se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
EDUARDO LUÍS PATRIARCA Em Foco no MIC.PT durante o mês de JULHO
Eduardo Luís Patriarca, que em Agosto do ano passado juntou-se aos compositores editados pelo MIC.PT e cujas obras têm sido recentemente apresentadas em estreia absoluta, é este verão o compositor em destaque na secção Em Foco na qual publicamos um Questionário/Entrevista.
Eduardo Patriarca nasceu em 1970 na cidade do Porto. Adicionalmente aos seus estudos nas Escolas Superiores de Música no Porto e em Lisboa, teve oportunidade de trabalhar com Jorge Peixinho e participar nos seminários de Emmanuel Nunes, Wilfred Jentzsch, Gerhard Staebler, António de Sousa Dias, Leo Brouwer e Philippe Hurel. A sua música é tocada com regularidade em vários locais em Portugal e no estrangeiro. Em 2006 participou como conferencista no Encontro Matemática e Música co-organizado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e pela Casa da Música, onde fez uma apresentação sobre fractais e música espectral. Dois anos depois dedicou a este tema o seu Mestrado em Composição sob orientação de Isabel Soveral na Universidade de Aveiro.
Assim escreveu Virgílio Melo em Janeiro de 2012 no Espaço Crítica para a Nova Música: “(...) é comum associar-se o termo serial às melodias em dente de serra e à não-repetição, pós-moderno à justaposição referencial de pastiches vários (...). No caso de (...) Eduardo Patriarca tais generalizações aparecem como escorregadias e contraproducentes, tanto mais que o próprio compositor sempre se afirmou marcado por uma estética espectral e esta é (...) conotada com um discurso de lenta evolução e imbricações, ocasionalmente estimulado por choques, à imagem de uma transcrição de um espectro sonoro (...). Ora, nada mais desajustado do que tais imagens, para descrever o trabalho de Patriarca...”
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
CONVERSAS COM COMPOSITORES PORTUGUESES #12
A 4 de Julho às 17h00, Cândido Lima, compositor editado pelo MIC.PT, é o autor que se segue no ciclo de Conversas com Compositores Portugueses de Hoje que o Atelier de Composição leva a cabo no Gato Vadio no Porto. Este compositor maior da criação musical contemporânea em Portugal, estará a conversa sobre o seu processo criativo com Ricardo Ribeiro, convidado da última sessão das Conversas, e cujas partituras também são editadas pelo MIC.PT. Como complemento ao trabalho editorial que o próprio Atelier de Composição desenvolve, procura-se dar nestes encontros, pistas sobre "quem são, como pensam a música, em que se inspiram para escrever" os compositores portugueses de hoje. A partir de uma conversa informal escutam-se obras significativas da produção de cada autor, audições que servem de mote para uma abordagem ao seu pensamento composicional, técnico e estético...
PRÉMIOS Internacionais PARA JOÃO PEDRO OLIVEIRA
Nos passados meses de Maio e Junho João Pedro Oliveira, compositor editado pelo MIC.PT, recebeu dois prémios internacionais de composição. No âmbito do Prémio Internacional de Composição Órgãos do Palácio Nacional de Mafra, cujos resultados foram anunciados em Maio, foi-lhe atribuído o 1.º prémio na Categoria B pela obra Ma mére l'Oye, assim como uma menção honrosa na Categoria A pela obra 6 Alleluias. Outro concurso international de composição onde em Junho João Pedro Oliveira recebeu o 2.º prémio pela peça electroacústica Hydatos (2008) é KLANG ! 2015, organizado pelo Maison des Arts Sonores & KLANG ! acousmonium em França. Neste sentido esta entidade dedicada a promoção e difusão da música electroacústica vai editar em CD a obra vencedora de João Pedro Oliveira juntamente com o seu fresco electroacústico 'Aphâr (2007) que também foi finalista no mesmo concurso.
Estreias de Obras de Eduardo Luís Patriarca
Un Rêve, Le Désir para violoncelo e taça tibetana e …knowledge is but oblivion… (Filipe Pires in Memoriam) para flauta solo, são duas peças de Eduardo Luís Patriarca, compositor editado pelo MIC.PT, que terão estreias absolutas durante o mês de Julho. A primeira será levada a cabo por David Patriarca e faz parte da Maratona de Violoncelistas que irá ter lugar a 4 de Julho na Casa de Música no Porto, sendo dedicada ao 100.º Aniversário de Madalena Sá e Costa. Por seu lado a peça para flauta solo será estreada por Nuno Inácio a 7 de Julho no âmbito da 1.ª edição das Jornadas da Música de Mafra, um evento que se destina a todos os jovens músicos de Portugal, de norte a sul, do litoral ao interior. A partitura de …knowledge is but oblivion… (Filipe Pires in Memoriam) de Eduardo Patriarca é editada pelo MIC.PT e foi disponibilizada on-line no passado mês de Maio, sendo uma das peças obrigatórias para a conclusão da licenciatura na Orquestra Metropolitana de Lisboa.
NOVAS PARTITURAS NO MIC.PT
O MIC.PT edita e disponibiliza on-line cinco novas partituras de três compositores portugueses da actualidade, são elas: Echoes (2010/11) para orquestra, Narrativas (2012) para quarteto de cordas, Music from the Motion Picture... (2013) para oito instrumentos de Duarte Dinis Silva; Dirge (2014), transcrição para violino solo, de Christopher Bochmann; e Occursus (2014) para flauta de bisel e piano de Daniel Schvetz.. A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles e programadores; e ainda o seu estudo no meio académico.
Lumine Clarescet em França e Portugal
Lumine clarescet é obra encomendada pelo coro de câmara Les Éléments de Toulouse a António Chagas Rosa, compositor editado pelo MIC.PT, que foi estreada no passado dia 5 de Maio na Catedral de Toulouse num concerto dedicado à Polifonia Espanhola e Portuguesa de Ontem e de Hoje. Em Julho esta peça para 18 vozes será apresentada novamente durante vários concertos em França e Portugal: no dia 18 de Julho, no Festival Musiques des Lumières em Abbaye-école de Sorèze; a 19 de Julho no Festival Abbaye de Sylvanès; a 24 de Julho no Festival Cistermúsica em Alcobaça; e ainda no dia 31 de Julho no Festival Musique en Chemin em La Romieu.
Tra le terre de Miguel Azguime estreia em Veneza
Tra le terre é uma nova obra de Miguel Azguime compositor editado pelo MIC.PT, escrita para o ensemble italiano Ex Novo, sendo uma encomenda do Teatro La Fenice em Veneza para o festival Lo spirito della musica di Venezia no contexto da Maratona de 2015 dedicada à música da actualidade de compositores italianos, israelitas, portugueses, gregos, iranianos, albaneses, turcos, libaneses, malteses... O título da peça Tra le Terre faz referência ao Mar Mediterrâneo, não apenas como um lugar geográfico próprio mas também enquanto um lugar de encontro entre várias culturas. A estreia da peça irá decorrer no dia 9 de Julho de 2015 no Teatro La Fenice.
Pedro Rebelo no projecto Cidade Museu
A 10 de Julho na Catedral de Viseu terá lugar a performance, Cidade Museu, na qual Pedro Rebelo, compositor editado pelo MIC.PT, é maestro e pianista. O projecto reúne uma equipa de músicos ligados à música contemporânea, electroacústica e improvisação com um artista visual, são eles: Ricardo Jacinto (violoncelo e electrónica), Franziska Schroeder (saxofones) e André Cepeda (fotografia e projecção). A Cidade Museu explora cinco espaços devolutos ou em transição da cidade de Viseu através do conceito de ressonância. O concerto na Sé é caracterizado pelo uso do espaço como plataforma para a distribuição dos músicos, de uma sistema sonoro de oito canais e de projecções.
João Pedro OliveirA em Festivais Internacionais
Durante o mês de Julho João Pedro Oliveira vai participar em dois eventos internacionais na Europa e América do Sul, dedicados à criação musical contemporânea. Sigra Festival 2015 é o nome do primeiro a decorrer entre os dias 4 e 18 de Julho em várias localidades da Catalunha: Flix, Ascó, Riba, Roja d'Ebre, Vienbre, Miravet, Corbera d'Ebre, Tortosa e Barcelona. No contexto deste evento dedicado à nova criação musical e ao património local, João Pedro Oliveira irá apresentar a sua obra electroacústica com vídeo, Et Ignis Involvens (2005). Outro festival que conta com a participação deste compositor editado pelo MIC.PT é Bahía[in]sonora 2015 a decorrer entre os dias 31 de Julho e 2 de Agosto no Museu MBA MAC e Teatro Municipal de Bahía Blanca na Argentina, onde João Pedro Oliveira vai realizar uma conferência e masterclass e ainda apresentará duas obras, Et Ignis Involvens (2005) e 'Aphâr (2007).
compositores Portugueses no Sax Open
Música de vários compositores portugueses faz parte da programação do Festival Sax Open que decorre entre os dias 9 e 14 de Julho em Estrasburgo, França; são eles: Sofia Sousa Rocha, compositora editada pelo MIC.PT, com a peça Entr`Ata para saxofone solo; Paulo Bastos, Luís Carvalho, Hugo Correia, Lino Guerreiro (estreias absolutas de Grooving On, Hulk e Less but not Last, entre outras peças), Jorge Salgueiro, Igor C. Silva (estreia absoluta de Numb) e Evgueni Zoudilkine (estreia absoluta de Estudo-Aquarela). O Festival é um projecto trianual dedicado à investigação (congresso) e performance (festival) no que ao saxofone diz respeito, que põe lado a lado tradição e inovação. Na edição de 2015 no Sax Open participam também vários intérpretes portugueses: Ensemble de Saxofones da Metropolitana, Henrique Portovedo, António Luís Ribeiro, João Pedro Silva e Pedro Santos.
 
música hoje na antena 2
4 e 18 de Julho, à 1h00 da madrugada
Obras portuguesas
nos festivais World Music Days

A Miso Music Portugal enquanto Secção Portuguesa da Sociedade Internacional de Música Contemporânea tem apresentado anualmente aos júris dos festivais World Music Days uma candidatura com seis obras de compositores portugueses, assegurando assim a presença da música portuguesa neste momento anual de eleição no calendário internacional dos eventos dedicados à nova criação musical. Neste sentido durante as emissões de Música Hoje em Julho e Agosto iremos visitar obras de vários compositores portugueses da actualidade que representaram Portugal nos World Music Days desde 2000 até agora.
Novas partituras mic.pt


O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui presentemente 908 obras de 52 compositores portugueses.
quintas abertas
FREDERIC CARDOSO
IGOR C. SILVA
2 de JuLho, 21H30
O'CULTO DA AJUDA
Esta Quinta Aberta - Agricultura dos Sons dedicamos ao lançamento do novo CD, Press the Keys . Frederic Cardoso . Clarinet & Electronics PROJECT, projecto que conta também com a participação do compositor Igor C. Silva (electrónica). Neste sentido estes músicos propõem uma performance comentada que inclui as várias obras desta novíssima edição discográfica: de Filipe Lopes, compositor editado pelo MIC.PT, de Steven Snowden, João Pedro Coimbra e Igor C. Silva.
estreias recentes
EDUARDO LUÍS PATRIARCA
Sobrevivendo-te… (Jorge Peixinho in Memoriam)

5 de Junho, Escola de Música do Conservatório Nacional
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
João Paulo Santos, direcção musical
Duarte Dinis Silva
A Lã e a Neve
6 de Junho, Teatro Municipal da Guarda
Orquestra Sinfónica dos alunos selecionados das 6 escolas e 1 associação de música erudita da Região da Beira Interior
Carlos Salazar, direcção musical
Nuno Estrela
Swinging Chair
12 de Junho, Auditório de Espinho
Nuno Aroso, percussão
EDUARDO LUÍS PATRIARCA
Onyx
12 de Junho, Auditório de Espinho
Marina Pacheco, soprano
Nuno Aroso, percussão
Edward Luiz Ayres d'Abreu
Sinfonietta per orchestra
14 de Junho, Centro Cultural de Belém, Lisboa
Orquestra Metropolitana de Lisboa 
Michael Zilm, maestro 
Duarte Dinis Silva
Coisas do Arco da Velha: tudo isto começa em nós
21 de Junho, Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
Músicos do Conservatório Regional de Castelo Branco
Bruno Cândido, direcção musical
Christopher Bochmann
Pastorale
21 de Junho, Igreja Matriz de Alcáçovas, Viana do Alentejo
Orquestra Sinfónica Juvenil
Rui Pinto, percussão (chocalhofone alentejano)
Christopher Bochmann, direcção musical
NOVIDADES MIC.PT
DOSSIERS
COMPOSITORES PORTUGUESES DOS SÉCULOS XX E XXI
Este mês de Julho, no contexto da nova série dos Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, editamos e disponibilizamos on-line mais uma publicação - a nova edição, em versão inglesa, do Dossier n.º 3 dedicado a António Ferreira. A série, Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, tem como objectivo promover o trabalho dos compositores portugueses da actualidade, constituindo uma "introspecção" no trabalho de cada um dos criadores, sendo simultaneamente um incentivo para investigar e (re)descobrir a sua música, assim como a sua reflexão estética e filosófica. Cada um dos Dossiers é composto de uma nota biográfica, questionário/entrevista ou artigo musicológico, catálogo de obras com duas ordenações (por instrumentação e por ordem cronológica) e discografia.
SOS DIGITAL - O PATRIMÓNIO SONORO E FONOGRÁFICO
No passado dia 18 de Junho no Arquivo Nacional da Torre do Tombo em Lisboa, teve lugar mais uma sessão da iniciativa SOS Digital com o objectivo de abordar a temática do património sonoro e fonográfico através da identificação de problemas, campos de intervenção e questões técnicas estruturais que se colocam a quem trabalha nesta área. Organizada pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas em parceria com o Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança este evento inscreve-se no Projeto Continuidade Digital, onde o MIC.PT é parceiro, e que tem em perspetiva a preservação digital no longo prazo. Intervenientes: Francisco Barbedo (DGLAB), Ponto prévio – O projeto Continuidade digital da DGLAB . António Tilly (INET-Md/Matéria do Som), O Património Sonoro: Delimitação do objecto e seus problemas . Pedro Felix (Museu do Fado, Arquivo Digital), Miguel Azguime (Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa), Eduardo Leite (Rádio e Televisão de Portugal, Arquivo Histórico), O património (já) identificado . Hilário Lopes (Rádio e Televisão de Portugal, Infraestrutura de Produção e Arquivo de Áudio Digital da RTP), Ana Cardoso (Sociedade Portuguesa de Autores, Arquivos Digitais e Direitos de Autor), Inês Queiroz (FCSH-UNL,Europeana Sounds), Sistemas de gestão de documentos áudio digital
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN IAMIC Facebook Desactivar Subscrição