Soprano, Barítono, Coro de Crianças, Coro de Câmara, Coro Misto e Orquestra
Soprano, Barítono, Coro de Crianças, Coro de Câmara, Coro Misto e Orquestra
Título do documento Songs for Simeon
Data de Composição· 1992/Apr/19
Observações
A obra requer 3 maestros
Andamentos / Partes
I. Primeira Parte
1. Invocação I
2. Antífona I
3. Prelúdio - só orquestra
4. Prótase I
5. Ária I - Barítono
6. Antífona II
7. Prótase II
8. Ária II - Soprano
9. Antífona III
10. Prótase III
11. Invocação II
II. Segunda Parte
1. Interlúdio - só orquestra
2. Ária III - Barítono
3. Nunc Dimittis (Apódose)
4. Antífona IV
5. Ária IV - Soprano
6. Portlúdio - só orquestra
7. Invocação III
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Solista(s) e Orq./Ens. e/ou Coro/Conjunto Vocal
Instrumentação Sintética Soprano, Barítono, Coro de Crianças, Coro de Câmara, Coro Misto e Orquestra
Meios Técnicos de Execução
3 Maestros
Texto
Autor do Texto Martin Luther
Título do Poema ou Texto Nunc Dimittis
Autor do Texto - Anónimo
Título do Poema ou Texto Mistérios medievais
Autor do Texto Michael Hand
Título do Poema ou Texto A New Song for Simeon
Autor do Texto T.S. Eliot
Título do Poema ou Texto A Song for Simeon
Autor do Texto - Anónimo
Título do Poema ou Texto Antifonias
Notas Sobre a Obra
Deus prometera a Simeão que só morria depois de ver o Messias. Ora, quando Jesus é apresentado no templo pelos pais, o já velho Simeão canta:
Agora, Senhor, segundo a vossa palavra,
dexareis ir em paz o vosso servo,
porque meus olhos viram a salvação
que oferecestes a todos os povos,
luz para se revelar às nações
e glória de Israel, vosso povo.
É sobre este texto que a obra Songs for Simeon é baseada.
A obra é dividida em duas partes, cada uma das quais se compõe de várias secções bem definidas:
I. Primeira Parte
1. Invocação I
2. Antífona I
3. Prelúdio - só orquestra
4. Prótase I
5. Ária I - Barítono
6. Antífona II
7. Prótase II
8. Ária II - Soprano
9. Antífona III
10. Prótase III
11. Invocação II
II. Segunda Parte
1. Interlúdio - só orquestra
2. Ária III - Barítono
3. Nunc Dimittis (Apódose)
4. Antífona IV
5. Ária IV - Soprano
6. Portlúdio - só orquestra
7. Invocação III
O andamento central é o Nunc Dimittis (II. 3), que utiliza o Cântico de Simeão em latim; a música deste andamento é preparada ao longo da Primeira Parte nas Prótases (I.4, I.7, 1.10). As Árias do Barítono também expõem o mesmo texto, mas em inglês arcaico e em alemão, respectivamente. As Árias do Soprano, por outro lado, comentam o tema principal utilizando apenas fragmentos de poemas (em inglês moderno) sobre o mesmo assunto. As Antífonas utilizam textos em latim tirados da liturgia para o dia da Apresentação de Jesus no templo. Estes têm um tratamento fonético no coro que minimiza a inteligibilidade, sublinhando assim o seu carácter de ritual. As invocações, cantadas por vozes de criança, servem de pontuação para a obra.
As secções orquestrais são momentos de reflexão que também conferem à obra as suas proporções correctas. O Postlúdio (II.6) é, ao mesmo tempo, uma espécie de retrospectiva do percurso traçado pela obra inteira.
O conjunto destes andamentos produz uma teia de comentários ligada à do texto principal, apresentando-o sob ângulos diferentes e assim clarificando o seu significado espiritual.
Christopher Bochmann
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Songs for Simeon
Estreia
1992/Jan/01
Paula Pires de Matos (soprano), Vítor Gaspar (barítono)
Coro do Instituto Gregoriano de Lisboa
Orquestra Sinfónica Juvenil
Christopher Bochmann, Roberto Pérez, Nuno Mendes (direcção)