Compositor e intérprete, com raizes e influências estendidas entre a cultura alentejana, o Alto Minho e a música de José Afonso - Amílcar Vasques-Dias está Em Foco no MIC.PT em janeiro.
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Voz, Piano, Violoncelo, Coro Mudo, 2 Jogadores de Xadrez e Electroacústica sobre Suporte
Voz, Piano, Violoncelo, Coro Mudo, 2 Jogadores de Xadrez e Electroacústica sobre Suporte
Título do documento Double
Data de Composição· 1982
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Teatro Musical
Instrumentação Sintética Voz, Piano, Violoncelo, Coro Mudo, 2 Jogadores de Xadrez e Electroacústica sobre Suporte
Estreia
Data 1982/Jun/03
Intérpretes
António Wagner Diniz (voz), Luísa Vasconcelos (violoncelo), João Paulo Santos (piano), Jorge Peixinho (jogador de xadrez), João Heitor (jogador de xadrez)
Componentes do Dança Grupo (coro mudo)
Constança Capdeville (direcção)
Entidade/Evento 6ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
Local Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório
Localidade Lisboa
País Portugal
Observações
Constança Capdeville, Orlando Worm (luzes)
Texto
Título do Poema ou Texto Poema
Letra Fik
Sik
Fixus Sixus
Cifixus
Cificixus
Crucifixus
Título do Poema ou Texto Rex absconditur
Letra Rex absconditur
Título do Poema ou Texto Wo bist du
Letra Wo bist du
Autor do Texto Dante Alighieri
Título do Poema ou Texto Voi ch'entrate [lasciate ogni speranza]
Título da Publicação A Divina Comédia
Ano 1321
Letra Voi ch'entrate [lasciate ogni speranza]
Autor do Texto Pablo Picasso
Título do Poema ou Texto Manifesto
Ano 1935
Autor do Texto Salvador Dalí
Título do Poema ou Texto L'Archangelisme Scientifique [fragmento]
Título da Publicação L'Archangelisme Scientifique
Autor do Texto Bob Dylan
Título do Poema ou Texto Ballad of a Thin Man
Título da Publicação Highway 61 Revisited
Ano 1965
Letra Something is happening here
but you don't know what it is
do you mr. Jones?
Observações
Data de publicação do disco original
Notas Sobre a Obra
1. A apresentação de uma nova obra ao público não tem de, necessariamente, consistir numa descrição pormenorizada do respectivo processo de elaboração ou dos materiais usados. Deve, sim, cumprir a mesma função que é desempenhada pela planta de uma cidade ou pelo mapa de um país; não deixar que o viajante se perca no percurso, sem todavia lhe tirar nem o prazer da descoberta nem o da reacção pessoal perante o que descobriu, assim estimulando todo um mundo de criatividade pessoal, indispensável para uma verdadeira participação activa do público ao lado do compositor e dos intérpretes.
É com este espírito que seguidamente se expõem alguns pontos de partida para o entendimento da obra em questão.
2. Double prossegue o caminho traçado por obras como Mise-en-Requiem, Memoriae (quasi una Fantasia) ou Esboços para um Stabat Mater. Esse caminho apresenta-se-nos dominado por duas linhas de força:
a) a preocupação de fazer viver, e conviver, situações auditivas e visuais (som, gesto, luz), e, mais do que isso, de transformar aspectos essencialmente sonoros em visuais (por exemplo, utilização da luz com função tímbrica), e vice-versa;
b) a convergência das várias interpretações do elemento TEMPO - desde o TEMPO em que o instante é encarado como único espaço habitável, dando-se uma sobreposição de instantes, que criam uma dimensão de tempo vertical e não horizontal, até ao TEMPO inexistente (negação do tempo, abolindo-o, aniquilando-o ou ignorando-o).
3. Não será difícil ao público descobrir todo o jogo de duplos (doubles) sobre os quais a obra foi construída. Desde o duplo cénico-musical, vivendo simultaneamente duas situações diferentes, cada uma com a sua individualidade no tempo e no espaço, mas que, ao fim e ao cabo, são "convidadas" a conviver num mesmo tempo e num mesmo espaço. Até ao duplo visual e sonoro de cada um dos intérpretes que, embora vivendo independentemente as suas próprias intervenções e a dos seus duplos, são constantemente integrados na soma de duplos que formarão um todo. Ou até ao duplo em "trompe-l'oeil", dado ora pela fita magnética, ora pelas luzes, ora pela géstica.
4. A apresentação de um grande número simultâneo de acontecimentos torna extremamente diferenciados o contraponto exterior (de superfície) e o contraponto interior.
A concentração de elementos contraditórios, visuais e sonoros, e a convivência dos mesmos, são o ponto de partida prinicipal para a concretização da teatralidade musical.
5. O espectador facilmente descobrirá também que a partida de xadrez é jogada... através do segundo andamento (Marcha Fúnebre) da 3.ª Sinfonia de Beethoven.
6. Em Double são utilizados os seguintes textos:
- fragmento de um manifesto de Picasso (1935);
- jogo entre os textos Voi ch'entrate [lasciate ogni speranza];
- fragmento de um texto de Dalí, extraído de L'Archangelisme Scientifique;
- o texto "Something is happening here / but you don't know what it is / do you mr. Jones?"
- fragmentos do poema:
Fik
Sik
Fixus Sixus
Cifixus
Cificixus
Crucifixus
- e ainda frases isoladas como "Rex absconditur" ou "Wo bist du".
(nota elaborada segundo dados fornecidos por Constanca Capdeville)
Encomenda
Data 1982
Entidade Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Música
António Wagner Diniz (voz), Luísa Vasconcelos (violoncelo), João Paulo Santos (piano), Jorge Peixinho (jogador de xadrez), João Heitor (jogador de xadrez)
Componentes do Dança Grupo (coro mudo)
Constança Capdeville (direcção)
Observações
Constança Capdeville, Orlando Worm (luzes)
Constança Capdeville, Orlando Worm (luzes)
Double
Execução
2008/Nov/01
Teatro Municipal da Guarda, Síntese - Grupo de Música Contemporânea / Síntese - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda