Categoria Musical Música de câmara (+ de 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Ensemble de 17 Instrumentos
Notas Sobre a Obra
Esta é uma obra em que apliquei de forma mais sistemática alguns dos processos de composição que obras anteriores continham em embrião. Juntamente com Movimento(s) para clarinete solo, faz parte de um ciclo, ainda não terminado, cujo trabalho com certos parâmetros se baseou nas diferentes percepções da regularidade.
Harmonia e estrutura são criadas à custa de certos processos de desenvolvimento regular. Existe uma relação quase directa entre estes dois parâmetros baseada num equilíbrio entre espaços longos e curtos que delimitam a macro estrutura da obra, tendo as seguintes consequências:
- a passagem de estruturas homofónicas para polifónicas (e vice-versa);
- a extensão ou diminuição de um determinado intervalo, quer como centro de um agregado harmónico,quer como a sua projecção a todo o registo.
Os dezassete instrumentos estão divididos em três grupos com instrumentos de famílias diferentes (trompete, harpa e 2 violinos; fagote/contrafagote, trompa, percussão, viola e contrabaixo; trombone, percussão, piano e violoncelo), e um grupo só com instrumentos de madeira (flauta/flauta alto, corne inglês/oboé, clarinete e clarinete baixo). Procurei criar uma espécie de ilusão instrumental, em que cada grupo se percepciona como se tratasse de um só instrumento, movimentando-se entre os espaços delimitados pela estrutura.
Toda a obra é um longo processo, um caminho entre dois pontos, com uma vida própria e autónoma, que nasce, cresce, e morre.
Luís Antunes Pena
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Rumos, Caminhos, Direcções
Ante-Estreia
1997/Dec/20
Festival de Música do Século XX de Aveiro
Mosteiro de São Bento da Victória
Aveiro
Portugal
Orquestra de Câmara do Estágio de Interpretação de Música do Século XX
Jean Marc Burfin (direcção)