra peça deste compositor editado pelo MIC.PT, Inverso Sangue: Ambar (B)  (2018), para saxofone soprano solo, será apresentada pelo saxofonista Pedro Bittencourt a 11 de Dezembro no âmbito do V Congresso Internacional de Música e Matemática – MusMat 2020 (>> on-line ), organizado pelo Grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na segunda metade do mês duas outras obras de Jaime Reis  serão apresentadas nos dias 19 e 20 na Casa Municipal da Cultura de Seia; são elas, respectivamente: Sangue Inverso – Quartzo  (2020) no concerto Beethoven - e a sua época - Bomtempo  (Musicamera Produções) e Sangue Inverso: Obsidiana  · Inverso Sangue: Cinábrio  (2017) no concerto Vortex Temporum, geometrias do inelidível  (Ensemble DME).
          
 |    
					No próximo dia 5 de Dezembro a obra My Empty Hands  para ensemble flexível de percussão, electrónica e vídeo, de Igor C. Silva , compositor editado pelo MIC.PT, será apresentada num concerto organizado na Universidade Soai em Osaka no Japão. Esta obra foi encomendada a Igor C. Silva  pelo Drumming – Grupo de Percussão , tendo sido estreada pelo mesmo em Julho de 2018 no Teatro Helena Sá e Costa no Porto. Tal como no caso de várias outras obras suas, também aqui este compositor e artista multimédia recorre à multidisciplinaridade, aliando a música a diferentes meios artísticos como vídeo, luz e encenação, para assim convidar o público para reflectir sobre a forma como a sociedade moderna se relaciona com a crescente tecnologia e redes sociais, alienando as pessoas para uma realidade distorcida. Adicionalmente, no próximo dia 12 de Dezembro Igor C. Silva  irá realizar uma masterclass , Synchronization and Interaction as a Composition and Expressive Tool , no Conservatório de Música de Murcia (Espanha) no âmbito da II Semana de la Creación .
					   |  
              
                |    
					    A obra electroacústica N'vi'ah  (2019) de João Pedro Oliveira , compositor editado pelo MIC.PT, foi seleccionada para o festival on-line  Transversal Sonora 2020 – Sonidos en Diálogo , tendo sido incluída no concerto virtual que decorreu no passado dia 16 de Novembro e que presentemente está disponível no >> Canal YouTube do Festival . Esta obra foi também premiada no contexto do Concurso Sound Silence Thought  (EUA). Adicionalmente, a vídeomúsica Things I Have Seen In My Dreams  (2019) faz parte da selecção oficial do Psychedelic Film and Music Festival (15-17 de Janeiro de 2021; EUA); e a peça Burning Silver  (2014) para flauta, guitarra e electrónica, foi escolhida para a próxima temporada do projecto Followmyscore . Na primeira metade deste mês a música de João Pedro Oliveira  será apresentada no contexto de três eventos: no dia 2 de Dezembro no Concerto da Corwin Series (Synesthesias  – New Music at UCSB, Santa Barbara, EUA), Ana Cláudia Assis interpretará a obra In Tempore  (2000) para piano e electrónica; a 3 de Dezembro no Ciclo de Música Actual de Badajoz, o Síntese – Grupo de Música Contemporânea  apresentará a obra A Delicada Essência dos Sonhos  (2020) para acordeão, saxofone, viola e violoncelo; e a 9 Dezembro no Colóquio Internacional – Espacio-Inmersividad (México), será apresentada a obra electroacústica La Mer Émeraude  (2018). No contexto deste evento João Pedro Oliveira  realizará também uma conferência sobre espacialização na música.
				     |    A estreia do novo Triplo Concerto  para clarinete, violoncelo, piano e orquestra de cordas (2020) de Miguel Azguime , decorrerá a 15 de Dezembro no Centro Cultural de Belém em Lisboa. Este espectáculo reúne a música de Beethoven (Trio em Si bemol Maior , op. 11) e de Miguel Azguime  – além da nova obra, uma homenagem a Beethoven no 250.º aniversário, encomendada a este compositor editado pelo MIC.PT pelo CCB, o programa do concerto inclui também a sua peça ConCordas  (2016). «Para Miguel Azguime , Beethoven representa uma influência maior: pela individualidade artística que ostenta, pela liberdade criativa e independência que afirma, pelo virtuosismo e exigência que tocar a sua música implica, pela inovação e o inesperado que provoca» – revelam as notas de programa. Este concerto reúne dois ensembles: a Camerata Alma Mater e os Solistas do Sond’Ar-te Electric Ensemble  (Nuno Pinto  [clarinete],
Filipe Quaresma  [violoncelo] e
Elsa Silva  [piano]), sob a direção de Pedro Neves . Adicionalmente, a Nova Op-Era, Itinerário do Sal  (2006) pelo Miso Ensemble  (Paula Azguime  e Miguel Azguime ) é a performance  vencedora do call  lançado pelo 7.º Festival Internacional de Teatro, Arte e Novas Tecnologias Le Meraviglie del Possibilie  (Itália), no âmbito do qual será apresentada a 18 de Dezembro. No contexto deste festival, no próximo dia 6, Miguel Azguime  realizará também uma workshop on-line , The Electronic Voice , dedicada ao uso de novas tecnologias no Itinerário do Sal .    
					  
 |  
              
                | 
                
						Peixinho é Fixe (3) é o título do concerto pelo GMCL – Grupo de Música Contemporânea de Lisboa  sob a direcção de Pedro Pinto Figueiredo , que irá decorrer nos próximos dias 4 e 5 de Dezembro, respectivamente, no Celeiro do Mosteiro de Alcobaça e no Auditório da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha (concerto pedagógico com entrada exclusiva a alunos da EMNSC). No programa deste concerto monográfico constam seis obras de Jorge Peixinho , compositor editado pelo MIC.PT; são elas: Remake  (1985), Welkom  (1972), O Canto da Sibila  (1976), Leves Véus Velam…  (1981), Coração Habitado  (1966) e Deux pièces meublées  (1988).
					  |  |  
              
                |    
						No dia 2 de Dezembro decorrerá mais um Recital em Directo Antena 2 (>> ligação ), a partir do O'culto da Ajuda em Lisboa, no âmbito do qual o guitarrista Júlio Guerreiro  apresentará um programa inteiramente dedicado à música de compositoras e compositores residentes em Portugal. «Este programa é uma amostragem de colaborações entre intérprete e compositores em Portugal, no panorama instrumental da guitarra. Representa um percurso criativo que se inicia na reflexão conjunta do que pode ser a obra, passando pelo momento de revisão que antecipa o acto interpretativo, que por natureza, iludirá sempre uma conclusão definitiva» – diz o intérprete, que por esta ocasião apresentará a música de: Ângela da Ponte  (Música para um ateliê ), Ângela Lopes  (Iulius ; estreia absoluta), António de Sousa Dias  (Ondas/ Distâncias ), Eli Camargo Jr. (Textura das cores sombrias ) e Filipe Pires  (Figurations VII ). O live streaming  do recital será realizado no >> Canal YouTube da Miso Music Portugal .  
                   |  
              
                | 
                Ensemble DME
               
 O Ensemble DME convida novamente o seu público para assistir a um desafio inédito num concerto com concisas explicações sobre as explorações no domínio temporal , com música do século XX e XXI. O programa deste espectáculo inclui obras dos três compositores editados pelo MIC.PT: Daniel Moreira  (Noctis Lumina  para viola), Paulo Ferreira-Lopes  (Purity I  para ensemble e electrónica) e Jaime Reis  (Sangue Inverso: Obsidiana  · Inverso Sangue: Cinábrio  para três instrumentos); e ainda obras basilares do século XX, dos incontornáveis – Brian Ferneyhough, Elliott Carter e Gérard Grisey. A reposição deste concerto intitulado Vortex Temporum, geometrias do inelidível , que foi estreado no passado mês de Novembro em Castelo Branco e no qual o Ensemble DME é dirigido por Pedro Pinto Figueiredo , terá lugar novamente no próximo dia 20 de Dezembro na Casa Municipal da Cultura de Seia.  
					 
					  |    13.º FIMPV «Este ano, a Covid-19 obrigou-nos a adiar o Festival de Música da Primavera para a época das chuvas» – enfatizam os organizadores desta iniciativa anual da Proviseu/ Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José Azeredo Perdigão, com a direcção artística de José Carlos Sousa . Nesta 13.ª edição do Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, a decorrer entre 28 de Novembro e 19 de Dezembro, o público pode assistir de forma segura a concertos on-line  (>> ligação ). O programa do 13.º FIMPV abrange música de vários géneros e estilos, incluindo também estreias absolutas, na interpretação de Aldovino Munguambe e Vasco Fazendeiro (marimbas), dos três compositores e de uma compositora, editados pelo MIC.PT: Ângela Lopes  (Negro Alba ), José Carlos Sousa  (Letráceas ), Cândido Lima  (BAGATELA para marimba e electrónica – 1770-2020 [Beethoven] ) e Pedro Rebelo  (Music by Wood ).
 |  
              
                |    Música Viva 2020 · Extensão Emergência 
					 
				Respondendo de uma maneira activa à situação imposta pela pandemia Covid-19, em Dezembro o Festival Música Viva 2020 organiza uma Extensão Emergência , para assim realizar dois concertos que por razões de force majeure  foram cancelados no passado mês de Novembro. Neste sentido, nos próximos dias 9 e 10 de Dezembro o O'culto da Ajuda em Lisboa acolherá, respectivamente, o Lisbon Ensemble XX/ XXI , artisticamente dirigido por Pedro Pinto Figueiredo  e o Borealis Ensemble com António Carrilho  (flautas de bisel), Sara Braga Simões (soprano), Helena Marinho (piano) e Catherine Strynckx (violoncelo). Os dois grupos apresentarão programas inteiramente dedicados à música de compositoras e compositores residentes em Portugal. No primeiro, o Lisbon Ensemble XX/ XXI  interpretará obras dos compositores editados pelo MIC.PT: Gonçalo Gato  (estreia portuguesa de Now State ), Hugo Vasco Reis , Jaime Reis , João Quinteiro  (estreia absoluta de Euridice, sete da manhã ) e Jorge Peixinho ; e ainda uma peça de Emmanuel Nunes . No segundo concerto, o Borealis Ensemble apresentará o programa Este som de o mar praiar  com peças de: Fernando C. Lapa , Hugo Vasco Reis , Isabel Soveral  (compositores editados pelo MIC.PT), António Fragoso , Berta Alves de Sousa , David de Souza , Ernesto de Mello e Castro, Fernando Lopes-Graça , Frederico de Freitas , Nuno da Rocha, Rui Soares da Costa, Vasco Negreiros  e Vianna da Motta . «Este som de o mar praiar , verso retirado da Mensagem  (1934) de Fernando Pessoa, evoca os sons de um mar inatingível ou utópico, remetendo para uma dimensão essencial da identidade portuguesa, a sua complexa relação com o mar» – revelam os músicos do Borealis na nota de programa. Os espectáculos terão a transmissão em directo através do >> Canal YouTube da Miso Music Portugal .   
 |  |  | MÚSICA HOJE NA ANTENA 2 
              
                |   11 e 25 / 12, 1h00 da madrugada Mesa Redonda · Cenários da música portuguesa hoje
 Música Hoje transmite uma Mesa Redonda, com membros de três agrupamentos musicais que se juntaram para um Concerto Triplo a 6 de Novembro no Teatro São Luiz, em Lisboa, – o Ensemble MPMP, o Sond'Ar-te Electric Ensemble  e o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa . O espectáculo intitulado Cenários da música portuguesa hoje , concerto de abertura do Festival Música Viva 2020 – Infinitas Cores do Som , servirá de ponto de partida para uma conversa sobre a criação, a difusão, a projecção e a recepção da música portuguesa. A Mesa Redonda terá a moderação de Pedro Boléo, e contará com a presença de Manuel Pedro Ferreira, Miguel Azguime , e representantes dos Grupos que participaram no triplo concerto.
				
				 |  Novas Partituras no MIC.PT 
              
                | 
                     A edição de partituras pelo MIC.PT tem como alvo a distribuição de par-tituras de obras de compositores/ compositoras, residentes em Por-tugal, fomentando a sua escolha por parte de músicos e o seu estudo  no meio académico.
 |  
              
                | 
                    Jaime Reis (JReis0006)
                    Fluxus, Dimensionless Sound (B)  (2012-17) · flauta e electrónica |  
              
                | 
                    Sofia Sousa Rocha (SSRoc0006)
                    Fala do Velho do Restelo ao Astronauta  (2014) · narrador, ensemble e electrónica |  novos CD no MIC.PT 
              
                | Criação, Circulação, Registo Áudio e Edição de Obras de Música Portuguesa Contemporânea · CD 1
					  
                         
						  Obras de: Carlos Caires  (pianissimo ), António Pinho Vargas  (Three Political Events ), João Madureira  (Double ), Pedro Lima (Sopro do côncavo ), João Carlos Pinto (Nadir ) · na interpretação da Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa, Alberto Roque (direcção), Ana Telles  (piano), Sforzanduo (Miguel Filipe e Tomás Moital [percussão]) ·  Edição: MPMP |  
              
                | Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra · José Teixeira/ Luís Miguel Leite
					  
                         
· Obras para guitarra solo de: José Mesquita Lopes  (Glosa Desconcertante ) *, Fernando C. Lapa  (Vai indo amor, vai indo ) *, Ricardo Barceló (Estudo n.º 5 ) *, Carlos Gutkin (O adormecer de uma pérola ) *, Sérgio Azevedo  (Suite em modo antigo ) *, Victor Castro (Fátima ) **, António Pinho Vargas  (La Luna ) **, Tiago Cutileiro  (Lego ) **, Vítor Rua  (Shrdlu ) **, Hugo Vasco Reis  (Micro Images for Guitar ) **, Paulo Ferreira-Lopes  (Diálogos...e...dos dias de Luz ) **; na interpretação de  José Teixeira  */ Luís Miguel Leite  **· Edição de autor |  estreias recentes 
              
                | Aubade 4 / 11, São Luiz Teatro Municipal, Lisboa |  
              
                | Mensagem sentida sem sentido                         >> ver obra Miguel Resende Bastos Um adeus aos deuses                                        >> ver obra 6 / 11, Música Viva 2020, São Luiz Teatro Municipal, Lisboa Jan Wierzba (direcção) · Ensemble MPMP (Clara Saleiro [flauta]; Miguel Costa [clarinete]; Francisca Portugal [violino]; Ângela Carneiro [violoncelo]; Isa Antunes [piano]; Carmen Granja [recitante])
			 |  
              
                | A Delicada Essência dos Sonhos                       >> ver obra Rúben Borges Três canções de amigo                                       >> ver obra 6 / 11, XIV Síntese – Ciclo de Música Contemporânea, Teatro Municipal da Guarda Pedro Neves (direcção); Síntese – GMC  (Helena Neves [soprano]; Carisa Marcelino [acordeão]; Carlos Canhoto [saxofone]; Gustavo Delgado [violino]; Alfeu Carneiro [violino]; João Pedro Delgado [viola d'arco]; Rogéiro Peixinho [violoncelo])
			 |  
              
                | Nuno Lobo Robert Maan and His Time Machine 8 / 11, Casa da Música, Porto Peter Rundel (direcção musical); Remix Ensemble Casa da Música ; Nuno Lobo (vídeo e luz)
			 |  
              
                | Between a Man and a Butterfly 12 / 11, Festival CriaSons III, Teatro São Carlos, Lisboa Luís Pacheco Cunha (violino); Catherine Strynckx (violoncelo); Taíssa Poliakova (piano)
			 |  
              
                | Inés Badalo Chalybis Geometriae                                          >> ver obra 12 / 11, Festivais de Outono, Universidade de Aveiro Magnet Duo (Mário Teixeira e Nuno Aroso  [percussão])
			 |  
              
                | barra-a-barra                                                       >> ver obra 12 / 11, Música Viva 2020, O'culto da Ajuda, Lisboa Orquestra de Altifalantes
			 |  
              
                | Mariana Vieira On torn stillness, study I 14 / 11, Festival DME, Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova SIGMA Project (Andrés Gomis [saxofone soprano]; Angel Soria [saxofone alto]; Alberto Chaves [saxofone tenor]; Josetxo Silguero [saxofone barítono]) 
			 |  
              
                | Poslúdio 15 / 11, Centro Cultural de Belém, Lisboa |  
              
                | Stone Skipping 18 / 11, concerto on-line : >> ligaçãoSir James MacMillan (direcção); London Philharmonic Orchestra
			 |  
              
                | Pedro Lima Three Questions from a Lover to a Saint            >> ver obra 18 / 11, MIRA Fórum, Porto Miquel Bernat (vibrafone, percussão)
			 |  |  
          | Novidades MIC.PT 
              
                |    
						No passado mês de Novembro o MIC.PT lançou uma nova Página de Intérprete dedicada ao guitarrista e docente José Teixeira , natural de Fafe, licenciado em Guitarra Clássica pela Universidade do Minho na classe de Ricardo Barceló. José Teixeira  apresenta-se regularmente em recitais, quer a solo, quer em grupos de câmara ou orquestra, tendo no seu repertório obras de vários compositores portugueses dos séculos XX e XXI, nomeadamente: Fernando C. Lapa , Fernando Lopes-Graça , José Mesquita Lopes , Sérgio Azevedo  e Vítor Rua . José Teixeira  participou enquanto intérprete na gravação do CD Pleiades  (com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins), pioneiro na música de plectro em Portugal. Juntamente com o guitarrista Luís Miguel Leite  iniciou o projeto Música Contemporânea Portuguesa para Guitarra  do qual resultou um disco homónimo, lançado em Outubro.
                   |  |  
            
          | _mailchimp_pt.jpg) |  |