|
Nasceu em Loures a 14 de Julho de 1960.
Terminou o curso do Conservatório Nacional com 20 valores em 1979. Foi solista na Orquestra Sinfónica Juvenil desde 1973. Representou Portugal na Orquestra Mundial de Juventude em 1977 (Coreia e Japão) e 1982 (Hungria) e 1983 (Espanha).
Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian em Paris e Munique onde obteve o Meisterdiplom com distinção.
Foi solista na orquestra do Teatro Nacional de São Carlos e na Régie Sinfónica onde era o único solista português. Membro do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa com Jorge Peixinho durante 11 anos. Membro do Júri nos prestigiados concursos de Toulon, Constância, Sevilha e presidente do Valentino Buchi em Roma.
Solista convidado dos congressos mundiais em EUA, Bélgica, França, Suécia e Japão.
Actuou ou ensinou em mais de vinte Países da Ásia, Europa, América e África do Norte. Foi professor nos conservatórios de Coimbra, Figueira da Foz, Castelo Branco, Lisboa, Academia de Évora e dos Amadores de Música, Escola Superior de Lisboa, Universidade de Aveiro e Católica do Porto. Actualmente é professor na ESMAE (Porto).
Actuou nos Festivais de Sintra, Estoril, Nancy, Xangai, Macau, Rabat, São Paulo, Belo Horizonte, Guimarães, Aveiro, Vila Real, Póvoa de Varzim, Paços de Brandão, Espinho, Algarve, Madeira, Açores e Folle Journée (CCB).
Os seus alunos tocam em todas as Orquestras Portuguesas (melhor ratio por nacionalidades/instrumento) e ensinam nas melhores escolas. São também detentores de prémios internacionais.
|
Título | Compositor | Categoria musical | Instrumentação sintética | Data | Duração | Observações | InvisibleRow 1 | InvisibleRow 2 |
Amore e Perdizione | Arroyo, João | Ópera | Instrumentação sintética | 1907 | Observações | Ópera | ||
|
||||||||
Antero de Quental | Branco, Luís de Freitas | Orquestra | Instrumentação sintética | 1908 | 12' 30" | Observações | Orquestra | |
|
||||||||
Vathek | Branco, Luís de Freitas | Orquestra | Instrumentação sintética | 1914 | 27' 30" | Observações | Orquestra | |
|
||||||||
Sinfonia nº 2 | Branco, Luís de Freitas | Orquestra | Instrumentação sintética | 1927 | 40' 00" | Observações | Orquestra | |
|
||||||||
Música para o 1º Fausto | Brandão, Paulo | Solo | Instrumentação sintética | 1986 | Observações | Clarinete | ||
|
||||||||
Ne Vas Pas au Jardin des Fleurs | Brandão, Paulo | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1986 | Observações | 4 Clarinetes | ||
|
||||||||
Colibri | Brandão, Paulo | Solo | Instrumentação sintética | 1989 | 4' 22" | Observações | Clarinete | |
|
||||||||
A Falência do Prazer | Brandão, Paulo | Solo | Instrumentação sintética | 2' 30" | Observações | Clarinete | ||
|
||||||||
O Horror de Conhecer | Brandão, Paulo | Solo | Instrumentação sintética | 2' 06" | Observações | Clarinete | ||
|
||||||||
O Mistério do Mundo | Brandão, Paulo | Solo | Instrumentação sintética | 3' 11" | Observações | Clarinete | ||
|
||||||||
L'Amor Industrioso | Carvalho, João de Sousa | Ópera | Instrumentação sintética | 1769 | Observações | Ópera | ||
|
||||||||
Duo para Violeta e Clarinete | Delgado, Alexandre | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1987 | 5' 00" | Observações | Viola e Clarinete | |
|
||||||||
O Doido e a Morte | Delgado, Alexandre | Ópera | Instrumentação sintética | 1993 | 30' 00" | Observações | Ensemble e solistas | |
|
||||||||
Ostinato | Lapa, Fernando C. | Orquestra | Instrumentação sintética | 1984 | 5' 00" | Observações | Orquestra | |
|
||||||||
Quadros Portugueses | Lapa, Fernando C. | Orquestra | Instrumentação sintética | 1998 | 12' 00" | Observações | Orquestra de Sopros | |
|
||||||||
nem tudo ou nada | Lapa, Fernando C. | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2004 | 10' 00" | Observações | Clarinete e Piano | |
|
||||||||
incertos ventos | Lapa, Fernando C. | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2005 | 5' 00" | Observações | Flauta e Clarinete | |
|
||||||||
Sinfonieta (Hommage à Haydn) | Lopes-Graça, Fernando | Orquestra | Instrumentação sintética | 1980 | Observações | Orquestra de Câmara | ||
|
||||||||
Dois Solos | Lopes, José Mesquita | Solo | Instrumentação sintética | 1987 | 5' 15" | Observações | Clarinete | |
|
||||||||
Visão | Oliveira, João Pedro | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1992 | 25' 00" | Observações | soprano, orquestra e electrónica | |
|
||||||||
Novo Canto da Sibila | Peixinho, Jorge | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1981 | 12' 44" | Observações | Clarinete, Piano e 2 Percussões | |
|
||||||||
Akronos | Pires, Filipe | Orquestra | Instrumentação sintética | 1964 | 8' 00" | Observações | Orquestra de Cordas | |
|
||||||||
Divertimento | Rosa, Clotilde | Solo | Instrumentação sintética | 1987 | 8' 00" | Observações | Clarinete | |
|
||||||||
Aria a Tre | Santos, Joly Braga | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1984 | Observações | Clarinete, Viola e Piano | ||
|
||||||||
Improviso para Clarinete e Piano | Santos, Joly Braga | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1988 | Observações | Clarinete e Piano | ||
|
||||||||
Opium I | Soveral, Isabel | Solo | Instrumentação sintética | 1985 | 7' 00" | Observações | Clarinete | |
|
||||||||
Opium II | Soveral, Isabel | Solo | Instrumentação sintética | 1986 | 7' 00" | Observações | Clarinete | |
|
||||||||
Três Fragmentos | Vargas, António Pinho | Solo | Instrumentação sintética | 1988 | 5' 00" | Observações | Clarinete | |
|
||||||||
Acting Out | Vargas, António Pinho | Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal | Instrumentação sintética | 1998 | 19' 00" | Observações | Piano, Percussão e Orquestra | |
|
||||||||
Quatro ou Cinco Movimentos Fugidios da Água | Vargas, António Pinho | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2001 | 15' 00" | Observações | Clarinete, Violoncelo e Piano | |
|
||||||||
Obra | Compositor |
Cosi fan Tutte | Mozart, Wolfgang Amadeus |
Die Sieben Todsünden | Weill, Kurt |
Kleine Mahagonny | Weill, Kurt |
Designação do Prémio | Prémio | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | ||
Artes e Ideias - Música de Câmara e Solista | 1º Prémio | Portugal | Observações | ||||||
Novos Valores da Cultura - Música de Câmara e Solista | 1º Prémio | Portugal | Observações | ||||||