Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Ensemble Instrumental
Estreia
Data 1986/May/14
Intérpretes
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa:
Manuela de Sá (soprano), Carlos Franco (flauta), António Saiote (clarinete), Lopes e Silva (guitarra), João Paulo Santos (piano)
Jorge Peixinho (direcção)
Entidade/Evento 10ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
Local Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório
Localidade Lisboa
País Portugal
Texto
Autor do Texto Maria José
Título da Publicação Mensagem
Ano 1934
Notas Sobre a Obra
Esta obra, composta em 1985, utiliza os seguintes poemas da "Mensagem": Ulysses, Viriato e D. João o Primeiro ("Brazão" - "Os Castelos" - respectivamente Primeiro, Segundo e Sétimo (I)), e o Mostrengo (da 2.ª parte: "Mar Português" - n.ª IV). Destina-se a soprano e a um pequeno conjunto instrumental, formado por flauta, clarinete, guitarra e piano.
O primeiro poema está estruturado numa alternância sempre irregular entre compassos binários e ternários e caracteriza-se pelo uso de elementos muito diferenciados (estruturas pontilistas, fragmentos melódicos, células repetitivas), articuladas numa série de combinações tímbricas e densidades sempre variáveis. O segundo, Viriato, que é muito mais curto, utiliza elementos com vários tipos de afinidade com o primeiro, mas é caracterizado por uma escrita vocal mais angulosa, com emprego frequente de "parlato" e pela inclusão de vários efeitos pianísticos especiais (como os glissandos sobre as cordas). Em D. João o Primeiro predominam os elementos repetitivos e os "ostinati", conferindo-lhe um carácter fortemente ritmado.
O último poema - O Mostrengo - que, ao contrário dos três primeiros (e como já foi referido acima), pertence à 2.ª parte da "Mensagem" ("Mar Português"), é bastante diferenciado dos anteriores. É porventura o mais "expressionista" de todos eles, utilizando, além do soprano solista, um declamador (com a voz gravada) e uma série de elementos "especiais" nos instrumentos (efeitos sobre as cordas do piano, glissando com um copo sobre as cordas da guitarra, sons indeterminados e efeitos de sopro nas madeiras), além de longos fragmentos melódicos em contraponto na flauta, clarinete e voz cantada.
No ponto de vista do tempo musical, a obra está concebida simetricamente, sendo os poemas extremos (o primeiro e o último) os mais longos e os centrais (o 2.º e o 3.º) os mais curtos. Aliás, e de acordo com as indicações da autora, a soma da duração dos 2 primeiros deve corresponder sensivelmente à dos dois últimos (8'30" para cada metada da obra).
Jorge Peixinho
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Quatro Poemas da Mensagem
Estreia
1986/May/14
10ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório
Lisboa
Portugal
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa:
Manuela de Sá (soprano), Carlos Franco (flauta), António Saiote (clarinete), Lopes e Silva (guitarra), João Paulo Santos (piano)
Jorge Peixinho (direcção)