se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
Jorge Peixinho Em Foco no MIC.PT durante o mês de Maio
Em 2015 Jorge Peixinho faria 75 anos... Foi uma figura ímpar na música portuguesa da segunda metade do século XX, tendo desempenhado um papel precursor no que diz respeito à abertura de Portugal às estéticas musicais da vanguarda. A sua sólida formação académica foi complementada por uma grande criatividade, que deu fruto a uma produção não apenas de dimensões consideráveis mas também profundamente variada e politicamente significativa.
No contexto da sua ideia de “rigor e liberdade”, Jorge Peixinho utilizou diferentes técnicas e abordagens composicionais, tendo sempre cultivado uma meditação pessoal sobre o seu percurso. O catálogo das suas obras abarca diversos géneros, música para coro, música de câmara e a solo, incluindo algumas peças com electrónica, música electroacústica, obras para orquestra com ou sem solistas, abrangendo também música para teatro, cinema e multimédia. A sua influência foi grande; compositores como Clotilde Rosa, Paulo Brandão ou Isabel Soveral, entre muitos outros, devem-lhe um impulso decisivo para a sua evolução artística.
Em 1970, com a colaboração de alguns músicos portugueses, fundou o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, dedicado à divulgação da música contemporânea, incluindo um vasto repertório de compositores mais jovens, devendo-se-lhe numerosas primeiras audições de obras de criadores portugueses. Como escreve Paulo de Assis na introdução ao livro Jorge Peixinho. Escritos e Entrevistas (Porto/Lisboa 2010, p. 11): "talento precoce, viadante dos grandes centros da vanguarda do pós-guerra europeu (...), Jorge Peixinho demonstrou sempre uma vontade firme e tenaz de transformar o panorama musical que o envolvia, mesmo quando as circunstâncias e os resultados lhe eram adversos."
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
Estreia de António Chagas Rosa
em Toulouse
Lumine clarescet para 18 vozes, obra encomendada pelo coro de câmara Les Éléments de Toulouse a António Chagas Rosa, será estreada por este grupo no próximo dia 5 de Maio na Catedral de Toulouse num concerto dedicado à polifonia espanhola e portuguesa de ontem e de hoje. "Trata-se de um ensemble de 18 vozes solistas, para o qual estou a experimentar técnicas de espacialização (…) e de rotação em torno da área do altar da Catedral de Toulouse" revela este compositor editado pelo MIC.PT no Questionário/Entrevista publicado em Fevereiro na secção Em Foco do nosso portal. Durante os meses de Junho e Julho Lumine clarescet será apresentada em vários concertos em França, e ainda em Portugal no Festival Cistermúsica em Alcobaça a 24 de Julho.
O Estado da Nação I e II Na Casa da Música
A 12 e 16 de Maio o Remix Ensemble e a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, sob a direcção de Pedro Neves e Takuo Yuasa respectivamente, dedicam dois programas às encomendas que estrearam dos Jovens Compositores em residência na Casa da Música desde 2009. O Estado da Nação I e II são os dois concertos que terão lugar na Sala Suggia e durante os quais ouvir-se-ão obras dos dois compositores editados pelo MIC.PT, Daniel Martinho e Ângela da Ponte, assim como de Marco Barroso, Luís Cardoso, Vasco Mendonça, Daniel Moreira, Ana Seara e Igor C. Silva. Em oito anos de residências artísticas na Casa da Música, a nova geração de compositores portugueses deixou um legado que demonstra a diversidade de abordagens e a abertura a correntes estéticas distintas como um dos sinais marcantes da actualidade.
Obras de Compositoras Portuguesas pelo Performa Ensemble
Entre 18 de Abril e 4 de Maio o Performa Ensemble está numa digressão no Brasil apresentando obras compostas nos séculos XX e XXI por criadoras portuguesas, entre os quais várias compositoras editadas pelo MIC.PT: Constança Capdeville, Sara Carvalho, Ângela Lopes, Ângela da Ponte, Clotilde Rosa e Isabel Soveral; assim como Berta Alves de Sousa e Ana Tavares. Este projecto, com a participação de Jorge Correia (flauta), Helena Marinho (piano) e Sara Carvalho (palestras e comentários), já foi apresentado no Rio de Janeiro, Salvador, João Pessoa e Natal, sendo que o último evento decorrerá a 4 de Maio em Belém no Instituto Estadual Carlos Gomes. Os concertos são complementados pela realização de masterclasses e palestras, divulgando assim a música portuguesa no feminino.
Conversas Com Compositores Portugueses #10
Clotilde Rosa, compositora editada pelo MIC.PT, será a protagonista que se segue no ciclo Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos, organizado pelo Atelier de Composição, e que irá ter lugar no próximo dia 16 de Maio pelas 17h00 no Gato Vadio no Porto. Isabel Soveral, também compositora editada pelo MIC.PT e convidada da sessão em Março, será agora a intermediária deste encontro com uma das importantes figuras da cultura musical portuguesa contemporânea. Conversas com Compositores Portugueses Contemporâneos é um ciclo de encontros que procura dar a conhecer "quem são, como pensam a música, em que se inspiram para escrever" os compositores portugueses da actualidade.
Estreia de Cândido Lima Nos Encontros em Vila do COnde
A 17 de Maio no Teatro Municipal de Vila do Conde decorrerá mais um evento no âmbito dos Encontros Nova Música, onde a pianista Ana Telles vai estrear a obra ETHNON-canto do paraíso de Cândido Lima, compositor editado pelo MIC.PT. O programa do evento incluirá ainda obras de Jorge Peixinho, João Pedro Oliveira e Eduardo Luís Patriarca, compositores editados pelo MIC.PT; assim como dos vencedores do concurso Nano Músicos Electroacústicos. Co-organizado com o Festival Dias de Música Electroacústica, o encontro conta também com a participação de Jaime Reis (electrónica). Encontros Nova Música em Vila do Conde é um ciclo com a direcção artística de Eduardo Luís Patriarca.
Ciclo de Conversas: Fotografia e Multimédia
Com a programação concebida por Patrícia Sucena de Almeida, compositora editada pelo MIC.PT particularmente interessada na transversalidade das artes, e ainda por Diogo Marques de Oliveira, Fotografia e Multimédia é um ciclo de 3 conversas em 3 cidades portuguesas (Lisboa, Coimbra e Porto), ocupando 3 espaços (O'culto da Ajuda, Galeria Santa Clara, Mira Forum) e convidando 3 autores para apresentarem as suas criações. Organizado pela Prinst (Recantos Plurais) e a Húmus, o projecto pretende a partilha com o público de trabalhos de autores portugueses e estrangeiros, abarcando a fotografia na interacção entre várias artes. O primeiro encontro vai ter lugar a 9 de Maio, no O'culto da Ajuda em Lisboa.
NOVAS PARTITURAS NO MIC.PT
O MIC.PT edita e disponibiliza on-line oito novas partituras de três compositores portugueses da actualidade: Ludic I (2001) para guitarra e piano e Ludic XIII (2005) para guitarra e guitarra portuguesa de Daniel Schvetz; Four fragments (2014) para ensemble instrumental, Letter III (2013) para piano, Letter IV (2014) para piano, Ode IV (2014) para mezzo-soprano, saxofone alto, piano e quarteto de cordas, e Ode V (2015) para soprano, clarinete e piano de Christopher Bochmann; assim como knowledge is but oblivion (2015) para flauta solo de Eduardo Luís Patriarca. A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles e programadores; e ainda o seu estudo no meio académico. O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui presentemente 903 obras de 52 compositores portugueses.
Espectáculo No Porto com música de Fernando c. Lapa
Apresentando a música composta por Fernando C. Lapa para o Bando dos Gambozinos ao longo de décadas de trabalho conjunto, o espectáculo Os que se tocam, a decorrer nos dias 29 e 30 de Maio no Teatro Helena Sá e Costa no Porto, é uma homenagem dos Gambozinos a este compositor editado pelo MIC.PT. No programa do evento encontram-se várias peças suas escritas para vozes, instrumentos e instrumentos Orff, com os versos de Matilde Rosa Araújo, Manuel António Pina, Luísa Ducla Soares e Regina Guimarães. Integrado no espectáculo, será ainda exibido um filme de animação a partir da cantata Para a ilha do tesouro de Fernando C. Lapa sobre palavras de Álvaro Magalhães, realizado com as crianças e jovens do Bando dos Gambozinos pelo cineasta Fernando Saraiva (Anilupa).
Reedição DA Ópera Os Dias Levantados de António Pinho Vargas
A ópera Os Dias Levantados de António Pinho Vargas, com libreto de Manuel Gusmão, gravada na Culturgest em 2002 e editada, sob o licenciamento deste compositor editado pelo MIC.PT, em 2003 na EMI-Classics, será agora reeditada pela Naxos. Neste sentido a gravação realizada por José Fortes e que, além de vários solistas, conta com a participação do Coro do Teatro Nacional de São Carlos e da Orquestra Sinfónica Portuguesa sob a direcção de João Paulo Santos, está disponível para o público a partir do dia 1 de Maio nas plataformas digitais asseguradas pela editora. A ópera Os Dias Levantados de António Pinho Vargas foi encomendada pela Expo '98 - Exposição Mundial de Lisboa, sendo que a sua estreia absoluta teve lugar no dia 25 de Abril do mesmo ano.
Ricardo RibeirO Encerra a Temporada de Música no Museu
A 23 de Abril iniciou-se o ciclo Novas Músicas que encerra a temporada de 2014/15 de Música no Museu, organizada pela Arte no Tempo no Museu Arte Nova em Aveiro. Neste contexto a 14 de Maio Ricardo Ribeiro, compositor editado pelo MIC.PT, fará uma apresentação sob o tema, Da saturação em R. Cendo e F. Bedrossian. O projecto Música no Museu tem como objectivo motivar para a escuta do repertório dos séculos XX e XXI, num contexto de associação com a grande tradição que o precede, pretendendo-se proporcionar ao público um contacto mais próximo com os compositores, intérpretes e musicólogos ligados à música do nosso tempo. Em Maio no dia 7 realizar-se-á ainda neste ciclo um encontro sob o tema Pierluigi Billone e Aureliano Cattaneo, protagonizado por Pedro Berardinelli.
 
música hoje na antena 2
9 e 23 de Maio, à 1h00 da madrugada
Festival Música Viva 2015
O Festival Música Viva completa este ano a sua 21.ª edição que vai decorrer entre os dias 21 e 30 de Maio no O’culto da Ajuda em Lisboa. Durante as duas emissões de Música Hoje em Maio, visitaremos o caleidoscópio da programação deste evento que desde há 21 anos vem afirmando a riqueza e a vitalidade da criação musical contemporânea, com destaque para a música portuguesa e as relações da música com a tecnologia.
novas partituras mic.pt
Christopher Bochmann, Four fragments (2014)
ensemble instrumental
Christopher Bochmann, Letter III (2013)
piano
Christopher Bochmann, Letter IV (2014)
piano
Christopher Bochmann, Ode IV (2014)
mezzo-soprano, saxofone alto, piano e quarteto de cordas
Christopher Bochmann, Ode V (2015)
soprano, clarinete em Sib e piano
Eduardo Luís Patriarca, knowledge is but oblivion (2015)
flauta
Daniel Schvetz, Ludic I (2001)
guitarra e piano
Daniel Schvetz, Ludic XIII (2005)
guitarra e guitarra portuguesa
quintas abertas
Patrícia Sucena de Almeida
7 DE Maio, 21H30
O'CULTO DA AJUDA
Nesta Quinta Aberta estaremos à conversa com Patrícia Sucena de Almeida... Este é um espaço de encontro, onde nos reunimos para ouvir música e conversar sobre liberdade, criatividade, inovação, resistência e arte. É uma oportunidade única para conhecer o que pensam e como criam os compositores do nosso tempo!
novos cd NO mic.pt
FAdos . Performa Ensemble
obras de Alexandre Delgado, Cândido Lima, Sara Carvalho, João Pedro Oliveira, Ângela Lopes, Rui Penha, Carlos Marecos

na interpretação do Performa Ensemble: Ana Barros (soprano), Helena Marinho (piano), Jorge Salgado Correia (flauta), Luís Carvalho (clarinete), Marco Pereira (violoncelo), Nuno Soares (violino), Pedro Rodrigues (guitarra)
Edição: Numérica
estreias recentes
Nuno Figueiredo
Memorandum for understanding

4 de Abril, Auditório Joaquim d’Almeida, Montijo
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
Adriano Martinolli d'Arcy, direcção musical
Daniel Moreira
Cinco Poemas da Água
4 de Abril, Auditório Joaquim d’Almeida, Montijo
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
Adriano Martinolli d'Arcy, direcção musical
Nuno Peixoto de Pinho
Conciliabulu
4 de Abril, Auditório Joaquim d’Almeida, Montijo
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
Adriano Martinolli d'Arcy, direcção musical
Pedro Amaral
Scherzi
10 de Abril, Casa da Música, Porto
Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música
Takuo Yuasa, direcção musical
Daniel Moreira
Cai uma rosa…
11 de Abril, Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada
Ensemble MPMP . Jan Wierzba, maestro 
Eurico Carrapatoso
Vita Brevis
19 de Abril, Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Joana Carneiro, maestrina titular
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
Giovanni Andreoli, maestro titular
JOÃO MADUREIRA
Coração
25 de Abril, 28.ª Bienal de Música, Zagreb, Croácia
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
Adriano Martinolli D’Arcy, direcção musical 
Eduardo Luís Patriarca
Kado
26 de Abril, Encontros Nova Música em Vila do Conde
Jorge Lima, percussão
José Alberto Gomes
Tríptico
26 de Abril, Encontros Nova Música em Vila do Conde
Jorge Lima, percussão
COMPOSITORES PORTUGUESES EDITADOS PELO MIC.PT
NO FESTIVAL MÚSICA VIVA 2015
Este ano o programa do Festival Música Viva que irá decorrer entre os dias 21 e 30 de Maio no O’culto da Ajuda em Lisboa, apresenta a mais alargada representação portuguesa de sempre, com 50 obras de compositores portugueses, entre as cerca de 70 obras, acústicas, mistas e electroacústicas, que serão apresentadas no Festival. Neste sentido durante os 18 concertos que compõem o Música Viva 2015 escutar-se-ão obras de 20 compositores portugueses editados pelo MIC.PT; são eles: António Chagas Rosa, António de Sousa Dias, Bruno Gabirro, Cândido Lima, Carlos Caires, Carlos Marecos, Daniel Schvetz, Eduardo Luís Patriarca, Filipe Lopes, Isabel Soveral, João Pedro Oliveira, Jorge Peixinho, José Luís Ferreira, Luís Antunes Pena, Miguel Azguime, Paulo Ferreira-Lopes, Ricardo Ribeiro, Rui Dias, Rui Penha e Sara Carvalho. A mostrar bem a vitalidade da criação musical em Portugal serão apresentadas 18 obras em estreia absoluta, além de muitas outras em estreia portuguesa, numa colecção vibrante de ideias e estéticas, fomentando novos espaços de expressão e criando oportunidades para artistas emergentes. Neste contexto destaca-se também o concerto integrado na Semana da Composição da ESML, com peças de alunos e por alunos da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), Universidade de Évora (UE) e do Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos (IPA).
Para além dos referidos concertos o programa do Festival incluirá ainda instalações, performances de dança, video, poesia, assim como cursos, workshops e encontros. Adicionalmente o Concurso Internacional de Composição Música Viva, o acolhimento da EASTN (European Art Science Technology Network) e a parceria com o MINSTREL, proporcionam estreitas colaborações e residências com a presença de numerosos artistas e abrem de forma alargada o festival ao espaço Europeu.
Uma vez mais o Música Viva afirma-se como uma iniciativa integrada de fomento e divulgação da criação musical contemporânea, especialmente dedicada aos compositores portugueses e às relações da música com a tecnologia.
novidades mic.pt
Dossiers
Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI
Este mês de Maio, no contexto da nova série dos Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, editamos e disponibilizamos on-line mais uma publicação - a nova edição, em versão portuguesa, do Dossier n.º 4 dedicado a António Chagas Rosa.
A série, Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, tem como objectivo promover o trabalho dos compositores portugueses da actualidade, constituindo uma "introspecção" no trabalho de cada um dos criadores, sendo simultaneamente um incentivo para investigar e (re)descobrir a sua música, assim como a sua reflexão estética e filosófica. Cada um dos Dossiers é composto de uma nota biográfica, questionário/entrevista ou artigo musicológico, catálogo de obras com duas ordenações (por instrumentação e por ordem cronológica) e discografia.
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN IAMIC Facebook Desactivar Subscrição