Nasceu em Lisboa, em 1965, tendo estudado piano com professores particulares desde os 12 anos. Aos 19, trocou a Faculdade de Economia pelo Instituto Gregoriano de Lisboa, concluindo aí o Curso Geral de Música com altas classificações. Ingressou depois na Escola Superior de Música de Lisboa onde estudou com Christopher Bochmann e António Pinho Vargas e onde concluiu o Curso Superior de Composição em 1992. No ano seguinte, frequentou, na mesma escola, o Curso Superior de Direcção Coral mas interrompeu ao ter concorrido, com êxito, a uma bolsa de estudos da Comissão Cultural Luso-Americana (Programa Fulbright).
Assim, iniciou em 1994 o Mestrado em Composição no College-Conservatory of Music - University of Cincinnati (Ohio, EUA), onde estudou, entre outros, com Samuel Adler. Terminou dois anos mais tarde, tendo apresentado uma tese intitulada Relatives que consiste num conjunto de sete peças para instrumentos diferentes, as quais tanto podem ser tocadas isoladamente como em simultâneo, constituindo, neste último caso, um grupo instrumental mais alargado. Ainda em 1996, inscreveu-se, na mesma instituição, no Doutoramento em Composição, diplomando-se em 2001 com a apresentação de outra tese-partitura, intitulada 2001: A World Symphony, sob orientação de Mara Helmuth. Neste caso, trata-se de uma alegoria sobre a racionalidade civilizacional, consistindo numa viagem histórica, geográfica e de estilos musicais ao longo de cinco andamentos, cada um com o nome de um continente. Desde 2003 dedica-se a um projecto de pós-Doutoramento consistindo numa ópera multimédia de ficção científica, orientada por João Pedro Oliveira na Universidade de Aveiro e por Mara Helmuth em Cincinnati.
Além da bolsa de estudo já referida, contou, para estes projectos, com apoios do Centro Nacional de Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura (Mestrado), da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (Doutoramento) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Doutoramento e pós-Doutoramento).
Enquanto professor, tem leccionado diversas disciplinas na àrea da Composição, desde a Análise Musical à Música Electroacústica, entre outras. Nesta qualidade, passou primeiramente pela Academia de Amadores de Música e pela Fundação Musical dos Amigos das Crianças em Lisboa, leccionou depois na University of Cincinnati e, desde 1998, é professor assistente na Escola Superior de Música de Lisboa.
Frequentou durante alguns anos os seminários de Composição de Emmanuel Nunes, na Fundação Calouste Gulbenkian e de música electrónica no IRCAM, em Paris (1996), e na International Computer Music Conference em Salónica, na Grécia, em 1997.
O tempo que tem dedicado à sua própria formação e ao ensino não lhe têm permitido ter uma carreira muito activa como compositor. Ainda assim, tem apresentado algumas obras, nomeadamente para electroacústica no Festival Música Viva, entre outras.
Biografia
Nasceu em Lisboa, em 1965, tendo estudado piano com professores particulares desde os 12 anos. Aos 19, trocou a Faculdade de Economia pelo Instituto Gregoriano de Lisboa, concluindo aí o Curso Geral de Música com altas classificações. Ingressou depois na Escola Superior de Música de Lisboa onde estudou com Christopher Bochmann e António Pinho Vargas e onde concluiu o Curso Superior de Composição em 1992. No ano seguinte, frequentou, na mesma escola, o Curso Superior de Direcção Coral mas interrompeu ao ter concorrido, com êxito, a uma bolsa de estudos da Comissão Cultural Luso-Americana (Programa Fulbright).
Assim, iniciou em 1994 o Mestrado em Composição no College-Conservatory of Music - University of Cincinnati (Ohio, EUA), onde estudou, entre outros, com Samuel Adler. Terminou dois anos mais tarde, tendo apresentado uma tese intitulada Relatives que consiste num conjunto de sete peças para instrumentos diferentes, as quais tanto podem ser tocadas isoladamente como em simultâneo, constituindo, neste último caso, um grupo instrumental mais alargado. Ainda em 1996, inscreveu-se, na mesma instituição, no Doutoramento em Composição, diplomando-se em 2001 com a apresentação de outra tese-partitura, intitulada 2001: A World Symphony, sob orientação de Mara Helmuth. Neste caso, trata-se de uma alegoria sobre a racionalidade civilizacional, consistindo numa viagem histórica, geográfica e de estilos musicais ao longo de cinco andamentos, cada um com o nome de um continente. Desde 2003 dedica-se a um projecto de pós-Doutoramento consistindo numa ópera multimédia de ficção científica, orientada por João Pedro Oliveira na Universidade de Aveiro e por Mara Helmuth em Cincinnati.
Além da bolsa de estudo já referida, contou, para estes projectos, com apoios do Centro Nacional de Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura (Mestrado), da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (Doutoramento) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Doutoramento e pós-Doutoramento).
Enquanto professor, tem leccionado diversas disciplinas na àrea da Composição, desde a Análise Musical à Música Electroacústica, entre outras. Nesta qualidade, passou primeiramente pela Academia de Amadores de Música e pela Fundação Musical dos Amigos das Crianças em Lisboa, leccionou depois na University of Cincinnati e, desde 1998, é professor assistente na Escola Superior de Música de Lisboa.
Frequentou durante alguns anos os seminários de Composição de Emmanuel Nunes, na Fundação Calouste Gulbenkian e de música electrónica no IRCAM, em Paris (1996), e na International Computer Music Conference em Salónica, na Grécia, em 1997.
O tempo que tem dedicado à sua própria formação e ao ensino não lhe têm permitido ter uma carreira muito activa como compositor. Ainda assim, tem apresentado algumas obras, nomeadamente para electroacústica no Festival Música Viva, entre outras.