|
Miguel Resende Bastos é um jovem compositor do Porto, actualmente baseado na Alemanha. A sua música tem como principais influências as correntes artísticas e os grandes compositores da segunda metade do séc. XX e séc. XXI, mas também os seus professores: os compositores Dimitris Andrikopoulos, Ivo Medek, René Uijlenhoet e Robin de Raaff, com quem estudou no Porto, em Brno e em Roterdão. As suas obras com foco na relação entre música e literatura (em poesia ou prosa) foram já por duas vezes premiadas, tendo mais recentemente trabalhado em música com declamação, ópera e música electrónica, bem como em projectos com coreógrafos e música para dança. Mantém uma actividade regular como flautista, actuando principalmente com grupos dedicados à improvisação livre e tem o prazer de fazer parte do Coral de Letras da Universidade do Porto, dirigido pelo maestro José Luís Borges Coelho. Na temporada 2020-21, Miguel Resende Bastos é compositor em residência com o MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa. LINKS EXTERNOS Sítio pessoal de Miguel Resende Bastos Última actualização: 6 de Janeiro de 2021 |
Última actualização: 6 de Janeiro de 2021
Título da Obra | Designação do Prémio | Prémio | Data | Entidade | URL | Localidade | País | Observações | Invisible Column | Invisible Column 2 |
Um adeus aos deuses | Prémio Musa 2020 | 1.º Prémio | 2020 | MPMP – Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa | URL | Lisboa | Portugal | Observações | https://mpmp.pt/musa/ | |
À Toa | 10.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (CICPV) | 1.º Prémio | 2017 | Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim | URL | Póvoa de Varzim | Portugal | Observações | https://www.fimpv.pt | |
Obra | Tipo | Data | Entidade/Evento | Local | Localidade | País | Intérpretes | Observações | Invisible Column |
Música para uma outra galeria | Estreia | 2021/Jul/03 | Ciclo «Proximidades» (MPMP) | Galeria Porto Oriental | Porto | Portugal | Miguel Costa (clarinete) | Observações | |
music for Self-Portrait | Estreia | 2020/Dec/04 | Theater Hagen | Hagen | Alemanha | Filipa Amorim (dançarina, Uroš Ugarković (piano) | Observações | concerto on-line | |
|
|||||||||
Um adeus aos deuses | Estreia | 2020/Nov/06 | Música Viva 2020 · Triplo Concerto – «Cenários da Música Portuguesa Hoje» | São Luiz Teatro Municipal | Lisboa | Portugal | Jan Wierzba (musical direction) · Ensemble MPMP (Clara Saleiro [flute], Miguel Costa [clarinet], Francisca Portugal [violin], Ângela Carneiro [cello], Isa Antunes [piano], Carmen Granja [recitante]) | Observações | |
PSALMUS XXIII | Estreia | 2020/Oct/31 | Convento dos Capuchos | Almada | Portugal | Ensemble MPMP | Observações | ||
Três poemas de Eugénio de Andrade | Estreia | 2020/Oct/30 | Igreja de São Roque | Lisboa | Portugal | Ensemble MPMP | Observações | ||
Jurema | Estreia | 2020/Oct/03 | Theater Hagen | Hagen | Alemanha | Ballet Hagen | Observações | ||
TRI_nity | Execução | 2020/Feb/15 | Theatre Hagen | Hagen | Alemanha | Noemi Martone, Dario Rigaglia, Alex Démont | Observações | ||
TRI_nity | Execução | 2020/Feb/14 | Theatre Hagen | Hagen | Alemanha | Noemi Martone, Dario Rigaglia, Alex Démont | Observações | ||
TRI_nity | Estreia | 2020/Feb/13 | Theatre Hagen | Hagen | Alemanha | Noemi Martone, Dario Rigaglia, Alex Démont | Observações | ||
Fantasia | Estreia | 2019/Sep/14 | Bienal do Granito | Mondim de Basto | Portugal | Gonçalo Melo, Rita Carreiras, Francisca Tomás, Telma Mota e Daniel Aires | Observações | ||
O Mestre Assassinado | Estreia | 2019/May/22 | Maaspodium Rotterdam | Roterdão | Países Baixos | Observações | |||
Bear in mind everything may change | Execução | 2018/Mar/26 | De Doelen | Roterdão | Países Baixos | Vincent de Ridder | Observações | ||
Bear in mind everything may change | Estreia | 2018/Mar/24 | De Doelen | Roterdão | Países Baixos | Vincent de Ridder | Observações | ||
NOX | Estreia | 2018/Jan/26 | Codarts Rotterdam | Roterdão | Países Baixos | Codarts Opus 111 Ensemble, sob a direcção de Hans Leenders | Observações | ||
Trio | Estreia | 2017/Jul/20 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Maria Inês Ferreira, Nuno Silva e Bernardo Pinhal | Observações | ||
Ideamdo | Estreia | 2017/Jul/20 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Ana Catarina Costa, Sara Moreira, Nuno Silva, Cláudia Prata, César Nunes, Diogo Diogo, Diogo Taveira Silva, Bruno Félix, Diogo Mota, Leonardo Carvalho, Bernardo Pinhal, Sérgio Coelho, Diogo Coelho, Catarina Assunção, Margarida Monteiro, Dinis Lecomte, Daniel Aires e Nuno Lobo, sob a direcção de Miguel Resende Bastos | Observações | ||
Dona Fea, Velha e Sandia | Estreia | 2017/Jul/20 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Ana Catarina Caseiro, Tiago Ribeiro, Vitor Sousa, Ricardo Torres, Agostinho Magalhães, e cantores do Coral de Letras da Universidade do Porto, sob a direcção de Bernardo Pinhal | Observações | ||
À Toa | Estreia | 2017/Jul/16 | Cine-Teatro Almeida Garrett | Póvoa de Varzim | Portugal | Afonso Fesch, Filipe Quaresma, João Paiva, Miguel Borges Coelho e Ensemble Clepsidra, sob a direcção de António Saiote | Observações | ||
Ogh Nohlerr | Execução | 2017/May/13 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Orquestra Sinfónica da ESMAE Javier Viceiro (direcção musical) |
Observações | ||
Ogh Nohlerr | Estreia | 2017/May/12 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Orquestra Sinfónica da ESMAE Javier Viceiro (direcção musical) |
Observações | ||
Obsessive Behavior | Estreia | 2014/May/29 | Teatro Helena Sá e Costa | Porto | Portugal | Patrícia Pires (flauta) | Observações | ||