Compositor e intérprete, com raizes e influências estendidas entre a cultura alentejana, o Alto Minho e a música de José Afonso - Amílcar Vasques-Dias está Em Foco no MIC.PT em janeiro.
Ler mais
Categoria Musical Música Electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética Electroacústica sobre Suporte
Estreia
Data 1990/May/09
Local Ateliers UPIC de Massy
Localidade Massy
País França
Notas Sobre a Obra
Concebido e realizado nos estúdios dos Ateliers UPIC, Mise en Page é um estudo de momentos, de situações que se remetem umas para as outras e cuja resolução se deve mais à naturalidade do seu encadeamento que a qualquer processo de construção específico.
Também a dualidade entre ver e escutar é aqui explorada: enquanto que do ponto de vista visual a impressão dos diferentes arcos resulta numa saturação de linhas numa folha de papel, não existe correspondência do ponto de vista auditivo dado que se explora toda uma sobreposição de planos situados entre o pppp e o mp.
Este aspecto cria uma espécie de silêncio sonoro saturado de som durante o qual se processa o estudo e no qual todos os acontecimentos deverão durar apenas o seu próprio tempo, após o que deverão ceder o seu lugar a outros acontecimentos.
Assim este estudo, espécie de haiku, surge da necessidade da reacção contra a saturação de som sob a qual somos submergidos diariamente, explorando de forma quase oportunista o facto de se tratar de música para ser escutada em silêncio: uma ilha no oceano dos sons, uma espécie de contraponto em forma de nevoeiro.
António de Sousa Dias