Para assinalar o 50.º aniversário deste compositor, professor e director do Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, José Carlos Sousa está Em Foco no MIC.PT em Maio.
Ler mais
De uma necessidade de partilhar algumas ideias que tenho sobre o mundo contemporâneo, surgiu a vontade para escrever esta peça. Não estou honestamente interessado em avaliações qualitativas ou juízos morais sobre aquilo que está certo ou o que está errado. Deixo isso para os outros.
Habitando a selva de Londres, onde diaria mente me confronto com ideologias modernas, sintome, mais do que nunca, provocado para responder criativamente a características inseparáveis da geração millennial. E só Deus sabe a maravilhosa adrenalina que me aflui quando penso em multidões, quando penso no consumo, quando penso em mísseis, quando penso no fim. Estamos sem volante há algum tempo, não sei se o recuperaremos outra vez; mas, afinal de contas, que importa?
Esta obra é uma reacção a tudo isto, é uma aliteração musical e também uma estória que procura combinar o drama com o humor.
Em Talkin(g) (A)bout My Generation, o próprio veículo – a peça – tornouse a mensa gem. Ter o Remix Ensemble, um grupo de excelência absolutamente comprometido com a modernidade, a estrear esta obra é um luxuoso prazer que impregna a música de um sentido ainda mais visceral.
É dedicada a toda a minha geração.