Jovem compositor que em abril completou 30 anos, sendo uma das vozes mais ativas no contexto da música contemporânea em Portugal - Pedro Lima está Em Foco no MIC.PT em setembro.
Ler mais
Categoria Musical Música Electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética Electroacústica sobre Suporte
Estreia
Data 2004/Nov
Entidade/Evento World Music Days
Localidade Zurique
País Suíça
Notas Sobre a Obra
noD 1 é a abertura (area) da peça doN. noD 1 . Tal como as restantes partes da peça doN, noD 1 tenta explorar a conjugação quasi aleatória das dimensões acústicas, e visuais, assim como os paradoxos dramáticos no eixo do tempo como o resultado da trama musical, visual e dramática, desenvolvida de forma endógena por alguns acontecimentos singulares : um homem que quer compor.... um homem que quer tocar trompete .... um homem que quer dançar.
O homem que dança visita (paradoxalmente vindo de outro mundo ) o homem que compõe. O homem que compõe e que é efectivamente real, deveria estar ausente. O homem que toca, é um médium entre as acções e os desejos dos dois homens que se visitam. O cenário (os jardins virtuais), ajuda a situar o encontro entre os dois primeiros homens.
Os diferentes jardins poderiam ser vistos como as diferentes tentativas de Monet de representação da luz, ou seja a persistência do olhar sobre a mesma imagem que é gradualmente filtrada por diferentes níveis de percepção. Os jardins, como simbólica, encerram em si mesmos os diferentes segredos do homem que quer dançar e do homem que quer compor. Fundamentalmente o estereótipo que este dois seres representam duma forma muito mais global situa-se no drama da perca e a infinita dor da saudade.....o trompete anuncia algo de angélico logo simultaneamente etéreo. Se estes dois últimos fossem Cage e Cunnhingam, Mathias Osterworld diria: Wenn man sowill: Cage Goes Gothic.
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
noD1
Estreia
2004/Nov/01
World Music Days
Zurique
Suíça
Observações
noD1
Execução
2010/Mar/21
XIII Festival Internacional de Música Electroacústica "Primavera en La Habana"