O novo duo da cantora grega Savina Yannatou e da pianista portuguesa Joana Sá cria um imaginário intimista tão estranho quanto encantatório. Assumindo o universo da canção como material plástico, extensível e transfigurável, usa como recursos e processos principais da criação musical a improvisação e a palavra para além da significação.
Um século separa os dois ciclos de Stravinsky e Chagas Rosa, ambos sobre poemas japoneses. Traduzidas para russo, as pequenas miniaturas de Igor Stravinsky (1912-13) são uma representação musical das pinturas japonesas, concisas e puras. O tema é a chegada da Primavera. Nas canções de António Chagas Rosa (2011), a Natureza assume também o protagonismo, mas manifesta-se paralelamente no interior emocional do sujeito poético - e a música reflecte bem essa ambivalência. Os textos são do grande poeta do século XIII, Fujiwara no Sadaie, ou Teika (em traduções para francês).
Incontornável obra-prima do século XX, o ciclo Apparition (1979), do compositor americano George Crumb, dá-nos por fim uma visão cíclica da Natureza. Assombrosa e reconfortante, ela detém o poder sobre a Vida e a Morte.
Duo Tágide
Sistema de audição assistida no O'culto da Ajuda
A partir de Janeiro de 2018, toda a programação do O'culto da Ajuda beneficiará do sistema de audição assistida (assistive listening), para o público com necessidades auditivas especiais.