|
Estudou Música Electroacústica e Composição com João Pedro Oliveira na Universidade de Aveiro e em 1997 finalizou a Licenciatura em Ensino de Música. Em 1998 obteve o Mestrado em Composição (Universidade de Edimburgo) e iniciou nesse mesmo ano o Doutoramento em Composição (City University of London), continuando posteriormente na Universidade de Southampton com Michael Finnissy. Finalizou o Doutoramento em 2004. Entre 2007-2013 desenvolveu um projecto (Pós-Doutoramento) baseado na interacção da música e outros media, criando um novo conceito que caracteriza as obras como multi-artísticas – Transversal Multi-Art. Salientam-se no seu portefólio, as criações acústicas e interactivas disciplinares, nomeadamente Solitudo (1999) (The International Gaudeamus Music Week 2001, Amesterdão); Argumentum (2001) (Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura); Transfiguratio (2002) (Cours du Centre Acanthes 2002, Villeneuve-les-Avignon); Mens Sana in Corpore Sano (2003/05) (versão para orquestra, III Workshop para Jovens Compositores Gulbenkian, Lisboa, 2004); Monstrum Horrendum (2003/04) (versão para orquestra, II Workshop para Jovens Compositores Gulbenkian, Lisboa, 2003); Fatum Hominis (2005) (ISCM world Music Days/23rd Music Biennale Zagreb 2005; Ny Musikk 2005, Oslo); Silens Clamor (2004) (Académie de Chambre Contemporaine Jeunesse Moderne 2004, Chambéry; Musica 2007, Estrasburgo; Futuros 1.2, Lisboa, 2008); Dulce Delirium (2005) (Arditti Quartet, Centre Acanthes 2005, Metz; Atlantic Waves 2006, Londres; Festival Internacional de Aveiro, 2007); Fati Necessitas (2005) (GMCL, Matosinhos, 2006, IX Semana Cultural da Universidade de Coimbra, 2007); Aranea (2006) (Festival Música Viva 2006, Lisboa; XXVI Festival de Música de Leiria, 2008); Nocturna Itinera (2008) (44th International Summer Courses for New Music, Darmstadt, 2008; 2nd Blonay Workshop for Contemporary Quartet Music 2008; World Music Days 2015, Liubliana); In Occulto (2009) (Ciclos de Concertos Momentum, Aveiro, 2009; New Music Festival Transit 2009, Lovaina; Concert Series, City University, Londres, 2010); Sublime Volans (2010) (25.º aniversário da Miso Music Portugal, Instituto Franco-Português, Lisboa, 2010; Korea Foundation-Cultural Center Gallery, Seul, 2011; Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura; Festival Música Viva 2014, O’culto da Ajuda, Lisboa); Tempus Fugit (2010) (Concert Series 2015, McGill University, Montréal); Reditus ad vitam (2012) (Do Virtuosismo pianístico de Liszt à multi(n)disciplina do século XXI, Coimbra, 2013; Flame Festival, Florença, 2013; Escola Superior de Música de Lisboa, 2016); Instabile Tempus (2016) (Festival Música Viva 2016, Lisboa; Vacuum Corporis (2016) (Festival 20/21 Transit 2016, Lovaina); Desperatio (2018) (City University of London, Londres); Imaginis umbra est (2019) (Em Louvor da Água, Lisboa); Ludi Aeterni (2022) (O’culto da Ajuda, Lisboa, 2022; Teatro da Rainha, Caldas da Rainha, 2022). Salientam-se também no seu portefólio, as criações fotográficas, nomeadamente: Continuum Simulacrum (2016) baseado no Capítulo No. 6 da obra The History of Photography in Sound de Michael Finnissy e a publicação da série Clausum (2017) (sete fotografias) em TEMPO, a Quarterly Review of New Music, Volume 71 – Issue 282 – October 2017 (Cambridge University Press). Participou nas Academias de Verão do IRCAM (Paris), nos cursos Internacionais para a Nova Música (Darmstadt), nos Cursos do Centro Acanthes (Villeneuveles- Avignon e Metz), nos Workshops da Gulbenkian para Jovens Compositores (Lisboa); em vários seminários com compositores como Emmanuel Nunes, Jonathan Harvey, Luca Francesconi, Hilda Paredes, Gérard Grisey, Brian Ferneyhough, Mauricio Kagel, Pascal Dusapin, Luc Brewaeys; em workshops experimentais e concertos com Arditti Quartet, os pianistas Ian Pace, Filip Fak e Yutaka Oya, Orquestra Gulbenkian, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, L’Ensemble Itinéraire, Sond’Ar-te Electric Ensemble, Remix Ensemble Casa da Música, OrchestrUtopica, Orchestre lyrique de Région Avignon-Provence, Ensemble Studio New Music; e com os maestros Guillaume Bourgogne, Sylvio Gualda, Sarah Ioannides, Igor Dronov, Christopher Bochmann, Pedro Neves, Pedro Amaral, Petter Sundkvist e Pedro Carneiro. NA 1.ª PESSOA, entrevista com Patrícia Sucena de Almeida conduzida por Pedro Boléo. Gravada a 28 de Outubro de 2019, no O’culto da Ajuda em Lisboa. Dossier n.º 7 . Compositores Portugueses dos séculos XX e XXI . Patrícia Sucena de Almeida Última actualização: 31 de Setembro de 2022 |
Última actualização: 31 de Setembro de 2022
Título da Obra | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column 0 | Invisible Column |
Argumentum - Obniti Adversis | 2000 | Centro Cultural de Belém | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.ccb.pt/ | Encomenda integrada no programa “Jovens Compositores Portugueses”, no âmbito do Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura |
|
||||||||
Silens Clamor | 2004 | Conservatoire National Supérieur de Musique et Danse de Lyon | Lyon | França | Observações | |||
Res Adversae | 2004 | Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Música | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.musica.gulbenkian.pt/ | |
Fati Necessitas | 2005 | Grupo de Música Contemporânea de Lisboa | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.gmcl.pt/ | |
Tempus Fugit | 2010 | Ministério da Cultura e Comunicação do Governo Francês | França | Observações | ||||
Ludi Aeterni | 2021 | Miso Music Portugal | URL | São Domingos de Rana | Portugal | Observações | https://www.misomusic.me | |
Aranea | 2006 | Miso Music Portugal | URL | Parede | Portugal | Observações | http://www.misomusic.com/ | |
Augurium #1 | 2022 | Musicamera Produções | URL | Lisboa | Portugal | Observações | https://musicamera.pt/ | |
Oscillum (oscillare-ondular, sacudir) | Projecto DME | URL | Lisboa | Portugal | Observações | http://www.projecto-dme.org | ||
Obra | Tipo | Data | Entidade/Evento | Local | Localidade | País | Intérpretes | Observações | Invisible Column |
Oscillum (oscillare-ondular, sacudir) | Estreia Parcial | 2023/Aug/18 | Residência Artística "Música que diz" | Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia | Seia | Portugal | Clara Saleiro · flauta Patrícia Sucena Almeida · texto | Observações | Estreia do primeiro momento - Oscillum #1. |
|
|||||||||
Augurium #1 | Estreia | 2022/Dec/09 | Trio de Damas – Nella Maíssa por Taíssa Poliakova Cunha (Musicamera Produções) | Cine-Teatro Paraíso | Tomar | Portugal | Taíssa Poliakova Cunha (piano) | Observações | |
Ludi Aeterni | Estreia | 2022/May/30 | Recital Antena 2 | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Sílvia Cancela (flauta), Elsa Silva (piano) | Observações | |
Imaginis umbra est | Estreia | 2019/May/25 | Em Louvor da Água | Reservatório Mãe d'Água | Lisboa | Portugal | Júlio Guerreiro · guitarra; João Aleixo · voz | Observações | |
Desperatio (piano piece no. 5) | Estreia | 2018/Apr/20 | Ian Pace at Fifty - Tributes and Early Modernism | City, University of London | Londres | Portugal | Ian Pace . piano | Observações | |
Vacuum Corporis | Estreia | 2016/Oct/29 | Transit Festival 2016 | STUK | Leuven | Bélgica | Ian Pace, piano Ben Smith, piano | Observações | film: Daniel Antero http://www.festival2021.be/nodes/archiefconcert/en/finnissy-redhead-ferneyhough-brewaeys-almeida |
|
|||||||||
Instabile Tempus | Estreia | 2016/May/20 | Festival Música Viva 2016 · Non Plus Nectar | O'culto da Ajuda | Lisboa | Portugal | Petter Sundkvist · direcção musical Sond'Ar-te Electric Ensemble |
Observações | |
Tempus Fugit | Estreia | 2015/Oct/16 | Pollack Hall, McGill University | Montréal | Canadá | McGill Contemporary Music Ensemble Guillaume Bourgogne, direcção musical |
Observações | ||
reditus ad vitam | Estreia | 2013/Jan/12 | Teatro Académico Gil Vicente | Coimbra | Portugal | Ian Pace, piano Maria Rita Nogueira e Sara Gil Agostinho, bailarinas Ricardo Correia, actor | Observações | ||
Sublime volans | Estreia | 2010/Apr/14 | Miso Music Portugal 25 anos - Semana de Abril | Instituto Franco-Português | Lisboa | Portugal | Sond'Ar-te Electric Ensemble, Pedro Neves (direcção) | Observações | |
In Occulto | Execução | 2010/Mar/09 | College Building, City University Londres | Londres | Reino Unido | Ian Pace (piano) | Observações | ||
In Occulto | Execução | 2009/Oct/25 | STUK Kunstencentrum | Leuven | Bélgica | Ian Pace (piano) | Observações | ||
In Occulto | Estreia | 2009/Apr/09 | Ciclo Concertos Momentum | Teatro Aveirense | Aveiro | Portugal | Ian Pace (piano) | Observações | |
Aranea | Execução | 2008/Sep/20 | Miso Music Portugal / Festival Música Viva 2008 | Centro Cultural de Belém - Sala Luís de Freitas Branco | Lisboa | Portugal | Sond'Ar-Te Electric Ensemble: Monika Streitová (flauta), Nuno Pinto (clarinete), Suzanna Lidegran (violino), Jorge Alves (viola), Marco Pereira (violoncelo), Ana Telles (piano), Miso Studio (electrónica) Pedro Amaral (direcção) | Observações | |
Aranea | Execução | 2008/Jun/26 | Orfeão de Leiria, Miso Music Portugal / Festival de Música de Leiria | Teatro José Lúcio da Silva | Leiria | Portugal | Sond'Ar-Te Electric Ensemble: Monika Duarte Streitová (flauta), Nuno Pinto (clarinete), Suzanna Lidegran (violino), Jorge Alves (viola), Marco Pereira (violoncelo), Ana Telles (piano) Pedro Amaral (direcção) | Observações | |
Silens Clamor | Execução | 2008/Feb/14 | CCB - OrchestrUtopica / Futuros 1.2 | Centro Cultural de Belém - Sala Luís de Freitas Branco | Lisboa | Portugal | OrchestrUtopica: Katharine Rawdon (flauta), Nuno Pinto (clarinete), Vitor Vieira (violino), Juan Maggiorani (viola), Guenrikh Elessine (violoncelo) Pedro Pinto Figueiredo (direcção) | Observações | |
Dulce Delirium | Execução | 2007/Oct/27 | Centro Cultural de Belém | Centro Cultural de Belém - Pequeno auditório | Lisboa | Portugal | Quarteto Arditti | Observações | |
Dulce Delirium | Execução | 2007/Oct/26 | Festival Internacional de Aveiro | Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro | Aveiro | Portugal | Quarteto Arditti | Observações | |
Silens Clamor | Execução | 2007/Oct/06 | Samedis de la Jeune Création Européenne | Palácio do Reno | Estrasburgo | França | Músicaos do CNSMD de Lyon Fabrice Pierre (direcção) | Observações | |
Fati Necessitas | Estreia Parcial | 2007/Mar/03 | Teatro Académico Gil Vicente | Coimbra | Portugal | Grupo de Música Contemporânea de Lisboa: Susana Teixeira (meio-soprano), João Pereira Coutinho (flauta), Luís Gomes (clarinete), José Machado (violino), Ricardo Mateus (viola), Jorge Sá Machado (violoncelo), Stéphanie Manzo (harpa), Francisco Monteiro (piano), Fátima Pinto (percussão) Christopher Bochmann (direcção) | Observações | ||
Dulce Delirium | Execução | 2006/Nov/16 | Festival Atlantic Waves | Union Chapel | Londres | Reino Unido | Quarteto Arditti | Observações | |
Aranea | Estreia | 2006/Oct/27 | Festival Música Viva 2006 | Centro Cultural de Belém - Pequeno Auditório | Lisboa | Portugal | Ensemble L'Itinéraire Guillaume Bourgogne (direcção) | Observações | |
Silens Clamor | Execução | 2006/Mar/24 | 4º Workshop Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses | Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório | Lisboa | Portugal | Membros da Orquestra Gulbenkian Guillaume Bourgogne (direcção) | Observações | |
Fati Necessitas | Estreia | 2006/Mar/17 | Câmara Municipal de Matosinhos - Salão Nobre | Matosinhos | Portugal | Grupo de Música Contemporânea de Lisboa: Susana Teixeira (mezzo-soprano), João Pereira Coutinho (flauta), Luís Gomes (clarinete), José Machado (violino), Ricardo Mateus (viola), Jorge Sá Machado (violoncelo), Francisco Monteiro (piano), Andreia Marques (harpa), Fátima Pinto (percussão) Christopher Bochmann (direcção) | Observações | ||
Mens Sana in Corpore Sano | Estreia | 2005/Jan/22 | 3º Workshop Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses | Culturgest - Auditório | Lisboa | Portugal | Orquestra Gulbenkian Guillaume Bourgogne (direcção) | Observações | |
Silens Clamor | Estreia | 2004/Jul | Académie de Chambre Contemporaine Jeunesse Moderne 2004 | Cité des Arts | Chambéry | França | Estagiários da Académie de Chambre Contemporaine Jeunesse Moderne 2004 | Observações | |
Monstrum Horrendum | Estreia | 2004/Mar/19 | 2º Workshop Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses | Fundação Calouste Gulbenkian - Grande Auditório | Lisboa | Portugal | Orquestra Gulbenkian Guillaume Bourgogne (direcção) | Observações | |
Transfiguratio | Execução | 2003/Mar | Workshop Gulbenkian para Jovens Compositores Portugueses | Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa | Portugal | Orquestra Gulbenkian | Observações | O workshop teve lugar entre 10 e 21 de Março de 2003 |
|
|||||||||
Transfiguratio | Estreia | 2002/Jul | Workshop do Centre Acanthes 2002 | Avinhão | França | Orchestre Lyrique de Région Avignon – Provence Sylvio Gualda (direcção) | Observações | O workshop teve lugar entre 7 e 22 de Julho de 2002 | |
|
|||||||||
Argumentum - Obniti Adversis | Execução | 2001/Sep/18 | Fundação de Serralves - Auditório | Porto | Portugal | Remix Ensemble Sarah Ioannides (direcção) | Observações | ||
Argumentum - Obniti Adversis | Estreia | 2001/Sep/16 | Centro Cultural de Belém | Lisboa | Portugal | Remix Ensemble Sarah Ioannides (direcção) | Observações | ||
Solitudo | Estreia | 2001/Sep/04 | Paradise | Amesterdão | Países Baixos | Ensemble Studio New Music de Moscovo Igor Dronov (direcção) | Observações | Obra seleccionada no contexto da “International Gaudeamus Music Week 2001 - Amsterdam” | |
|
|||||||||
Memorial do Vácuo | Estreia | 2000/Apr/18 | Festival Música Viva 2000 | Instituto Franco-Português | Lisboa | Portugal | Observações | ||
Sexteto | Estreia | 1998 | II Festival de Música do Século XX de Aveiro | Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro - Auditório | Aveiro | Portugal | Observações | ||
Caracterização da Actividade | Designação | Data (período) | Entidade | URL | Local | Localidade | País | Observações | Invisible Column | |
Intérprete/Instrumentista | Coralista | 1997 - 1998 | Coro da Universidade de Edimburgo | Universidade de Edimburgo | Edimburg | Reino Unido | Observações | Participou, como coralista, em vários Seminários e Workshops organizados pela Universidade | ||
|
||||||||||
Ligação a Instituições | Trabalho de campo | 1998/Mar/22 - 1998/Mar/27 | Faculdade de Música da Universidade de Edimburgo | Bósnia | Edimburgo | Reino Unido | Observações | Integrou um grupo de cinco alunos da Faculdade de Música da Universidade de Edimburgo, numa deslocação à Bósnia com o compositor Nigel Osborne, que se encontrava a realizar um projecto no “Pavarotti Music Centre in Mostar”, tendo colaborado com o trabalho que se estava a desenvolver no Centro e nas escolas locais, com contacto com material musical seleccionado para aquele efeito (canções de todo o mundo). | ||
|