Intérpretes

Entrevista
Bibliografia
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de compositor
Osvaldo Ferreira concluiu o Curso Superior de Violino pelo Conservatório de Música do Porto , sendo-lhe atribuído nesse ano, pela Fundação Engenheiro António Almeida, o prémio de melhor aluno. Foi posteriormente bolseiro do Ministério da Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian, concluindo o Mestrado em Direcção de Orquestra em Chicago e pós-graduação no Conservatório de São Petersburgo, na classe de Ilya Mussin. Laureado em 1999 no Concurso Sergei Prokofiev, na Rússia, recebeu do maestro David Zinman uma «Fellowship» do Aspen Music Festival, nos Estados Unidos da América, onde frequentou a American Conductors Academy e recebeu o prémio «Academy Conductor» em 2001. Foi assistente de Claudio Abbado em Berlim e Salzburgo.

Osvaldo Ferreira tem sido maestro convidado regular de todas as principais orquestras e festivais de música de Portugal, tendo dirigido importantes orquestras na Rússia, na Europa Comunitária, no Brasil e nos Estados Unidos da América. Gravou para a RTP , a RDP e a Editora Numérica . A lista de músicos com quem colaborou inclui muitos dos mais importantes nomes da música portuguesa e internacional.

Nas últimas temporadas, teve um papel activo na apresentação de várias óperas. Destaque para a estreia da versão moderna e revista da ópera La donna de genio volubile de Marcos Portugal, Don Giovanni e Il Impresario de Mozart e Madama Butterfly de Puccini. Com a Camerata de Musica Antiqua de Curitiba, apresentou a obra integral Weinacht Oratorium de J. S. Bach e com a Orquestra do Algarve, apresentou um ciclo de Missas de Mozart que incluiu o Requiem. Desde há cinco anos, dirige o concerto dos laureados do Concurso Jovens Músicos da RDP , com gravação e transmissão pela RTP e Antena 2 .

Desde 1997, exerce diversas actividades ligadas a importantes festivais, tais como, fundador e director artístico do Festival de Música de Santa Maria da Feira, director artístico do festival Unicamp, no Brasil, director da Orquestra do Festival Internacional de Música de Viana do Castelo e da Oficina de Música de Curitiba.

Desde 2003, é o Maestro Titular da Orquestra da Povoa de Varzim, um projecto original e apoiado pelo Instituto das Artes que em breve irá editar o 4.º CD com obras sinfónicas de autores portugueses contemporâneos.

Em Setembro de 2005, foi convidado a assumir o lugar de Maestro Titular da Orquestra do Algarve, cargo que manteve até Dezembro de 2007. O seu trabalho como Maestro Titular da Orquestra do Algarve, valeu-lhe os mais rasgados elogios da crítica e das instituições da região. A criatividade da programação e o seu poder de comunicação levaram à criação de novos públicos e de audiências mais entusiastas. Em 2006 celebrou o «Ano Mozart» com a gravação de um CD duplo com obras deste compositor. Os concertos realizados em Bruxelas e Viena, com a Orquestra do Algarve, deixaram igualmente uma marca de sucesso e qualidade no público e na crítica dessas cidades.

Em 2007 foi convidado pela Região de Turismo do Algarve para assumir a direcção artística do Festival Internacional de Música do Algarve. Esta nova realidade é assumida por Osvaldo Ferreira como uma actividade a tempo integral, onde pretende criar um rumo criativo e inovador para as próximas edições.

No ano de 2008 a sua actividade iniciou-se no Brasil com a participação na Oficina de Música de Curitiba, passando também pela Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Brasileira, Orquestra da Fundação de Belo Horizonte, Orquestra da Extremadura de Espanha, Orquestra de Câmara de Praga e Orquestra de Novosibirsk, entre outros projectos. 18 Janeiro 2008