Compositores

Foto
Obras
Entrevista
Bibliografia
Partituras
Discografia
Áudio
Imagens
Vídeos
Multimédia
Programa Rádio
Programa Televisão
Outros
Dados de intérprete
Nuno Peixoto de Pinho nasce em São João da Madeira, em 1980. É licenciado em Composição pela Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto (2007). Em 2016, doutorou-se em Ciências e Tecnologia das Artes pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto e Musik-Akademie Basel (Suíça), onde trabalhou sob a orientação de Sofia Lourenço e Erik Oña (2016).

Ao longo do seu percurso académico, teve como principais professores: Cândido Lima, Fernando Lapa, Ângela Lopes, Dimitris Andrikopoulos, Carlos Guedes, Eugénio Amorim, Eneko Vadillo Perez e Erik Oña (Composição), Miguel Ribeiro-Pereira e José Oliveira Martins (Teoria e Análise Musical). Participou ainda em seminários e em workshops com o Remix Ensemble, Orquestra do Algarve, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra Gulbenkian. Obteve ainda formação com Helmut Lachenmann, Matthias Pintscher, Unsuk Chin, Klaas de Vries, Magnus Lindberg, Jonathan Harvey e Kaija Saariaho.

A actividade de Nuno Peixoto de Pinho enquanto compositor abraça múltiplos géneros e formatos, da música orquestral à de câmara, passando pela música vocal e ensemble. Repertório que revela uma especial dedicação à música pré-existente, a partir da qual produz transformações e estabelece diálogos com outros géneros musicais, que resultam numa distorção/relação com a sua fonte. Desta forma, Nuno procura alcançar um novo "eu" ou como o próprio compositor denomina de "reciclagem musical". Objecto de estudo da sua tese de doutoramento: “Processos de Criação e Reutilização Musical a partir da obra do compositor Jorge Peixinho (1940-1995)”.

Algumas das suas obras têm sido premiadas em concursos internacionais, tais como 1º Prémio no 4º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim com a obra para orquestra "This is not a poem"; 2º Prémio no 1º Concurso Internacional de Composição GMCL/Jorge Peixinho com a obra "Conciliabulu" para música de câmara e 1º Prémio no 2º Concurso de Composição - Academia de Flauta de Verão com a obra "OU" para flauta e contrabaixo.

Actualmente lecciona na Academia e Escola Profissional de Música de Espinho, Academia de Música de Santa Maria da Feira e Academia de Música de Fafe. Desde 2007, é professor convidado na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, na área de composição musical.

É investigador no CITAR da Universidade Católica Portuguesa, instituição onde leccionou teoria e análise musical entre 2007 e 2014.

Desde 2007, colabora com o Serviço Educativo da Casa da Música como membro do Factor E (coautor de workshops).


LINKS EXTERNOS Nuno Peixoto de Pinho