se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
ANTÓNIO CHAGAS ROSA EM FOCO NO MIC.PT NO MÊS DE FEVEREIRO
A música de António Chagas Rosa, compositor Em Foco no MIC.PT durante o mês de Fevereiro, estabelece um percurso na fronteira entre a chamada “música pura” e os mais diversos suportes dramáticos, revelando afinidades com a literatura, o teatro, a dança e o cinema.
Nasceu em 1960 e estudou piano com Madalena Sá Pessoa, assim como composição com Constança Capdeville. Viveu nos Países Baixos onde aprofundou os seus estudos e trabalhou como repetidor no Het Muziktheater, tendo também ensinado música no Conservatório de Amsterdão. Presentemente António Chagas Rosa ensina música de câmara na Universidade de Aveiro, onde obteve o seu doutoramento com uma tese baseada na investigação das relações entre o ritmo e a semântica em Das Buch der hängende Gärten de Schönberg. Em meados dos anos 2000 iniciou a sua colaboração com o Ensemble Musicatreize para o qual compôs a cantata As Feiticeiras, e que em 2014 estreou a sua obra A Wilde Mass.
António Chagas Rosa sente proximidade com as obras do período intermédio da Segunda Escola de Viena, as do chamado “atonalismo livre”. O seu catálogo inclui música de vários géneros, nomeadamente, peças para coro a capela e com acompanhamento instrumental, música de câmara, peças a solo, obras orquestrais com e sem solistas ou óperas. Como diz o compositor no Questionário/Entrevista do MIC.PT: “Talvez o futuro retome um conceito de composição que não se alimente de uma permanente hostilidade face ao público não iniciado na música contemporânea; que recupere a função do agrado na nova composição sem que isso represente facilitismo ou degradação aos olhos dos pares; que se encontre um equilíbrio entre financiadores particulares, iniciativa pessoal e apoio estatal.”
Em Fevereiro visitem a secção Em Foco do MIC.PT dedicada a António Chagas Rosa.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
Jorge Peixinho (1940-95)
A 20 de Janeiro Jorge Peixinho, compositor editado pelo MIC.PT, faria 75 anos... Por esta ocasião, neste dia foi lançada a abertura das comemorações do 75.º aniversário do nascimento de Jorge Peixinho, iniciativa organizada pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (GMCL), Escola de Música do Conservatório Nacional, Festival Dias de Música Electroacústica, Escola de Música Nossa Senhora do Cabo e Conservatório de Música de Seia. Neste sentido foram organizados três eventos paralelos - visionamento de um documentário sobre Jorge Peixinho, uma conferência por Cristina Delgado e Jaime Reis e um concerto com música electroacústica de Jorge Peixinho. Ao longo de 2015, o GMCL irá estender esta iniciativa através da colaboração com várias entidades, para a organização de exposições, concertos, conferências e sessões de electroacústica, todas elas dedicadas a Jorge Peixinho, referência fundamental no que à música portuguesa da segunda metade do século XX diz respeito. Compositor, professor e intérprete, fundador do GMCL, "talento precoce, viadante dos grandes centros da vanguarda do pós-guerra europeu (...), Jorge Peixinho demonstrou sempre uma vontade firme e tenaz de transformar o panorama musical que o envolvia, mesmo quando as circunstâncias e os resultados lhe eram adversos", escreve Paulo de Assis na introdução ao livro, Jorge Peixinho. Escritos e Entrevistas (CESEM/Casa da Música, 2010).
Estreias de Duarte Dinis Silva em Castelo Branco
Prelude; Scherzo & Fugue (2011) para quarteto de guitarras e Chamateia & Solteiras (2014), versão para quinteto de guitarras, são duas peças de Duarte Dinis Silva, compositor editado pelo MIC.PT, que serão estreadas pelo Quarteto Zyryab no dia 7 de Fevereiro no Museu Tavares Proença Júnior em Castelo Branco, no âmbito do 3.º Festival de Guitarra desta cidade. Este evento, a decorrer entre 6 e 16 de Fevereiro, é dirigido a toda a comunidade de guitarra em Portugal, e tem como objectivo proporcionar aos alunos do Conservatório Regional de Castelo Branco mais do que as actividades lectivas regulares, enriquecendo a sua formação e tornando-os actores centrais do próprio festival. Durante dois fins-de-semana, todos os interessados poderão assistir a vários eventos - quatro concertos e um curso de guitarra dirigido por Pedro Rodrigues.
Obra de Cândido Lima pela BSP na Casa da Música
No dia 1 de Fevereiro na Casa da Música no Porto celebrou-se a música portuguesa para banda pela pena de compositores de várias gerações, incluindo a obra Coros e Danças Medievais (1978) de Cândido Lima, pela primeira vez interpretada fora do contexto escolar. Além da música deste compositor editado pelo MIC.PT o programa do concerto, na interpretação pela Banda Sinfónica Portuguesa (BSP) sob a direcção de Pedro Neves, incluiu uma encomenda da BSP a Lino Guerreiro, al-Uqṣur “Luxor” fantasia para orquestra de sopros apresentada em estreia absoluta. No âmbito do Concurso Nacional de Composição da BSP, que tem dado a conhecer novos talentos da composição para este tipo de agrupamento, foram ainda apresentadas as obras finalistas desta 3ª edição, de Rui Rodrigues (Viagem de Balão), Pedro Soares (Sopro de Côncovo) e Diogo Carvalho (Gestos).
OBras de Compositores Portugueses no Novo CD pelo Machina LÍrica
Obras de cinco compositores portugueses editados pelo MIC.PT estão incluídas no novo CD do Machina Lírica Ensemble: Burning Silver (2014) de João Pedro Oliveira; Begin at the beginning, and go on till you come to the end: then stop (2010) de Sara Carvalho; A história de amor entre... (2012) de José Luís Ferreira; SAH (2012) de Carlos Caires; e ainda Heart (2001) de Isabel Soveral. Constituído por Monika Streitová (flauta) e Pedro Rodrigues (guitarra), e contando com a colaboração de José Luís Ferreira (electrónica), a estreia do Machina Lírica decorreu em 2010 no Festival Música Viva. O nome do grupo foi inspirado num poema de Helberto Hélder e reflecte a natureza intrínseca do seu ideal estético – o músico como uma máquina com alma e espírito; marcando também o padrão para a rigorosa escolha do repertório, com o foco na criação musical portuguesa dos séculos XX e XXI. Além das peças acima referidas, este novo CD editado pela Slovart Music inclui obras de Evgueny Zoudilkine, Michal Rataj e Petra Bachratá.
Novas Partituras editadas pelo MIC.PT
O MIC.PT disponibiliza, a partir do mês de Fevereiro, 7 novas partituras de 3 compositores portugueses: A Propos d’un Son (Grisey in Memoriam) (2014) para viola e electrónica de Eduardo Luís Patriarca; Komm tanz mit mir! (1997) para ensemble instrumental, pour un Cadavre Exquis (1995/2010) para ensemble instrumental, Trois Chansons Inachevées (2003) para soprano, saxofone tenor e electrónica, Va(lé)riation 1 (2005) para ensemble instrumental e Va(lé)riation 5-B (2009) para guitarra amplificada e electrónica de António de Sousa Dias; assim como Cantos das Fragas (2013) para violino, violoncelo, gitarra e piano de Cândido Lima. A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, tornando acessível a sua consulta online e download gratuito, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de músicos, programadores, e ainda o seu estudo no meio académico. O Catálogo de Partituras do MIC.PT, inclui presentemente 882 obras de 52 compositores portugueses.
Daniel Schvetz - novo compositoR EDITADO pelo MIC.PT
Em Janeiro Daniel Schvetz juntou-se aos Compositores Editados pelo MIC.PT, sendo que neste momento o Catálogo Online de Partituras do MIC.PT inclui três obras suas: Hendecateto Concertante (2014) para ensemble de sopros e percussão, assim como Kasida de la rosa (2011) e Kasida del herido por el agua (2011) para coro e quarteto de guitarras. Nascido em 1955 em Buenos Aires, Daniel Schvetz reside em Portugal desde 1990, tendo formado numerosos grupos e ensembles de câmara, para os quais compôs obras originais e tendo também adaptado peças de outros compositores, que passaram a formar parte do repertório de várias instituições de ensino da música e de diversas formações. Desenvolve a sua actividade nas áreas do ensino e da composição e como intérprete. O seu catálogo inclui obras para diversas formações - peças para coro a capella e com acompanhamento instrumental, música de câmara, peças a solo, obras orquestrais com e sem solistas, óperas, ou peças de teatro musical, entre outros géneros.
Novidades MIC.PT
Novo CD - Concerto Iamic 2014, Tradição e nova música
Um dos frutos do encontro e conferência IAMIC 2014, Tradição e nova música, que decorreu no ano passado em Outubro em Wroclaw e Ksiaz na Polónia, é um novo CD editado sob a chancela do POLMIC - Polish Music Information Centre. Drepani de Savvas Savva (Chipre), Metamerie de Jana Kmitowa (Eslováquia), Momentos-Memórias II de Cândido Lima (Portugal), Arma Virumque Cano de Gunnar Andreas Kristinsson (Islândia), e Aus aller Welt stammende de Zygmunt Krauze (Polónia) são as cinco peças que compõem este novo CD, e que foram apresentadas pela Orkiestra Muzyki Nowej (Orquestra de Nova Música) com Szymon Bywalec (maestro) no concerto final da conferência. No âmbito do tema deste evento, ligado às celebrações do 200.º aniversário do etnógrafo, folclorista e compositor polaco, Oskar Kolberg (1814-90), todas as peças criam uma ligação entre a tradição e a nova música. Neste sentido Momentos-Memórias II de Cândido Lima, obra recomendada para esta ocasião pelo Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa e que no novo CD conta com as interpretações de Miguel Raposo (guitarra portuguesa) e Philippe Raposo (guitarra clássica), reinventa a guitarra portuguesa, apresentando-a em novos contextos e usando as idiossincrasias deste instrumento, tradicionalmente relacionado com o universo do fado.
Nova Edição Digital pelo mic.pt
No sentido de divulgar o material extenso contido nos Em Focos desde 2011, uma espécie de retrato da composição em Portugal hoje, o MIC.PT lança uma série de novas edições digitais, para promover de uma maneira ainda mais efectiva o trabalho dos compositores portugueses da actualidade. A série dos Dossiers - Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, constitui neste sentido uma “introspecção” no trabalho de cada um dos criadores, sendo simultaneamente um incentivo para investigar e (re)descobrir a sua música, assim como a sua reflexão estética e filosófica. Cada um dos Dossiers será composto de uma nota biográfica, questionário/entrevista ou artigo musicológico, catálogo de obras com duas ordenações (por instrumentação e por ordem cronológica) e discografia. O Dossier n.º 1 - Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, está disponível onilne a partir de agora, sendo dedicado a Paulo Ferreira-Lopes, compositor Em Foco no MIC.PT em Setembro de 2014.
 
música hoje na antena 2
14 de Fevereiro, à 1h00 da madrugada
Álvaro Salazar – xadrez entre som
e silêncio

Compositor, maestro, professor e crítico musical, Álvaro Salazar abandonou a carreira diplomática para se dedicar em exclusivo à música. Hoje em dia é detentor de uma produção única, destacando-se como personalidade das mais relevantes e fundamentais da criação musical portuguesa contemporânea. Nesta emissão de Música Hoje iremos visitar a sua obra através das edições do Atelier de Composição do Porto – os CD, Álvaro Salazar – Fugit Irreparabile Tempus (2008) e Álvaro Salazar – Estudos Incomunicantes I/A (2014), assim como o novo livro dedicado a Álvaro Salazar na série dos Compositores Portugueses Contemporâneos.

28 de Fevereiro, à 1h00 da madrugada
Viola solo e electrónica
Música de compositores portugueses

No mês de Janeiro foi lançado o novo CD, Viola solo e electrónica – música de compositores portugueses, do violetista João Pedro Delgado que inclui interpretações de obras de João Pedro Oliveira, Sérgio Azevedo, Jaime Reis, José Carlos Sousa e Eduardo Luís Patriarca. O músico procura dinamizar o repertório para viola solo e electrónica, quer através da encomenda de obras a compositores de diversas estéticas, quer através da circulação de obras já compostas; e este CD dá prova disso mesmo, o que é motivo para o Música Hoje visitar esta nova edição.
Novas partituras mic.pt
Quintas Abertas
Miguel Negrão
5 de Fevereiro, 21h30
O'culto da Ajuda
Nesta Quinta Aberta estaremos à conversa com Miguel Negrão que irá apresentar a sua própria obra e a música de Phill Niblock.
Este é um espaço único de encontro, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte. É uma oportunidade única para conhecer o que pensam e como criam os compositores do nosso tempo!
novos CD NO mic.pt
João Pedro Delgado
Viola Solo e Electrónica
Música de Compositores Portugueses
obras de João Pedro Oliveira, Sérgio Azevedo, José Carlos Sousa, Jaime Reis e Eduardo Luís Patriarca


por João Pedro Delgado (viola)

Edição: Síntese - GMC
estreias recentes
Hugo Correia
Sofomania in Senatus
7 de Janeiro, Conservatório de Música de Coimbra
Orquestra de Sopros da Universidade de Aveiro
Henrique Portovedo, saxofone tenor
Luís Carvalho, direcção musical
Jaime Reis
GS65
14 de Janeiro, Stiftung Museum Kunstpalast, Düsseldorf
Chaim Steller, viola
ÂNGELA DA PONTE
Ad eternum
24 de Janeiro, BEASTdome: Pantry Sessions, Birmingham
Ângela da Ponte, electrónica
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT PT MIC.PT EN IAMIC Facebook Desactivar Subscrição