Poderia ter negligenciado a temática deste concerto, mas pareceume apelativa a ideia de criar uma obra sobre o molde da influência barroca na música contemporânea. Evitando usar citações, alusões ou material sonoro directamente retirado de obras de compositores barrocos, preferi remodelar abstractamente alguns conceitos gerais atribuídos a essa época e tomálos como ponto de partida do meu material e das secções da obra. Alguns desses conceitos, como o passus duriusculus, a harmonização de coral, o stretto da fuga, a ornamentação, serviram de inspiração para adulterar os seus significados de forma a criar novos contextos.
Um desses exemplos é a distorção realizada à definição de contraponto – independência de
vozes – que é levada ao extremo, resultando numa camada de vozes que segue rumos a velocidades e orientações diferentes, mas que se encontram em pontos de convergência.
O conceito da escala tonal é também transformado. As suas sete notas têm hierarquias diferentes, pesos diferentes, e a condução de notas não é tão livre como se possa julgar. Cada nota tem determinados pólos de atracção e padrões de movimento. De forma a repercutir esta definição, foi criado um sistema em que uma nota só pode ser seguida por um deter minado grupo de notas. Este princípio, baseado nos LSistemas, dáme a impressão de um ramo de árvore que se vai ramificando a pouco e pouco criando um caminho que é único. Com todos estes constrangimentos, acredito que uma memória sonora intuitiva se criará.
Quanto ao ritmo, este está baseado num motivo de cinco proporções rítmicas. Ao longo da obra esse conjunto é expandido, encurtado e permutado. É o parâmetro que mais se distancia já que a sua fluidez e continuidade não são as proporções discretas tão comuns na música. A irracionalidade e a dessincroni zação aparente são como rasgos ou pinceladas que não desejam um
design liso e polido.
E agora o título. Na dificuldade de encontrar um que não corrompesse a audição livre, febres de arabescos em frisos inertes foi uma descoberta feliz no
Livro do Desassossego de Fernando Pessoa. A referência ao termo “arabescos” era um dos principais requisitos visto ser uma alusão à ornamentação barroca usada na obra e uma referência à independência contrapontística extrema que certas linhas atingem. De grande capacidade imaginativa, o título deume a impressão de que descrevia o conceito sonoro que tenho da obra.
Luís Neto da Costa · Casa da Música · Folha de Sala · Dezembro de 2017