|
Obras
|
Entrevista |
Bibliografia |
Partituras |
Discografia
|
Áudio
|
Imagens
|
Vídeos |
Multimédia |
Programa Rádio |
Programa Televisão |
Outros |
Dados de intérprete |
|
Pedro Lima é um compositor português que já conta com um razoável leque de obras apresentadas nacional e internacionalmente. A música do artista bracarense já viajou até à prestigiada Konzerthaus de Berlim, ao Milton Court Theatre de Londres, Casa da Música, Fundação Calouste Gulbenkian de Lisboa, Theatro Circo, Centro Cultural do Vila Flôr, MIRA Forum, GNRation, entre outros. Foi premiado em alguns dos mais importantes concursos nacionais para música contemporânea, nomeadamente o 3.º Concurso Nacional de Composição da BSP – Banda Sinfónica Portuguesa com a obra Sopro do Côncavo (2015); e o Prémio de Composição da SPA/ Antena 2 com a obra sinfónica (…) e tu,
de mim voaste (2016), estreada pela Orquestra Gulbenkian.
É em Braga que estreia o seu primeiro trabalho de música de cena, THEATRO - Um Ensaio Geral (2016); uma ópera juvenil co-criada com os compositores Francisco Fontes e Diogo Martins e com libreto de Júlia Durand, numa grande produção do Conservatório de Música Gulbenkian de Braga, inserida nas comemorações do centenário do Theatro Circo.
Em Londres, cidade para onde viaja em 2017, escreve a sua primeira ópera Reel Woman (2018) e completa os seus estudos na Guildhall School of Music and Drama, com distinção.
Jovem Compositor em Residência na Casa da Música no ano de 2019, Compositor Associado nos Estúdios Victor Córdon do Teatro Nacional do São Carlos em 2020; compositor do projeto europeu TRACTION - Ópera na Prisão onde será co-criador de uma ópera a estrear na Fundação Calouste Gulbenkian (2022) com cantores profissionais, a Orquestra Gulbenkian, jovens reclusos e comunidade prisional do Estabelecimento Prisional de Leiria.
Trabalhou com agrupamentos e artistas de renome como a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Remix Ensemble Casa da Música, Sinfonietta de Braga, Orquestra de Guimarães, Peter Rundel, Miquel Bernat, Baldur Brönnimann, Alex Lowe, Teresa Salgueiro, entre outros e ainda com a Antena 2.
LINKS EXTERNOS
Soundcloud
YouTube
Última actualização: 22 de Janeiro de 2021
|
Biografia
Pedro Lima é um compositor residente em Londres, fellow na Guildhall School of Music and Drama.
Formou-se no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e na Escola Superior de Música de Lisboa. Em Londres, na Guildhall School of Music and Drama completou, com distinção, o Mestrado em Opera Making & Writing.
Como compositor, o seu catálogo inclui obras vocais e de música de cena como Theatro – Um Ensaio Geral (2015-16); Twelve Steps (2017) um pequeno drama estreado no Goodenough College de Londres e Reel Woman (2018) uma ópera de câmara para seis cantores, ensemble e electrónica em tempo real, também estreada em Londres.
Trabalhos orquestrais recentes incluem Sopro do Côncavo (2015) para orquestra de sopros, obra
premiada no 3.º Concurso Nacional de Composição da BSP – Banda Sinfónica Portuguesa; ONCE AGAIN - Eternal Goodbyes (2015) para orquestra sinfónica, estreada na Konzerthaus Berlin e na Fundação Calouste
Gulbenkian (estreia nacional) – encomenda JOP/ OCP; (...) e tu de mim voaste para orquestra sinfónica, obra galardoada com o Prémio de Composição SPA/ Antena2, estreada pela Orquestra Gulbenkian em 2016.
Obras para instrumento solo incluem STREAMING #1 (2017) para clarinete solo - co-encomenda Antena2 e Prémio Jovens Músicos; Three Questions From a Lover to a Saint (2020) para vibrafone e eetrónica, encomenda do percussionista Miquel Bernat.
Residente na Casa da Música no ano de 2019, Pedro Lima trabalhou com o MAAT Saxophone
Quartet, o Remix Ensemble Casa da Música e com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Foram estreadas três obras no âmbito desta residência, tendo-se destacado Talkin(g) (A)bout My Generation (2019), obra escrita para o Remix Ensemble, dirigia pelo maestro Peter Rundel.
Em 2020 Pedro Lima é nomeado jovem compositor associado nos Estúdios Victor Córdon do Teatro Nacional do São Carlos (TNSC) e ainda compositor do projecto europeu TRACTION - Ópera na Prisão, onde será co-criador de uma ópera a estrear na Fundação Calouste Gulbenkian em Junho de 2022.
LINKS EXTERNOS
Soundcloud
YouTube
Última actualização: 22 de Janeiro de 2021
Encomendas
Dance Suite |
2023 |
Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e da Orquestra Filarmonia das Beiras |
|
Aveiro |
Portugal |
Observações |
|
|
|
eleven |
2019 |
Casa da Música |
URL |
Porto |
Portugal |
Observações |
https://www.casadamusica.com
|
|
|
Talkin(g) (A)bout My Generation |
2019 |
Casa da Música |
URL |
Porto |
Portugal |
Observações |
https://www.casadamusica.com
|
|
|
Remembering When |
2019 |
Casa da Música ao Jovem Compositor em Residência |
URL |
Porto |
Portugal |
Observações |
https://www.casadamusica.com
|
|
|
you often find yourself stuck within something and waiting for something to happen |
2019 |
Daniel Paredes |
|
|
Portugal |
Observações |
|
|
|
Once Again – Eternal Goodbyes |
2015 |
JOP – Jovem Orquestra Portuguesa |
URL |
|
Portugal |
Observações |
https://ocp.org.pt
|
|
|
Three Questions from a Lover to a Saint |
2020 |
Miquel Bernat |
|
|
Portugal |
Observações |
|
|
|
Como se fosse um filho |
2023 |
MisoMusic Portugal |
URL |
Lisboa |
|
Observações
|
https://www.misomusic.me
|
Peça encomendada no contexto da exposição “A Guerra Guardada – Fotografias de Soldados Portugueses em Angola, Guiné e Moçambique (1961-74)”, com curadoria de Maria José Lobo Antunes e Inês Ponte. A exposição explora coleções pessoais de homens que em tempos foram soldados, sendo que a maioria foi recolhida através de entrevistas presenciais no quadro de uma investigação etnográfica no ICS-ULisboa.
|
Peça encomendada no contexto da exposição “A Guerra Guardada – Fotografias de Soldados Portugueses em Angola, Guiné e Moçambique (1961-74)”, com curadoria de Maria José Lobo Antunes e Inês Ponte. A exposição explora coleções pessoais de homens que em tempos foram soldados, sendo que a maioria foi recolhida através de entrevistas presenciais no quadro de uma investigação etnográfica no ICS-ULisboa. |
|
Lines and Shapes |
2023 |
Pluris Ensemble |
URL |
|
Portugal |
Observações |
https://plurisensemble.com/
|
|
|
STREAMING #1 |
2017 |
Prémio Jovens Músicos/ Antena 2 |
URL |
Lisboa |
Portugal |
Observações |
https://www.rtp.pt/antena2/premio-jovens-musicos
|
|
|
THEATRO - Um Ensaio Geral |
2016 |
Theatro Circo e Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga |
|
Braga |
Portugal |
Observações |
|
|
|
Prémios
(…) e tu, de mim voaste |
5.ª edição do Prémio de Composição SPA/ Antena 2 |
1.º Prémio |
2016 |
SPA/ Antena 2 |
|
Lisboa |
Portugal |
Observações |
|
|
|
Sopro do Côncavo |
3.º Concurso Nacional de Composição da BSP – Banda Sinfónica Portuguesa |
1.º Prémio |
2015 |
Banda Sinfónica Portuguesa |
URL |
Porto |
Portugal |
Observações |
https://www.bandasinfonicaportuguesa.com
|
|
|
Circulação
Dance Suite |
Execução |
2024/Jan/02 |
|
Teatro Aveirense |
Aveiro |
Portugal |
Orquestra Filarmonia das Beiras, Martim Sousa Tavares (maestro) |
Observações |
|
|
Dance Suite |
Estreia |
2024/Jan/01 |
|
Teatro Aveirense |
Aveiro |
Portugal |
Orquestra Filarmonia das Beiras, Martim Sousa Tavares (maestro) |
Observações |
|
|
Delícias de Morango e Chantilly |
Estreia |
2023/Sep/10 |
|
Casa da Música |
Porto |
Portugal |
Banda Sinfónica Portuguesa,
Quarteto Contratempus,
António Durães (encenação),
Tatiana Rocha (assistente de encenação),
Jan Wierzba (direção),
Teresa Nunes, soprano (Bunny, tipo coelhinha)
Faltou aos ensaios (Benny, amor da sua vida)
Miguel Leitão, tenor (Áugure)
Carolina Leite Freitas, violoncelo (Sacerdotisa)
Bernardo Pinhal, tenor-piano (Boris, pianista),
Crispim Luz, clarinete (Atchim, barman),
Banda Sinfónica Portuguesa (o resto dos bêbedos) |
Observações |
|
|
Lines and Shapes |
Estreia |
2023/Jun/04 |
Autorretratos musicais: três estudos introspetivos para dois violinos |
O'culto da Ajuda |
Lisboa |
Portugal |
Pluris Ensemble
Joaquim Pereira (violino e direção artística), Pedro Oliveira (violino e direção artística) |
Observações |
|
|
Como se fosse um filho |
Estreia |
2023/May/13 |
Festival Música Viva 2023 |
O'culto da Ajuda |
Lisboa |
Portugal |
Sond'Ar-te Trio
Vitor Vieira (violino)
Filipe Quaresma (violoncelo)
Elsa Silva (piano) |
Observações
|
[projeto A Guerra Guardada]
|
[projeto A Guerra Guardada] |
|
O Tempo (Somos Nós) |
Execução |
2022/Jun/17 |
Ópera na Prisão: Traction |
Grande Auditório · Fundação Calouste Gulbenkian |
Lisboa |
Portugal |
Orquestra Gulbenkian, José Eduardo Gomes (maestro), André Henriques (barítono), Carla Simões (soprano), Inês Constantino (meio-soprano), Frederico Projecto (tenor), Reclusos do EP Leiria-Jovens, Coro EP Leiria-Jovens |
Observações
|
>> Mais Informações
|
|
O Tempo (Somos Nós) |
Estreia |
2022/Jun/16 |
Ópera na Prisão: Traction |
Grande Auditório · Fundação Calouste Gulbenkian |
Lisboa |
Portugal |
Orquestra Gulbenkian, José Eduardo Gomes (maestro), André Henriques (barítono), Carla Simões (soprano), Inês Constantino (meio-soprano), Frederico Projecto (tenor), Reclusos do EP Leiria-Jovens, Coro EP Leiria-Jovens |
Observações
|
>> Mais Informações
|
|
Fake Nature Makes Me Cry |
Execução |
2022/Jan/29 |
|
Auditório da FEUP |
Porto |
Portugal |
Drumming – Grupo de Percussão; Quarteto de Marimbas: André Dias, Miquel Bernat, João Miguel Simões e Pedro Góis |
Observações |
|
|
Fake Nature Makes Me Cry |
Execução |
2022/Jan/28 |
|
Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian |
Lisboa |
Portugal |
Drumming – Grupo de Percussão; Quarteto de Marimbas: André Dias, Miquel Bernat, João Miguel Simões e Pedro Góis |
Observações |
|
|
Fake Nature Makes Me Cry |
Estreia |
2022/Jan/27 |
|
Centro Cultural de Chaves |
Chaves |
Portugal |
Drumming – Grupo de Percussão; Quarteto de Marimbas: André Dias, Miquel Bernat, João Miguel Simões e Pedro Góis |
Observações |
|
|
eu diria que nevava |
Estreia |
2021/Jul/23 |
|
Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço |
Guarda |
Portugal |
Luís Salomé (saxofone soprano e alto) |
Observações |
|
|
Three Questions from a Lover to a Saint |
Estreia |
2020/Nov/18 |
|
MIRA Fórum |
Porto |
Portugal |
Miquel Bernat · vibrafone
(coreografia de Mafalda Deville) |
Observações |
|
|
Remembering When |
Estreia |
2019/Dec/07 |
|
Casa da Música |
Porto |
Portugal |
Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música
Baldur Brönnimann · direcção musical |
Observações |
|
|
Talkin(g) (A)bout My Generation |
Estreia |
2019/Nov/12 |
|
Casa da Música |
Porto |
Portugal |
Remix Ensemble Casa da Música
Peter Rundel (direcção musical) |
Observações |
|
|
eleven |
Estreia |
2019/Oct/08 |
|
Casa da Música |
Porto |
Portugal |
Maat Saxophone Quartet
Daniel Ferreira · saxofone soprano; Catarina Gomes · saxofone alto; Pedro Silva · saxofone tenor; Mafalda Oliveira · saxofone barítono |
Observações |
|
|
Reel Woman |
Execução |
2018/Jul/08 |
|
Milton Court |
Londres |
Portugal |
Guildhall School of Music (Opera Course)
Tim Redmond (maestro) |
Observações |
|
|
Reel Woman |
Execução |
2018/Jul/07 |
|
Milton Court |
Londres |
Reino Unido |
Guildhall School of Music (Opera Course)
Tim Redmond (maestro) |
Observações |
|
|
Reel Woman |
Execução |
2018/Jul/06 |
|
Milton Court |
Londres |
Reino Unido |
Guildhall School of Music (Opera Course)
Tim Redmond (maestro) |
Observações |
|
|
Reel Woman |
Estreia |
2018/Jul/05 |
|
Milton Court |
Londres |
Reino Unido |
Guildhall School of Music (Opera Course)
Tim Redmond (maestro) |
Observações |
|
|
Twelve Steps |
Estreia |
2018/May/16 |
|
Goodenough College |
Londres |
Reino Unido |
Rosaline Warner . Bottom
William Searle . Fall Boy
Christophe Bournet . Top
Ashley Beauchamp . piano
Michael Papadopoulos . direcção |
Observações |
|
|
Sopro do Côncavo |
Execução |
2017/Oct/05 |
|
Fundação Calouste Gulbenkian |
Lisboa |
Portugal |
Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa
Alberto Roque (maestro) |
Observações |
|
|
(…) e tu, de mim voaste |
Estreia |
2016/Sep/25 |
Festival Jovens Músicos |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Lisboa |
Portugal |
Orquestra Gulbenkian
Osvaldo Ferreira (maestro) |
Observações |
|
|
THEATRO - Um Ensaio Geral |
Execução |
2016/Feb/07 |
|
Theatro Circo |
Braga |
Portugal |
Produção: Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga
Paulo Matos (maestro) |
Observações |
|
|
THEATRO - Um Ensaio Geral |
Execução |
2016/Feb/06 |
|
Theatro Circo |
Braga |
Portugal |
Produção: Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga
Paulo Matos (maestro) |
Observações |
|
|
THEATRO - Um Ensaio Geral |
Estreia |
2016/Feb/05 |
|
Theatro Circo |
Braga |
Portugal |
Produção: Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga
Paulo Matos (maestro) |
Observações |
|
|
Once Again – Eternal Goodbyes |
Execução |
2015/Oct/01 |
|
Fundação Calouste Gulbenkian |
Lisboa |
Portugal |
Jovem Orquestra Portuguesa
José Eduardo Gomes (maestro) |
Observações |
|
|
Once Again – Eternal Goodbyes |
Estreia |
2015/Aug/12 |
|
Konzerthaus Berlin |
Berlim |
Alemanha |
Jovem Orquestra Portuguesa
Pedro Carneiro (direcção musical) |
Observações |
|
|
Sopro do Côncavo |
Estreia |
2015/Feb/01 |
3.º Concurso Nacional de Composição BSP |
Casa da Música |
Porto |
Portugal |
Banda Sinfónica Portuguesa
Pedro Neves (maestro) |
Observações |
|
|
Outras Actividades
Bolsas, Residências e Financiamentos
Documentos
Formação
Identificação
Nome Artístico: Pedro Lima
Nascimento: 1994/Apr/03, Braga
Nacionalidade: Portuguesa
Sexo: Masculino
|