SOVERAL Isabel (1961)  
Foto
Obras
Entrevista
Bibliografia
Partituras
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de intérprete
Isabel Soveral (Porto, 1961) estudou no Conservatório Nacional, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, com os compositores Jorge Peixinho e Joly Braga Santos. Em 1988 ingressou na Universidade Estadual de Nova Iorque em Stony Brook, onde estudou sob a orientação dos compositores Daria Semegen e Bulent Arel. Foi bolseira das Fundações Calouste Gulbenkian, Luso Americana e Fulbright para os programas de Mestrado e Doutoramento em Composição nessa universidade.

Desde 1995 Isabel Soveral é professora de Composição, Teoria e Análise Musical nos cursos de Licenciatura em Música e Ensino de Música, Mestrado em Música e Ensino de Música e no Programa Doutoral em Música do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Presentemente é directora do Centro de Investigação em Música Eletroacústica (CIME), criadora da plataforma EAW (Electroacoustic Winds), e coordenadora do Congresso Internacional EAW.

É membro do INET-MD (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança), onde coordena o grupo de Composição, Teoria e Tecnologia da Música (CTTM). Desde 2008 que é membro do Conselho Científico do Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa (CIMP).

As partituras de Isabel Soveral têm sido publicadas pelas editoras Musicoteca, Fermata e Cecilia Honegger, Edições IPCB, Edições MPMP, e MIC.PT. Tem várias obras publicadas em CD pelas editoras: Portugalsom e Strauss, EMI Classics, Nova Música, Capella, Deux-Elles, Plancton Music, Numérica, Miso Records e Portugaler.

As suas obras tem sido apresentadas em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Hungria, Áustria, Suíça, Suécia, Bulgária, Polónia, Hong Kong, Macau, Argentina, Brasil, Cuba e Estados Unidos. O factor que distingue o universo de composição de Isabel Soveral, tanto ao nível macro como micro, é a morfose, transformação constante de peça em peça, sendo que a compositora tem inclinação particular para unir as suas obras em ciclos. Na sua música, com uma forte influência do modermismo, destaca-se também uma componente “visual”, que se reflecte na sua maneira de trabalhar com “massas” ou “tecidos sonoros” – como Isabel Soveral costuma dizer.

Dossier n.º 15 . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI . Isabel Soveral

LINKS EXTERNOS
www.isabelsoveral.eu
Evolute Consultoria Informática