Compositor, investigador e Professor Associado na Universidade de Ciências Aplicadas de Mainz – Paulo Ferreira-Lopes está Em Foco no MIC.PT em maio, para assinalar seu 60.º aniversário.
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Point of Departure é o resultado do ressurgimento de uma ideia que aparentava ter sido esquecida. Em 2015, após uma apresentação pública da minha obra acusmática — Project 2, fui desafiado por um professor para tentar orquestrar essa obra puramente eletrónica para um grupo instrumental. No imediato, essa sugestão não foi causa de grande impacto no meu pensamento criativo, contudo sempre esteve presente no meu pensamento. No início descartei a ideia pois é obviamente impossível de obter o mesmo resultado sonoro usando dois meios de produção sonora totalmente distintos, mas o sentimento de arriscar e de abraçar o desafio não fugiu.
No entanto, em 2019 ingressei no Doutoramento em Música – Composição na Royal College of Music em Londres debruçando-me atualmente sobre a temática da influência da música eletrónica na minha prática de orquestração enquanto compositor. Este acontecimento coincide com a apresentação do presente concurso de composição relacionado com a ideia de Mares e Oceanos. Decidi arriscar e após muita reflexão pensei inspirar a minha criação tanto na imagem histórica e subjetiva que o Mar representa, um ponto partida em busca do desconhecido, como na minha prévia obra eletrónica.
Tive o prazer de a revisitar só para servir de meu ponto partida na criação desta nova obra.
Escrita em 2020 como parte do meu portefólio de composição do meu primeiro ano (1º) de Doutoramento em Música - Composição na Royal College of Music em Londres.