MAIA Pedro Junqueira (1971)  
Foto
Obras
Entrevista
Bibliografia
Partituras
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de intérprete
Nasceu no Porto, em 1971. Iniciou estudos musicais em harmonia e piano jazz com Manuel Beleza, prosseguindo-os com George Letellier, de quem recebe as primeiras lições de composição e orquestração. Ingressa na Escola Superior de Música do Porto, onde estuda com Cândido Lima, Álvaro Salazar e Filipe Pires, vindo a concluir, na congénere lisboeta, o curso superior de composição.

Com obras apresentadas por todo o país, assim como, em pequenos saltos, no estrangeiro, o seu trabalho musical abrange a música de câmara, solista, electrónica, mista e cénica e centra-se na procura da integração entre elementos improvisados e aqueles estritamente escritos. De raiz modal, socorre-se recorrentemente de sonoridades densas, de textura rugosa e em perpétuo movimento, assim como da intenção de um gesto que possua um conteúdo tão significativo quanto o seu envolvente.

Paralelamente à actividade de compositor fundou, em 2001, o Atelier de Composição, associação com a qual tem editado várias publicações (livros, partituras e registos áudio), bem como organizado concertos, conferências, exposições e encontros vários com, e sobre, os compositores portugueses contemporâneos.

É professor de Análise Musical no Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, em Braga.

LINKS EXTERNOS
Atelier de Composição
Atelier de Composição