Obra composta a partir de uma obra anterior, entretanto retirada do catálogo, revista e completada com mais cinco andamentos.
Nível de Dificuldade: Médio
Andamentos / Partes
01 - Sinfonia
02 - Musette
03 - Marche du Roi
04 - Le Tombeau de Monsieur Lully
05 - Rigaudon
06 - Minuet - Alla Rustica
07 - Chansonette
08 - Estampide
09 - Tambourin
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Flauta, Oboé, Corne Inglês e Fagote
Notas Sobre a Obra
A Suite d’après Fragonard foi composta em Maio de 2004 para um grupo de câmara da ESML, formado por flauta, oboé e fagote, em intenção do Prémio Jovens Músicos. Quatro dos 9 andamentos que a compõem haviam já sido compostos para uma pequena suite em 1995, mas por razões que me escapam, a peça ficou na gaveta, e só em 2004 lhe peguei novamente, completando-a com mais cinco andamentos escritos na mesma linguagem neoclássica. Os modelos mais evidentes são as suites e partitas barrocas e clássicas, nomeadamente a música para tocar ao ar livre, como a Gran Partita de Mozart ou a Serenata para Sopros de Dvorak, embora a inspiração para esta peça tenha uma origem francesa: a pintura e a leveza rococó das telas de Fragonard. Alguma música de cariz folclórico provençal também emerge aqui e ali, nomeadamente no Minuet (verdadeira música de coreto, tal como se podia ainda escutar nas inúmeras termas dos séculos XVIII e XIX), no Rigaudon, e no Tambourin final.