2019 · Dezembro · Novembro · Outubro · Setembro · Julho · Junho · Maio · Abril · Março · Fevereiro · Janeiro
2018
Arquivo · 2017-2011

Encontros & Conferências . Arquivo (2018-2019)

2019 · Dezembro







Lançamento CD – 1.º volume de Música de Câmara de Joly Braga Santos

16 de Dezembro, 18h00
Fundação GDA, Lisboa

A Musicamera tem o prazer de convidar para o lançamento da edição em CD do 1.º volume de Música de Câmara de Joly Braga Santos, editado pela conceituada Toccata Classics.
Depois do ciclo orgânico de concertos estreados em Novembro de 2017 no CCB – e que seguiu para apresentações em todo o país – o projecto da Musicamera Produções Integral da Música de Câmara de Joly Braga Santos que reúne a música de câmara instrumental do compositor revela agora o primeiro dos registos. Este resulta da vontade e desígnio de celebrar e divulgar a obra de música de câmara de uma das principais figuras da música portuguesa do século XX, um gesto de "defesa e fruição de um acervo fulcral no devir da cultura musical portuguesa" (Alejandro Erlich Oliva, Musicamera Produções).
Este momento terá uma breve intervenção musical seguido da apresentação do disco por várias individualidades.
Estará patente uma exposição de imagens captadas ao longo de todo o projecto.

>> Mais informações







imagem ilustrativa · Pixabay

IV Encontro Internacional de Piano Contemporâneo

12-14 de Dezembro
ESMAE, Teatro Helena Sá e Costa, Porto

Decorre na ESMAE, Teatro Helena Sá e Costa, o IV Encontro Internacional de Piano Contemporâneo.

Iniciado em 2016 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil), o objetivo do Encontro é promover a partilha e o debate sobre pesquisas e atividades artísticas relacionadas com a música contemporânea para piano. Agora na sua quarta edição, esta reunião de três dias visa juntar artistas, compositores e musicólogos experientes, além de músicos e investigadores mais jovens, proporcionando um fórum para a discussão do repertório pianístico contemporâneo, nas perspetivas da criação, performance e musicologia.

Com cerca de 50 investigadores e performers oriundos de 12 nacionalidades diferentes, esta reunião de 3 dias tem por objectivo promover uma discussão sobre os recentes desenvolvimentos da criação contemporânea, tanto na pesquisa musicológica como na prática artística. Para além de um vasto leque de práticas performativas e de temas de investigação sobre a música para piano dos últimos 50 anos até aos nossos dias, apresentados em palestras, recitais e performances artísticas, nesta edição será dada particular ênfase à obra do compositor português João Pedro Oliveira (1959), por ocasião do seu sexagésimo aniversário, através de uma mesa-redonda e um workshop com o compositor.

O IV Encontro Internacional de Piano Contemporâneo é uma organização do CESEM / IPP em parceira com a ESMAE e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil).

>> Programa completo

>> Mais informações







MUSIVUS – ciclo IV – sessão V · Miguel Azguime e Sílvia Cancela

10 de Dezembro, 21h00
Auditório Maestro Frederico de Freitas, Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa

A quinta sessão do Ciclo IV, a acontecer no próximo dia 10 de Dezembro, às 21h00, conta com a presença do Compositor Miguel Azguime que estará à conversa com a Flautista Sílvia Cancela, tomando a obra Et s’il à l’issue (ou la flute bien détempérée), para flauta e electrónica como ponto de partida para a conversa.

O tema das sessões aborda uma obra do compositor em foco, que é discutida e apresentada com um intérprete convidado, promovendo um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

>> Mais informações

>> Topo

2019 · Novembro







A música electroacústica · audições comentadas por Virgílio Melo

30 de Novembro, 17h00
Gato Vadio, Porto

A música electroacústica nas audições comentadas pelo compositor, professor e musicógrafo Virgílio Melo.

A música electroacústica (ou música electrónica) não é um género, mas sim um conjunto vasto de meios que se molda a diferentes personalidades artísticas e que abre múltiplos horizontes.

>> Folha de sala

>> Mais informações







Contemporary Works for Accordion – Paulo Jorge Ferreira · apresentação do disco

29 de Novembro, 21h30
Cossoul, Lisboa

Contemporary Works for Accordion” – Paulo Jorge Ferreira

"A ideia base em relação à conceção deste registo discográfico, assentou na divulgação de repertório original para acordeão, uma premissa que tem pautado o meu trajeto profissional enquanto acordeonista. Para tal, optei por compositores com perspetivas musicais bastante distintas, incluindo a minha própria música, o que naturalmente conduziu à criação de um disco que aborda obras de correntes estéticas contrastantes. Pode-se referir que na seleção do respetivo repertório, foi tido em conta a escolha de obras que utilizam uma ampla gama de recursos técnicos do instrumento, proporcionando ao ouvinte a escuta de sonoridades e ambientes musicais menos prováveis vindos do acordeão.

As minhas peças Suite n.º1 Imagens de Pac-chen e Densus constituem a primeira gravação mundial em disco, enquanto que as restantes obras do álbum, algumas de referência do repertório acordeonístico, são um dos poucos registos fonográficos existentes.

O privilégio que tenho tido, ao longo dos anos, em conviver assiduamente com músicos, maestros, compositores de grande qualidade, que olham para o acordeão com enorme apreço, é sem dúvida, uma motivação extra para continuar este caminho de afirmação do instrumento.

Este CD tem como intuito, contribuir também, para a proliferação do acordeão no mercado profissional da música, dando a conhecer cada vez mais um instrumento com estupendas capacidades, capaz de atrair um público cada vez mais exigente, que procura inovação e não se conforma com monotonia."

Paulo Jorge Ferreira

>> Mais informações







Évora · Templo Romano · Pixabay

EINEM · I Encontro Internacional de Estudantes em Música e Musicologia

28-30 de Novembro
Colégio Mateus de Aranda, Universidade de Évora

O CESEM – Polo da Universidade de Évora organiza a 1.ª Edição deste Encontro Internacional para Jovens Investigadores de Música e Musicologia, que tem como público-alvo estudantes de Mestrado e Doutoramento na área da música: musicólogos, instrumentistas, e compositores.

Com o objectivo de promover uma partilha de experiências e divulgação de resultados dos trabalhos desenvolvidos, este Encontro visa conhecer, divulgar, apoiar e promover as práticas de investigação na área da Música e da Musicologia, possibilitando assim uma circulação de caminhos metodológicos, reflexões relacionadas com a área de estudos dos participantes e resultados dos trabalhos de investigação.

Tem como destinatários estudantes de Música e Musicologia a realizar os seus estudos em instituições de investigação e de ensino superior portuguesas ou estrangeiras.

>> Mais informações







Luís Tinoco · © João Vasco Almeida

Lançamento do CD Archipelago · Luís Tinoco / Drumming GP

28 de Novembro, 21h30
Isshin Dojo, Lx Factory, Lisboa

Na estreia do Drumming – Grupo de Percussão na etiqueta norte-americana, e no ano em que celebra 20 anos, Archipelago marca o regresso de Luís Tinoco à Odradek num álbum inteiramente preenchido com obras para percussão, incluindo estreias e gravações inéditas. O disco conta ainda com a participação do Quarteto de Cordas de Matosinhos.

Estarão presentes no lançamento o compositor Luís Tinoco, o produtor musical Hugo Romano Guimarães e o director artístico do Drumming GP, Miquel Bernat, assim como mais alguns membros do grupo e intérpretes no disco.

Paralelamente ao lançamento será realizada uma instalação sonora para audição em 3D do disco. Esta audição está a cargo da N | Music Production e será comentada pelo produtor musical Hugo Romano Guimarães.

A instalação fica patente até ao dia 1 / 12 / 2019 com audições assistidas.

>> Mais informações







MUSIVUS – ciclo IV – sessão IV · Nuno Costa e Miguel Maduro-Dias

26 de Novembro, 21h00
Auditório Maestro Frederico de Freitas, Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa

A quarta sessão do Ciclo IV, a acontecer no próximo dia 26 de Novembro, às 21h00, conta com a presença do Compositor Nuno Costa que estará à conversa com o Cantor Miguel Maduro-Dias, tomando a obra Instrepere II, como ponto de partida para a conversa.

O tema das sessões aborda uma obra do compositor em foco, que é discutida e apresentada com um intérprete convidado, promovendo um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

>> Mais informações







imagem ilustrativa · Unsplash

Arquitecturas o que vamos ouvir? Com Ângela Lopes e Cândido Lima

20 de Novembro, 21h00
Casa das Artes, Porto

ARQUITECTURAS o que vamos ouvir?
Com os compositores Ângela Lopes e Cândido Lima

Música desconhecida, músicos desconhecidos, público desconhecido

À volta da cidade e de sons de artes em ruínas erigidas sobre escombros

Nos espaços circundantes dos jardins de um palacete da Rua António Cardoso

Das bandas filarmónicas ao ar livre às músicas contemporâneas do último século

Ali ouvi/abri/ram-se, durante meses, “janelas sobre o novo século” (C. L.)

Ali, lugar de memórias destruídas aqui, lugar de memórias indestrutíveis.

>> Mais informações







Lançamento da edição em CD da obra 'MIT (Memórias em Movimentos Internos e Texturas), de Eduardo Luís Patriarca · BINNAR

17 de Novembro, 16h30
Museu da Indústria Têxtil, Vila Nova de Famalicão

No dia 17 de Novembro, no BINNAR, em Vila Nova de Famalicão, no Museu da Indústria Têxtil, lança-se o CD com as obras encomendadas a Eduardo Luís Patriarca pelo Festival BINNAR no ano passado: 'MIT (Memórias, movimentos internos em texturas) para 6 percussionistas, electrónica e electrónica em tempo real; e a peça 'MIT 2 (Memórias internas em texturas), electrónica. Os intérpretes são o Grupo de Percussão da Universidade do Minho orientados por Nuno Aroso.

>> Mais informações







imagem ilustrativa · Pixabay

Simpósio Cultura e Sustentabilidade

Culture and Sustainability Symposium

16-17 de Novembro
Lisboa Incomum

November 16-17
Lisboa Incomum

É do conhecimento geral que uma mudança cultural e social deverá acontecer de forma a garantir a sustentabilidade do nosso planeta. Mas como podem as instituições artísticas e culturais ser um factor chave nessa mudança?

A 3.ª edição do simpósio Cultura e Sustentabilidade pretende aumentar a discussão e a consciencialização sobre estes temas, questionando os valores e hábitos da sociedade ocidental através da arte e da ação cultural. Através de uma abordagem científica e artística, uma comunidade de cientistas, artistas, activistas e empreendedores promoverá um debate de conceitos de cultura e as suas relações com a arte, ecologia, meio ambiente, mobilidade, paisagem sonora, sustentabilidade, entre outros tópicos.

Os quatro temas do simpósio são:
· Incorporação da sustentabilidade e consciência social na educação [artística]
· O impacto das mudanças ambientais na paisagem sonora
· O papel da arte no desenvolvimento de um futuro sustentável
· Integração da sustentabilidade numa organização [artística]

O programa do evento contará com conferências, mesas redondas e momentos musicais.

It’s clear that a cultural and social change must happen in order to ensure our planet’s sustainability. But how can Art and Cultural Institutions be a key factor in this change?
The 3rd edition of the symposium ‘Culture and Sustainability’ intends to raise discussion and awareness about such topics, questioning western society’s values and habits through art and cultural action. Through both a scientific and artistic approach, a community of scientists, artists, activists and entrepreneurs will promote a debate of concepts of culture and its relations to art, ecology, environment, mobility, soundscape, sustainability, among other topics.

As stated by Jon Hawkes (2001):
“It is through cultural action that we:
— make sense of our existence and the environment we inhabit;— find common expressions of our values and needs;
— meet the challenges presented by our continued stewardship of the planet.
Without culture, we are, quite literally, not human.
Culture has three aspects. It encompasses:
— our values and aspirations;
— the processes and mediums through which we develop, receive and transmit these values and aspirations;
— the tangible and intangible manifestations of these values and aspirations in the real world.”

The four main themes of the symposium are:
· Embedding sustainability and social awareness in [artistic] education
· The impact of environmental changes on soundscape
· The role of art in the development of a sustainable future
· Integrating sustainability into an [artistic] organization
The program of the event will feature conferences, round tables and musical moments.

The entrance is free but requires registration [name & e-mail] upon arrival.

>> Mais informações







Ciclo Sophia e as Artes – no centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen · Sophia e a Música · com Amílcar Vasques-Dias

16 de Novembro, 17h30
Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto

SOPHIA E AS ARTES
CICLO INTEGRADO NO CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
Organização: Ana Luísa Amaral, Isabel Pires de Lima e Rosa Maria Martelo - Universidade do Porto.

SOPHIA E A MÚSICA

Nem um momento só podes perder
A linha musical do encantamento


Pedro Eiras | Amílcar Vasques-Dias
Moderação de Ana Luísa Amaral

>> Mais informações







imagem ilustrativa · Pixabay

ENIM 2019 · IX Encontro de Investigação em Música

14-16 de Novembro
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA, Lisboa

O ENIM pretende proporcionar aos profissionais e a todos os interessados nas diferentes áreas dos estudos musicais uma panorâmica plural, tematicamente diversificada e metodologicamente actualizada das actividades realizadas neste domínio em Portugal, encontrando‐se igualmente aberto a participantes de outras proveniências.

>> Mais informações







MUSIVUS – ciclo IV – sessão III · Constança Capdeville · com António de Sousa Dias, Pedro Wallenstein e Luís Madureira

12 de Novembro, 21h00
Auditório Maestro Frederico de Freitas, Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa

A Terceira Sessão do Ciclo IV – MUSIVUS, a acontecer no próximo dia 12 Novembro, às 21h00, conta com a presença do compositor António de Sousa Dias, que estará à conversa com o contrabaixista Pedro Wallenstein e com o cantor Luís Madureira sobre a obra e importância da compositora Constança Capdeville.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

>> Mais informações







Conferência Composição Multimédia · Igor C. Silva · ESML

8 de Novembro, 11h00
Pequeno Auditório, Escola Superior de Música de Lisboa

"A conferência aborda o meu trabalho de multimédia, focando essencialmente os aspectos da sincronização e interatividade entre performer e computador/multimedia. Irei mostrar excertos de obras minhas, partituras e sobretudo falar sobre a programação electrónica/multimédia como ferramenta composicional."
(Igor C. Silva)

>> Igor C. Silva & Maija Anttila no Lisboa Incomum

>> Mais informações

>> Topo

2019 · Outubro







MUSIVUS – ciclo IV – sessão II · com Patrícia Sucena de Almeida e Ian Pace

29 de Outubro, 21h00
Auditório Maestro Frederico de Freitas, SPAutores, Lisboa

No quarto ciclo o Projecto MUSIVUS conta com cinco sessões a decorrer no Auditório Maestro Frederico de Freitas, na Sociedade Portuguesa de Autores, na Av. Duque de Loulé, 31, em Lisboa, às terças-feiras pelas 21h, com periodicidade bimensal.

O tema das sessões aborda uma obra do compositor em foco, que é discutida e apresentada com um intérprete convidado, promovendo um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

A segunda sessão do Ciclo IV, a acontecer no próximo dia 29 de Outubro, às 21h00, conta com a presença da compositora Patrícia Sucena de Almeida que estará à conversa com o pianista Ian Pace, tomando a obra Desperatio (2017-18), como ponto de partida para a conversa.

>> Mais informações







Diogo da Costa Ferreira no Colóquio de Psicanálise – Psicanálise Clínica e Aplicada

18-19 de Outubro
ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida em Lisboa

Irá ter lugar, nos próximos dias 18 e 19 de outubro de 2019, o Colóquio de Psicanálise: Psicanálise Clínica e Aplicada.

O colóquio de psicanálise do ISPA 2019, será dedicado a três temas: 1) A intervenção clínica na depressão, 2) A Psicanálise fora do setting clínico 3) Diálogo entre modelos psicoterapêuticos.

Dia 19 · 14h00
· Comunicação por Diogo da Costa Ferreira · Um Compositor winnicottiano: Para uma estética psicanalítica

>> Mais informações







Carlos Alberto Augusto no II Encontro Paisagem Sonora Histórica – Évora 2019

16-18 de Outubro
Colégio Mateus d' Aranda – Universidade de Évora

O Encontro para além de comunicações focadas na cidade de Évora pretende promover e articular trabalhos sobre outras paisagens, espaços e cidades. Pretende promover o trabalho interdisciplinar a áreas importantes para a definição e pensamento do espaço sonoro como a arquitetura, sociologia ou acústica.

Dia 18 · 9h30
· Conferência por Carlos Alberto Augusto · Uma viagem pelo silêncio

>> Mais informações







MUSIVUS – ciclo IV – sessão I

MUSIVUS – ciclo IV – sessão I · com Paulo Ferreira-Lopes e Henrique Portovedo

15 de Outubro, 21h00
Auditório Maestro Frederico de Freitas, SPAutores, Lisboa

O Projecto MUSIVUS regressa para o seu IV ciclo de compositores convidados.
Este Ciclo contará com cinco sessões a decorrer no Auditório Maestro Frederico de Freitas, na Sociedade Portuguesa de Autores, na Av. Duque de Loulé, 31, em Lisboa, às terças-feiras pelas 21h, com periodicidade bimensal.

O tema das sessões aborda uma obra do compositor em foco, que é discutida e apresentada com um intérprete convidado, promovendo um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

A primeira sessão do Ciclo IV, a acontecer no próximo dia 15 de Outubro, às 21h00, conta com a presença do Compositor Paulo Ferreira-Lopes que estará à conversa com o Saxofonista Henrique Portovedo, tomando Três Peças do Livro da Escuridão, como ponto de partida para a conversa.

>> Mais informações







Virgílio Melo

Mestres do segundo modernismo · audições comentadas por Virgílio Melo

12 de Outubro, 17h00
Gato Vadio, Porto

Mestres do segundo modernismo

Papel relevante de uma geração de compositores nascidos nos anos 20, e que começaram a ser conhecidos após a Segunda Grande Guerra.

Características
Fontes: 2.ª escola de Viena (em particular Webern), Varèse, Messiaen (em particular, os processos rítmicos)

Cosmopolitismo
Recusa do neo-classicismo académico
Grande capacidade visionária e de invenção inovadora
Alargamento da pantonalidae
Exploração dos meios electroacústicos (a tratar numa próxima sessão)

Veremos alguns nomes de entre uma plêiade de mestres que tem sido, apressada e injustamente, denominada de serial ou de vanguardista, quando, na realidade, a variedade prima.

Virgílio Melo

>> Mais informações
>> Folha de sala







imagem ilustrativa · Pixabay

ACOUSMONIUM Conference · with the participation of Miguel Azguime

October 11-13
Studio for Electroacoustic Music at the Academy of Music in Cracow, Poland

37th General Assembly of International Confederation of Electroacoustic Music · CIME / ICEM
Françoise Barrière in Memoriam

October 12 · 15h30
· Presentation by Miguel Azguime · The Loudspeaker Orchestra paradigm: a place for interpretation of electroacoustic music?

>> Complete porgramme

>> More info







imagem ilustrativa · Pixabay

Conferência: Tracking the Creative Process in Music · com a participação de Diogo Alvim e Sara Carvalho

9-11 de Outubro
Campus de Campolide, Universidade NOVA de Lisboa

The TCPM international conference brings together researchers interested in artistic creativity and the study of processes of musical and sound creation, of the past and present. Researchers working on this cluster of problems from a wide variety of disciplines (history, music analysis, psychology, philosophy, cognitive science, sociology, ethnomusicology, anthropology, dance research, sound design, etc.) are invited to assess the different methodologies developed in the last thirty years in their respective areas from an interdisciplinary perspective. Each approach contributes in its own way to the advancement of our understanding of the procedures, techniques, knowledge and know-how employed by musicians involved in creative projects.

CESEM Research Centre: FCSH, NOVA University, Lisbon
INET-md Research Centre: FCSH, NOVA University, Lisbon
IRCAM (Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique), Paris

Dia 9 · 16h00
· Comunicação por Sara Carvalho · Spinning Yarns: Gesture and indeterminacy in collaborative composition

Dia 10 · 13h30
· Comunicação por Diogo Alvim · Composing with real world programmes

>> Mais informações







Nuno da Rocha

O que será do rio · Nuno da Rocha · lançamento e mesa-redonda

5 de Outubro, 17h00
Festival Jovens Músicos 2019, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Lançamento do novo disco monográfico (MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa) com obras para orquestra barroca de Nuno da Rocha.

Divino Sospiro
Massimo Mazzeo · direcção
com António Carrilho, flauta solo em Recorded Concerto e o Coro Juvenil do Instituto Gregoriano de Lisboa, em Alcippe.

Lançamento e mesa-redonda com António Carrilho, Massimo Mazzeo, Nuno da Rocha, Filipa Palhares.

>> Festival Jovens Músicos 2019

>> Mais informações

>> Topo

2019 · Setembro







imagem ilustrativa · Unsplash

Mesa-redonda: Compor a Escuta – música contemporânea · Reverso // Encontro de autores, artistas e editores independentes

26 de Setembro, 21h45
Cossoul, Lisboa

Mesa-redonda:
Compor a Escuta – música contemporânea, com Carlos Caires, Gonçalo Gato, Luís Tinoco e Sérgio Azevedo.

>> Mais informações







Conferência: A Mulher é o Futuro do Homem?

14 de Setembro, 16h00
Sala 2, Casa da Música, Porto

Com a participação de:
· Gabriela Canavilhas (Pianista e ex-Ministra da Cultura) · Mariana Mortágua (Deputada) · Joana Carneiro (Maestrina)

Moderação de António Jorge Pacheco

>> Mais informações







imagem ilustrativa
por Edgar Hernández no Unsplash

Conferência: Os Riscos de Compor no Feminino: a Presença Oculta das Mulheres Compositoras na História da Música Ocidental; por Rui Vieira Nery

11 de Setembro, 21h00
Música no Feminino, Auditório Casa Comum, Reitoria da Universidade do Porto

O cânone da História da Música Erudita ocidental, tal como é apresentado nos manuais escolares e como é apresentado nos programas de concerto e nos catálogos discográficos de maior relevância, parece ignorar quase por completo o papel das mulheres compositoras na vida musical da nossa Cultura. Fanny Mendelssohn pode ocasionalmente ser referida como a irmã de Felix, tal como Clara Schumann e Alma Mahler uma vez por outra como mulheres de Robert e Gustav, respectivamente, mas raramente como criadoras, por direito próprio. E contudo, um olhar mais atento sobre as fontes revela que de Hildegarde de Bingen e da Condessa de Dia a Sofia Gubaidulina e Andreia Pinto Correia, ou seja, da Idade Média aos nossos dias, há um número impressionante de mulheres compositoras que deixaram uma vasta produção musical, e que a exclusão das suas obras do repertório corrente não se deve a qualquer avaliação negativa objectiva dessas obras mas apenas a um preconceito multisecular que sempre contrariou, dificultou, em muitos casos proibiu e quase sempre ocultou a presença destas mulheres na vida musical do seu tempo. Contudo, mesmo confinadas ao recolhimento conventual ou ao espaço doméstico, impedidas, em muitas situações, de prosseguirem estudos avançados de Composição, excluídas, por uma questão de princípio, da programação das orquestras, dos teatros de Ópera e das temporadas sinfónicas, muitas compositoras lutaram, apesar de todos os obstáculos, para exercerem livremente a sua vocação e foram deixando ao longo dos séculos um legado musical cuja importância só nas últimas décadas tem começado a ser devidamente reconhecida.

>> Mais informações

>> Topo

2019 · Julho







Academia Vocal Lisboa Cantat · Encontro com o Compositor: Carlos Caires

27 de Julho, 16h00
Espaço Lisboa Cantat

Este Encontro com um Compositor terá como convidado Carlos Caires.
Moderação de Nuno da Rocha

>> Mais informações







Rui Vieira Nery

Conferência por Rui Vieira Nery no Festival Internacional de Música de Póvoa de Varzim

6 de Julho, 17h00
Cine-Teatro Garrett, Póvoa de Varzim

Os riscos de compor no feminino: a presença oculta das mulheres compositoras na história da música ocidental · conferência por Rui Vieira Nery

>> Mais informações







Música Ricercata
elemento do cartaz

Música Ricercata – à procura de novas músicas

1-2 de Julho
Conservatório Regional de Música de Vila Real
Auditório Comendador Manuel Correia Botelho

Palestras · Workshops · Concertos · Exposições

Dimitris Andrikopoulos · Fernando C. Lapa · Sara Carvalho · Luís Neto da Costa · Fátima Fonte · Sofia Sousa Rocha · Frederic Cardoso

Organização: Ângela da Ponte

>> Mais informações

2019 · Junho







ENCAPE 2019 · Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais

26 e 27 de Junho
Conservatório de Música de Coimbra

O Conservatório de Música de Coimbra (CMC), o Instituto de Etnoscologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), e a Universidade de Aveiro (UA) realizam em Coimbra nos dias 26 e 27 de Junho de 2019, o ENCAPE 2019 – Encontro Nacional de Composição e Análise musical: Perspectivas Educacionais.

Este encontro tem como objectivo principal reunir diferentes intervenientes (professores, investigadores e outros interessados) para debater, desenvolver ideias e disseminar investigação do ensino da música nas áreas da Composição e da Análise Musical. Adicionalmente pretende-se transversalidade temática, e incentivo ao diálogo entre as diferentes áreas do ensino artístico.

>> Mais informações







Bruno Gabirro

MUSIVUS – Ciclo III – Sessão III · Bruno Gabirro e Rui Silva

18 de Junho, 21h00
Auditório Maestro Frederico de Freitas, SPA – Autores, Lisboa

O Projecto MUSIVUS apresenta, num contexto informal, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete. Este Ciclo contará com três sessões a decorrer no Auditório Maestro Frederico de Freitas, na Sociedade Portuguesa de Autores, na Av. Duque de Loulé, 31, em Lisboa, às terças-feiras pelas 21h00, com periodicidade bimensal.

O tema das sessões aborda uma obra do compositor em foco, que é discutida e apresentada com um intérprete convidado, promovendo um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

A terceira sessão do Ciclo III, a acontecer no próximo dia 18 de Junho, às 21h00, conta com a presença do Compositor Bruno Gabirro que estará à conversa com o Percussionista Rui Silva, tomando a obra Follow the White Rabbit para adufe e electrónica, como ponto de partida para a conversa.

>> Mais informações
>> Mais informações (APC)







MUSIVUS – Ciclo III – Sessão II · Ângela da Ponte e Nuno Aroso

4 de Junho, 21h00
Auditório Maestro Frederico de Freitas, SPA – Autores, Lisboa

O Projecto MUSIVUS apresenta, num contexto informal, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete. Este Ciclo contará com três sessões a decorrer no Auditório Maestro Frederico de Freitas, na Sociedade Portuguesa de Autores, na Av. Duque de Loulé, 31, em Lisboa, às terças-feiras pelas 21h00, com periodicidade bimensal.

O tema das sessões aborda uma obra do compositor em foco, que é discutida e apresentada com um intérprete convidado, promovendo um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

A segunda sessão do Ciclo III, a acontecer no próximo dia 4 de Junho, às 21h00, conta com a presença da Compositora Ângela da Ponte que estará à conversa com o Percussionista Nuno Aroso, em torno da obra EKIS IV (2012) para marimba e electrónica.

>> Mais informações
>> Mais informações (APC)

>> Topo

2019 · Maio







António Chagas Rosa
© Bruno Nacarato

MUSIVUS – Ciclo III – Sessão I · António Chagas Rosa e Roberto Erculiani

14 de Maio, 21h00
Auditório Maestro Frederico de Freitas, SPA – Autores, Lisboa

O Projecto MUSIVUS apresenta, num contexto informal, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete. Este Ciclo contará com três sessões a decorrer no Auditório Maestro Frederico de Freitas, na Sociedade Portuguesa de Autores, na Av. Duque de Loulé, 31, em Lisboa, às terças-feiras pelas 21h00, com periodicidade bimensal.

O tema das sessões aborda uma obra do compositor em foco, que é discutida e apresentada com um intérprete convidado, promovendo um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

A primeira sessão do Ciclo III, a acontecer no próximo dia 14 de Maio, às 21h00, conta com a presença do Compositor António Chagas Rosa que estará à conversa com o Fagotista Roberto Erculiani, em torno da obra A boca (2006) para fagote solo.

>> Mais informações
>> Mais informações (APC)







Travels in my Homeland
elemento da capa do CD

Lançamento do disco de Joana Gama – Travels in my Homeland

10 de Maio, 18h30
Museu Nogueira da Silva, Braga

11 de Maio, 17h00
Biblioteca Nacional, Lisboa

12 de Maio, 18h00
Museu da Música Portuguesa, Monte Estoril

13 de Maio, 18h30
Colégio Mateus d'Aranda, Universidade de Évora

Fruto de um trabalho de investigação desenvolvido no seu Doutoramento, a pianista Joana Gama lança agora o disco Travels in my Homeland pela Grand Piano Record (Grupo Naxos), com os ciclos Viagens na Minha Terra de Fernando Lopes-Graça e Lume de Chão de Amílcar Vasques-Dias. Como complemento, será lançada a primeira edição das duas partituras, feita em colaboração com o MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa. Os lançamentos ocorrerão entre 10 e 13 de Maio em Braga, Lisboa, Monte Estoril e Évora e contarão com a participação de Teresa Cascudo, autora do texto incluído no disco, e Amílcar Vasques-Dias.

>> Mais informações
>> Mais informações

Museu Nogueira da Silva, Braga


Biblioteca Nacional, Lisboa


Museu da Música Portuguesa, Monte Estoril


Colégio Mateus d'Aranda, Universidade de Évora

>> Topo

2019 · Abril







II Encontro de Clarinete da Universidade de Évora

5-7 de Abril
Colégio Mateus D'Aranda, Évora

· Masterclasses
· Conferências
· Recitais
· Exposições

>> Mais informações

>> Topo

2019 · Março







imagem ilustrativa · Pixabay

Prémio Autores 2019 · SPA

27 de Março, 22h15
Grande Auditório, Centro Cultural de Belém, Lisboa

A cerimónia de entrega do Prémio Autores 2019, tem lugar no CCB – Grande Auditório, no dia 27 de Março de 2019, com transmissão em directo na RTP2.

Nomeados na Categoria Melhor Trabalho de Música Erudita:
Memorial de António Pinho Vargas
O Espaço da Sombra de Hugo Vasco Reis
Canção do Bandido de Nuno Côrte-Real e Pedro Mexia

>> Mais informações (SPA)







Musivus – Ciclo II – Sessão IV

11 de Março, 21h00
Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa

O Projecto MUSIVUS apresenta, num contexto informal, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete. Este Ciclo, tal como o primeiro, conta com quatro sessões a decorrer no Auditório Maestro Frederico de Freitas, na Sociedade Portuguesa de Autores, na Av. Duque de Loulé, 31, em Lisboa, às terças-feiras pelas 21h, com periodicidade bimensal.

O tema das sessões aborda uma obra do compositor em foco, que é discutida e apresentada com um intérprete convidado, promovendo um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

A quarta e última sessão do Ciclo II, a acontecer no próximo dia 11 de Março, excepcionalmente a uma 2a feira, às 21h00, conta com a presença do Compositor Dimitris Andrikopoulos que estará à conversa com o Guitarrista Miguel Amaral, em torno da obra Clamor para guitarra portuguesa e electrónica.

>> Mais informações







imagem ilustrativa
por Mariya Georgieva no Unslpash

Girls, girls, girls: Dia da Mulher no DeCA

8 de Março, 10h30
Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro

Celebra-se no dia 8 de março, no Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA), o Dia da Mulher na música, com uma série de eventos promovidos em parceria pelo projeto Euterpe revelada: as mulheres na criação e interpretação musical portuguesas nos séculos XX e XXI e pelo Núcleo de Estudantes de Música – AAUAv.

A abertura será às 10h30 do dia 8, no Anfiteatro João Branco do DeCA, onde decorrerão as atividades da manhã: serão cantadas obras para coro feminino de Berta Alves de Sousa, interpretadas por Carolina Andrade, Rita Coelho, Teresa Pereira, Mariana Poço, Marta Costa, Aoife Hiney, Marisa Coutinho, Joana Fonseca e Leandra Machado, sob direção de Vasco Negreiros. Também nessa manhã uma mesa redonda juntará em conversa as compositoras Sara Carvalho, Ângela da Ponte e Fátima Fonte e a investigadora Mónica Chambel, em torno do tema Compondo no feminino.

À tarde, a partir das 14h, no Auditório do DeCA, será apresentado um concerto temático de obras das compositoras Ana Paula Andrade, Berta Alves de Sousa, Yulianna Khomenko e Elvira de Freitas, interpretadas por Alexandre Gusmão, Carina Andrade, Joana Carvalhas, Beatriz Maia, Gustavo Afonso, Vasyl Tsanko e Alfonso Benetti.

>> Mais informações

>> Topo

2019 · Fevereiro







Musivus – Ciclo II – Sessão III

25 de Fevereiro, 21h00
Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa

O Projecto MUSIVUS regressa para um novo ciclo já no final deste mês, continuando a apresentar, num contexto informal, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete. Este Ciclo, tal como o primeiro, conta com quatro sessões a decorrer no Auditório Maestro Frederico de Freitas, na Sociedade Portuguesa de Autores, na Av. Duque de Loulé, 31, em Lisboa, às terças-feiras pelas 21h00, com periodicidade bimensal.

O tema das sessões aborda uma obra do compositor em foco, que é discutida e apresentada com um intérprete convidado, promovendo um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

A terceira sessão do Ciclo II, a acontecer já no próximo dia 25 de Fevereiro às 21h00, conta com a presença do Compositor Christopher Bochmann que estará à conversa com a Pianista Ana Telles, em torno da obra Essay VIII (1991) para piano.

>> Mais informações (APC – Associação Portuguesa de Compositores)







Virgílio Melo

Musivus – Ciclo II – Sessão II

12 de Fevereiro, 21h00
Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa

O Projecto MUSIVUS regressa para um novo ciclo já no final deste mês, continuando a apresentar, num contexto informal, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete. Este Ciclo, tal como o primeiro, conta com quatro sessões a decorrer no Auditório Maestro Frederico de Freitas, na Sociedade Portuguesa de Autores, na Av. Duque de Loulé, 31, em Lisboa, às terças-feiras pelas 21h00, com periodicidade bimensal.

O tema das sessões aborda uma obra do compositor em foco, que é discutida e apresentada com um intérprete convidado, promovendo um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

A segunda sessão do Ciclo II, a acontecer já no próximo dia 12 de Fevereiro, 3ª feira, às 21h00, conta com a presença do Compositor Virgílio Melo que estará à conversa com a violinista Beatriz Morais, em torno da obra Sefer (2017) para violino e electrónica em tempo real.

>> Mais informações
>> Mais informações (APC – Associação Portuguesa de Compositores)







imagem ilustrativa
por Kuo-Chiao Lin no Unsplash

Saber Ouvir: 10.º Curso Livre de História da Música
2.º Módulo: Música e Linguagem

11, 18 e 25 de Fevereiro, 17h30
Auditório EDP, Casa da Música, Porto

Uma panorâmica histórica sobre a ligação ancestral entre música e linguagem, da Antiguidade Clássica à actualidade. O que distingue (e o que aproxima) os dois meios, quais as condições para serem combinados e em que medida a linguagem pode servir de modelo para o pensamento sobre a música (ou o contrário). Este módulo mostra ainda como música e linguagem têm sido combinadas de diferentes formas pelos compositores, passando pela polifonia medieval, a sinfonia clássico-romântica e a ópera actual.

Daniel Moreira · formador

>> Mais Informações (11 de Fevereiro)
>> Mais Informações (18 de Fevereiro)
>> Mais Informações (25 de Fevereiro)

>> Topo

2019 · Janeiro







Luís Tinoco
© João Vasco Almeida

Musivus – Ciclo II – Sessão I

29 de Janeiro, 21h00
Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa

O Projecto MUSIVUS regressa para um novo ciclo já no final deste mês, continuando a apresentar, num contexto informal, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete. Este Ciclo, tal como o primeiro, conta com quatro sessões a decorrer no Auditório Maestro Frederico de Freitas, na Sociedade Portuguesa de Autores, na Av. Duque de Loulé, 31, em Lisboa, às terças-feiras pelas 21h00, com periodicidade bimensal.

O tema das sessões aborda uma obra do compositor em foco, que é discutida e apresentada com um intérprete convidado, promovendo um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

A primeira sessão do Ciclo II, a acontecer já no próximo dia 29 de Janeiro, 3.ª feira, às 21h00, conta com a presença do Compositor Luís Tinoco que estará à conversa com o Percussionista André Dias, em torno da obra Mind the Gap (2004) para marimba solo e com a participação especial de Hugo Romano Guimarães, na difusão da obra.

>> Mais informações
>> Mais informações (APC – Associação Portuguesa de Compositores)







imagem ilustrativa
por Kuo-Chiao Lin no Unsplash

Saber Ouvir: 10.º Curso Livre de História da Música
1.º Módulo: A Música Popular das Américas

14, 21 e 28 de Janeiro, 17h30
Auditório EDP, Casa da Música, Porto

Das trocas culturais desenhadas em triângulo sobre o Atlântico, foram muitos os géneros populares que floresceram no Brasil, em Cuba, na Argentina e em muitas outras paragens. Explorando os traços comuns que evidenciam origens coincidentes e também os percursos próprios de várias destas músicas, que viriam a marcar inclusivamente o desenvolvimento da música erudita, esta será uma viagem fascinante através de um conjunto de tradições musicais da América Central e do Sul.

João Silva · formador

>> Mais Informações (14 de Janeiro)
>> Mais Informações (21 de Janeiro)
>> Mais Informações (28 de Janeiro)

>> Topo

2018







imagem ilustrativa
no Unsplash

3.º Encontro Internacional de Piano Contemporâneo

10-12 de Dezembro de 2018
Auditório e Sala dos Espelhos do Colégio Mateus d'Aranda, Évora

O 3.º Encontro Internacional de Piano Contemporâneo será realizado pela Escola de Artes da Universidade de Évora (Portugal) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), entre os dias 10 e 12 de Dezembro de 2018.

Criado em 2016, o objectivo do Encontro é promover a partilha, socialização, debate e reflexão sobre pesquisas e actividades artísticas em torno da Música Contemporânea para Piano.

A temática dessa terceira edição é O impacto da obra de Olivier Messiaen na escrita para piano do nosso tempo. Além de prestar uma homenagem ao compositor francês pelos 110 anos do seu nascimento, os organizadores pretendem criar um espaço de discussão sobre práticas, técnicas e repertórios actuais, tomando como referência a produção pianística de Messiaen e sua repercussão na música para piano a partir da segunda metade do século XX.

>> Programa completo

>> Concertos no âmbito do 3.º Encontro Internacional de Piano Contemporâneo

>> Mais Informações

Lançamento do livro: Christopher Bochmann
(edições do Atelier de Composição)

3 de Dezembro de 2018, 19h00
Colégio Mateus d'Aranda, Sala dos Espelhos, Évora

Elaborada em estreita colaboração com o próprio compositor, a edição integra textos de Ana Telles, Armando Possante, Benoît Gibson, Carlos Marecos, Christopher Bochmann, Pedro M. Rocha, Roberto Pérez e Sérgio Azevedo e foi coordenada por Pedro Junqueira Maia.

Programa:
· Apresentação do livro e um mini-concerto por Ana Telles com Essay VIII (1991) de Christopher Bochmann

>>Mais informações

Lançamento do livro: Christopher Bochmann
(edições do Atelier de Composição)

30 de Novembro de 2018, 16h00
ESML – Escola Superior de Música de Lisboa

Elaborada em estreita colaboração com o próprio compositor, a edição integra textos de Ana Telles, Armando Possante, Benoît Gibson, Carlos Marecos, Christopher Bochmann, Pedro M. Rocha, Roberto Pérez e Sérgio Azevedo e foi coordenada por Pedro Junqueira Maia.

Programa:
· Apresentação a cargo de Nuno Bettencourt Mendes

· Estreia do Trio de Cordas de Christopher Bochmann pelo Chmann Trio

>>Mais informações

Musivus - Ciclo I - Sessão IV

26 de Novembro de 2018, 21h00
Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa

O Projecto MUSIVUS organiza, em contexto informal, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete.

O tema das sessões foca-se numa obra de um compositor convidado que é discutida e interpretada por um intérprete convidado. Este projecto tem como objectivo nuclear a oferta de um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda. No final da sessão de diálogo, o instrumentista apresenta a obra que foi discutida durante a sessão.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

A quarta sessão deste projecto conta com as presenças do Compositor João Pedro Oliveira, que estará à conversa com a Pianista Ana Cláudia de Assis, em torno da obra Mosaic para piano, piano de brinquedo e electrónica (2010).

>>Mais informações
>>Mais informações (APC – Associação Portuguesa de Compositores)

Apresentação pública · Festival CriaSons 18/19 - Tendências da Música de Câmara Portuguesa Contemporânea

22 de Novembro de 2018, 15h30
Lisboa Incomum

Inaugurado em 2011, o festival CRIASONS surgiu como evento inédito na sua dedicação às novas tendências da música de câmara portuguesa contemporânea. Na 1ª edição, promoveu um programa de dez concertos, alargado a seis cidades do país e levando a fruição de um repertório camarístico de excelência para todos. Reuniu a participação de três dos mais prestigiados agrupamentos de música de câmara nacional – Opus Ensemble, Duo Contracello e Duo Contracello – apresentando nove obras inéditas de sete compositores portugueses, em estreia mundial.

No próximo dia 22 de Novembro, pelas 15h30, no Espaço Lisboa Incomum (Rua General Leman, 20 A Lisboa), serão dados a conhecer todos os pormenores de programação do festival CRIASONS 18/19: os compositores convidados, os compositores emergentes escolhidos a partir do concurso e as obras que irão compôr os 6 programas desta nova edição que se pretende ainda mais relevante que a primeira.

PROGRAMA
• Apresentação do festival por Brian MacKay, director artístico do festival;
• Apresentação de vídeo CRIASONS 18/19;
• Concerto pelo Quarteto Lopes-Graça incluindo obras de Alejandro Erlich Oliva, Amílcar Vasques Dias e Eurico Carrapatoso;
• Porto de Honra.

>>Mais informações

NCMM - Nova Contemporary Music Meeting 2018

21-23 de Novembro de 2018
Palácio Fronteira, Escola Superior de Música de Lisboa

Nova Contemporary Music Meeting (NCMM) is a biennial, 3-day international conference launched by the Contemporary Music Research Group (GIMC) of CESEM (Centre for the Study of Sociology and Musical Aesthetics at Nova University, Lisbon) and focused on a variety of questions relating to music since the beginning of the 20th century.

Conceived as a contribution to the development of multidisciplinary and collaborative research the field of contemporary music, NCMM is a research meeting bringing together researchers, musicologists, composers and performers, working in multidisciplinary areas related to contemporary music. Placing a special focus on the articulation between musical practices and theoretical research activities, NCMM intends to respond to current challenges within contemporary music artistic practices and research, offering a platform for proposing, discussing and disseminating knowledge in a variety of fields.

>>Mais informações

Palácio Fronteira


Escola Superior de Música de Lisboa

Portuguese Composers at the International Conference on Mixed Music Pedagogy 2018

November 16-19, 2018
Montreal, Canada

A bilingual conference and concert series co-hosted by McGill University, Université de Montréal, and CIRMMT

The International Conference on Mixed Music Pedagogy 2018 (ICOMMP-2018) will be the first event of its kind: a four-day research-creation conference on the pedagogy of mixed music (music combining acoustic and electronic sound sources). Led by artist-researchers and scholars at McGill University and the Université de Montréal, the conference will include public workshops, research colloquia, and concerts featuring guest artists and lecturers from Canada, the United States, France, and Portugal.

ICOMMP-2018 will feature four days of presentations in French and English by international guests and presenters chosen from an open call for papers. Confirmed speakers include composers (Miguel Azguime, Bertrand Dubedout, Bruno Gabirro, Philippe Leroux, Pierre Michaud, Nina C. Young), musicologists (Guillaume Boutard, Jonathan Goldman, Robert Hasegawa), performers (Guillaume Bourgogne, Jean-Michaël Lavoie, Lorraine Vaillancourt), and technology experts (Mikhail Malt, Gilbert Nouno). Three associated concerts will feature Portugal’s Sond’Ar-te Electric Ensemble plus student performers from McGill and Université de Montréal, including a rare North American performance of Pierre Boulez’s …explosante-fixe… and new works by Miguel Azguime, Bertrand Dubedout, Pierre-Luc Lecours, Pierre Michaud, and Nina C. Young.

>>More information

Musivus - Ciclo I - Sessão III

13 de Novembro de 2018, 21h00
Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa

O Projecto MUSIVUS organiza, em contexto informal, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete.

O tema das sessões foca-se numa obra de um compositor convidado que é discutida e interpretada por um intérprete convidado. Este projecto tem como objectivo nuclear a oferta de um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda. No final da sessão de diálogo, o instrumentista apresenta a obra que foi discutida durante a sessão.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

A terceira sessão deste projecto inicia-se com as presenças do Compositor António de Sousa Dias, que estará à conversa com o guitarrista Pedro João Rodrigues, em torno da obra Va(lé)riation 5b (2009), para guitarra e electrónica.

>>Mais informações
>>Mais informações (APC – Associação Portuguesa de Compositores)

O Doido e a Morte de Alexandre Delgado . lançamento de CD e encontro com o compositor

13 de Novembro de 2018, 18h00
Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa

Programa: Alexandre Delgado . O Doido e a Morte
encontro com o compositor

>>Mais informações
>>Mais informações (MPMP . Movimento Patrimonial pela Múisca Portuguesa)

ENIM 2018 - VIII Encontro de Investigação em Música

8-10 de Novembro de 2018
Instituto Politécnico do Porto

PROGRAMA COMPLETO

Organizado pela Sociedade Portuguesa de Investigação em Música em parceria com a Escola Superior de Educação do Porto e a Escola Superior de Música e Artes do Espectádulo do Instituto Politécnico do Porto

Comissão Científica/Scientific Commitee
Ana Telles (Universidade de Évora)
Diósnio Machado Neto (Universidade de São Paulo)
Elsa De Luca (CESEM)
Graça Boal-Palheiros (Instituto Politécnico do Porto)
Heloísa Valente (Universidade Paulista)
Pedro Nunes (INET-md)
Rui Penha (Universidade do Porto)
Susana Moreno (Universidad de Valladolid)

Oradores Principais/Keynote Speakers
Gabriela Cruz
João Pedro Cachopo (CESEM)

Comissão Organizadora/Organizing Committee
Cristina Fernandes
Jorge Alexandre Costa
Leonor Losa
Maria José Artiaga
Maria do Rosário Pestana

>>Mais informações

Lançamento do livro: Christopher Bochmann
(edições do Atelier de Composição)

3 de Novembro de 2018, 17h00
Gato Vadio, Porto

Elaborada em estreita colaboração com o próprio compositor, a edição integra textos de Ana Telles, Armando Possante, Benoît Gibson, Carlos Marecos, Christopher Bochmann, Pedro M. Rocha, Roberto Pérez e Sérgio Azevedo e foi coordenada por Pedro Junqueira Maia.

O lançamento consistirá numa breve conversa com o próprio Christopher Bochmann, orientada por Ângelo Martingo (director do Departamento de Música da Universidade do Minho).

>>Mais informações

Musivus - Ciclo I - Sessão II

30 de Outubro de 2018, 21h00
Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa

O Projecto MUSIVUS organiza, em contexto informal, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

A segunda sessão deste projecto inicia-se com as presenças do Compositor Ricardo Ribeiro, que estará à conversa com o saxofonista Henrique Portovedo, em torno da obra In Nuce (2011), para saxofone e electrónica em tempo real.

>>Mais informações
>>Mais informações (APC – Associação Portuguesa de Compositores)

Sessão de Cinema - Estudos Incomunicantes de Álvaro Salazar

27 de Outubro de 2018, 18h30
Galeria Municipal do Porto

Estreia de Estudos Incomunicantes, de Álvaro Salazar
Bruno Nacarato . realização
Atelier de Composição . produção

>>Mais informações

XII Encontro Nacional da APEM - Associação Portuguesa de Educação Musical

27 de Outubro de 2018, 9h00 – 18h00
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

O objectivo deste Encontro é proporcionar aos participantes diversas perspetivas sobre o ensino da música e a aprendizagem da música em contextos diversificados de ensino (formal, não formal e informal) desta vez centrado nas canções e no processo criativo da sua composição, cruzando diversas linguagens, nomeadamente a literatura e a música. Pretende-se com este Encontro contribuir para a reflexão das potencialidades das práticas musicais interdisciplinares e as possibilidades de cruzamentos e interseções dos processos criativos de diferentes linguagens que enriqueçam a aprendizagem musical.

>>Mais informações

O som como vibração da vida . conferência por Jonas Runa

17 de Outubro de 2018, 18h00
Museu Coleção Berardo, Lisboa

"O som tem um potencial imenso para a pesquisa científica e artística, uma vez que revela ligações profundas tanto à física fundamental quanto à psique humana. Nesta conferência, abordar-se-ão de forma anárquica (1) as relações entre o som enquanto entidade científica e o som enquanto perceção, (2) as consequências da autonomia do ruído e (3) as fronteiras entre a computabilidade e a criatividade na música eletrónica de arte, do ponto de vista da artistic research *.

Os três problemas são pistas que por fim permitem não só chegar à interpretação da consciência como a música da natureza mas também esboçar um conceito da filosofia da música desenvolvido em colaboração com o musicólogo Jorge Lima Barreto — a Energia Musical Irrealizada.

*Artistic research: pesquisa interdisciplinar, englobando ciência, técnica, teoria e/ou tecnologia, que assenta na criação artística do próprio autor; música como arte-ciência".

Jonas Runa

>>Mais informações

Musivus - Ciclo I - Sessão I

16 de Outubro de 2018, 21h30
Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa, Portugal

O Projecto MUSIVUS organiza, em contexto informal, uma conversa aberta ao público entre um compositor e um intérprete.

O tema das sessões foca-se numa obra de um compositor convidado que é discutida e interpretada por um intérprete convidado. Este projecto tem como objectivo nuclear a oferta de um diálogo perspéctico entre criação e interpretação de música contemporânea de vanguarda. No final da sessão de diálogo, o instrumentista apresenta a obra que foi discutida durante a sessão.

Enquanto actividade promovida pela Associação Portuguesa de Compositores (APC), o projecto MUSIVUS propõe-se divulgar a música contemporânea de vanguarda, quer na sua vertente composicional, quer interpretativa, com particular enfoque na criação nacional. Nesta medida, o projecto oferece a um público geral a possibilidade de contactar com a realidade íntima quer do processo de criação de música de vanguarda, quer da multiplicidade de processos performativos implicados na interpretação de obras recém criadas.

O Primeiro Ciclo deste projecto inicia-se com as presenças da Compositora Isabel Soveral, que estará à conversa com o violinista José Machado, em torno da obra Anamorphoses III (1995), para violino e electrónica.

>>Mais Informações

Seminário do CIPEM - Centro de Investigação em Psicologia da Música
e Educação . 20 anos de Investigação e Prática

Prazo para envio de prpostas de comunicação: 18 de Setembro de 2018

Seminário: 13 de Outubro de 2018
CIPEM – Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical
Escola Superior de Educação . Instituto Politécnico do Porto

O Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical – Polo do Politécnico do Porto do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança (CIPEM/INET-md), celebra o 20.º Aniversário, promovendo a partilha de experiências entre investigadores, estudantes e professores de Educação Musical e Música.

Propostas de temas para debate:
. Desafio atuais da Educação Musical
. Provas de aferição em Educação Musical
. AEC de Ensino da Música: professor ou técnico?
. Ensino do Instrumento: individual vs grupo
. Problemáticas do Ensino da Formação Musical

Até dia 18 de Setembro de 2018, aceitam-se propostas de comunicação (15 minutos), painel de discussão (60 minutos), oficina (45 minutos) e poster (na vertical com dimensões máximas de 85 cm x 120 cm).

Num máximo de 300 palavras, o resumo deve contemplar a temática, os objetivos, as metodologias e 3 a 5 palavras-chave.

O resumo deve ser acompanhado de uma breve nota biográfica (até 100 palavras).

Envio de resumo e nota biográfica em formato word para cipem@ese.ipp.pt

>>Mais Informações

Ciência e Arte na Composição Musical . conferência por Pedro Amaral

11 de Outubro de 2018, 18h00
Centro de Artes e Espectáculo de Portalegre

12 de Outubro de 2018, 14h00
Auditório 1 do Instituto Politécnico de Beja

Música e Ciência
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em parceria com a AMEC (Associação Música – Educação e Cultura ) – Metropolitana

Orquestra Metropolitana de Lisboa

Ciência e Arte na Composição Musical . conferencista/maestro Pedro Amaral

Antonín Dvořák . Sinfonia N.º 9 em Mi Menor, Op. 95, Do Novo Mundo

>>Mais Informações (dia 11)
>>Mais Informações (dia 12)

Centro de Artes e Espectáculo de Portalegre


Instituto Politécnico de Beja

Lançamento do livro: Joly Braga Santos: uma vida, uma obra

10 de Outubro de 2018, 18h30
Biblioteca Nacional, Lisboa

Lançamento do livro: Joly Braga Santos: uma vida, uma obra (coordenação de Álvaro Cassuto)

>>Mais Informações

Festival DME . Homenagem a Jorge Peixinho

6 e 7 de Outubro de 2018
Lisboa Incomum

Conferência: Jorge Peixinho: Ontem e hoje

Programa:

Dia 6

. 17h00
Conferências #1
. Ana Telles & Luís Gomes . META-FORMOSES ou Concerto para Clarinete Baixo e Ensemble de Jorge Peixinho Importância, escrita idiomática e questões de interpretação
. Ana Cancela . A introdução da vanguarda em Portugal: os primeiros happenings e espetáculos mixed-media na obra de Jorge Peixinho

. 18h00
Visualização do documentário: Um Dia Com… Jorge Peixinho (RTP)

. 18h30
Mesa Redonda Jorge Peixinho: Ontem e hoje - José Machado + Jorge Machado + Maria João Serrão + Ana Telles + Luís Gomes + Ana Cláudia Assis

Dia 7

. 16h00
Conferências #2
. Jaime Reis . Introdução à música electroacústica de Jorge Peixinho
. Ana Cláudia Assis . Um piano europeu na terra do batuque: circulação e recepção das obras para piano de Jorge Peixinho no Brasil (1970-1990)

. 17h00
Concerto #1
Jaime Reis - obras electroacústicas de Jorge Peixinho

. 18h00
Visualização do documentário Percursos da Música Portuguesa: Jorge Peixinho (RTP)

. 18h30
Conferências #3
. Cristina Delgado . Jorge Peixinho: composição e pedagogia
. Francisco Pessanha de Meneses . Notas sobre a música de cena de Jorge Peixinho: contributos para um diálogo entre teatro e música

. 19h30-20h30
Concerto #2 - Ana Cláudia Assis (piano) & Miguel Rocha (violoncelo) - programa completo

>>Mais Informações (Lisboa Incomum)
>>Mais Informações (Festival DME)

3.ª Bienal Jorge Lima Barreto em Vinhais

14-16 de Setembro
Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais

Programa:

dia 14 . sexta-feira . 17h00
. Conferência: A poesia concreta & Jorge Lima Barreto, com Feliciano Mira . Exposições: Singularidades em JLB
. Marco Franco: Pintura
. Ilda Teresa Castro: Instalação de Vídeo

dia 14 . sexta-feira . 21h30
. Ópera Caretos Digitais - Ato 1
Cena 1: Telectu interpreta Belzebu (Vítor Rua & Antónia Duarte)
Cena 2: Helena Espvall & Nuno Reis & Chris Cutler
Cena 3: Gimba


dia 15 . sábado . 11h00
. Workshop Walk through Vinhais & the Park, por Kersten Gladien

dia 15 . sábado . 15h00
. Exibição dos filmes: Interaction with sound, por Kersten Gladien . Ecocídio e Hope Esperanza, por Ilda Teresa Castro

dia 15 . sábado . 21h30
. Ópera Caretos Digitais - Ato 2
Cena 1: Marco Franco
Cena 2: Bernardo Devlin
Cena 3: Tó Trips


dia 16 . domingo . 15h30
. Conferência: A presença do humor na arte de Barreto, com Gonçalo Falcão & Vítor Rua

dia 16 . domingo . 21h30
. Ópera Caretos Digitais - Ato 3
Cena 1 . Ópera: com Bárbara do Canto Lagido, Helena Espvall, Vítor Rua, Marco Franco, Jochen Arbeit, Bernardo Devlin, Ilda Teresa Castro, Luís Lima Barreto, Nuno Reis, Gimba, Kersten Gladien, Gonçalo Falcão, Feliciano de Mira, Rui Duarte

>>Mais Informações

Arquivo Digital do Centro Histórico de Coimbra . Apresentação

30 de Agosto de 2018, 19h00
Dar a Ouvir. Paisagens sonoras da Cidade; Convento de São Francisco, Coimbra

Arquivo Digital do Centro Histórico de Coimbra . Apresentação

. com Daniel Lopes, Pedro Martins, Paulo Peixoto, Silvia Ferreira, João Bicker, Catarina Pires
. Carlos Alberto Augusto . moderador

Projecto Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade desenvolvido pelo Serviço Educativo do Jazz ao Centro em coorganização com o Município de Coimbra.

>>Mais informações

Conferência por Rui Vieira Nery no contexto do 40.º Festival Internacional
de Música da Póvoa de Varzim

6 de Julho de 2018, 21h45
Cine-Teatro Garrett, Póvoa de Varzim

Rui Vieira Nery . Vianna da Motta e a Construção de uma Identidade Musical Portuguesa

EVENTOS RELACIONADOS: Concertos no âmbito do FIMPV 2018

>>Mais Informações (FIMPV 2018)
>>Mais Informações (FIMPV 2018 . Facebook)

Cine-Teatro Garrett

Apresentação por Carlos Guedes no contexto da 15th Sound & Music Computing Conference Sonic Crossings . Chipre

6 de Julho de 2018, 10h40
CUT Amphitheatre, Limassol, Chipre

Paper Session VII: Computational Musicology
Anastasia Georgaki (chair)

Modeling Carnatic Rhythm Generation: a Data Driven Approach Based on Rhythmic Analysis . Carlos Guedes, Konstantinos Trochidis, Akshay Anantapadmanabhan

EVENTOS RELACIONADOS: Concertos - SMC 2018

>>Mais Informações (Programa completo - SMC 2018)

Lançamento do CD I am (k)not com composições de Hugo Vasco Reis

30 de Junho de 2018, 17h30
Lisboa Incomum

Apresentação do CD I am (k)not de Hugo Vasco Reis . Música Acusmática

I am (k)not é um ciclo seis peças de música acusmática, resultado do cruzamento interdisciplinar entre o compositor Hugo Vasco Reis e a artista cénica Ana Jordão. O processo criativo desenvolve-se através da relação entre a expressividade, o gesto e o movimento. Entre o ritmo do corpo e a memória, de forma a encontrar interiormente, novos caminhos de escuta e perceção, num diálogo que oscila entre o sonho e a realidade. Durante o discurso de cada peça estão intrínsecos conceitos relativos ao processo criativo do compositor, encontrando-se gestos, focos, motivos e timbres, que criam em cada ciclo um discurso de ordem e desordem.

>>Mais informações

7.º Seminário Música, Teoria Crítica e Comunicação

21 e 28 de Junho; 2, 12, 19 de Julho de 2018
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa

21 de Junho . Torre B, Auditório 1 . 14h00
Ópera Portuguesa no Século XXI
Coordenação e moderação: Luís Soldado
. Carlos Marecos . Sobre ópera contemporânea
. Miguel Aguime . Nova Op-Era
. Nuno Côrte-Real . "O rapaz de bronze" - linguagem/estética/drama
. Paula Gomes-Ribeiro . Heterotopias da ópera no presente
. Luís Soldado . Ópera de Câmara "Tabacaria" - metodologias de composição, produção e encenação

28 de Junho . Edifício I&D Sala Multisusos 3 . 14h00
Prazer e Poder - Da produção audiovisual na construção de subjectividades
Moderação: Júlia Durand
Comentador convidado: Ricardo Guerreiro
. Bárbara Carvalho . Composição, compilação e imagens em movimento: sobre música na era do cinema narrativo e o projecto da Invicta Film
. Paula Gomes-Ribeiro . Por onde anda a ópera? Sobre a disseminação da ópera em conteúdos audiovisuais, na era da internet das coisas
. Júlia Durand . "Hard work pays off": A música épica do empreendedor herói no site Fearless Motivation . João Porfírio . "Celebrating everyday life in and around the kitchen": Modelos de comunicação audiovisual na construção da cozinha como cenário de prazer

2 de Julho . Edifício I&D Sala 0.06 . 17h00
Entre a produção e a investigação musical - sécs. XX-XXI
Moderação: Jelena Novak
. Rui Magno Pinto . Os empreendimentos sinfónicos de orquestras semi profissionais, amadoras e académicas na primeira década do século XX
. Daniel Schvetz . Concerto para Bandoneón e Orquestra de Daniel Schvetz
. Maria João Neves . Criação do laboratório multidisciplinar para verificação das características do logos musical na oralidade

12 de Julho . Edifício I&D Sala 0.06 . 14h00
Representações de África na música em Portugal no século XX
Coordenação: Edward Ayres d’Abreu
Moderação: Paulo Ferreira de Castro
Comentador convidado: Manuel Deniz Silva
. Edward Ayres d’Abreu . África enquanto tópico musical no século XX português
. Luísa Gomes . Elementos para uma definição da personagem cómica do diabo negro na farsa lírica Tição negro (1902)
. Rosa Paula Rocha Pinto . Política cultural, narrativa histórica e memória: a digressão Bailados Portugueses Verde Gaio a Luanda e "Lourenço Marques" (1966)

19 de Julho . Edifício I&D Sala 0.06 . 14h00
Pensar a Ópera
Moderação: Paula Gomes Ribeiro e Paulo Ferreira de Castro
. Andrea Luísa Teixeira . Elementos do universo das montagens de Antonio Jose em Pirenópolis
. Luís Santos . "A boa administração manda que o Estado não gaste um vintém para ter teatro lírico": o Teatro de São Carlos nos primeiros anos da República (1910-1917)
. João Quinteiro . Nono e Lachenmann: Insurreição depois de Darmstadt, os desafios do perigo ou os perigos de desafiar
. Jelena Novak . Film as an Opera Hero: "Afterlife" by Michel van der Aa
. João Pedro Cachopo . Onde está a Callas? Sobre reprodutibilidade técnica da aura em Maria By Callas de Tom Volf

>>Mais informações

Macías e Portugal: um olhar próximo

25 de Junho de 2018, 19h00
Centro Galego de Arte Contemporánea, Santiago de Compostela

60.º Aniversário do Nascimento de Enrique X. Macías (1958-95)
. Encontro moderado por Paco Yáñez (crítico musical) com a participação de Manolo Romón (actor e escritor), Pedro Amaral (compositor e maestro), Javier Macías (irmão de Enrique X. Macías)

EVENTO RELACIONADO: Concerto pelo Vertixe Sonora Ensemble

>>Mais informações

Conferências ministradas por Vitor Rua e Ilda Teresa Castro na Galeria Arco 8 (Açores)

22 de Junho de 2018, 21h30
Galeria Arco 8, Ponta Delgada, Açores

. Hasta La Vista Baby (Vítor Rua) . A manipulação subliminal da música de cinema e o diluimento de fronteiras no território do gosto
. Ilda Teresa Castro . Ecovisões em cenário worldwidewebiano

EVENTO RELACIONADO: Vitor Rua - A Sonosfera em Arco 8

>>Mais informações (Conferências)

ICLI 2018 . International Conference on Live Interfaces . Porto

June 14-16, 2018
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto . Passos Manuel . Casa da Música

Every creative process starts from a given seminal idea, lying somewhere between abstract thinking and engagement with material objects: let’s call it the inspiration. The moment when ideas flow into and out of place, slowly building to become a cohesive whole. What are the problems we deal with in the early prototyping of interfaces for live performance? What technologies do we use and how do we choose them? How do these technologies inform and catalyse the creative process? How do we unlock their unique expressive potential?

Inevitably, the time for the highly anticipated first performance arrives. What strategies do we use to combine the live interfaces within the performance? How do we cope with the technical difficulties of integrating various technologies? What is the unique aesthetic potential of each of these technologies? How do they transfigure the performance reception from the audience’s perspective?

Eventually, each live interface has to find its own path towards an emancipation from its first performative use. How do we repurpose live interfaces? How do we maintain the underlying technologies so that we can reuse or repurpose them? How do we build a repertoire for their use? How do we document and notate their technical and artistic aspects for future use?

These and other questions will be debated in ICLI 2018. Welcome to Porto!

COMPLETE PROGRAMME

PERFORMANCES WITH MUSIC BY PORTUGUESE COMPOSERS IN THE CONTEXT OF ICLI 2018

>>Mais informações

FBAUP


Passos Manuel


Casa da Música

Conferências no âmbito do Festival Festival New Music: Touchpoints (DME + KCMD)

11-20 de Junho
Espaço Lisboa Incomum

12 de Junho: Guilherme Bertissolo . Rogério Vasconcelos . João Pedro Oliveria

14 de Junho: Hans Tutschku

15 de Junho: Jaime Reis

16 de Junho: António de Sousa Dias

Programa completo

Concertos no âmbito do Festival New Music: Touchpoints

Cursos no âmbito do Festival New Music: Touchpoints

>>Mais informações

Lançamento do disco The Blue Voice of the Water (O Sotaque Azul das Águas)
com obras de Luís Tinoco

8 de Junho de 2018, 18h30
Estúdios Victor Córdon, Lisboa

17 de Junho de 2018, 21h15
Cybermusica - Casa da Música, Porto

O mais recente CD com obras orquestrais de Luís Tinoco será lançado mundialmente no dia 15 de Junho, sob a chancela da editora norte-americana Odradek Records, e terá duas apresentações em Portugal:

. Lisboa
8 de Junho . 18h30
Estúdios Victor Córdon
Apresentação por Prof. Dr. Rui Vieira Nery

. Porto
17 de junho . 21h15
Cybermusica - Casa da Música
Apresentação por Prof. Dr. Rui Pedro Pereira

Para além do compositor, Luís Tinoco, marcarão também presença o violoncelista Filipe Quaresma e o maestro Pedro Neves, intépretes no disco.

Confirmação da presença no evento através do e-mail: vanessapires@artway.pt.

>>Mais informações

Estúdios Victor Córdon


Casa da Música

Conferências no âmbito do Festival Música Viva 2018 . O Insustentável do Ser!

24 e 25 de Maio de 2018
O'culto da Ajuda, Lisboa

24 de Maio . 17h30
Horacio Vaggione . Composing With Networks of Digital Objects

25 de Maio . 17h30
António de Sousa Dias . conferência/leitura em torno do Lexikon der Elektronischen Musik (Dicionário da Música Electrónica) de Herbert Eimert

EVENTOS RELACIONADOS: Concertos . Música Viva 2018

>>Mais informações

Apresentação pública da Associação Portuguesa de Compositores

19 de Maio de 2018, 18h00
Sala Luís de Freitas Branco, Centro Cultural de Belém, Lisboa

A Associação Portuguesa de Compositores (APC) que tem como objectivo criar condições e meios para a regulação e desenvolvimento desta profissão, vai apresentar-se no dia 19 de Maio pelas 18 horas, no Centro Cultural de Belém, sala Luís de Freitas Branco, onde terá lugar um debate por um painel de compositores nacionais.

>>Mais informações

Homenagem a Clotilde Rosa . 88,º Aniversário do Nascimento . Sessão Performativa

11 de Maio de 2018, 18h00
Sala Luís de Freitas Branco, Centro Cultural de Belém, Lisboa

Programa:

Mestres da Velocidade . filme de Musa paradisíaca com Clotilde Rosa

Comunicação de Ana Telles . Clotilde Rosa: do lirismo onírico ao gesto sonoro na obra para piano

Comunicações pelo escritor João Rebocho e pelo Padre António Colimão

Clotilde Rosa - documentário . filme produzido por Troufa Real

Mesa redonda com a participação de - Mário Vieira de Carvalho, Manuel Pedro Ferreira, Manuel Morais, Luís Cília, Mário Falcão, Ana Telles, João Rebocho, Lopes e Silva, Aldo Brizzi, Troufa Real, Isabel Soveral, Jaime Reis, Padre Colimão, João Pedro Oliveira, Miguel Ferrão, Eduardo Guerra, João Paulo Santos, Christopher Bochmann, Pedro Figueiredo, Vasco Azevedo, Miguel Azguime, João Luiz, José Sá Machado, Jorge Sá Machado.

EVENTO RELACIONADO: Homenagem a Clotilde Rosa . Concerto

>>Mais informações

Semana da Composição 2018 da Escola Superior de Música de Lisboa
conferências, debates e concertos

14-20 de Maio
ESML - Escola Superior de Música de Lisboa

A novíssima música Portuguesa em destaque, com obras de repertório dos séculos XX e XXI.

Um evento colaborativo entre as classes de composição, instrumento, canto e tecnologias da música.

Uma mostra da investigação da ESML, no âmbito do projeto Criação, Circulação, Registo e Edição de Obras de Música Portuguesa Contemporânea, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Música de: André Lisboa, André Mota, André Simões, António Pinho Vargas, Arvo Pärt, Carlos Caires, Courtney Miller, Diogo C. Ferreira, Eduardo Marques, Giovanni Zaniol, György Ligeti, Hugo Reis, Inês Lopes, Inês Matos, João Carlos Pinto, João Damas, Jorge Ramos, José Luís Ferreira, Jug Markovic, Karlheinz Stockhausen, Luigi Abbate, Luís Mandacaru, Luís Soldado, Manuel Beirão, Mariana Vieira, Pedro Beirão, Pedro Latas, Rodrigo Cardoso, Sérgio Azevedo, Sérgio Lopes, Simão Bárcia

>>Mais Informações

Memórias da Ópera

4-6 de Maio de 2018
Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa

Promovido pelo Teatro Nacional de São Carlos o Programa Memórias da Ópera integra actividades abertas ao público com workshops, conversas, visionamento de imagens de arquivo, espetáculos, exposições e os Dias da Memória da Ópera, realizando o registo, organização e disseminação
das memórias e património vivo em torno da ópera nos dias 4, 5 e 6 de Maio de 2018.

>>Mais informações

Ciclo reXistir - A Miso Music Portugal e o espaço O'culto da Ajuda

2 de Maio de 2018, 17h00
Auditório B2013, ISCTE-IUL, Lisboa

Ciclo de Encontros . Experiências Culturais
reXistir
A MISO MUSIC PORTUGAL E O ESPAÇO O'CULTO DA AJUDA

Miguel Azguime . co-fundador e director da Miso Music Portugal
Paula Abreu (comentário final) . Fac. de Economia e Ces. . Universidade de Coimbra

>>Mais informações

European Platform for Artistic Research in Music EPARM Conference

March 22-24
Escola Superior de Música e Artes de Espectáculo (ESMAE) - Politécnico do Porto, Porto

EPARM 2018 Conference is a common ground for artistic research and teaching arts – reflection, knowledge and knowledge transfer.

Please note that the AEC EPARM 2018 is organized in combination with the HARMOS Festival (Porto, 20th - 24th March ) and ICMuC 2018: International Chamber Music Conference 2018 organized by NIMAE - I2ADS and ESMAE in Porto right before EPARM, from 21st March (afternoon) to 22nd March (morning).

The EPARM Conference includes the participation of Portuguese composers, performers and researchers: Marco Conceição, Gustavo Costa, Rui Penha, Jorge Salgado Correia, Luís Costa, Nuno Pinto.

The opening concert - March 22, 16h00, THSC . Helena Sá e Costa Theatre - will be performed by Diogo Taveira (clarinet and electronics) - its programme includes the piece by Lino Pinto, Clavistar 2 (2017).

>>More information

ICMuC - International Chamber Music Conference

March 21-22
Escola Superior de Música e Artes de Espectáculo - Politécnico do Porto, Casa da Música, Cibermúsica, Porto

The aim of this Conference is to stimulate discussion and reflection on Chamber music.

Educationally, chamber music is a curricular unit which is widely spread in every level of music education, but with a surprisingly scarce body
of research. We want to develop a broader view on chamber music, gaining insight on aspects such as creating the ensembles, group dynamics and leadership, assessment and repertoire, as well as composition practices for chamber music or the development of innovative teaching methods, programming, among others.

>>More information
>>More information (Harmos Festival)

Cerimónia de entrega do Prémio SPA Autores 2018

20 de Março, 22h00
Grande Auditório, Centro Cultural de Belém, Lisboa

Nomeados na categoria Melhor Trabalho de Música Erudita:

In Tempore (álbum Ouver) de João Pedro Oliveira
Metamorphosis and Resonances de Hugo Vasco Reis
Agora muda tudo de Nuno Côrte-Real e José Luís Peixoto

>>Mais Informações

Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade: o Diálogo entre a Música e a Poesia . apresentação do livro de Tiago Hora

10 de Março, 17h00
Biblioteca Pública Municipal do Porto

Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade: O Diálogo entre a Música e a Poesia (Correspondênica)
edição e transrição por Tiago Manuel da Hora (Chiado Editora)

Orador Convidado: Henrique Manuel Pereira

>>Mais Informações

Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade: o Diálogo entre a Música e a Poesia . sessão de lançamento do livro de Tiago Hora

1 de Março, 18h30
FNAC, Chiado, Lisboa

Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade: O Diálogo entre a Música e a Poesia (Correspondênica)
edição e transrição por Tiago Manuel da Hora (Chiado Editora)

>>Mais Informações

Aveiro_Síntese 2018 . Colóquio

24 de Fevereiro de 2018, 10h00-17h00
Teatro Aveirense, Aveiro

Incursão pelos recursos da electroacústica com P. Bento, H. Santana, D. Teruggi, R. Guerreiro e J. Chowning

EVENTOS RELACIONADOS:
Concertos do Aveiro_Síntese 2018
Oficinas do Aveiro_Síntese 2018

>>Mais Informações (Teatro Aveirense)
>>Mais Informações (Arte no Tempo)

Lopes-Graça e a Modernidade Musical . lançamento do livro de Mário Vieira de Carvalho

22 de Fevereiro, 17h00
Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa

O novo livro de Mário Vieira de Carvalho, professor catedrático jubilado da NOVA FCSH e investigador integrado do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), revisita o pensamento e a obra de Fernando Lopes-Graça (1906-1994) em quatro ensaios.

Em Lopes-Graça e a Modernidade Musical, editado pela Guerra e Paz, serão postas em evidência as circunstâncias mais agitadas da competição pela modernidade musical em Portugal. De acordo com a editora - "a modernidade de Lopes-Graça – verbalizada como projecto estético ou manifesta na sua música, na sua visão do mundo e na sua acção cultural e política – é um processo emergente a partir da constelação de possibilidades que a ancoragem num certo e determinado aqui e agora lhe podia oferecer".

>>Mais Informações

Tertúlia A Minha Música é... . XII Síntese - Ciclo de Música Contemporânea

2 de Fevereiro de 2018, 23h00
Café Concerto, Teatro Municipal da Guarda

A tertúlia A Minha Música é... contará com a presença dos compositores Cândido Lima, Nuno Côrte-Real e Ângela da Ponte, assim como com os músicos do ensemble Síntese. Tendo como ponto de partida a visão individual acerca das características intrínsecas que definem cada um dos compositores, parte-se para a exploração do que são as estéticas musicais na vanguarda da música portuguesa.

EVENTOS RELACIONADOS: Concertos do XII Síntese - Ciclo de Música Contemporânea

>>Mais informações

La Nuit des idées na Fundação Gulbenkian com músicos/musicólogos portugueses

25 de Janeiro de 2018, 19h00-24h00
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Este ano a cidade de Lisboa participará na sua primeira edição da Noite das Idéias - uma iniciativa da Embaixada de França em Portugal e do Instituto Francês de Portugal, organizada em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian. Neste evento dedicado à reflexão sobre várias áreas da actividade humana (política, economia, sociologia, tecnologia, arquitectura, arte...) participarão também, entre muitos outros intervenientes, músicos/compositores/musicólogos portugueses: Jonas Runa, Joana Sá e Rui Vieira Nery.

>>Mais informações

Conferência: Research Hands on PIANO

January 24-27, 2018
University of Aveiro, Portugal

Hands on PIANO is a meeting dedicated to the piano. It is a unique event due to the symbiosis between two types of meetings:
the convention type, of an artistic nature, focusing on a specific musical instrument, and the traditional type of academic research conference, but focusing on a specific instrumental area. Hands on PIANO aims to bridge the gap between artistic production and academic research, creating opportunities to combine artists’ and researchers’ knowledge, for mutual benefit. The first hands on meeting took place in April 2017 at the University of Aveiro, dedicated to the flute (Hands on FLUTE).

COMPLETE PROGRAME

>>More information
>>More information

>> Topo