Agenda

Encontros & Conferências

2025 · maio · junho · outubro
2024 · julho · setembro · outubro
Arquivo 2023-2020 · Arquivo 2019-2018 · Arquivo 2017-2011

2025 · outubro

Sound in Museums · Conferência Internacional

17-19 de outubro
Museu Nacional da Música, Mafra, Portugal

Sound has become a transformative force in contemporary society, with innovations like Bluetooth LE, audio interfaces, podcasts, and spatial audio redefining interpretation and experiences in the heritage sector. Within museums, sound has shifted dramatically from a perceived disruptive element to a powerful communicative tool. In academia, sound itself has long been a central focus of music studies, forming the foundation for analytical and theoretical inquiry into the world.

Sound in Museums emerges as a response to these developments, exploring how sound can be effectively exhibited in museum and heritage settings. Devised by Alcina Cortez in 2021, this pioneering forum brings together leading academics, sound artists and designers, museum curators, sound archivists, acousticians, sound engineers, and technology innovators to advance the integration of sound in museum experiences. Through interdisciplinary dialogue and collaboration, Sound in Museums aims to reshape the future of sonic experiences and the understanding of music cultures in museums worldwide.

Join Sound in Museums 2025, taking place October 17-19 at the newly renovated National Museum of Music in Mafra, Portugal.

Sound in Museums 2025 is a joint initiative of the National Museum of Music and the Institute of Ethnomusicology – Centre for Studies in Music and Dance (INET-md), within its new thematic line in Heritage, Archives, and Museums.

Chair and Founder · Alcina Cortez

Co-chairs · Edward Ayres de Abreu, Maria João Albuquerque, Susana Sardo

International Co-chair · Birgitte Folmann

Local Committee · Ana Botas

>> Mais informações

>> Topo

2025 · junho

António Pinho Vargas · © Miguel Baltazar
António Pinho Vargas
© Miguel Baltazar

Lançamento de CD e Vídeo Doc de António Pinho Vargas

15 de junho, 18h00
Cibermúsica, Casa da Música, Porto

A Artway apresenta o novo disco de António Pinho Vargas, com as obras Oscuro e Six Portraits of Pain gravadas ao vivo na sua estreia na Casa da Música.

Com uma vasta discografia, António Pinho Vargas é um dos mais destacados compositores portugueses, premiado e amplamente divulgado pela crítica.

O evento de lançamento será no dia 18 de maio às 18h00 horas na Cibermúsica da Casa da Música e contará ainda com a apresentação de um novo vídeo-documentário sobre a vida e obra do compositor pela realizadora Adriana Romero.

Entrada livre mediante levantamento de bilhete na bilheteira da Casa da Música ou em www.casadamusica.com.

Apoio da Direção-Geral das Artes, Casa da Música, Fundo Cultural SPA e da Antena 2.

>> Mais informações

>> Topo

2025 · maio

NOVA FCSH · Campus Av. de Berna
NOVA FCSH · Campus Av. de Berna

NOVA Contemporary Music Meeting 2025

7-9 de maio
NOVA FCSH · Campus Av. de Berna, Lisboa

Nova Contemporary Music Meeting (NCMM) is a biennial, 3-day international conference focused on a variety of questions relating to music since the beginning of the twentieth century.

Music today is more diverse than ever before. The diversity of genres, practices, techniques, technologies, systems of distribution and forms of reception places it in a new context in which the foundations of previous assumptions are being shaken and new paradigms are emerging. Music, past and present, is now ubiquitous in our society, from the concert hall to the museum, from the media to public spaces, to private listening through headphones. As a result of each of these and other situations, the study of music is now challenging and depends on a variety of artistic and scientific fields.

In this context, the NCMM was conceived as a contribution to the development of multidisciplinary and collaborative research in the field of contemporary music. It consists of a research meeting that brings together researchers, musicologists, composers and performers working in different fields related to contemporary music. With a special focus on the articulation between musical practices and research activities, whether theoretical or practice-based, NCMM aims to respond to the current challenges of contemporary music in its artistic and research practices, providing a platform for proposing, discussing and disseminating knowledge in a variety of fields.

>> Mais informações

>> Topo

2024 · outubro

António Pinho Vargas · © Miguel Baltazar
António Pinho Vargas
© Miguel Baltazar

António Pinho Vargas na Mesa das Artes integrada no Colóquio, Entre as raízes e os astros: António Ramos Rosa em Diálogo

18 de outubro, 17h00
Faculdade de Letras da Universidade do Porto

O Colóquio, que decorrerá nos dias 17 e 18 de Outubro de 2024, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e na Casa dos Livros, terá como foco principal explorar as relações intertextuais e intersemióticas na (e com a) obra de Ramos Rosa, assim como desenvolver leituras da sua poética à luz de novos questionamentos e diferentes áreas do conhecimento.

>> Mais informações

>> Topo

2024 · setembro

3.º Encontro em Música, Tecnologia e Investigação

27 de setembro, 14h30
DeCA, Universidade de Aveiro (Auditório CCCI)

A terceira edição do Encontro em Música, Tecnologia e Investigação é uma iniciativa do Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa (MIC.PT), com curadoria da compositora Isabel Soveral e acolhida no âmbito do Seminário Permanente do CPIA (Grupo de Criação, Performance e Investigação Artística) do INET-md.

PROGRAMA:

· 14:30 · Abertura
Prof. Dra. Ana Veloso (Diretora do DeCA, Universidade de Aveiro)
Prof. Dra. Isabel Soveral (Coordenadora do EMTI / Conselho Científico do CIIMP-MIC.PT)
Prof. Dr. Henrique Portovedo (Coordenador do Grupo de Criação, Performance e Investigação Artística do INET-md)

· 15:00 · “Como componho? Uma escrita tecnomórfica”
Miguel Azguime (Compositor · Keynote Speaker)

· 15:40 · “Ritmo e Série de Harmónicos em Painting on a Wooden Canvas of Resonances: Uma Análise Composicional”
Luís Neto da Costa (Universidade Aristóteles de Salónica, Grécia)

· 16:10 · “Escuta e Mediação: Compor com o Ambiente Sónico Silencioso”
Hugo Vasco Reis (Universität für Musik und darstellende Kunst Graz [KUG])

· 16:40 · “As ilusões acusmáticas e paisagens sonoras do mundo fantasioso de Kagel”
Cláudio de Pina (GIMC / CESEM [FCSH])

// 17:10 · INTERVALO (20 MIN.) //

· 17:30 · “Gaia: um instrumento musical eletroacústico como reflexão sobre música, natureza e tecnologia”
Filipe Cunha Monteiro Lopes (CIPEM / INET · ID+ · ESMAD)

· 18:00 · “Pontes Invisíveis: O vibrafone elétrico numa prática artística aumentada ao serviço de uma dramaturgia ininterrupta de concerto”
Jonathan Silva (INET-md / Universidade de Aveiro)

· 18:30 · “TransVariations: Música para além dos limites do tempo da tecnologia”
Alfonso Benetti (INET-md / Universidade de Aveiro)

· 19:00 · “Repensar a música acusmática: uma questão de correspondência”
Tomás Quintais (Universidade de Aveiro)

A entrada é livre e não requer inscrição prévia ou aquisição de bilhetes de ingresso.

Uma iniciativa do Conselho Científico do Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa (MIC.PT) e com a curadoria de Isabel Soveral, o 3.º Encontro em Música, Tecnologia e Investigação irá decorrer no próximo dia 14 de junho no O'culto da Ajuda em Lisboa. Este evento procura contribuir para o progresso e desenvolvimento das áreas disciplinares da criação, interpretação, teoria e tecnologia da música, dando prioridade a temáticas ligadas à criação contemporânea e tecnologia musical – análise e reflexão teórica sobre a criação e a interpretação com meios eletrónicos; apresentando-se como um fórum de discussão, incentivando a pesquisa musical sobre aspetos do pensamento estético e técnico no contexto da criação musical/ interpretação e a tecnologia. Neste sentido, aceitam-se trabalhos nas seguintes domínios: 1) criação musical e a formação técnica de estúdio; 2) notação musical de obras eletroacústicas; 3) escrita musical e a criação em estúdio; 4) desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas; 5) desenvolvimento de novas ferramentas teóricas na área da análise da Música Eletroacústica; 6) interação entre instrumentos acústicos e instrumentos eletrónicos; 7) configuração espacial como parâmetro relevante na estrutura da narrativa musical da música electrónica. É objetivo desta iniciativa contribuir para aumentar a literacia dos estudantes dos diversos ciclos de formação na área da criação musical, focando essencialmente a criação musical com meios eletrónicos. Reforçaremos o carácter imprescindível da reflexão estética para uma correcta compreensão das grandes temáticas da criação contemporânea, com ou sem meios eletrónicos, a aproximação crítica entre o potencial das novas tecnologias e o pensamento criativo, através da análise de obras e textos relevantes, e a reflexão teórica sobre as grandes referências das primeiras décadas da Música Concreta e Música Eletrónica.

>> Mais informações

>> Topo

2024 · julho

Sem Fronteiras – Cândido Lima · 2.ª série

6, 13 e 20 de julho 2024, 18h00
Fonoteca Municipal do Porto

Programa

SESSÃO I · 06 JULHO
· Inês Tartaruga Água & Xavier Paes – interpretam trabalhos próprios
· Cândido Lima à conversa com Inês Tartaruga Água & Xavier Paes
· Cândido Lima aborda assuntos musicais ao estilo dos seus programas televisivos

SESSÃO II · 13 JULHO
· João Polido – interpreta trabalhos próprios
· Cândido Lima à conversa com João Polido
· Cândido Lima aborda assuntos musicais ao estilo dos seus programas televisivos

SESSÃO III · 20 JULHO
· Susana Santos Silva – apresenta All the Rivers para trompete amplificado
· Cândido Lima conversa com Susana Santos Silva
· Cândido Lima aborda assuntos musicais ao estilo dos seus programas televisivos
· Estreia de SONS EFÉMEROS – abracaradabra (música séria e música de divertimento) (2023), para seis percussionistas (Beatriz Santos, Eduardo Rodrigues, Flávio Costa Rodrigues, Lourenço Oliveira, João Pedro Pinheiro, Ruben Oliveira)

>> Mais informações

>> Topo

Concertos & Espectáculos

Cursos

Concursos & Calls

 

 

 

Espaço Crítica para a Nova Música

 

MIC.PT · Catálogo de Partituras

 

MIC.PT · YouTube

 

Miso Records