Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
com electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética
1981
Ensemble Instrumental e Electroacústica sobre Suporte
Ensemble Instrumental e Electroacústica sobre Suporte
Título do documento Nachtmusik II
Data de Composição· 1981
Local de Composição/Estúdio Estúdio Experimental da Rádio Finlandesa (Helsínquia)
Situação Descatalogada
Dedicatória
Bruno Maderna
Instrumentação Detalhada
Categoria Musical Música de câmara (de 2 a 8 instrumentos)
com electroacústica sobre suporte
Instrumentação Sintética Ensemble Instrumental e Electroacústica sobre Suporte
Estreia
Data 1981/May/28
Intérpretes
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa:
Carlos Franco (flauta), Paulo Brandão (trompa), Clotilde Rosa (harpa), António Oliveira e Silva (viola), Luísa Vasconcelos (violoncelo)
Jorge Peixinho (direcção)
Entidade/Evento 5ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
Local Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório
Localidade Lisboa
País Portugal
Notas Sobre a Obra
Esta obra surge como homenagem à personalidade criativa de Bruno Maderna. Está escrita para flauta, trompa, viola, violoncelo, harpa e fita magnética. Utiliza uma citação do próprio Maderna (do mundo electroacústico), autocitações de anteriores obras electroacústicas (Viagem de Inverno e Nachtmusik I), assim como um texto sobre estética do próprio Maderna, escrito em 1946, tudo de acordo com a base estrutural da obra.
Enrique X. Macías
A obra compõe-se de três partes distintas. A primeira, e mais longa, inicia-se numa atmosfera indefinida, com sombras de sons (meros sopros, cordas arranhadas, sons para além do cavalete), no seio das quais a obra se vai progressivamente formando, despertando, para regressar a esta atmosfera no final da sequência. A segunda parte é um "Movil", em que os músicos tocam livremente em grupos distintos, com uma série de permutações. A terceira é uma improvisação, reagindo à fita magnética, utilizando fragmentos individuais do "Movil" e memórias de outros materiais da peça. Ao longo da obra, são ditos fragmentos do texto de Maderna. Da mesma forma, a indicação para o final recorda a última página do 3.º Concerto para Oboé do compositor italiano: "Entre orquestra e solista devem estabelecer-se múltiplas relações expressivas: contrastes, protestos, consentimentos, acordos, integrações, afectuosidade. Neste clima, o autor prevê e espera que solista e maestro encontrem um modo feliz de terminar a peça."
A fita magnética foi realizada no Estúdio Experimental da Rádio Finlandesa.
Augusto M. Seabra
Circulação
Obra
Tipo
Data
Entidade/Evento
Local
Localidade
País
Intérpretes
Observações
Inv Row
Nachtmusik II
Estreia
1981/May/28
5ºs Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea
Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório
Lisboa
Portugal
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa:
Carlos Franco (flauta), Paulo Brandão (trompa), Clotilde Rosa (harpa), António Oliveira e Silva (viola), Luísa Vasconcelos (violoncelo)
Jorge Peixinho (direcção)