Daniel Schvetz nasceu em Buenos Aires (Argentina), em 1955, onde estudou piano e composição no Conservatório Nacional López Bouchardo e na Universidade Católica de Buenos Aires. Trabalhou com mestres destacados como Roberto Brando e Moisés Makaroff em piano; Guillermo Graetzer em Contraponto e Composição e Femina Cassanova em Harmonia.
Ainda na Argentina, compôs música para teatro- infantil, comédias e adultos - para coreografias, para diversos ensembles de Câmara, para coro, e para voz e piano, musicando vários poetas de língua espanhola, e foi pianista acompanhador do Ballet Contemporâneo do Teatro San Martín, e professor na Escuela Nacional de danza Nº2, e professor na Escola de Música del Sindicato de músicos.
Viajou pela Bolívia e Perú como investigador das raízes das expressões da música Sul-americana, que logo viriam a formar parte de alguns dos seus ciclos, realizando concertos como solista e com diversos ensembles.
Formou agrupamentos como "Luna" e "Canto Entero", de repertório denominado "Projecção Folclórica", e compôs uma quantidade de peças de raiz urbana, relacionadas com o tango, que culminou na formação do quarteto "El Borde" com o qual tem trabalhos discográficos editados na Argentina e em Portugal.
Reside em Portugal desde 1990, desenvolvendo actividade profissional nas áreas do ensino e da composição e como intérprete. Começou por leccionar piano, e dirigir coros, no Conservatório Regional de Tomar, na Escola de Música de Santarém e na Fundação dos Amigos da Criança, onde leccionou as disciplinas de ATC (Análise e Técnicas de Composição), Música de Câmara, História da Música e Acústica. Em 1996, participou e obteve o primeiro lugar no concurso público convocado pelo Conservatório Nacional de Lisboa, vindo a substituir a Prof. Maria de Lourdes Martins, na disciplina de Composição;
Formou numerosos grupos e ensembles de câmara, para os quais compôs obras originais, tendo também adaptado peças de outros compositores, que passaram a formar parte do repertório de várias instituições de ensino da música em Portugal e o estrangeiro. Fundou juntamente com César Viana o ensemble " Ophris ", em 1991, duo dedicado à música contemporânea portuguesa.
Colaborou como compositor, arranjador, intérprete ou maestro, com várias instituições, tais como:
As Escolas Superiores de Música de Lisboa e do Porto, Escola Superior de Música de Castelo Branco, Escola de Música de Linda-a-Velha, Conservatório Nacional de Lisboa e Academia Metropolitana,Academía Sta cecilia; e como compositor, arranjador, e/ou pianista com artistas ou Instituições como: Misia, Mafalda Arnauth, Remix Ensemble, Coro Publia Hortensia, Coro de Câmara de Lisboa, Coro Sinfónico Lisboa Cantat ,Sinfonietta de Lisboa, Sinfonía B , Ophris , Anne Kaasa, Luis Gomes, Antonio Saiote, Saxofinia, Quarteto de Clarinetes de Lisboa,Quarteto de saxofones "Cuatro vientos ", Quarteto de Cordas Fernando Lopes Graça, Teatro Trindade, Teatro Nacional Dona María II; Casa da Música, Orquesta Juan de Dios Filiberto, Marcel Worms, Ana Paula Russo, Mario Redondo, Ana Ferraz, Ana Esther Neves, Horacio Ferrer, Néstor Marconi, Carlos Martins.
Participa como pianista solista e director em diferentes ensembles, onde arranja, compõe e dirige, dentro e fora de Portugal.
Desde 1991, tem escrito e feito arranjos de mais de 700 obras, de diferentes envergaduras e para formações diversas, como parte do seu trabalho como professor na Classe de Música de Câmara, no Conservatório Nacional de Lisboa, de Tomar, de Santarém, Metropolitana, e múltiplas encomendas de vários ensembles e instituições portuguesas e estrangeiras.
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Biografia
Daniel Schvetz nasceu em Buenos Aires (Argentina), em 1955, onde estudou piano e composição no Conservatório Nacional López Bouchardo e na Universidade Católica de Buenos Aires. Trabalhou com mestres destacados como Roberto Brando e Moisés Makaroff em piano; Guillermo Graetzer em Contraponto e Composição e Femina Cassanova em Harmonia.
Ainda na Argentina, compôs música para teatro- infantil, comédias e adultos - para coreografias, para diversos ensembles de Câmara, para coro, e para voz e piano, musicando vários poetas de língua espanhola, e foi pianista acompanhador do Ballet Contemporâneo do Teatro San Martín, e professor na Escuela Nacional de danza Nº2, e professor na Escola de Música del Sindicato de músicos.
Viajou pela Bolívia e Perú como investigador das raízes das expressões da música Sul-americana, que logo viriam a formar parte de alguns dos seus ciclos, realizando concertos como solista e com diversos ensembles.
Formou agrupamentos como "Luna" e "Canto Entero", de repertório denominado "Projecção Folclórica", e compôs uma quantidade de peças de raiz urbana, relacionadas com o tango, que culminou na formação do quarteto "El Borde" com o qual tem trabalhos discográficos editados na Argentina e em Portugal.
Reside em Portugal desde 1990, desenvolvendo actividade profissional nas áreas do ensino e da composição e como intérprete. Começou por leccionar piano, e dirigir coros, no Conservatório Regional de Tomar, na Escola de Música de Santarém e na Fundação dos Amigos da Criança, onde leccionou as disciplinas de ATC (Análise e Técnicas de Composição), Música de Câmara, História da Música e Acústica. Em 1996, participou e obteve o primeiro lugar no concurso público convocado pelo Conservatório Nacional de Lisboa, vindo a substituir a Prof. Maria de Lourdes Martins, na disciplina de Composição;
Formou numerosos grupos e ensembles de câmara, para os quais compôs obras originais, tendo também adaptado peças de outros compositores, que passaram a formar parte do repertório de várias instituições de ensino da música em Portugal e o estrangeiro. Fundou juntamente com César Viana o ensemble " Ophris ", em 1991, duo dedicado à música contemporânea portuguesa.
Colaborou como compositor, arranjador, intérprete ou maestro, com várias instituições, tais como:
As Escolas Superiores de Música de Lisboa e do Porto, Escola Superior de Música de Castelo Branco, Escola de Música de Linda-a-Velha, Conservatório Nacional de Lisboa e Academia Metropolitana,Academía Sta cecilia; e como compositor, arranjador, e/ou pianista com artistas ou Instituições como: Misia, Mafalda Arnauth, Remix Ensemble, Coro Publia Hortensia, Coro de Câmara de Lisboa, Coro Sinfónico Lisboa Cantat ,Sinfonietta de Lisboa, Sinfonía B , Ophris , Anne Kaasa, Luis Gomes, Antonio Saiote, Saxofinia, Quarteto de Clarinetes de Lisboa,Quarteto de saxofones "Cuatro vientos ", Quarteto de Cordas Fernando Lopes Graça, Teatro Trindade, Teatro Nacional Dona María II; Casa da Música, Orquesta Juan de Dios Filiberto, Marcel Worms, Ana Paula Russo, Mario Redondo, Ana Ferraz, Ana Esther Neves, Horacio Ferrer, Néstor Marconi, Carlos Martins.
Participa como pianista solista e director em diferentes ensembles, onde arranja, compõe e dirige, dentro e fora de Portugal.
Desde 1991, tem escrito e feito arranjos de mais de 700 obras, de diferentes envergaduras e para formações diversas, como parte do seu trabalho como professor na Classe de Música de Câmara, no Conservatório Nacional de Lisboa, de Tomar, de Santarém, Metropolitana, e múltiplas encomendas de vários ensembles e instituições portuguesas e estrangeiras.
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Peça encomendada no contexto da exposição “A Guerra Guardada – Fotografias de Soldados Portugueses em Angola, Guiné e Moçambique (1961-74)”, com curadoria de Maria José Lobo Antunes e Inês Ponte. A exposição explora coleções pessoais de homens que em tempos foram soldados, sendo que a maioria foi recolhida através de entrevistas presenciais no quadro de uma investigação etnográfica no ICS-ULisboa.
Peça encomendada no contexto da exposição “A Guerra Guardada – Fotografias de Soldados Portugueses em Angola, Guiné e Moçambique (1961-74)”, com curadoria de Maria José Lobo Antunes e Inês Ponte. A exposição explora coleções pessoais de homens que em tempos foram soldados, sendo que a maioria foi recolhida através de entrevistas presenciais no quadro de uma investigação etnográfica no ICS-ULisboa.
Paulo Ferreira e Pedro Mateus · libreto · adaptação inspirada na obra homónima de Sophia de Mello Breyner Andresen
Catarina Moreira e Guilherme Dias · coreografia
Música Humberto Ruaz e Daniel Schvetz · música ao vivo interpretada pelos alunos da Orquestra da EAMCN
Pedro Ferreira . maestro
José Manuel Castanheira · cenografia
Catarina Moreira · figurinos
Ricardo Campos · luzes
Sérgio Joaquim · técnico multimédia
Alunos do 1.º ao 8.º ano de Dança · intérpretes
Coro e Orquestra do Atelier Musical da Escola de Música do Conservatório Nacional
Jean Claude Carrière, libreto
Ricardo Mateus, direção musical
Teresa Cordeiro, preparação e direção coral
Rúben Saints, Encenação e movimento
Alunos da FAUL orientados por José Manuel Castanheira, Cenografia
Orana Alves, tradução do libreto
Escola de Música do Conservatório Nacional, produção
Plim Ensemble:
Joana Sá Tavares (piano), Luís Martins (guitarra), Ana Isabel Dias (harpa), Ana Mendes (flauta), Beatriz Serrão (percussão), Paula Pestana (violino), Rogério Medeiros (violoncelo)
Plim Ensemble:
Joana Sá Tavares (piano), Luís Martins (guitarra), Ana Isabel Dias (harpa), Ana Mendes (flauta), Beatriz Serrão (percussão), Paula Pestana (violino), Rogério Medeiros (violoncelo)
Ana Ferraz (soprano), Mário Redondo (barítono)
Quarteto Saxofínia
Quarteto de Clarinetes de Lisboa
António Aguiar (contrabaixo)
Daniel Schvetz (piano, direcção)
Ana Ferraz (soprano), Mário Redondo (barítono)
Quarteto Saxofínia
Quarteto de Clarinetes de Lisboa
António Aguiar (contrabaixo)
Daniel Schvetz (piano, direcção)
Curso de Piano no Conservatório Nacional de Buenos Aires, López Bouchard
Licenciatura em Composição no Conservatório Beethoven (com reconhecimento pela Universidade Nova de Lisboa)
Curso de Música Electroacústica na Universidade Ricardo Roja
Participação nos Cursos Latino-americanos de Música Contemporânea