se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
Daniel Moreira
Daniel Moreira, compositor editado pelo MIC.PT, irá ter a estreia a sua obra Do Desconcerto do Mundo, para dois coros amadores e ensemble instrumental, no próximo dia 6 de Dezembro na Casa da Música. Esta obra, encomendada pela Casa da Música, irá ser interpretada pelo Remix Ensemble, acompanhado pelo Coral de Letras da Universidade do Porto, e pela Orquestra Som da Rua e Cor da Voz (Santa Casa da Misericórdia da Maia).
João Pedro Oliveira
De 1 a 4 de Dezembro, o compositor editado pelo MIC.PT, João Pedro Oliveira, irá ter a estreia mundial do ciclo completo 4 Elementos, na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento em Belo Horizonte, no Brasil. Compõem este ciclo as obras de videomúsica 'Âphâr, Neshamah, Hydatos e Et Ignis Involvens. Entretanto, no dia 3 de Dezembro, o compositor irá ter ainda a sua obra Magma tocada no Festival of Contemporary Music Urticanti, em Bari, na Itália.
Miguel Azguime
Miguel Azguime irá ter a sua obra O Rouxinol do Imperador para narrador e electrónica, interpretada por Ágata Mandillo no espectáculo Contos Contados Com Som no Teatro da Rainha, nos próximos dias 5 e 6 de Dezembro. Logo de seguida, no dia 7, o compositor editado MIC.PT terá ainda a sua obra Moment à l’Extremement para violoncelo solo e electrónica, interpretada por Filipe Quaresma, no Museu do Vinho de Alcobaça.
Fernando C. Lapa
A obra do compositor Fernando Lapa irá ter um mês de Dezembro activo. No dia 4 de Dezembro, as Canções populares transmontanas irão ser interpretadas pelo Paris Guitare Quartet na Chapelle Saint-Nicolas em Igny. No dia seguinte o compositor editado pelo MIC.PT irá ter música para piano a quatro mãos, tocada por Bruno Belthoise e João Costa Ferreira, no espectáculo Homero | Um conto de Sophia de Mello Breyner, na Cité Scolaire Internationale de Lyon. A 16 de Dezembro será o Coro Mille Voce, dirigido por António Diogo, a interpretar as Canções tradicionais portuguesas na Igreja dos Clérigos, no Porto, pela ocasião do lançamento do CD Natal dos Fernandos. Dois dias depois, a 18 de Dezembro, o Centro Paulo VI, em Fátima, irá receber Para um Natal Português interpretado pelo Coro e orquestra do Conservatório de Música do Porto, e dirigido por Fernando Marinho. Para terminar, Fernando Lapa irá ter ainda o seu Magnificat integrado em Um Concerto de Natal pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende, com Diogo Zão no órgão e direcção de Helena Venda Lima. Este concerto será na Igreja de Marinhas, em Esposende, no dia 23 de Dezembro.
António Ferreira
António Ferreira, recente compositor editado pelo MIC.PT, irá ter a sua obra para narrador e electrónica A Nova Música do rei ou a Música do Silêncio Mágico interpretada por Ana Baptista no espectáculo Contos Contados Com Som no Teatro da Rainha, nos próximos dias 5 e 6 de Dezembro.
GMCL toca Jorge Peixinho
O GMCL (Grupo de Música Contemporânea de Lisboa) irá tocar a obra Sine Nomine do compositor editado pelo MIC.PT, Jorge Peixinho. Esta obra irá dar início à segunda parte de um concerto de Homenagem a Filipe Pires, no Salão Nobre do Conservatório Nacional, no próximo dia 2 de Dezembro.
Isabel Soveral
A compositora editada pelo MIC.PT, Isabel Soveral irá ter a sua obra para narrador e electrónica Nuno e os Monstros interpretada por Ana Baptista no espectáculo Contos Contados Com Som no Teatro da Rainha, nos próximos dias 5 e 6 de Dezembro.
Cândido Lima
No próximo dia 6 de Dezembro irá ser lançado o disco Oceânides de Cândido Lima, na Escola Superior de Música de Lisboa. Mais tarde, no dia 16 de Dezembro, o compositor editado pelo MIC.PT irá ter um Concerto de Música Mista no Rivoli, no Porto, onde o próprio compositor irá interpretar ao piano as seguintes obras de sua autoria: OPTIC-MUSIC - quadros cinéticos, MOMENTO-PAISAGEM - sound walk, ETRAS - cantos de sonhi ma, OCEANOS (“magma”, segundo Xenakis), (Ad libitum), e Música de Viagem, para a curta metragem de Leonor Lima: FLIGHT.
Jaime Reis
Entre os dias 27 e 30 de Dezembro irá decorrer na região da Serra da Estrela a 32ª edição do Festival DME (Dias de Música Electroacústica). Contando com as edições internacionais, esta é a 51ª edição deste festival organizado por Jaime Reis, compositor editado pelo MIC.PT. Neste festival destaca-se a presença de compositores como Michel Pascal, Armando Corridore, Elizabeth Anderson, Gaetano Pepe, Simone Castellan, Tiago Morais Morgado, Henrique Couto, Adrian Laugsch, João Pedro Oliveira, Gustavo Delgado, José Carlos Sousa e da artista Ana Mandillo.
Ricardo Matosinhos
Ricardo Matosinhos irá ter a estreia das suas obras R u tall king tummy? op. 69 e The Human Puppet op. 70 no ClarMeet.Porto’16 (6º Encontro Internacional de Clarinete da Associação Portuguesa de Clarinete), pelo Sexteto de Clarinetes Black & White e ClapDuo, respectivamente, no dia 19 de Dezembro. Paralelamente, o compositor editado pelo MIC.PT está também a organizar um concurso internacional que pretende promover a obra There’s a bottle in my (friend)ship!, premiando as melhores interpretações.
Pedro Rebelo
Dia 2 de Dezembro, no O'culto da Ajuda, Pedro Rebelo, compositor editado pelo MIC.PT, irá tocar no concerto de música improvisada "ZÍNGARO" | SCHROEDER | REBELO | MITZLAFF - 4tet.

António de Sousa Dias

António de Sousa Dias, compositor editado pelo MIC.PT, irá apresentar o projecto MUTABILIS, uma performance de Paula Pinto, António de Sousa Dias e Rita Casaes que resulta da união de movimento, som e imagem, no O'culto da Ajuda, no próximo dia 9 de Dezembro. A performance desenvolve-se a partir da detecção de presença e movimento gerado pela intérprete de dança numa sala dotada de um sistema de som envolvente e vídeo-projecção frontal e vertical propondo uma experiência sensorial imersiva, buscando capturar o movimento vivo da realidade humana, um contributo para a abraçar na sua diversidade e profundidade. Este espectáculo, inserido no Festival Temps d'Images 2016, é uma co-produção Miso Music Portugal / Temps d'Images e nasce de uma residência artística no O'culto da Ajuda.
NOVIDADES MIC.PT
Paulo Bastos
. NOVO COMPOSITOR EDITADO PELO MIC.PT
Paulo Bastos é a partir deste mês Compositor Editado pelo MIC.PT. O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui agora três obras suas: Cinco canções de Miguel Torga para voz e orquestra de guitarras (2016), for Alice again para saxofone alto/tenor, violino, violoncelo e piano (2013) e Wandering para flauta e marimba (2015).
Paulo Bastos nasceu em Vila Pouca de Aguiar em 1967. Estudou composição na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. Grande parte da sua produção centra-se na música de câmara e na música infanto-juvenil, apesar do número significativo de obras orquestrais, para instrumento solo e electrónica. Algumas estreias, gravações, assim como dedicatórias e encomendas da sua música, têm sido destinadas a agrupamentos e músicos de reputada qualidade. As suas obras estão também publicadas em partitura e em cd pela AVA Musical Editions, Association Bar&Co, APEM e Universidade do Minho.
NOVAS PARTITURAS NO MIC.PT
O MIC.PT edita e disponibiliza on-line doze novas partituras de três compositores portugueses da actualidade, são elas: Cinco canções de Miguel Torga (2016) para voz e orquestra de guitarras, for Alice again (2013) para saxofone alto/tenor, violino, violoncelo e piano, e Wandering (2015) para flauta e marimba de Paulo Bastos; Essay XVIII (2015) para acordeão, Flight of Icarus (2015) para clarinete em Mib e O suspiro do rouxinol (2016) para soprano, clarinete e piano de Christopher Bochmann; assim como Redra (2002) para orquestra, Lírios roxos do campo (2005) para piano solo, Esgrafitos (2005) para violino, contrabaixo e piano, Romã (2008) para flauta solo, Bagas de zimbro (2011) para ensemble de percussão, piano e baixo eléctrico e O passeio da rã negra (2011) para piano solo de Amílcar Vasques-Dias. A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, fomentando e promovendo assim o conhecimento e a escolha de obras portuguesas por parte de instrumentistas, ensembles e programadores; e ainda o seu estudo no meio académico. O Catálogo de Partituras do MIC.PT, disponível online, inclui presentemente 962 obras de 63 compositores portugueses.
WORLD MUSIC DAYS 2017
No âmbito do Call for Scores para o World Music Days 2017, a Miso Music Portugal convidou seis compositores portugueses editados pelo MIC.PT a incluírem as suas obras na candidatura oficial da Secção Portuguesa da ISCM (International Society for Contemporary Music) para este festival dedicado à nova música. Os compositores convidados são: Cândido Lima, Paulo Ferreira-Lopes, Rui Dias, Gonçalo Gato, Daniel Moreira e Ângela da Ponte. Todas as obras submetidas para o WMD 2017 pelas Secções Nacionais e demais membros da ISCM do mundo inteiro, serão seleccionadas por um júri internacional para integrarem a programação do World Music Days 2017 que terá lugar em Vancouver, no Canadá, de 2 a 8 de Novembro de 2017.
ACTUALIDADE
 
música hoje na antena 2

Em Dezembro Música Hoje completa 3 anos dedicados à divulgação da música de invenção e pesquisa que se faz em Portugal e pretendemos completar esta missão dedicando as 3 emissões deste mês à criação musical electroacústica portuguesa, apresentando um breve panorama com a música dos criadores mais relevantes entre nós nesta área musical, desde os percursores dos anos 60 até aos dias de hoje.
Nomes pioneiros como Jorge Peixinho, Filipe Pires e Cândido Lima estarão naturalmente presentes mas também João Pedro Oliveira, António Ferreira, António de Sousa Dias e ainda os valores novíssimos e emergentes.

3 de Dezembro, à 1h00

17 de Dezembro, à 1h00

31 de Dezembro, à 1h00

Novas partituras NO mic.pt
Paulo Bastos, Cinco canções de Miguel Torga (2016)
voz e orquestra de guitarras
Paulo Bastos, for Alice again (2013)
saxofone alto/tenor, violino, violoncelo e piano
Paulo Bastos, Wandering (2015)
flauta e marimba
Christopher Bochmann, Essay XVIII (2015)
acordeão
Christopher Bochmann, Flight of Icarus (2015)
clarinete em Mib
Christopher Bochmann, O suspiro do rouxinol (2016)
soprano, clarinete e piano
Amílcar Vasques-Dias, Redra (2002)
orquestra
Amílcar Vasques-Dias, Lírios roxos do campo (2005)
piano solo
Amílcar Vasques-Dias, Esgrafitos (2005)
violino, contrabaixo e piano
Amílcar Vasques-Dias, Romã (2008)
flauta solo
Amílcar Vasques-Dias, Bagas de zimbro (2011)
ensemble de percussão, piano e baixo eléctrico
Amílcar Vasques-Dias, O passeio da rã negra (2011)
piano solo
EDIçÕES DIGITAIS mic.pt
PEDRO REBELO
Dossier n.º 10: Compositores Portugueses dos Séculos XX e XXI
Este mês de Dezembro, no contexto da nova série dos Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, editamos e disponibilizamos on-line uma nova publicação - a versão inglesa do Dossier n.º 10 dedicada a Pedro Rebelo. A série Dossiers: Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, tem como objectivo promover o trabalho das compositoras e dos compositores portugueses da actualidade, constituindo uma "introspecção" no trabalho de cada um dos criadores, sendo simultaneamente um incentivo para investigar e (re)descobrir a sua música, assim como a sua reflexão estética e filosófica. Cada um dos Dossiers é composto de uma nota biográfica, questionário/entrevista ou artigo musicológico, catálogo de obras com duas ordenações (por instrumentação e por ordem cronológica) e discografia.

Neste momento no MIC.PT estão disponíveis os seguintes Dossiers: Dossier n.º 1 . Paulo Ferreira-Lopes; Dossier n.º 2 . Sara Carvalho; Dossier n.º 3 . António Ferreira; Dossier n.º 4 . António Chagas Rosa; Dossier n.º 5 . Bruno Gabirro; Dossier n.º 6 . Christopher Bochmann; Dossier n.º 7 . Patrícia Sucena de Almeida; Dossier n.º 8 . Miguel Azguime; Dossier n.º 9 . Ricardo Ribeiro e Dossier n.º 10 . Pedro Rebelo.
estreias recentes
Pedro Rebelo
(Sem Título)

10 de Novembro, Amphithéâtre du Gesù, Montreal
Quasar quatuor de saxophones
Angela Lopes, Sara Carvalho, Luis Antunes Pena, João Pedro Oliveira, Pedro Junqueira Maia e Jaime Reis
Cadavre Exquis for a Broken Wrist
, para percussionista solista, uma mão e dois pés
12 de Novembro, Sála de Cámara, Usina del Arte (Caffarena 1), Buenos Aires
Nuno Aroso, percusión
Nadia Szachniuk, voz
Amílcar Vasques-Dias
Ninhos

17 de Novembro, Auditório do Liceu Sá de Miranda, Braga, Portugal
Amílcar Vasques-Dias, piano
Amílcar Vasques-Dias
Acarro

17 de Novembro, Auditório do Liceu Sá de Miranda, Braga, Portugal
Amílcar Vasques-Dias, piano
Luís Lopo
guerra… loucura… existência…

20 de Novembro, S. Luiz – Teatro Municipal, Lisboa, Portugal
Orquestra Sinfónica Juvenil
Christopher Bochmann, direcção
Edward Ayres d’Abreu
Bocejo em forma de sonho com azuis, luzes e maresia

24 de Novembro, Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Lisboa
João Costa Ferreira, piano
Bruno Belthoise, piano
Carlos Marecos
7 Instantes

25 de Novembro, Alliance Française de Bangalore, Índia
Syrinx : XXII:
António Carrilho, recorders
Katharine Rawdon, flutes
Raj Bhimani, piano
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT PT MIC.PT EN MIC.PT Youtube IAMIC Facebook Desactivar Subscrição