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O Opus Ensemble foi formado em Agosto de 1980 pelo oboísta e chefe de orquestra Bruno Pizzamiglio, pela violetista Ana Bela Chaves, pela pianista Olga Prats e pelo contrabaixista Alejandro Erlich Oliva.
Ao longo da sua actividade, o Opus Ensemble foi galardoado com o Prémio da Crítica (1982 e 1984), o Se7e de Ouro (1983); o Troféu Nova Gente (1983, 1986 e 1987); o Grande Prémio do Disco Rádio Renascença (1988); o Prémio Bordalo – Casa da Imprensa (1993); e o Diploma de Mérito Nova Gente (1994).
Membro do Conselho Português da Música da UNESCO desde 1989, o Opus Ensemble faz parte actualmente dos corpos gerentes dessa instituição. A sua carreira internacional inclui actuações em Paris, Toulouse, Luxemburgo, Londres, Madrid, Huelva, Varsóvia, Cracóvia, Nova York, Boston, Newport, Washington, Tóquio, Osaka, Macau, Pequim, Seul, Bangkok, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Montevideu, unanimemente elogiadas pela crítica especializada.
Dedicaram-lhe obras os compositores Fernando Lopes-Graça, Joly Braga Santos, Fernando Corrêa de Oliveira, Jorge Peixinho, Constança Capdeville, António Pinho Vargas, António Victorino d’Almeida e Laurent Filipe (Portugal); Ramón Barce e José Luis Turina (Espanha); Gerardo Gandini, Celina Kohan, Alejandro Erlich Oliva, Gustavo Beytelmann e Astor Piazzolla (Argentina); Egberto Gismonti (Brasil); Maurice Ohana e Edith Canat de Chizy (França); Guido Donati (Itália); e Vasco Martins (Cabo Verde).
Após o falecimento de Bruno Pizzamiglio, a 18 de Agosto de 1997, os seus colegas do Opus Ensemble decidiram continuar a actividade artística do conjunto, adoptando a formação instrumental de violeta, contrabaixo e piano. Nesta nova configuração, o Opus Ensemble recebeu obras dedicadas por António Victorino d’Almeida, Laurent Filipe, Sérgio Azevedo, Clotilde Rosa e Eurico Carrapatoso (Portugal); Gérard Massias (França); Alejandro Erlich-Oliva e Fernando Altube (Argentina); Vasco Martins (Cabo Verde).
A ampla discografia do Opus Ensemble figura nos catálogos da EMI (His Master’s Voice, Angel, EMI Classics), Numérica, BMG Ariola (RCA), PolyGram, Portugalsom e Strauss.
Um parâmetro permanente no perfil artístico do Opus Ensemble é a inclusão sistemática de música portuguesa em todos os seus concertos, contribuindo assim para a divulgação internacional da nossa cultura.
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Nome | Instrumentos | Sub-categoria Instrumento / Voz | Observações | Invisible Row |
Alejandro Erlich-Oliva | Contrabaixo | Observações | ||
Ana Bela Chaves | Viola de arco | Observações | ||
Olga Prats | Piano | Observações | ||
Pedro Ribeiro | Oboé | Observações | ||
Título | Compositor | Categoria musical | Instrumentação sintética | Data | Duração | Invisible Row |
Trio | Almeida, António Victorino d' | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1987 | 9' 19" | Piano, Clarinete e Violoncelo |
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Sonata para Viola e Piano | Almeida, António Victorino d' | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1994 | 17' 48" | Viola e Piano |
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Rock and Roll | Almeida, António Victorino d' | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1998 | 4' 44" | Piano, Viola e Contrabaixo |
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Ricordo | Azevedo, Sérgio | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1997 | 8' 00" | Viola, Contrabaixo e Celesta (ou piano) |
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Amen para uma Ausência | Capdeville, Constança | Solo | Instrumentação sintética | 1986 | Contrabaixo | |
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Sete Epigramas a Francisco de Lacerda | Carrapatoso, Eurico | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2000 | 10' 00" | Viola, Contrabaixo e Piano |
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Cantigas de Alba | Carrapatoso, Eurico | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2005 | 12' 00" | Oboé, Viola, Contrabaixo, Piano |
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Fantasia para Contrabaixo e Piano | Cordeiro, João Rodrigues | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1869 | Contrabaixo e Piano | |
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Sonatina para Violeta e Piano | Costa, Luiz | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | Viola e Piano | ||
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In Memoriam | Filipe, Laurent | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | Piano, Viola e Contrabaixo | ||
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Quatro Peças em Suite | Lopes-Graça, Fernando | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1978 | 10' 15" | Viola e Piano |
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Ao Fio dos Anos e das Horas | Lopes-Graça, Fernando | Solo | Instrumentação sintética | 1979 | 30' 00" | Piano |
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Sete Apotegmas | Lopes-Graça, Fernando | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1981 | Oboé, Viola, Contrabaixo e Piano | |
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Geórgicas | Lopes-Graça, Fernando | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1989 | 15' 15" | Oboé, Viola, Contrabaixo e Piano |
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Oito Estampas Portuguesas | Oliva, Alejandro Erlich | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2000 | Piano, Viola e Contrabaixo | |
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Canções de Amor Infeliz | Oliveira, Fernando Corrêa de | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1980 | Viola, Oboé, Contrabaixo e Piano | |
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Quarteto | Oliveira, Fernando Corrêa de | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1980 | Oboé, Viola, Contrabaixo e Piano | |
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Threads I | Oliveira, João Pedro | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1987 | 13' 00" | oboé, corne inglês, viola, contrabaixo e piano |
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O Quadrado Azul | Peixinho, Jorge | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1987 | Oboé, Piano, Viola e Contrabaixo | |
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Contornos | Rosa, Clotilde | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1998 | 9' 00" | Viola, Contrabaixo e Piano |
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Ricercando | Rosa, Clotilde | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 2002 | Viola, Contrabaixo e Piano | |
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Quadrivium | Salazar, Álvaro | Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos) | Instrumentação sintética | 1981 | 12' 00" | oboé, piano, viola e contrabaixo |
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Obra | Compositor |
Adagio e Allegro, Op.70, em Láb Maior | Schumann, Robert |
Bagatelas | Bartók, Béla |
Cantos Tonales | Altube, Fernando |
Duas Peças para Violeta e Piano | Bridge, Frank |
Dueto em Dó Maior | Beethoven, Ludwig van |
Duo em Mib Maior | von Dittersdorf, Carl Ditters |
Kicho | Piazzolla, Astor |
Laude | Massias, Gérard |
Le Grand Tango | Piazzolla, Astor |
Scherzo | Brahms, Johannes |
Sonata em Dó Maior | Rolla, Alessandro |
Sonata em Lá menor | Telemann, Georg Philipp |
Sonata nº 4 | Händel, George Frideric |
Sonata nº 4 em Fá Maior | Haydn, Joseph |
Tres Tangos en Suite | Piazzolla, Astor |
Trio em Mib Maior | Müller, Iwan |
Trois Complexes pour Piano avec Contrebasse | Constant, Marius |
Une Larme pour Basse | Rossini, Gioacchino |
Unguis Incarnatus Est | Kagel, Mauricio |
Variações Prometheus, Op. 43 | Beethoven, Ludwig van |
Designação do Prémio | Prémio | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | |
Prémio Pró-Autor | 2010 | Sociedade Portuguesa de Autores | URL | Lisboa | Portugal | Observações | ||
Diploma de Mérito Nova Gente | 1994 | Nova Gente | Lisboa | Portugal | Observações | |||
Prémio Bordalo | 1993 | Casa da Imprensa | Lisboa | Portugal | Observações | |||
Grande Prémio do Disco Rádio Renascença | 1988 | Rádio Renascença | Lisboa | Portugal | Observações | |||
Troféu Nova Gente | 1987 | Nova Gente | Lisboa | Portugal | Observações | |||
Troféu Nova Gente | 1986 | Nova Gente | Lisboa | Portugal | Observações | |||
Prémio da Crítica | 1984 | Portugal | Observações | |||||
Troféu Nova Gente | 1983 | Nova Gente | Lisboa | Portugal | Observações | |||
Se7e de Ouro | 1983 | Se7e | Lisboa | Portugal | Observações | |||
Prémio da Crítica | 1982 | Portugal | Observações | |||||