Actualidade

Novo Dossier em inglês . [ka'mi]
Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI

Este mês de Dezembro, no contexto da série dos Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, editamos e disponibilizamos on-line uma nova publicação – a versão inglesa do Dossier n.º 20 de [ka'mi].
A série Dossiers . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI, tem como objectivo promover o trabalho das compositoras e dos compositores portugueses da actualidade, constituindo uma "introspecção" no trabalho de cada um dos criadores, sendo simultaneamente um incentivo para investigar e (re)descobrir a sua música, assim como a sua reflexão estética e filosófica. Cada um dos Dossiers é composto de uma nota biográfica, questionário/entrevista ou artigo musicológico, catálogo de obras com duas ordenações (por instrumentação e por ordem cronológica) e discografia.

Neste momento no MIC.PT estão disponíveis os seguintes Dossiers:
Dossier n.º 1 . Paulo Ferreira-Lopes . Dossier n.º 2 . Sara Carvalho
Dossier n.º 3 . António Ferreira . Dossier n.º 4 . António Chagas Rosa
Dossier n.º 5 . Bruno Gabirro . Dossier n.º 6 . Christopher Bochmann
Dossier n.º 7 . Patrícia Sucena de Almeida . Dossier n.º 8 . Miguel Azguime
Dossier n.º 9 . Ricardo Ribeiro (PT) . Dossier n.º 10 . Pedro Rebelo
Dossier n.º 11 . Vítor Rua . Dossier n.º 12 . João Madureira
Dossier n.º 13 . António de Sousa Dias . Dossier n.º 14 . Fernando C. Lapa
Dossier n.º 15 . Isabel Soveral . Dossier n.º 16 . Tiago Cutileiro
Dossier n.º 17 . João Pedro Oliveira (PT) . Dossier n.º 18 . João Castro Pinto
Dossier n.º 20 . [ka'mi]

Foto: © [ka'mi]

Daniel Davis
Novo Compositor Editado pelo MIC.PT

A partir deste mês de Dezembro de 2018 Daniel Davis junta-se ao grupo de Compositores Editados pelo MIC.PT, que presentemente inclui 66 criadores.
Nascido no Porto em 1990, este ano Daniel Davis foi convidado pelo Departamento de Composição da Guildhall School of Music and Drama – Londres – para realizar o Doutoramento em Composição, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Departamento de Investigação da Guildhall School of Music and Drama, sob a orientação dos compositores: Julian Philips e Richard Baker. No Reino Unido Daniel Davis tem também trabalhado com o compositor Julian Anderson.
Presentemente o Catálogo de Partituras Editadas pelo MIC.PT inclui três obras de Daniel Davis, sendo que várias outras partituras suas estão em preparação para edição para os próximos meses; as novas partituras de Daniel Davis no MIC.PT são: analogous de 2015 (DDav0001), para clarinete Sib; other side... de 2017 (DDav0002), para acordeão; e Sonata de 2017 (DDav0003), para violino e piano.

Paulo Jorge Ferreira
Nova Página de Intérprete no MIC.PT

A partir de Dezembro de 2018 o MIC.PT disponibiliza on-line uma nova Página de Intérprete dedicada a Paulo Jorge Ferreira, uma figura preponderante no desenvolvimento artístico do acordeão – repertório e performance – em Portugal.
Nascido em 1966, Paulo Jorge Ferreira tem realizado recitais a solo e concertos de música de câmara, tanto a nível nacional como internacional, nomeadamente em França, México, Bélgica, Áustria, Itália, Macau, Espanha, Hungria, Holanda e Alemanha; tocando com músicos portugueses e estrangeiros de enorme prestígio. Participou, como instrumentista, em diversas estreias de obras para orquestra, ensemble e música de câmara, que incluem acordeão.
Paulo Jorge Ferreira é professor de acordeão e música de câmara na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco e na Escola de Música do Conservatório Nacional; sendo convidado com re-gularidade como membro de júri em concursos de acordeão. Simultaneamente, é director artístico do Festival e Concurso de Acordeão Folefest e presidente da Associação Folefest.