BOCHMANN Christopher (1950)  
Foto
Obras
Entrevista
Bibliografia
Partituras
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de intérprete
Com nove anos ingressou no coro da Capela de São Jorge, Castelo de Windsor, tendo começado a compor com 14 anos de idade. Dois anos mais tarde, foi estudar a Paris com Nadia Boulanger antes de ingressar na Universidade de Oxford (New College), onde estudou com David Lumsden, Kenneth Leighton e Robert Sherlaw Johnson. Ainda completou os seus estudos com aulas particulares com Richard Rodney Bennett. Tem os graus de B. A. (Hons.), B. Mus, M. A. e D. Mus, todos da Universidade de Oxford; em 2009 fez a Agregação na Universidade de Évora. Em 2004 foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura, Portugal; em 2005 foi agraciado pela rainha D. Isabel II com a condecoração O. B. E. (Officer of the Order of the British Empire).

Nascido em 1950, Christopher Bochmann tem dividido as suas actividades entre a composição, o ensino e a direcção (presentemente é maestro titular da Orquestra Sinfónica Juvenil) e tem trabalhado no Reino Unido, no Brasil e, desde 1980, permanentamente em Portugal.

O compositor está presente na vida musical portuguesa há cerca de 35 anos, tendo desenvolvido uma actividade docente que marcou várias gerações de criadores portugueses. A sua criação prolífica inclui uma ampla lista de obras que abrangem quase todos os géneros musicais, da música para solistas à música orquestral, da música de câmara à ópera...; todas elas sendo marcadas pelo rigor do seu pensamento musical e da sua técnica composicional, mas também não privadas de um impacto emocional profundo.

O seu estilo musical passou por uma fase de considerável complexidade de modernismo pós-serial, quando trabalhou intensamente com formas aleatórias e abertas, e ainda com improvisações controladas. Todavia, mais recentemente, a sua música tem incorporado alguma simplicidade, seguindo assim certas tendências do pós-modernismo sem contudo recorrer ao neo-tonalismo.

“Sou músico, que não tem vergonha de sentir lágrimas nos olhos”, disse Christopher Bochmann a 4 de Novembro de 2010, no programa de rádio Na Outra Margem de Manuela Paraíso, realizado por ocasião do 60.º aniversário do compositor. “A flexibilidade emotiva na música deve-se à coexistência da intuição com o rigor. É o rigor que nos permite a melhor expressão intuitiva”.

Actualmente, Christopher Bochmann é Director da Escola de Artes da Universidade de Évora.

Dossier n.º 6 . Compositores Portugueses dos séuclos XX e XXI . Christopher Bochmann

LINKS EXTERNOS
Christopher Bochmann . site oficial
Evolute Consultoria Informática