Compositor e intérprete, com raizes e influências estendidas entre a cultura alentejana, o Alto Minho e a música de José Afonso - Amílcar Vasques-Dias está Em Foco no MIC.PT em janeiro.
Ler mais
Categoria Musical Música de câmara (+ de 8 instrumentos)
Instrumentação Sintética Ensemble instrumental
Texto
Autor do Texto Risoleta Pinto Pedro
Título do Poema ou Texto Aprender com as Rosas
Notas Sobre a Obra
Segundo o poema do mesmo nome de Risoleta Pinto Pedro, esta obra é um reencontro com o GMCL.
Retoma-se neste trabalho a atracção pela palavra (fonética e semântica) como motivação do universo musical. esta obra é baseada numa mensagem muito clara e concreta representada pelo texto e nas suas dimensões mais variadas que podem incluir a dramatização.
É um trabalho com uma forma aberta, num só movimento e com subsecções estruturais.
São muito presentes certos individualismos instrumentais pensados como outros cantores no espaço e no tempo. Realça-se ainda uma secção de percussão muito variada, motivada pela necessidade de uma ampliação tímbrica.
Como o título indica, esta obra é a primeira parte de um tríptico com o mesmo título. No entanto, é um trabalho acabado e independente das restantes partes previstas.
É um trabalho dedicado ao GMCL e aos seus membros com muita estima e admiração.
Paulo Brandão
Grupo de Música Contemporânea de Lisboa:
Catherine Rey (soprano), Susana Teixeira (meio-soprano), Francisco Monteiro (piano e celesta), João Pereira Coutinho (flauta), Luís Gomes (clarinete), José Machado (violino), Ricardo Mateus (viola), José Sá Machado (violoncelo), Andreia Marques (harpa), Fátima Pinto (percussão), João Paulo Santos (direcção)