Jovem compositor que em abril completou 30 anos, sendo uma das vozes mais ativas no contexto da música contemporânea em Portugal - Pedro Lima está Em Foco no MIC.PT em setembro.
Ler mais
Rastos de uma Resposta foi escrita com o propósito de explorar características específicas da Trompete. Especificamente apela à interacção dos recursos técnicos da Trompete natural (recorrendo à utilização de diferentes sons parciais de uma mesma nota fundamental) com a técnica resultante do sistema de válvulas (que permite à Trompete dispor de outros sons fundamentais, de fácil acesso).
Desta forma, os sons resultantes do instrumento são enriquecidos por uma gama de alturas sonoras, cujas diferenças se pretendem aqui sublinhadas. Decorre que as posições fornecidas deverão ser respeitadas afim de se atingir o resultado pretendido. O resultado pretendido implica ainda que o intérprete não procure corrigir as diferenças de afinação, que resultam directamente das combinações das diferentes posições de válvulas e dos diferentes parciais harmónicos. [Ex: nos dois primeiros tempos do 1º compasso do primeiro movimento, existem três notas diferentes para o Mi: Mi (3); Mi (0) e Mi (123), este último surge já notado com a diferença de afinação dado a sua distância à afinação tida como convencional. No entanto, todas as notas têm alturas diferentes e assim deverão permanecer. O mesmo acontecendo para todas as outras alturas no decurso da peça].
A peça encontra-se dividida em quatro momentos: I. Leggero; II. Lento, misterioso; III. Leggero, non staccato e IV. Cantabile. Destes quatro momentos, apenas a transição do segundo para o terceiro não se efectua de forma imediata, sublinhando a estrutura AB - A’B’ que lhe está inerente.
O primeiro momento deverá ser sempre articulado, mas mantendo um carácter de fluência e de leveza, que apenas é perturbado pelas acentuações ocasionais. A última frase é como que um regressar ao ponto de partida.
O segundo momento, deixa ao intérprete alguma liberdade na interpretação do tempo. A repiração entre o contraste das notas acentuadas com as notas prolongadas deverá ser apenas o suficiente para que não se perca o sentido de causa/efeito, ou seja, para que não sejam apercebidas como entidades separadas. O tempo sugerido para as notas longas reproduz uma proporcionalidade que deverá ser respeitada, mesmo que se recorra a outras durações.
O terceiro momento requer a atenção sobre a subtileza das ínfimas nuances das alturas sonoras. A expressão non staccato quer significar um quasi tenuto. Embora este momento apareça como reminiscência do primeiro, o seu carácter deverá ser mais introspectivo. Os glissandi são executados pela pressão dos lábios, simultaneamente auxiliados pela posição “meio-premida” das válvulas (a que for mais confortável para o intérprete). Neste terceiro momento surge também o recurso à nota fundamental, onde se pretende mais o efeito de contraste do que propriamente a exactidão da altura da nota.
No quarto momento deverá exprimir-se o lirismo do instrumento. O sentido de tempo virá da parte do intérprete, que deverá ter em conta os três momentos anteriores na interpretação deste último. Evitar a rigidez rítmica.
Nota: é passível a utilização de um instrumento que não a Trompete em Dó. A leitura permanecerá a mesma, embora com som resultante transposto.