O título (em latim) significa "Ocaso", nas várias acepções da palavra.
A um nível não "puramente musical" a peça apenas estabelece relações com o tipo de dimensões que resultam da coincidência (cruzamento) de várias situações de "Ocaso".
A formação instrumental de Occasus compõe-se de 7 instrumentos:
– Flauta (também Flauta alto em sol)
– Clarinete (também Clarinete baixo)
– Violino
– Violoncelo
– Guitarra
– Marimba (e 7 Bongos afinados)
– Piano preparado
Em Occasus, a certos momentos mais harmónicos, ao nível das alturas e do timbre, contrapõem-se outros, caracterizados por uma proliferação de desenvolvimentos melódicos, que tomam frequentemente como suporte um fluxo rítmico bastante simples. Este tipo de múltipla articulação melódica cria, pelas relações que estabelece de nota/instrumento a nota/instrumento, um resultado tímbrico global que oscila entre polifonia e heterofonia (não de alturas, mas de timbres). A atenção do auditor é do mesmo modo atraída variavelmente, quer pela evolução das alturas, quer pelas "cores" instrumentais.
A utilização de alguns timbres (ou modos de tocar os instrumentos) um pouco "especiais" contribui também para este tipo de som global, por um lado, e por outro lado facilita a fusão e transição tímbrica entre instrumentos de famílias diferentes. Alguns exemplos:
– Violino, Violoncelo e Guitarra: Pizzicato-Bartók, Pizzicato-"Koto";
– Guitarra: quase sempre junto ao cavalete, sempre que possível "apoyando", frequentemente "seco" (sem deixar ressoar a corda);
– Marimba e Bongos: utilização de vários tipos de baquetas, assim como de diferentes pontos de ataque sobre as lâminas, "Stopschlag";
– Piano: Através da preparação o piano produz sons de timbres variados, mas sempre afinados com alturas temperadas: Piano, Piano um pouco abafado, Piano "surdo" (bastante abafado), "Marimba", "Marimba grave", quasi "Pizzicato de Violoncelo", "Pizzicato-Bartók", "Koto", "Harmónico".
Importante para o carácter (forma) da "vida microscópica" desta peça, é o modo como todos estes elementos musicais e instrumentais se entrecruzam e interagem simultaneamente. A este nível Occasus procura construir pontes entre harmonia, homorritmia, homofonia, melodia, heterofonia, polifonia e instrumentação, que conduzam à criação de "ambientes" musicais próprios à peça.
João Rafael
Encomenda
Data 1991
Entidade Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Música