electroacústica sobre suporte (embodied gestures composition)
electroacústica sobre suporte (embodied gestures composition)
Título do documento Magistri Mei – Bruckner
Data de Composição 2020 · 2023
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música Electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética electroacústica sobre suporte (embodied gestures composition)
Estreia
Data 2020/Oct/03
Local Steiner 8
Localidade Viena
País Áustria
Notas Sobre a Obra
“Magistri Mei” trata-se de um ciclo de peças que procura lidar com o peso e o legado da tradição da música erudita ocidental.
Assumo esta herança com uma posição particular de ruptura, pois, no meu entender, a própria noção de tradição impele-me a questioná-la.
Esta peça em particular é uma “petit hommage” às ideias de polifonia de Anton Bruckner, que tento explorar não só através do desenvolvimento polifónico tradicional, mas principalmente através da espacialização sonora ligada a gestos musicais expressados em padrões espaciais que viajam num sistema de som em forma de cúpula.
Esta obra foi encomendada no âmbito do projeto “Embodied Gestures” pelo Tangible Music Lab (Universidade de Arte e Design, Linz, Áustria). Nesta obra, há uma preocupação em explorar o gesto físico na música. Esta ideia foi facilitada pelas novas interfaces musicais desenvolvidas no âmbito deste projecto de investigação, que foram utilizadas na concepção e criação desta peça, a par de algoritmos, padrões regulares e a supremacia do gesto materializado em objectos sonoros num contraponto de polifonia espacial.